Motor do carro aquecendo? Não sabe mais o que fazer?

Se seu carro está com o motor aquecendo e você não sabe mais o que fazer não se apavore!

No artigo de hoje vou deixar algumas dicas a respeito de como se diagnosticar falhas e defeitos no sistema de arrefecimento automotivo da maioria dos veículos nacionais e importados!

Motor aquecendo muito
Veja dicas para solucionar super aquecimento do motor de seu carro!

Como muitos já sabem, os carros modernos atualmente são equipados com sistema de arrefecimento que usa uma mistura de aditivos e água desmineralizada para refrigerar o motor, e todas as suas partes auxiliares.

De maneira geral a composição deste sistema é a seguinte:

Sistema de arrefecimento automotivo moderno

Como mostrado na ilustração acima os principais componentes do sistema de arrefecimento são os seguintes:

  • RadiadorSua função é basicamente efetuar a troca de calor com o ar que vem da frente do carro através da grade que existe abaixo do capô, e fica localizado atrás para choques dianteiro.
  • Eletro-ventilador:  ou também conhecido como ventoinha, é responsável por forçar a circulação do ar que vem da frente do veículo quando o mesmo se encontra parado ou em baixa velocidade e o fluxo de ar frio não é suficiente para uma troca perfeita de calor. Em veículos com ar condicionado podem haver mais de um eletro-ventilador, ou simplesmente um só grande com duas velocidades de operação, uma baixa e uma alta.
  • Tampa do Reservatório de expansão: Sua função é manter o sistema de arrefecimento pressurizado dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante para um bom funcionamento. Em caso de sobrecarga do sistema de arrefecimento, uma válvula de segurança se abre dentro da tampa e o sistema é despressurizado de forma automática para evitar uma possível explosão de uma mangueira ou da própria carcaça do radiador que é feita de plastico.
  • Bomba D’água: Como o próprio nome diz, tem o papel de bombear o liquido de arrefecimento pelo cabeço e bloco do motor, resfriar os componentes internos do motor e por fim leva-lo até o radiador para que seja resfriado em um ciclo constante enquanto o motor estiver em funcionamento.
  • Válvula Termostática: Sua função é fechar a passagem do liquido de arrefecimento enquanto o motor estiver frio, para que aconteça um aquecimento rápido e uniforme de todas as partes do motor. Evitando assim, desgaste prematuro das camisas de pistões do motor e exesso de emissões de gases de escapamento ( o motor consome mais combustível quando está frio, e em consequência disso polui mais também ). 
  • Reservatório de expansão: Permite acomodar o liquido de arrefecimento, tanto em fase fria do motor quanto em fase quente. ( O liquido de arrefecimento tem suas características alteradas <expande> conforme a temperatura se altera ).

Mais o que causa o aquecimento excessivo do motor do carro, afinal ?

Existem muitas causas para que o motor do carro deixe de ser refrigerado com eficiência, mais as mais comuns são causadas por:

Válvula termostática travada
Válvula termostatica travada, com sinais claros de oxidação.

Válvula termostática engripada, enferrujada, e consequentemente travada na posição fechada. Depois que o motor aquece, ela não abre ou abre pouco e o liquido de arrefecimento não circula causando o super-aquecimento e o resultado não precisa nem contar né?  Junta do cabeçote queimada, Pistões derretidos e talvez até motor fundido pois quando a temperatura sobe além do normal, o filme de óleo que protege as peças internas do motor é quebrado e começa um atrito infeliz que destrói tudo lá dentro.

Diagnóstico rápido:  Com o motor já quente, ( cuidado para não se queimar ein ) apalpe as mangueiras que entram e que saem do radiador,   por obrigação todas elas devem estar na mesma temperatura se houver um das mangueiras em uma temperatura mais baixa, pode ter certeza que a água não está circulando lá dentro. e os possíveis culpados são a bomba dágua, ou a valvula termostática está travada ou entupida…  e será necessário a troca de peças, prepare o bolso!

Bomba d'água com rotor trincado, quebrando ou gasto.
Bomba d’água com rotor trincado, quebrando ou gasto.

Bomba d’água com seu rotor travado, ou com as pás gastas quebradas, Novamente quando a bomba de água não está legal, o liquido de arrefecimento não circula e motor aquece muito!  Os resultados são infelizes para o bolso do proprietário do carro.

Diagnóstico rápido: É o mesmo diagnóstico que ensinei para verificar o mal funcionamento da valvula termostática. Atenção! A bomba d’água pode apresentar vazamentos, e isso é um sinal de que ela não está mais legal. Se você se deparar com vazamentos no motor próximos ali das correias e acessórios frontais pode ter certeza de que a bomba dágua de seu carro foi pro saco!

eletroventialdor_gol_g5

Eletro-ventilador em curto, queimado, com pás quebradas ou simplesmente travando, observe o funcionamento do eletro-ventilador ou ventoinha quando o motor estiver quente, o mesmo deve ligar quando a temperatura chegar a aproximadamente 90 Graus, ou (se seu carro tiver) o indicador / marcador de temperatura do painel chegar mais ou menos ao meio… e ele deve desligar depois de no máximo 120 segundos com o carro parado e em regime de marcha lenta.  Um sinal de que o sistema de arrefecimento não vai bem, é o fato de a ventoinha ligar e não desligar em momento algum.  Observe também possíveis ruídos vindos do eletroventilador, se você perceber barulhos estranhos enquanto ele está funcionando leve seu carro ao mecânico pois ele pode parar a qualquer momento!

Diagnóstico rápido:  Antes de que qualquer atitude a primeira coisa a se verificar quando a ventoinha não está funcionando com o motor do carro em regime quente, é preciso se verificar os fusíveis do carro, e se houver algum queimado troque-o por um fusível da mesma capacidade ou cor.  Alguns veículos mais antigos são equipados com interruptor termo-sensível ( o conhecido “cebolão” ) e em muitos casos quando a ventoinha não funciona a culpa é do “cebolão” que não não está funcionando mais.  Bastando troca-lo por um novo interruptor que funcione na mesma faixa de temperatura do original do carro. Para saber se o cebolão está queimado basta fazer uma ligação com um fio fino, ou um clique de papel / arame em seus terminais elétricos para constatar se ligando direto o eletro-ventilador funciona.  Feito isso a ventoinha ligar, então basta trocar o cebolão que o problema está resolvido.  Com o motor frio você pode tentar girar as pás do eletro-ventilador com a ponta de uma chave de fendas, e comprovar também se a ventoinha não está travada, ela deve girar com facilidade e sem fazer ruídos.  Em caso de travamentos ou se o mesmo estiver muito pesado, será necessário troca-lo.

Radiador entupido
Radiador entupido por ferrugem.

Radiador entupido, ou muito sujo:   Se o radiador estiver com suas canaletas entupidas ou muito sujas, ou amassadas ele também não vai fazer seu trabalho direito e no fim das contas o motor do carro também não vai esfriar de jeito nenhum.  É dificil saber  se um radiador está bom ou não, basicamente um dos sintomas de que o radiador não está legal é o fato de o motor do carro esquentar além do normal quando se está circulando dentro de centros urbanos e cidades, ou ao subir grandes subidas ou morros. outro detalhe:  geralmente quando o radiador não vai bem, a ventoinha não desliga em momento nenhum, ou demora muito tempo para desligar.

Diagnóstico rápido: Um teste a ser feito que geralmente entrega o vilão, é olhar diretamente para o radiador através das frestas e furos que existem no para-choques,  se perceber que existem ali, sujeiras, folhas secas, barro ou outras coisas que tapem os “furinhos” do radiador então você provavelmente encontrou o motivo porque seu carro está aquecendo.  Será necessário desmontar o radiador e efetuar uma boa limpeza para restaurar sua funcionalidade normal.

tampa_do_reservatorio-expansao-kadett-astra-vectra-montana-meriva-zafira
Tampa do reservatório de expansão.

Tampa do reservatório de expansão com válvula de segurança danificada, travada, relaxada ou com guarnição de vedação corroída / rompida, Este é sem dúvida nenhuma um dos defeitos mais recorrentes e mais fáceis e baratos de se resolver, porém difíceis de se diagnosticar sem ferramentas adequadas.  Quando essa danadinha, está com problemas ela simplesmente deixa o sistema de arrefecimento com um comportamento maluco, hora funciona bem, hora ferve…  Pode até confundir um diagnóstico da ventoinha do radiador, porque quando a tampa está com problemas ela deixa a água expandir, e a condução de calor se torna difícil e por fim a ventoinha não liga de jeito nenhum mesmo com o motor bem quente.

Diagnóstico rápido: Verifique possíveis vazamentos na própria tampa, qualquer gotinha de água que escorrer pela tampa quando estiver apertada, e com o motor quente pode indicar que a tampa já não está mais em bom estado e precisa ser trocada!  Em geral a tampa também pode ser danificada se o carro já teve um histórico de super aquecimento por outros motivos anteriores.

Mangueiras e dutos.
Mangueiras e dutos.

Vazamentos em mangueiras, guarnições, abraçadeiras, vedações ou em qualquer parte do motor, e selos:  São também a causa de qualquer problema com aquecimento! , em sistemas de arrefecimento é válido lembrar que não devem existir vazamentos em lugar nenhum,  pois se houver qualquer vazamento o liquido de arrefecimento vai falhar em conduzir o calor e o motor vai aquecer além do normal!  Então fique ligado!  Água do radiador não se completa todos os dias não viu?  O normal é a cada 30 dias, ou mais. Se você tem notado que a água de seu carro anda sumindo então leve-o ao mecânico para uma avaliação. O sistema de ar quente do carro também pode falhar causando vazamento de água para o interior do veículo, portanto se perceber qualquer infiltração de água para dentro do carro vale revisar o sistema, para prevenir uma possível falha.

