Câmbio automático e automatizado aprenda a diferencia-los:


Olá visitantes!  Na postagem de hoje vou tentar explicar da forma mais clara possível a diferença entre a transmissão automática e a automatizada. O que muitos vendedores espertinhos de concessionárias e agências dizem ser a mesma coisa (o que não é verdade) só pra tentar enfiar um produto duvidoso no pobre consumidor desinformado.

Manopla de Câmbio Automático e Câmbio Automatizado
A alavanca de acionamento dos dois modelos de transmissão pode até ser igual, mais não se engane são câmbios totalmente diferentes!

Câmbio Automático:

 

Vista interna de um câmbio automático e seu complexo sistema de planetárias.
Vista interna de um câmbio automático e seu complexo sistema de planetárias.

 

É um tipo de transmissão que é totalmente diferente do sistema de câmbio manual que trabalha com engrenagens de tamanhos diferentes e engatadas individualmente, no câmbio automático utiliza-se o sistema de engrenagens planetárias, elas possuem tamanhos diferentes, mas todas elas estão sempre engatadas entre si, a relação da força é dada de acordo com pressão interna do óleo e a ordem que essas engrenagens estão conectadas.  Este sistema é conhecido por ser robusto é confiável, além de proporcionar uma troca de marchas suave praticamente imperceptível. Seu projeto é antigo data-se de 1938 e vem sendo aprimorado e melhorado a décadas. Saiba mais aqui.

 

Câmbio Automatizado:

 

Robô do câmbio Automatizado. este ai é o mecanismo que fica parafusado na caixa de câmbio, e que substitui o trambulador manual.
Robô do câmbio Automatizado. este ai é o mecanismo que fica parafusado na caixa de câmbio, e que substitui o trambulador manual.

 

Internamente ele é basicamente um câmbio manual normal como qualquer outro, Só que operado por um robô que por sua vez é comandado por um computador que controla além das trocas de marchas também o acionamento da embreagem ou do conjunto de embreagens no tempo correto, dessa maneira tornando as trocas de marchas totalmente automáticas. É uma tecnologia mais recente e ainda tem muito a amadurecer em termos de durabilidade, pois falhas mecânicas acontecem com frequência muito maior do que no modelo automático de verdade. Saiba mais aqui.

Resumindo, é muito importante prestar bem atenção antes de adquirir um carro novo ou semi novo com transmissão automática pois existem muitos vendedores e agências por ai que vendem os dois achando que são iguais. Só o que não explicam é que o câmbio automatizado sofre desgastes prematuros as vezes até por falhas de projeto, e não duram um tempo satisfatório apresentando com o tempo, falhas e defeitos cujas soluções podem sair por um preço bem pra lá de salgado.

2 comentários em “Câmbio automático e automatizado aprenda a diferencia-los:”

  1. Olá boa noite, tenho uma dúvida ano passado meu marido comprou um grand siena novo e o vendedor informou que o câmbio do carro é automático, mais no manual do carro diz qu e é automatizado dualogic, o problema é que nos últimos meses ele tem apresentado um defeito estranho que só ocorre em dias quentes quando rodados muito em trânsito pesado> moramos em são paulo, o carro as vezes trava a marcha em 1 e não troca, ou tem vezes que da um tranco e perde a aceleração e não engata nada fica travado no N e não volta a funcionar enquanto não desligamos o carro e ligamos novamente, estou desesperada pois o defeito muitas vezes colocou agente numa situação dificil no trânsito, já levamos para arrumar o câmbio e trocamos um tal de eletrobomba e um sensor que não me lembro o nome, e o mecânico disse que teriamos que trocar um robô que custa 7 mil reais novo!, eu e meu marido não estamos mais entendendo nada, gostariamos de saber o que você recomenda fazer, ou se com seu conhecimento conhece uma solução para o problema ou alguém que concerte o nosso carro de verdade! Estou decepcionada com o carro !

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    • Olá Cleide! Seja bem vinda!
      Que pepino ein? Parece que vocês foram sorteados com este defeito ai no câmbio do carro de vocês!
      Enfim, infelizente não tem como orientar vocês a concertarem o carro em casa, porque pra isso é necessário uma serie de ferramentas adequadas né?
      Antes de trocar qualquer peça no carro, faça o seguinte, corra de mecânicos marreteiros! Procure um profissional com boa referência nesse tipo de serviço especializado, é isso mesmo, você vai precisar procurar um mecânico que tenha boa referência em câmbio automatizado! ( dual logic não é automático que fique bem claro, na época que compraram o carro o vendedor cometeu um engano ou no êxtase da venda ele pode ter enganado a vocês )!, Enfim procurem um mecânico com boa referência e com ferramentas apropriadas, (que tenha um bom scanner) pra iniciar o diagnóstico correto do câmbio, e preparem-se pois o valor da manutenção é alto mesmo. Sejam bem vindos ao Brasil Gente! E não fiquem chateados, defeito todo carro dá né… Só que alguns dão antes do esperado! Não vou orienta-los a procurar a concessionária porque lá vão cobrar um preço altíssimo e não resolver o problema! Boa sorte! Deixem um novo comentário aqui quando conseguirem concertar o carro! Ficaremos felizes em ter um retorno! Até logo!

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