Cabeçote do motor trincado devido a aquecimento
Cabeçote do motor trincado devido a aquecimento excessivo.

Cabeçote do motor trincado, empenado, e com a junta queimada….

Por fim chegamos na parte mais medonha da história,  quando o cabeçote do motor já foi afetado por outro problema posterior,  o motor nunca mais vai parar de aquecer mesmo que você troque todo o sistema de arrefecimento!   Cabeçote de motor danificado é resultado de insistir em andar com o carro com problemas de aquecimento extremo, e o valor do reparo pode deixar qualquer motorista assustado…

Diagnóstico rápido:

Geralmente quando existem problemas no cabeçote o motor pode ou não, perder sua força e rendimento, pode falhar, trepidar, tremer, e fazer barulhos estranhos, pode também começar a soltar uma fumaça branca pelo escapamento, a água do reservatório some com frequência, e motor fica  sempre aquecendo além do normal.

Junta do cabeçote queiamada
Sinais claros de que a junta do cabeçote está queimada: Borra cor de café com leite na tampa do óleo do motor.

Retire a vareta de óleo do carro, e verifique se existem sinais de uma substância espessa que lembra uma pasta, cor de café com leite que pode ser ou não acompanhada de gotículas de água.  Retire também a tampa por onde se coloca óleo no motor, e qualquer sinal dessa substância estranha ao invés de óleo pare imediatamente seu carro e leve-o para o mecânico pois o estrago já está feito e insistir em andar assim poderá acarretar em perca total do motor de seu carro.

Mais qual o resultado de andar com o carro com motor aquecendo?

Ah você ainda não sabe?   Caso você tente, ou simplesmente precise fazer isso para chegar a um lugar onde exista assistência de um mecânico para consertar seu carro, saiba que os prejuízos vão ser altos porque o motor de seu carro vai FUNDIR!   Então sempre que for possível, pare e chame um guincho que a brincadeira vai sair mais barata.

276 comentários em “Motor do carro aquecendo? Não sabe mais o que fazer?”

  1. Boa tarde! Muito boas as explicações. Gostaria de saber o que acha que pode estar acontecendo no meu Peugeot 206 SW 1.4 8V FLEX 2008. Há um tempo superaqueceu, eu estava na estrada e procedimento de emergência, parei em um posto, esfriou, coloquei mais água porque havia fervido e segui os últimos 10 minutos para casa. Depois disso não pude parar no mecânico, mas tive que sair em uma emergência médica e usei o carro. Percebi que superaquecia, mas quando a temperatura chegava aos 90 (antes do vermelho) eu “superacelerava” no ponto morto (tipo 5mil giros) e começava a baixar a temperatura. Procedi assim várias vezes. Só começava a aquecer quando parava por algum tempo ou no trânsito. Não sou expert, mas penso que deve ser a válvula termostatica, correto? Antes de levar ao mecânico, só gostaria da sua opinião, para já comprar. Caso seja isso, é necessário também trocar a carcaça dela? Obrigado mais uma vez pelas dicas! Abraços!

    Responder
    • Olá Jair seja bem vindo, Peugeot 206 da bastante problema de radiador obstruído.
      No seu caso você precisa mandar verificar sim, válvula termostática, bomba d’água e radiador.
      Normalmente o problema é sempre válvula termostática travada ou radiador entupido, mas é sempre bom verificar o estado da bomba d’água.

      Responder
  2. Boa tarde, eu tenho um CLASSIC motor VHC de 2007/2008 e depois de um tempinho andando na rua, a temperatura dele passa do ponteiro do meio ou seja ela passa dos 90 graus, a ventoinha liga porém não baixa a temperatura do ponteiro no painel. É normal que em motores AP mais antigos, pode passar da temperatura padrão de 90 graus?

    Responder
    • Olá Eduardo seja bem vindo!
      No caso do GM Classic o correto seria:
      Ligar a ventoinha ao chegar aos 90 graus, e a ventoinha desligar a cada 1 minuto e meio mais ou menos.
      Se o ponteiro está passando do meio então pode averiguar que tem algo errado com bomba d’água , válvula termostática ou em um caso extremo o radidor.

      Responder
  3. Bom dia. Meu gol 98 1.6 ap estava baixando muita água e o reservatório estava sujo. Comprei um radiador novo e reservatório e troquei. Foi verificado o sistema e segundo o mecânico não existia vazamento. Porém, meu carro está baixando água a cada 1200 km cerca de um copo e meio. O mecânico disse que ele pode estar queimando água mesmo não tendo queimado a junta do cabeçote.
    O que pode ser?

    Responder
    • Seu mecânico tem razão, seu carro pode estar sim perdendo água pelo cabeçote, ( câmara de combustão ).
      Ou então tem algum vazamento pequeno em algum lugar, um selo ou junta.
      O certo seria colocar um manômetro de pressão, e colocar pressão no sistema e deixar em observação durante algumas horas pra ver se aparece algum vazamento.

      Responder
  4. Opa meu amigo tudo bem? Obrigado pelo artigo, realmente muito esclarecedor.
    Meu carro SONIC 2012 deu ontem a luz de aquecimento quando estava indo viajar. Meu mecânico avaliou que tinha uma mangueira de saída de calor com vazamento. Ele trocou a mangueira e agora o carro até liga, mas está saindo a fumaça branca que vc mencionou que acontece quando empena o cabeçote.
    É normal acender apenas uma vez a luz de aquecimento e já se tratar de cabeçote empenado? Não deveria ter tido algum outro alerta do carro? Para não dizer que tive outro alerta, o ar quente parou de funcionar faz uns 3 meses, porém ia esperar para resolver na próxima revisão.
    Bom, agora to ferrado. Se isso se confirmar, vai uma grana, aparentemente por bobeira (não ter avaliado a falta de água). Mas enfim, achei que deveria ter alguma alerta antes de “explodir” essa bomba.
    É isso ai, valeu!

    Responder
    • Olá infelizmente fumaça branca é sim, sintoma de que o cabeçote foi avariado ou na pior das hipóteses um pistão do motor derreteu ou riscou uma das camisas de cilindro.
      Vai precisar de desmontar tudo e avaliar, mas você pode esperar por uma retífica de motor.

      Responder
  5. Estou com um problema com o meu Siena TetraFuel depois de uma queima de junta do cabeçote foi mandado fazer a Retífica do mesmo e o rapaz da Retífica me disse que meu cabeçote estava abaixo da medida mesmo assim coloquei com a junta especial a partir daí o carro começou a apresentar problemas de superaquecimento voltei na mecânica comprei um cabeçote novo coloquei e o carro continua com o mesmo problema de aquecer principalmente em rodovias troquei válvula termostática troquei bomba d’água troquei radiador e o carro continua continua continua com problema de aquecimento Verifiquei que o carro estava com falha no cilindros válvula válvulas travadas foi feito o serviço de vedação de válvula e o carro continua superaquecendo em rodovia no GNV ele esquenta mais rápido a gasolina um pouco menos e no álcool demora mais a esquentar o carro está fraco Apresentou um problema de jogar fumaça para cima na tampa de válvula e na vareta e o mecânico agora me disse que o motor está com baixa compressão tanto no cabeçote quanto nos pistões por isso o problema de aquecimento que o motor fica fraco e quando precisa de força superaquece que eu teria que mandar abrir o motor e trocar anéis e mandar o cabeçote para retífica para fazer esmerilhamento e vedação de válvula será esse mesmo problema o motor superaquece com falta de força ou vou gastar dinheiro novamente à toa meu zap 074 999393507

    Responder
    • Olá Emerson seja bem vindo!
      Se o cabeçote estava baixo demais, você devia ter trocado!
      Infelizmente cabeçote baixo não se remedia com junta especial, se troca.
      Cabeçote muito baixo faz o motor aquecer muito rápido, e não esfria..
      Algumas retíficas até conseguem recuperar cabeçote muito baixo, mas a maioria das vezes o serviço não fica bom e em alguns meses volta a dar problema. Por isso vale mais a pena substituir mesmo.

      Quanto a este sintoma de jogar compressão pela vareta ou tampa de onde se coloca o óleo é sinal de que os pistões de seu carro começaram a ovalizar ou derreter, e com esta deformação o motor fica sem força e com queima irregular também.
      Então o recomendado no seu caso, é além de substituir o cabeçote por um medida STD, Retificar também o motor.
      Dependendo do valor cobrado, você pode considerar comprar um motor parcial já retíficado que pode sair mais barato!

      Responder
  6. Bom dia, não tenho muita experiencia com carro mas comprei um peugeot 207 1.4 ano 11/12 a ums 10 meses, e a ums 3 meses valvula termostatica trincou e precisei trocar, a explicação foi muita pressão da agua devido a tampa do reservatorio que funciona como valvula não estar atuando ( esta tampa tbm foi trocada ) agora o carro esta esquentando muito rapido rodo no maximo 40km e ele esquenta ao ponto extremo do marcador e logo soa o aviso para parar o carro se ligar o Ar ele ainda esquenta mais rapido subitamente, ontem em uma viagem de 110 km tiver q parar tres vezes e esperar por mais uma hora até a temperatura baixar para seguir. Detalhe é que a agua não está baixando e esta circulando no fluxo normal pois quando verifico a mangueira q retorna a agua para o reservatorio ela esta correndo normal. A agua e a tampa esta limpa sem presença de oleo. Não perdeu potencia do motor, e a ventoinha ao parar o carro percebo q ela esta acionada ( não conseguir ainda detectar com qual temperatura ela está começando a atuar). Alguem pode me dar uma dica do que pode ser para quando eu procurar um profissional ja ter uma ideia das posiveis causas.

    Responder
    • Valvula termostática nova também vem com defeito e isso é muito comum, muito cuidado! …Radiadores da linha peugeot 207 tem aletas muito finas, e a presença de ferrugem excessiva faz com que elas fiquem obstruídas e assim causando o aquecimento demasiado e rápido do motor. Seria bacana verificar o radiador!
      Em segundo plano se o radiador estiver okay, então você poderá ter que partir para uma análise do cabeçote! isso mesmo, tem veículos que mesmo sem dar sinais de misturar água ao óleo podem estar com a junta do cabeçote queimada e infelizmente isso causa um aquecimento irremediável, o jeito é retirar e retificar mesmo.

      Responder
  7. Olá Danillo!
    Cheguei a seu site pois estou passando por problemas com meu fox 2011/2011. Comecei a notar que a água no reservatório estava baixando muito rápido, em 1 semana estava praticamente vazio mas não percebi nenhum vazamento, assim fui levar ao mecânico e logo no caminho já fiquei bem preocupada, a cada 5 min praticamente tinha que desligar o carro pois passava dos 90°. Analisando o carro e fazendo testes o mecânico disse que uma das mangueiras estava fria e o normal seriam as duas quentes, nos demais testes estava tudo ok então trocamos a válvula termostática e as mangueiras. Ao pegar o carro ele disse ter feito mais testes e estava tudo certo, não tinha vazamentos, ventoinha funcionava normal e tal. Eu costumo andar pouco de semana pois moro perto do trabalho, no fim de semana seguinte em que peguei o carro do mecânico fiz um trajeto mais longo de mais ou menos 1 hora e o carro voltou a esquentar, levei novamente ao mecânico e analisando novamente ele disse ter percebido que estava vazando um pouquinho de fluido pela tampa do reservatório, assim foi trocado o reservatório e a tampa porém andando novamente com o carro em torno de uns 40 min o carro voltou a esquentar até próximo de 100° (que foi quando eu percebi e assim que ia desligar o carro o ponteiro voltou para os 90°).
    Estou bem preocupada, o que você acha que pode ser? A água do reservatório parece estar ok, coloquei um bom fluido inclusive, não percebi vazamentos nem nada.

    Responder
    • Tem que analisar se a ventoinha está entrando em funcionamento no momento em que o defeito se manifesta. Mal contato elétrico pode ocasionar o defeito relatado.
      Caso a ventoinha esteja funcionando normalmente no momento em que o motor aquece, e mesmo assim o motor não esfriar então será necessário verificar se o liquido de arrefecimento está circulando pelo sistema corretamente, em veículos cuja bomba d’água é feita em plástico, acontece de trincar o rotor e no momento em que o liquido aquece o rotor de plástico começa a expandir sua trinca e ele deixa de girar fazendo com que o motor aqueça. Causando um defeito intermitente de aquecimento dificil de diagnosticar sem desmontar todo o sistema.
      Ou pode ser que a valvula termostática também pode estar travando hora sim , hora não… o que também causa o mesmo sintoma.

      Na pior das hipóteses você pode ter um problema de junta de cabeçote “meio queimada”. Ou pouco queimada.

      Responder
  8. Boa tarde.
    Tenho uma Saveiro G5 2012
    Quando o Motor aquece depois de ums 10 km aproximadamente ela começa apitar e parece uma mensagem de (Pressão do Óleo Desligue o Motor) já viu algo parecido, já levei em mecânicos e não acham nada, agora esta baixando um pouco o aditivo do radiador, mais aparentemente o oleo esta normal sem sujeiras.

    Responder
    • Este problema é muito comum nos VW Geração 4 5 e 6.
      É um problema causado por fulga de óleo por desgaste prematuro do eixo virabrequim ou eixo do comando de válvulas.
      Ele se manifesta quando o motor está quente pois, quando quente o óleo fica mais fino consequentemente aumentando a fulga interna de óleo fazendo com que a pressão do óleo fique muito baixa e não chegue a algumas partes do motor.
      Infelizmente é um problema crônico dos motores EA111, que equipam toda a linha Gol Voyage Saveiro Fox Polo e até Golf.
      A solução mais adequada ao problema é desmontar o motor e proceder com um serviço de retífica completo.

      Responder
  9. Pessoal Boa noite a todos

    Sou novo no clube qualquer erro me desculpe.

    Tenho um Vectra expression 2011 automático o problema e que a temperatura sobe ate estourar alguma mangueira ou ate o radiador.

    Fiz a troca da jun ta 2 vezes foi feito cabeçote troca dos anéis tudo direitinho.
    Troquei todas as mangueiras do carro
    reparei o radiador trocando as laterais novas
    troquei a tampa do reservatório
    o carro nao tem valvula termostatica
    amanha vou voltar com ele pra uma nova retifica do cabeçote
    trocando isso tudo o carro continua pegando pressao aonde as mangueiras ficam extramamente duras olhei as 2 a agua esta circulando a ventoin ha arma os 2 estagios normal sendo que quando passa do meio o segundo fica ativo ate eu desligar o carro antes de ferver.

    alguma luz pra nao precisar de uma nova retifica.

    obrigado a todos e desculpe pelo topico longo.

    Responder
    • Já parou pra pensar que o cabeçote pode ter uma trinca que esta deixando passar compressão do motor para a tubulação de água do motor? Bomba dágua também engana ein… Talvez ela esteja com rotor frouxo e apresentando funcionamento deficiente ou intermitente. Ou seja hora funciona hora não.
      Vectra não deve ficar válvula termostática OK? Depois que ajeitar este defeito coloque uma válvula nova.

      Responder
  10. Danilo, realmente fui em um eletricista com um diagnosticador e realmente foi constatado que o sensor do arrefecimento está com problemas, já providenciei a troca e esperar para o problema.
    Valeu

    Responder
  11. Olá amigo. Tenho um Vectra 2000 2.2 8v. Andei reparando que em longas subidas em rodovia ele chegou a marcar 95 graus. E em baixadas com o carro navegando a 120km de pé leve ela chega a resfriar até 80 graus. Isso é normal dele? Oqe pode ser o defeito?

    Responder
    • Não está errado… Mas também não está certo! seu carro deve estar sem valvula termostática.
      O certo seria rodar com ela para diminuir o consumo de combustível e evitar problemas de desgaste posterior do motor.

      Responder
  12. Amigão Tenho uma Edge 3.5 ano 2012/2013, um dias pra ká me parece que ela não vem ligando a ventoinha em situações que a rotação fica baixo no carro, por exemplo fiz uma viagem de 100km com ela tudo normal, ondem dia 22/04 andando na cidade o ar condicionado não gelava e também a ventoinha não ligou e consequentemente o motor aqueceu, parei esperei alguns momento e quando abaixou a temperatura segui novamente, porem com o ar desligado, tudo ficou normal.
    Pode me dizer o que pode ser, andei verificando algumas pesquisas parece ser o módulo ou fusível. Tens alguma idéia do que pode estar havendo?
    Obrigado e belo post.

    Responder
    • Olá amigo seja vem vindo! A Ford Edge tem um módulo dedicado que controla o eletro ventilador , parecido com os que o Ford fusion e o Ford focus tem. É uma caixinha que fica fixada ali próximo da ventoinha mesmo. É comum que este módulo apresente problemas com o passar do tempo. Peça um profissional para que teste-o.

      Responder
  13. Boa tarde irmão,

    Tenho um Ford Ka 2004, 1.0. Ele esquenta qnd rodo cerca de 5 a 7km, aí a ventoinha dispara sem parar, e começa a fazer um barulho “como uma panela de pressão” até fumaçar, caso não desligue o carro. Nunca troquei bomba d’água, válvula termostática, nem radiodor. O carro já tinha esquentado assim antes, mas levei ao mecânico para fazer limpeza no sistema de arrefecimento e descobri que o conector em “t” que liga as mangueiras estava entupido, por sujeira. Fiz o mesmo procedimento, mas continua esquentado. Ressalto que depois do aquecimento que aconteceu a primeira vez, o carro ficou meio trepidando na subida de primeira marcha. Gostaria de saber se devo ver logo o cabeçote ou primeiro a bomba e a válvula? Qual seria o valor, em média, para fazer cada um desses serviços?
    Muito obrigado pela sua ajuda, seus comentários expressam seu conhecimento e humanidade.

    Responder
    • Olá! Seja Bem Vinda! No seu caso provavelmente a junta do cabeçote já queimou! Se motor estiver trepidando e ou fraco, a junta pode estar queimada! Sendo assim será necessário retificar o cabeçote e trocar a junta. Mas a causa provável de tudo isso provavelmente foi a válvula termostática!

      Responder
  14. Bom dia,

    Amigo Tenho um Astra 2008 que esta enquentando muito somente na marcha lenta, deixo ele ligado na marcha lenta em 10 minutos o ponteiro já passa do meio aciona os dois eletro-ventilador e vai pro vermelho muito rapido, ontem fiz um teste quando chegou no vermelho acelerei aumentando a rotação para 6 mil giros com ele mesmo parado, a temperatura diminui muito e bem rapido, voltou para o meio e os eletros desligaram.
    Será a Bomba dagua que esta mandando a circulação de agua somente com o giro alto do motor ? Obrigado

    Responder
    • Olá William tudo bem?
      Eu acho que você matou a charada!! Pode ser sim a bomba d’água que não tá com uma pressão legal.
      Ou a válvula termostática que está emperrada e precisa de mais pressão para abrir…

      Responder
  15. Olá amigo, tenho um nissan tiida que recentemente fiz a instalação de GNV nele, acontece que após a instalação o carro começou a sofrer com superaquecimento, o carro já aqueceu duas vezes, isso acontece somente quando ando bastante com o carro ou quando pego engarrafamento, também o líquido do reservatório do radiador some qdo o carro esfria, já foi verificado as mangueiras do carro se existe algum vazamento e nada, ar quente tbm foi até isolado , e não está misturando água no motor, pois qdo verifico a paleta de óleo está com a cor normal, o que poderia ser isso amigo? Estou preocupado pois não sinto mais confiança em rodar com o carro por causa de um possível aquecimento e dessa água dele sumir constantemente do reservatório, será que pode ser entrada de ar? Pois já notei borbulhas no reservatório, se for como solucionar? Será que tem a ver com a instalação de GNV? Tem alguma dica pra me dar amigo? Desde já agradeço, um abraço.

    Responder
    • Olá Claudio tudo bem?
      GNV se não estiver bem reguladinho a mistura do gás + oxigêncio pode fazer o motor aquecer.
      Então você não está errado em pensar que o aquecimento pode ser por conta do gás, você deveria consultar um bom profissional que trabalhe com gás para avaliar se a mistura não desregulada.

      Responder
  16. ola tenho um GOLF GL 1.8 ALEMÃO, e ele esquenta muito e a e baixa a água com frequência, fiz um processo de sangria no sistema de arrefecimento, e ficou dois dias sem esquentar ai acendeu a luz da água, foi completada ai começou a esquentar de novo.

    Responder
    • Geralmente quando fica baixando água e não é detectado nenhum vazamento aparente, então o provável é que você tenha um problema com a junta do cabeçote. Ela pode estar queimada!

      Responder
  17. Danilo, boa noite. Antes de tudo, quero lhe parabenizar e agradecer pelo ótimo artigo. Acredito que vc tenha tranquilizado muita gente com esses esclarecimentos.
    Se possivel gostaria de ser tranquilizado também através desta minha pergunta kkk

    Comprei um Sandero 1.6, 2015, 8v, com 89000km rodados. Desde que comprei, eu vinha rodando normal até a sexta feira passada. Eu sentia apenas que ele consumia bastante, mais do que outros proprietários relatam. Quando foi na sexta feira, a luz de temperatura ascendeu e ao abrir o capô, constatei que o líquido estava fervendo. Até então, eu sempre verifiquei o nível e o mesmo nunca havia baixado. Na mesma hora parei, mas ainda deixei ele em ponto morto por uns 3 minutos. No outro dia o levei a oficina de guincho o mecânico verificou a bomba e botou pressão, mas nenhum vazamento foi encontrado. Hj, ele esquentou do mesmo jeito é na mesma hora eu parei. Andei apenas cerca de 50 metros, até achar um local seguro. Ao abrir o capô, vi que estava fervendo e jorrando líquido pela tampa.
    A minha preocupação é a seguinte, depois desses esquentos, mesmo eu tendo parado rápido, corre o risco da junta do cabeçote ter queimado, trincado, ou empenado o cabeçote?

    Obs: depois do primeiro esquento, aproveitei que o mecânico ia mexer na bomba d’água e pedi pra trocar a Correia dentada. Depois disso o carro ficou sem força. Suspeitei que fosse a Correia fora de ponto, mas dois mecânicos diferentes olharam e disseram que ela está correta. O consumo do carro está entre 6,5 e 7,5

    Responder
    • Com certeza corre o risco de ter queimado a junta do cabeçote sim.
      Quanto a estar sem força o carro, pode ser que algo não está bem quanto ao funcionamento da injeção eletrônica.
      Mas se você notou que ele perdeu a força exatamente depois da troca da correia dentada tem algo errado ai…

      Responder
      • Foi a junta mesmo. O cabeçote está na retifica para ser reparado. Segundo o mecânico, a junta queimou pouco, por isso, o empenamento do cabeçote não foi muito grande. Vale a pena continuar com esse carro? Ele ainda está na garantia da loja e tem a possibilidade de eu trocar ele por outro, mas aí como ele está financiado, eu vou ter um pouco de prejuízo.
        O motor planeado fica mais beberrão como dizem, ou é só mito? Vale a pena continuar com o carro?

        Responder
        • Olha quanto a consumo não dá diferença não amigo. Mas motor que esquenta muito logo pode precisar de retifica na parte de baixo, pode começar a queimar óleo ou ficar com alguma folga excessiva de biela ou mancal e começar a bater motor. O que seria um prejuízo futuro pra você! Vale analizar bem o caso e se achar prudente aproveite a garantia e troque o carro por outro.

          Responder
  18. tenho um gol 97 mi 1.0 8v e ele depois de uns 30 minutos de funcionamento ele começa a subir a temperatura, ai ligo o ar-condicionado ai a temperatura começa a baixar, detalhe esta sem valula termostata

    Responder
  19. Boa noite Danilo , tenho um New Fiesta que está me dando muito trabalho, já troquei bomba d’água, já troquei a junta do cabeçote, mas o carro ferve muito rápido a ventoinha arma com 95 graus e não desarma mais e quando desligo o carro fica muito tempo armada ainda.
    O que pode ser isso?

    Responder
    • Radiador ruim faz isso.
      Mas se o cabeçote foi retificado e foi cortado demais na retifica também fica assim… dai só trocando o cabeçote por outro pra sanar a falha.
      Mas uma valvula termostática que não é original também faria…
      Seria legal averiguar se a válvula colocada no carro é de boa marca.
      Caso positivo então é hora de trocar o radiador.

      Responder
  20. Tenho um Chevette Marajó 84, que recentemente passou por uma manutenção no carburador;
    Após tal manutenção o carro apresentou os seguintes problemas:
    -Esta sem força na 5ª marcha, e sem força na arrancada;
    -E esta aquecendo muito rápido, mais do que o normal
    Gostaria de saber se esses problemas tem alguma relação

    Desde já, agradeço

    Responder
  21. Bom dia

    Tenho um Vectra 2.4 16 v e apresentou sintomas de sobreaquecimento . realmente a junta do cabeçote estava queimada . foi retificado e trocado a junta e VT . mesmo assim o problema insistiu em permanecer o carro ferve e a pressão é tanta que atua a válvula de segurança do reservatório de água . fiz o seguinte teste , não sei se é muito eficaz mais já vi outras pessoas fazendo . arranquei a VT e ligue uma mangueira de água direto no reservatório de água pra manter sempre abastecido , liguei o carro e mantive em alto RPM e na saída da bomba d´água a água saia com muito pouca força ….. será que o problema pode ser a bomba d´água ? pelo RPM que o carro estava mantendo e sempre com água no reservatório o correto seria sair um esguicho de água com uma certa força correto ? meu maior medo é que o serviço realizado no cabeçote não tenha ficado bom ….. desde já obrigado pela atenção ….

    Responder
    • Se a água que sai da mangueira de retorno do reservatorio está saindo fraca então a bomba dágua quebrou o rotor !!
      Todas as vezes que um carro queima a junta do cabeçote, existe uma causa por trás disso.
      Digo e repito junta de cabeçote queimada é consequência de outro problema, e não causa de tudo.
      Tem que parar pra pensar e analisar bem pq ela queimou, pois atoa não costuma queimar!!

      Responder
  22. Bom dia Danilo tenho um fox 1.6 8 valvula 2005 de um mês para ca começou vazar agua pelo reservatório observação só vaza depois que eu rodo muito e quando esta frio parado vaza pelo respiro reservatorio sera que pode ser cabeçote ?óleo do motor esta normal oque pode ser ?

    Responder
  23. bom diameu carro e strada working ano 2009 1.4 baixa muito oleo de uma troca de 5.000km gasta mais de um litro de oleo pra completar e todos mecanico diz q e normal quero saber se e normal obrigado por me responder

    Responder
    • Olá Amigo tudo bem?
      No seu caso o que há de errado é que a folga dos pistões do motor está muito grande!
      Será necessário fazer retífica do motor.
      A começar por uma troca de pistões por novos de medida standard,
      Troca das camisas de pistões por novas de medida standard também,
      E troca dos retentores de válvulas do cabeçote do motor.
      Seu carro nunca mais vai baixar sequer uma gota de óleo!!

      Responder
  24. Boa tarde, estou com um problema sério com um Fiat uno Smart 2000/2001, este apresentou problemas de vazamento de água mas nenhum mecânico conseguiu analisar aonde. Então levei numa pessoa que disse que o problema era a tampa do reservatório, troquei e mesmo assim continuou o defeito da água sumir. Depois de uns 5 meses começou pingar água na Bomba de Água, e lembrando que esse carro ja ferveu comigo duas vezes e levei pro mecânico olhar disseram que era apenas o Cebolão que foi trocado nessas duas vezes. Andei uns 2 meses com esse carro vazando água na Bomba mas não deixava faltar água. Quando fui resolver trocar a bomba de água troquei também correia, velas enfim fiz uma revisão boa. Peguei da Oficina andei com ele uns 100 km e ele infelizmente queimou a junta do cabeçote. Mecânico veio olhou e me disse que queimou devido a Bomba de água antiga não tava funcionando quando colocou a nova deu pressão de água onde o cabeçote não estava acostumar a suportar e queimou. Preciso saber se isso é realmente verdade e se não, o que realmente pode ter acontecido.
    Preciso muito de ajuda. Agradeço

    Responder
    • Junta de cabeçote é algo vai ficando ruim… ruim…
      Uma hora ela queima! Quando o carro já esquentou varias vezes ela vai ficando fraca.
      O fato de seu mecânico ter mexido e a junta ter queimado em seguida foi só uma coincidência infeliz mesmo ele não tem culpa.
      Ela ia queimar em breve mesmo, pois já estava fraca.

      Responder
  25. Ola danilo meu fiesta ja apresentou alteração na temperatura mas rapidamente voltava ao meio isso toda vez q subo a cerra do mar ja na cidade ele não apresenta problemas oq pode ser isso raramente acontece.?

    Responder
  26. josé 24 fevereiro 2018 Bom dia
    Tenho um FIAT PALIO ELX 1.4 FLEX 2005/2006.
    gostei muito destas postagem ajudou muito parabéns,gostaria de saber estava viajando quando percebi o ponteiro marcador estava subindo pasando do meio parei esperei um pouco peguei o celular e pesquisei e vi alguns detales abri o capo fiquei mexendo percebi gue a ventuinha nâo estava ligando mexi em nos fusivel passou um tempo por minha sorte ela ligou o ponteiro baixo perguna é melho trocar o radiado desde já obrigado.

    Responder
    • Olá amigo! tudo bem? no seu caso é necessário trocar este fusível que está com mal contato!
      e verificar se os terminais estão em bom estado também.
      Não troque o radiador até que seu carro esteja livre de falhas na parte elétrica.

      Responder
  27. Valeu!!! Foi muito elucidativo seu artigo, pois tenho problemas e não sabia quem ou quando procurar um mecânico e nem o que dizer a ele. Muito bom, parabéns

    Responder
  28. Excelente matéria!
    Tenho um Honda Civic 99, ele tinha o problema de sempre esquentar e ferver, e eu esperava ele esfriar para repor a água… a água sumia. Mandei arrumar ele com a esperança que daria certo. Fizeram toda a parte de baixo do motor, retificaram a junta do cabeçote e disseram que estava ótimo, ok… antes de tudo eu já tinha trocado a tampa do radiador.
    Agora eu tento liga-lo, ele treme e apaga. Já tentei andar com ele, ele demora pegar e quando pega não chega nem na esquina, falhando, como se não respondesse minha aceleração. Às vezes percebo que ele está fervendo. A vinturinha gira quando eu ligo o ar mas o mesmo deixa ele mais fraco… ainda não observei se ela gira quando está quente mas acho que sim.
    Comprei um carregador para bateria pra ver se era algo com ela, quando eu carrego a bateria o carro liga melhor.
    Minha mãe observou que está passando água para o motor. Eu acho que seria algo com a parte elétrica pois nem andei com ele depois de arrumar e já estava dando problemas.
    Queria saber qual é realmente o problema pois quando vou ao mecânico eles me fazem de palhaça só porque sou mulher, eles sempre me enganam pra ganhar dinheiro.
    O último mecânico disse que o problema está na junta do cabeçote novamente. O que eu faço???
    Sou de Goiânia.

    Responder
    • Olhei o óleo e vi que está com um líquido que parece café com leite… se eu trocar a junta do cabeçote talvez meu problema será resolvido?

      Responder
      • Será preciso testar o cabeçote para ver se não existem trincas nele,
        Será preciso testar a rugosidade e se ele está plano e livre de empenos,
        Estes testes só podem ser feitos em retíficas de motores.
        Infelizmente só trocar a junta de cabeçote não resolve de fato o problema.

        Responder
    • Olá Dyovana seja bem vinda!
      Em geral o que acontece é que o pessoal troca a junta de cabeçote, manda retificar o cabeçote. mas simplesmente não procura saber porque foi que ela queimou. Junta de cabeçote queimada é consequência e não causa de problema.
      E infelizmente todos os sintomas que citou batem com o de junta de cabeçote queimada. talvez o cabeçote esteja trincado, ou o serviço foi executado de maneira errada. o fato é que vai ter que procurar uma pessoa de confiança para lhe ajudar.

      Responder
  29. Bom dia , gostaria de uma ajuda.
    Tenho um gol at 1.0 8v. com ar ( porém precisa de reparo ) nunca tive problema com ele , só que esses tempo atrás fui teq retificar o cabeçote pois queimou a junta ai mandei trocar o cebolão e o mecânico acabou colocando um cebolão que não é do gol com ar ( somente duas saídas ) e meu carro está esquentando muito rápido não chego a andar nem 10 km e a ventoinha já aciona.. e demora um pouco pra desligar , o ponteiro da temperatura não passa dos 95º C .. será que pode ser isso que está aumentando a temperatura muito rápido ?

    Responder
    • Olá Maycon! tudo bem? seja bem vindo.
      Não acredito que isso seja culpa do cebolão não ein. pode tirar da cabeça.
      Pode ser que a bomba dágua do seu carro não tá legal, ou a valvula termostática está meia emperrada.
      Ou então o radiador de seu carro não está mais funcionando como deveria.

      Responder
      • Valeu Danillo , Obrigado.
        Vou ir atrás de da uma olhada na bomba e na termostática então, o radiador acredito que esteja bom pois não faz muito tempo que foi trocado.. tomara que arrume se for isso mesmo kk . valeu

        Responder
  30. Boa tarde Danilo.. Ótima explicação no artigo supracitado..
    Tenho um Ford ka 2013, recentemente ele ferveu devido a válvula ter travado, o sensor de super aquecimento estava queimado, não percebi que o carro havia aquecido e lá se foram, cabeçote, junta, válvula, bomba de água, reservatório e tampa..
    Após o conserto ele ficou com barulho estranho, não de funcionamento, é como se estivesse com uma corrente frouxa, e tb continua aquecendo, percebi que água tem baixado um pouco, a ventoinha está funcionando corretamente.. Outro fator é que o sensor da pressão de óleo acende e apaga esporadicamente..
    O que acha que pode estar ocorrendo?

    Responder
    • Olá Letícia ! tudo bem?
      Se a luz do óleo está piscando uma hora ou outra, e o motor faz um ruído característico de peças com folga ou batendo então o aquecimento danificou algum componente interno do motor. Não aconselho a usar o veículo assim, procure por outro profissional para uma avaliação pois o motor pode voltar a apresentar problemas muito breve se for usado nessas condições. No seu caso o certo seria fazer uma retifica completa do motor.

      Responder
  31. Olá Danilo, parabéns pelo post. Li bastante os comentários me identifiquei em parte com alguns e aí vai uma pergunta para fechar a dúvida. Tenho um uno Mille 2008 e ele está superaquecendo, foi trocado hoje o sensor de temperatura e a válvula termostática, óleo água sem vazamentos e ventoinha armando. O mecânico disse que teria que olhar a junta do cabeçote, seria este o caminho? Obrigado!

    Responder
    • Primeiro passo seria dar uma verificada no estado da bomba dágua…
      Em geral em motores fire ela costuma “soltar” as pás que bombeiam o liquido de arrefecimento.
      Em segundo lugar o radiador, verificar seu estado geral se não está pouco eficiente ou restrito demais.
      Se nada disso resolver é certo que exista um problema no cabeçote mesmo.

      Responder
  32. Boa noite tenho um Peugeot 207 1.4 2009.
    É o seguinte tem dia que a água do reservatório seca totalmente, também notei que tem umas gotas de óleo na água. Mas o nível de óleo não está baixando, a temperatura quando saio no carro não ultrapassa 90 graus. Notei algumas vezes a água vazando pela tampa( já troquei a tampa) e às vezes ainda sai bastante água pela tampa. Oque me deixa intrigado é essa óleo na água e de manha o reservatório está vazio.

    Responder
    • A água tem de estar indo para algum lugar não é mesmo?
      Tem que levar a uma oficina para fazer um teste com manômetro de pressão para verificar para onde está indo a água.
      Presença de óleo misturado a água em qualquer hipótese é um indicio forte de que a junta do cabeçote está queimada, mesmo que seja só um pouquinho queimada…

      Responder
  33. Danilo, muito bom seu post, parabéns pela iniciativa!
    Só uma curiosidade: pelo que você tem visto, quais são os carros que apresentam mais problema no radiador e quais apresentam mais problema na bomba d’àgua?
    Bom final de ano!!

    Responder
    • Olá luca! Tudo bem?
      Então de maneira geral em todas as marcas e modelos se vê este tipo de problema uma vez ou outra. O que julga mesmo é a idade do carro e os cuidados que seus antigos donos tiveram. Em geral quando se usa aditivo original no sistema de arrefecimento e se faz manutenções periodicamente os defeitos demoram muito mais a aparecer. Por exemplo carros novos demoram até 5 anos para começar a apresentar pequenos problemas no arrefecimento quando bem cuidados.

      Responder
  34. Bom dia estou com um problema com um Peugeot 206 1.4 8 v ano 04/05 ventoinha não arma de jeito nenhum…porém liguei ela direto e ela está funcionando…conferi fusíveis da parte do motor ao lado da bateria e está tudo ok ..troquei sensor de temperatura e o defeito permanece…( Ventoinha só funciona direto) alguem pode me dar uma dica?

    Responder
    • Olá Luciano! Você pode ter um problema relativo a uce! que no seu caso é me 7.4.4 ou 7.4.9
      É comum que um componente existente dentro da Central que é responsável por acionar a ventoinha queime e deixe de funcionar corretamente.
      Seria interessante levar a um profissional que trabalha com reparo de centrais para fazer um teste.
      Se não for constatado defeito algum, então você precisará analisar a linha de controle do eletroventilador que fica na CVM do compartimento do motor e seus respectivos relês.

      Responder
  35. Tenho um honda fit 2006 e foi trocado radiador, a junta foi cabeçote, retifica do cabeçote, trocou a tampa do radiador, trocou as mangueiras, a bomba dagua e ainda continua água ver o carro.
    Já foi verificado até as mangueiras do ar quente.
    O que mais pode ser?
    Nem.os mecânicos não sabem mais o que fazer.

    Responder
    • Muita Atenção!
      Veículos honda tem aplicação correta para tampa do radiador.
      A tampa é igual a dos outros hondas e toyotas mas não DÁ CERTO NÃO!
      TEM DE SER A TAMPA INDICADA PARA SEU CARRO SE NÃO O SISTEMA DESPRESSURIZA E JOGA ÁGUA FERVENDO PRA FORA MESMO COM VENTOINHA LIGADA.
      se não me engano a certa para seu carro é a 1.1 ! lembrando que mesmo tampa nova pode vir com defeito ok!
      se mesmo após verificar tudo não encontrar solução talvez o cabeçote tenha uma micro trinca ou não pode mais ser retificado / está em seu fim de vida.

      Responder
  36. Olá, muito bom seu post. Acho que existe outro caso que é onde o cabeçote está abaixo da medida, fazendo com que o motor esquente.

    Responder
  37. Boa noite! Tenho um opala 6cc a gasolina. Quando aumento a velocidade na estrada aumenta a temperatura, ao ponto de nao desligar o eletroventilador. Foi trocado a bomba de agua, válvula termostatica, tampa do vasilhame, foi colocado um manomentro e nao tem vazamento, radiador limpo, uso aditivo, sem ar no sistema, nao baixa agua . ,nao tem água no óleo e nem eleo na água, nao solta fumaça branca pelo cano de escape , a agua nao tem cheiro de fumaça, nao ferve. Mangueiras novas. O carro nao falha. Nao rateia, tem mt força. O motor não oscila trabalhando. Na baixa nao esquenta e o eletro dispara normalmente. O mecanico suspeita por tá demorando a encher mt( de 4 minut a 5 minut)t os tuchos e nessa ultima viagem a luz do eleo quando eu tirava o pe do acelerador piscava bem fraca, ser a bomba de óleo sem lubrificar direito. Aí o carro em alta velocidade o motor esquenta devido ao atrito e a falta do eleo adequada. O que eu faço?

    Responder
    • Amigo normalmente opala 6 cilindros quando aquece o problema é radiador mesmo. e não adianta remediar, tem que chorar em um novo.
      Outro detalhe é que valvula termostática tem que ser Wahler ok?
      Em ultimo caso um detalhe que mata a pau em opala 6 cilindros é que o ponto de ignição do distribuidor deve ser ajustado com auxilio de uma pistola de ponto. Deve se respeitar a marcação correta para um perfeito funcionamento do motor.
      Ponto muito atrasado = motor aquece em rotações elevadas

      Responder
  38. Amigo estou com a seguinte situação em um Agile 2011. Ao para no sinal, parece que a ventoinha diminui de velocidade ou desliga, e o carro começa a aquecer. Rodando, a temperatura não aumenta. Percebo uma diminuição na eficiência do ar-condicionado.
    O nível do fluido está normal e não apresenta vazamento. O problema aparece e desaparece, sem qualquer intervenção, porém por algumas vezes me forçou a parar o carro. O que poderia ser? Grato.

    Responder
    • Olá seja bem vindo, indentifique-se!
      Amigo você pode ter um mal funcionamento do sistema que gerencia as velocidades da ventoinha!
      Leve a um auto elétrico para testar possível mal contato nos relês e fios da ventoinha.
      Ou se seu carro já tiver mais que 60 mil km e a válvula termostática for original , talvez ela já esteja com funcionamento meio intermitente travando fechada as vezes.

      Responder
  39. Em retorno e grato pela atenção dada para o assunto (de 24/10/17) da união das mangueiras com niple em substituição do radiador de ar quente do Clio II sedan 2006 1.6 16v motor K4M. Coloquei experimentalmente um niple de latão com diâmetro: externo de 20,5mm e interno de 6mm x 10mm de comprimento. Em dias com temperatura de 22 graus C para chegar aos 90 graus (traço do meio do mostrador de temperatura) só nos engarrafamentos. Na estrada fica 2 a 3 traços abaixo do traço do meio, e na cidade 1 a 2 traços abaixo do meio. Concordo consigo dos carros franceses, este carro roda 50Km por dia em estrada e está em perfeito estado de conservação, é excelente em aceleração e economia de combustível. A Renault é a única montadora de carros populares que na era recente da Formula 1 ganhou 2 campeonatos com: carroceria, chassis, caixa de marchas e motor de projeto próprio. E foi a projetista dos motores e caixas de marchas : do AP do Passat da VW e CHT do Ford DelRey (o primeiro bem sucedido a álcool). Vou trocar o niple por um de diâmetro interno menor para estabilizar a temperatura no traço do meio e darei retorno. Grato e abraços.

    Responder
    • Nos é que agradecemos a sua visita Pedro!
      Sempre que precisar de ajuda ou uma opinião sobre determinado assunto relativo a carros, e até mesmo uma sugestão para o site saiba que estamos prontos para lhe responder.
      Aguardamos seu próximo retorno!

      Responder
  40. Amigo, te agradeço muito pela resposta,
    Troquei a bomba dagua ontem, e ficou 100%, raramente t~ chegando a 70°C, e olha q a valvula termostatica esta la.. Chega aos 80°c quando fico muitp tempo parado..
    O mecanico me mostrou a bomba dagua retirada.. Estava com o rotor muito pesado, e nao havia mais aquelas pas que fazem circular a agua, todas quebradas.. Bom.. Problema resolvido.. Foram 110 reais da peca e 100 de mao de obra.. Nao sei pq falam pecas pra peugeot 206 é caro..
    O meu é ainda o 1.6 16v.. Muito mal falado.. Mas e um excelente motor.. Muito forte..

    Amigo, mais uma vez muito obrigado, vc realmente entende muito disso..

    Um abraco.

    Responder
    • Agradeço o retorno amigo! É sempre bom saber que posso ajudar de alguma forma! Realmente falam muito mal dos carros franceses de modo geral, mas são excelentes na minha opinião. Felicidades com seu carro ai!! Pra mais dúvidas ou se precisar de ajuda no futuro pode contar conosco!

      Responder
  41. Danillo boa tarde. Tenho uma Suprema CD 3.0, ano 93, que anda com o motor aquecendo demais não chegando a ferver a água do reservatório. No painel o ponteiro de temperatura fica sempre próximo do azul, a ventoinha é acoplada direto no eixo do motor. A outra ventoinha que fica no radiador do ar não é acionada. Troquei a válvula termostática, mas veio com defeito e resolvi andar com o carro sem ela por conselho de um mecânico. Minha dúvida é: pode ser radiador entupido ou bomba d’água enguiçada. Descartei a possibilidade de ser tampa do reservatório, vazamento nas mangueiras ou a própria válvula termostática pq o carro continua aquecendo sem ela, junta do motor queimada, pq o carro não falha, não rateia e nem abaixa o nível de água. Poderia me orientar por favor. Grato e um abração!

    Responder
    • Olá amigo seja bem vindo!!
      Bom, geralmente o que mais ocorre é desgaste do rotor da bomba d’água mesmo. Ou da carcaça fazendo com que a vazão do liquido de arrefecimento seja muito pouca em marcha lenta principalmente.
      Em segundo caso, poderia ser um problema no radiador como você afirmou é raro dar problema mas não impossível.
      O conselho que posso deixar é que meça a temperatura do motor com um termômetro externo para ter certeza de que a temperatura mostrada no painel está correta, pois uma peça que costuma dar muito defeito é o próprio sensor de temperatura que manda informações para o painel. Este sim já troquei aos montes. Com o passar do tempo ele tende a ficar alterado.

      Responder
  42. Primeiramente, bom dia.. Muito bom seus artigos.. O que acontece é o seguinte.. Tenho um Peugeot 2005 1.6 16v.. E ele aquece normalmente e refrigera.. Quando chega a 90 graus arma a ventoinha e cai pra 70°.. E depois de aproximadamente 30 minutos andando com o carro.. Ele passa dos 90°C e vai esquentando, porem fiz um teste e quando passa dos 90°c eu acelero e mantenho nos 3 mil giros ( com o carro parado ), ele abaixa novamente pra 70°C.
    Ja fiz teste sem a vauvula termostatica, o mecanico testou, mas nao é, comprei uma bomba dagua nova.. Mas estou con receio de trocar.. Que provamente acho que tambem nao é, e vou gastar dinheiro a toa..
    Pode ser problema talvez no regulador de voltagem no alternador que pode causar o defeito? Talvez de nao ir energia nescessaria pra bomba d’agua funcionar?

    Pelo seguinte, desde que comprei o carro, depois de aproximadamente 30 minutos, ele começa uma pulsação na parte elétrica, fica con variação nas luzes do painel, farol, ate o motor fica oscilando bem pouco, mas fica, e quando eu subo o giro para 3 mil, essa oscilacao para….

    Se puder me ajudar

    Ficarei grato, vou favoritar seu site.

    Responder
    • Amigo a bomba d’água de seu veículo não tem relação com regulador de voltagem. Ela é acionada pela correia dentada de forma mecânica mesmo.
      Unica coisa que um regulador de voltagem defeituoso faria ai, seria fazer o ponteiro da temperatura oscilar e te informar uma temperatura irreal. E também causar mal funcionamento das ventoinhas já que com a voltagem errada elas tendem a ter seu funcionamento retardado.

      No seu caso seria de grande valor, desmontar a bomba dágua para avaliar sim. pois em 206 ela costuma ficar com as pas do rotor frouxas em relação ao eixo com o tempo. e isso torna o arrefecimento sofrido.
      Outro detalhe ai, é o radiador que também deverá ser verificado caso seja original talvez seja uma boa hora de se pensar em uma troca.
      Infelizmente este é um mal de carros usados, não só peugeot.

      Responder
  43. Olá! Gostei da atenção dada a cada comentário. Parabéns! O meu caso é um Ford Ka 2006. Há 2 meses ele ferveu comigo na estrada. Estava viajando e ele super aqueceu. Estragou tudo. Resumindo, tive que trocar o motor. Agora com novo motor, o carro continua aquecendo, já foi trocado válvula termostática, bomba d’água, foi feito uma limpeza no radiador, as mangueiras foram todas verificadas, a tampa e o reservatório são novos, e até mesmo o mecânico já não sabe mais o que fazer. Quando a luz acende e se abre o capô, o reservatório está fervendo e a água saindo pelo mesmo. Nessa brincadeira já foi gasto dinheiro demais. Gostaria de uma opinião. Muito obrigada.

    Responder
    • Não adianta limpar radiador quando o mesmo está apresentando problemas.
      Infelizmente essa é uma verdade que doi no bolso.
      Mas o conselho que posso deixar é que troque o radiador por um novo, de boa marca. pode ser até valeo!
      E outro detalhe que peca em veículos ford que possuem motor zetec rocam, como o seu é que eles não funcionam direito com valvula termostica que não seja original ford ou pelo menos whaler.
      Se a valvula que foi aplicada em seu carro for de outra marca sinto em lhe dizer , mas pode haver grandes chances de ela estar com problemas.

      Responder
  44. Boa noite meu caro, tenho um Subaru Impreza 2009, em uma manutenção de rotina acabei deixando o reservatório do aditivo de arrefecimento aberto, oque ocasionou uma vazão de água, e uma luz vermelha piscando no painel, após detectado fechei oque sanou o problema, porém fiquei preocupado com essa luz vermelha que piscou (luz de superaquecimento) também contatei que a água do radiador abaixa muito rapido

    Responder
  45. Bom dia, Danillo!
    Tenho um Fiesta 09/10, 1.0 motor Zetec Rocam….Gostaria de saber se eu mesmo em casa consigo fazer a limpeza do reservatório de água, uma vez que, eu uso somente água no reservatório e vi que tem barro(terra) e acho que essa água não está circulando de acordo no motor. Sinto o motor muito quente quando paro o carro. O ponteiro da temperatura não fica alterado. Meu receio é de pegar fogo no motor, pois vejo muito Fiesta incendiando, ainda mais em cidade quente

    Responder
    • Pegar fogo não pega não amigo, quanto a isso pode ficar sossegado. Risos…
      Você pode tentar lavar o sistema sim, mas quero lembrar que se você retirar este barro e ferrugem ai prepare-se pois vão começar a aparecer vazamentos em diversos lugares.
      A sujeira meio que camufla e tampa pequenos vazamentos com o tempo.
      Então o certo mesmo ai, seria levar a um mecânico para que ele mesmo faça a limpeza geral do sistema troque selos, mangueiras, verifique o estado da bomba dagua e valvula termostatica, e só depois de descontaminar tudo aplicar o aditivo correto para seu carro.
      Assim você evita dores de cabeça futuras e seu carro agradece.

      Responder
  46. Agradeço muito a sua atenção em responder a todos e aproveito para lhe perguntar (desculpe a descrição extensa) para um Clio II 2006 1.6 16v sedan funcionando bem cujo radiador de ar quente furou. A solução que tenho visto para eliminar este radiador de ar quente é desligar e simplesmente unir as mangueiras de entrada e saída de água dele. Como aparentemente uma destas mangueiras pega água quente antes de passar pela válvula termostática e a outra liga na saída de água fria do radiador principal. Fica a pergunta se ao unirr estas 2 mangueiras estariamos bypassando a válvula termostática, provocando aumento no tempo de aquecimento do motor e atrapalhando o controle da temperatura da água pela válvula termostática, consequentemente aumentando o consumo de gasolina e o desgaste do motor? Pois aparentemente o Clio não tem válvula ( comandada do painel) na entrada do radiador de ar quente só tampa móvel em frente deste radiador, ficando desta forma o radiador principal ligado constantemente em paralelo com este radiador de ar quente. Uma vez eliminado o radiador de ar quente e ao se juntar as duas mangueiras me parece que deveríamos ter um niple ou orificio de passagem da água entre as 2 mangueiras que apresentasse uma resistência ao fluxo do líquido refrigerante semelhante ao que o radiador de ar quente impõe. Gostaria de saber se possível qual seria o dâmetro aproximado deste niple ou orifício de resistência ao fluxo refrigerante,ou, se as duas mangueiras devem ser cada uma simplesmente tampadas, pois no caso de ter válvula de interrupção de água fechada na entrada do radiador de ar quente equivale a tampar as mangueiras.

    Responder
    • Seja bem vindo ao nosso cantinho Pedro!
      É satisfatório conversar com pessoas bem articuladas e com bom esclarecimento sobre as coisas como você.
      Ainda não tive oportunidade de desmontar o radiador de ar quente do renault clio então as informações que sei sobre ele são vagas.
      Respondendo a sua pergunta, se o fluxo de fluido de arrefecimento pelo radiador do ar quente é constante então se você não for reparar o sistema, e deseja deixa-lo desativado o ideal seria manter o fluxo do jeito que era sempre correndo.
      Concordo com a ideia de colocar um niple ligando as duas mangueiras fazendo a ponte que o radiador fazia antes.
      No seu caso você vai ter que confeccionar uma peça para colocar ali. A resistência de passagem não é algo necessário, o liquido simplesmente precisa correr, correndo está tudo certo! Abraços amigo! Qualquer dúvida entre em contato novamente.

      Responder
  47. O radiador foi varetado. Ele nao ferve e nem baixa agua, mas esquenta quando aumento a velocidade . Descobri que a tampa estava sem segurar pressão pode ser isso . Puma gtb 6cc de opala.

    Responder
  48. Boa noite! Tenho uma puma gtb motor opala 6 cc. Quando aumento a velocidade ele vai esquentando. Tirei a válvula ficou a mesma coisa . O sistema selado de arrefecimento. Coloquei Molas nos mangotes, o que pode ser?

    Responder
  49. Olá. Tenho uma palio weekend 1.3 16v 2001. Em janeiro o motor ficou sem agua/oleo durante uma viagem e ferveu na estrada. Foi feito o motor e trocado o cabeçote. Me entregaram o carro sem a válvula termostática e baixando um pouco de água, mas como o consumo estava muito elevado, eu resolvi colocar a válvula. Dois meses depois começou a vazar óleo pela junta do cabeçote novamente. O que fazer nesse caso? Trocar o radiador? Trocar a bomba d’agua? Não rodar com o carro e guinchá-lo até a oficina que fez o motor, antes de qualquer coisa?

    Responder
    • A atitude mais prudente é procurar a oficina que fez o reparo novamente em busca de orientação.
      Motor Fire 1.3 16v é muito sensível a cavaletes do cabeçote mal torqueados,
      Outra coisa é que ao retificar/planar este cabeçote deve se respeitar a rugosidade limite, pois se aplicar junta de cabeçote aço podem acontecer vazamentos se a rugosidade estiver muito maior que a recomendada.

      Responder
  50. Você gasta 2.400,00 depois que o carro queimou a junta do cabeçote e com superaquecimento, depois de todo este serviço o carro continua subindo a temperatura é complicado depois de 30 dias na oficina faz parte.

    Responder
    • Amigo, o negócio é tenso mesmo.
      Tem mecânico que preocupa tanto em reparar o estrago feito, que se esquece de sentar 15 minutos e refletir sobre o que causou todo o problema.
      Ai é que o pepino engrossa, pois todo o trabalho e dinheiro gasto vai para o ralo novamente.
      Talvez até por causa de um radiador ruim.

      Responder
  51. Olá galera estava pesquisando sobre arrefecimento e vim parar aqui gostei bastante dos comentários.No meu caso tenho um fiesta 2004 fazem uns 3 anos e pensa num carro pra me dá dor de cabeça.Quando comprei veio com esse problema no sistema de arrefecimento, deu um trabalho danado pro mecânico achar o defeito foi uns 15 dias eu querendo o carro e nada além do que o dono do estacionamento não quis pagar a bronca. E esse problema é crônico porque nesse período já troquei três vezes a carcaça da válvula termostática e alguns dias atrás disse pro meu mecânico que o carro estava falhando ele disse não ser nada, passou algumas semanas o carro começou a fazer uns barulhos estranhos ele disse que andou com o carro e não percebeu nada, resultado o motor começou a aquecer também levei mais uma vez na oficina ele disse o sistema de arrefecimento estava normal achei estranho foi quando eu disse que íamos ter que tirar o cabeçote ele concordou no fim das contas teve que recuperar o cabeçote deu perca total, mais comando de válvulas e tuchos a brincadeira ficou 2.400 não sei como vou pagar isso além do que o carro é financiado, carro da ford nunca mais sem oficina especializada você so troca peças e não resolve nada.

    Responder
    • Amigo é fato que os motores Ztec Rocam tem historico de problemas com aquecimento.
      Mas Carro é negócio pra quem está preparado pra mexer mesmo.
      Não é qualquer mecânico que sabe como funciona o sistema de arrefecimento dos Ford.
      Vou te contar três coisas que poucos reparadores sabem sobre o Ztec Rocam!
      1: Não pode rodar sem valvula termostática em hipotese alguma! Sem ela a água não circula e o motor ferve e você nem percebe.
      2: Não utilize outra marca de valvula termostática que não seja original ford.
      3: Não se deve retirar o niple de metal que existe dentro da mangueira de retorno para o reservatório de expansão. ele limita a vazão. Se retira-lo a valvula termostática só vai abrir quando o motor estiver a ponto de ferver.

      Responder
  52. Boa noite Danillo, otimo tópico tudo muito bem explicado, comprei uma honda civic lx 2003, e o mesmo tem me dado problema com aquecimento, a primeira vez vi que o ponteiro estava subindo alem do normal e parei quando olhei estava vazando agua pela tampa do radiador e a ventuinha do mesmo não estava acionando, pois bem levei ao mecanico e a ventoinha do radiador estava queimada foi feita a troca o carro voltou ao normal, porém 2 dias depois indo para o trabalho notei que a temperatura subiu novamente e encostei o carro pra da uma olhada, vi que tinha vazado um pouco de agua na tampa dinovo porque tinha umas gosta caidas ali, mas as 2 ventoinhas estavam funcionando corretamente porém só disparavam por uns 10 segundos e depois desligavam e com isso a temperatura do motor ia subindo novamente, oque pode ser isso? estou meio preocupado pois peguei o carro a pouco tempo e estou tendo esse problema. ja tive isso no megane que eu tinha e na epoca era o fio da ventoinha fechando curto com uma fiação do motor, depois que foi resolvido e feito aterramento nunca mais deu problema. grato pela paciencia

    Responder
    • Complicado ein amigo.
      Você vai ter que voltar ao mecânico para que ele faça testes quanto ao funcionamento da valvula termostatica e da bomba d’agua de seu carro.
      Substitua a tampa do radiador aquela metálica por uma nova.
      Se nada de diferente for encontrado é muito provavel que você tenha problemas com radiador ruim ou a junta do cabeçote já pode estar queimada.

      Responder
  53. Que matéria bacana Danilo. Foi essa postagem que consegui resolver o problema a tempo.
    Tenho um Fox 2010/2011 1.0, deveria ter trocado o oleo e acabei adiando adiando até quase 2mil km depois, mas ok….
    Meu carro sempre marcava 90º ou menos que 90º, nunca mais que isso e sempre considerei normal…por quase um ano ficou assim, se eu ligava o ar sempre ficava menos q 90.

    Essa semana o carro começou a esquentar, perder força e tremer, ainda insisti por mais uns dias indo pro trabalho com ele…Fui na oficina, pedi pra trocarmos o sistema de arrefecimento, o reservatorio de expansão ja havia transbordado uma mistura de agua ate meio espessa, marrom.

    Troquei reservatorio, cavalo sei lá oq, alguma smangueiras, aditivo. Quando abri a tampa do oleo, CAFÉ COM LEITE, ai chora amigo…
    Retifica, limpeza tbi, junta do cabeçote, oleo e filtro, correia e esticador, vela, cabo, retentor, solde…morri em quase 1500 reais….e to com a sensação que nao precisava tudo isso.

    Gostaria de pedir sua opinião

    Responder
    • Em geral pra fazer o serviço que foi feito em seu carro aqui na minha região se gasta mais ou menos o que você gastou mesmo.
      Não tem nada anormal não amigo.
      Infelizmente se não fizer o serviço bem feito, logo logo o problema retorna e você acaba gastando mais do que os 1.500.
      :/ O que torna o serviço caro é preço abusivo das peças que existem no mercado de reposição.
      E pra inteirar tem auto peças que mete a mão e joga o preço das coisas lá em cima, e o resultado é este ai mesmo.

      Responder
  54. Bom dia Danilo, ótimo artigo… Mas veja se consegue me ajudar, tenho um Ford fiesta 2008 1.0 – já foi feito o bloco do motor, troca da válvula termostática, bomba d’água, porém o mesmo esquenta quando está parado a temperatura se eleva, todavia a ventoinha do 2 estágio liga mas não refrigera vi que as mangueiras da válvula termostática uma aquece muito a outra nem tanto, mas se eu acelerar o carro mesmo parado a temperatura começa a se estabilizar e abaixa até desliga a ventoinha mas tenho que acelerar o carro bastante e percebi que o ar quente do carro ao ligar esquenta porém mesmo no máximo do ar quente ele vai perdendo o calor, não sei se tem alguma coisa a ver, mas será que poderia me ajudar pq já não sei mais oque fazer….

    Responder
    • Ou tem alguma mangueira fina entupida ai…
      Ou… a valvula termostática não está funcionando como deveria! ( o que não seria surpresa ).
      Procure aplicar uma valvula termostática de uma marca boa de preferência original!
      Tem umas tradicionais no mercado ai que não prestam infelizmente.
      Não quero citar nomes de marcas más se você buscar uma opinião de um mecânico experiente você vai ver que o negócio é serio.

      Responder
  55. Olá, Danillo.

    Tenho uma S10 seminova 12/13 flex 2.4 com 88.500 km rodados.
    Quando fico muito tempo andando entre segunda e terceira marcha percebo um aumento considerável na temperatura do motor (passa um pouco da metade do indicador).
    Logo percebo a ventoinha em ação.
    Ainda não esperei os 120 segundos para saber se ela desliga ou não.
    Vc me aconselha troca de alguma peça?
    Abraços.

    Responder
  56. Bom dia!
    Estou com um grande duvida: Gol g2 1.0 8v MI 98 (motor AT) com ar condicionado.
    E normal a temperatura subir um pouco?

    Alguns detalhes que eu ja percebi:
    Eu ja vi que o meu cebolão e 95/102.
    Eu ja percebi o funcionamento da ventoinha, que liga com 95 graus.
    Ja consegui testar as 2 velocidades da ventoinha “usando um jumper” no conector que e ligado na cebolinha

    Mas vamos para a minha duvida:
    Quando a temperatura chega as 95 graus que a ventoinha dispara, o ponteiro sobe muito rápido ate os 100 graus. Apos 1 minuto e meio a 2 minutos mais ou menos, a temperatura volta para os 90 e a ventoinha desliga.
    Lembrando que isso só acontece geralmente quando estou em um engarrafamento.
    Ah outro detalhe, se eu estiver com o ar ligado, a temperatura fica estabilizada direto.

    Responder
  57. Olá Danilo, boa noite! Aproveitando de seu conhecimento e razoabilidade constatada por mim ao ler várias explicações aqui, gostaria também de lhe pedir uma ajuda esclarecedora. Acabei de fazer uma viagem sem problemas ainda que com um pequeno vazamento de água em meu prisma 2010 1.4 Só que após a viagem, deixei na mecânica pra fazer a troca da peça quebrada ( caninho q atras do motor que liga borracha dearrefecimento) . Pois bem , logo que sai da mecânica, meu carro começou a esquentar muito no anda e para das entregas de quentinhas que faço , daí e o mecânico afirma que queimou o cabeçote porque fereu em sua oficina e alegando que não ferveu comigo, porque como tinha um cano quebrado, então não feria , mas como ele fechou , aí fereu, faz sentido isso? Ressaltando que a água esta limpa , o óleo perfeito, não vaza água ou fumaça na descarga. ´Só que a ventoinha arma normalmente , mas só desarma ao desligar o carro. Outros mecânicos desconsideram cabeçote. Pensei em retirar a válvula termostática, o que foi descartado por quem já viu o carro, porque alegam que a temperatura das borrachas estão aquecendo. Imaginei se seria possível a válvula ora funcionar ora não, o que também foi descartado pelos mesmos, Mas já decidi pelas suas informações lidas aqui, que vou tira-la e andar sem a mesma pra ver, mas estou desconfiado pela resistência do mecânico em retirar, que o mesmo deixou meu carro sem válvula a uns seis meses atras, quando lhe dei uma nova para instalar. Se estiver sem a válvula , o que poderá ser? Espere que tenho me explicado bem. Obrigado desde já! Boa Noite!

    Responder
    • Amigo seu mecânico esta certo pode autorizar retirar o cabeçote e constate por você mesmo a junta queimada. Ela queima bem pouquinho não é nada gritante mas acaba deixando a água entrar em contato direito com os gases da câmara de combustão o que Ababa levando a ferver ou não arrefecer como deveria! Pode confiar, pois em meu dia a dia como reparador me deparo muito com situações como a sua ! Boa sorte amigo quaisquer dúvidas não deixe de perguntar!

      Responder
  58. bom dia Danilo, parabéns pelos artigos!!!

    estou com um problema no meu Astra, toda vez que ligo o carro como motor frio o mesmo eleva a temperatura do carro até o máximo e depois de uns 40 segundos com a ventoinha no segundo estágio tudo volta ao normal, isso só acontece com o motor frio
    poderia me ajudar?

    Responder
    • Talvez o sensor de temperatura esteja aplicado errado!
      Verifique com ajuda de um catálogo se o sensor de temperatura do arrefecimento está na aplicação correta para seu veículo.

      Responder
  59. Bom dia
    Tenho um WV gol 100 8 V ano 2000, e aparece um olheo cor de café com leite
    o que fazer alguém pode me dar uma dica??

    atenciosamente
    Edmar Moura

    Responder
  60. Boa tarde.! Tenho um gol g3 2004/2005. Ele estava aquecendo muito e nada de soluções. Até que o pior aconteceu. Se foi o cabeçote. Bom, foi feito tudo retifica, trocado anéis, limpado carburador, bomba D’ água e válvula termostatica novas. Foi verificado radiador tudo ok. Tampa do reservatório nova. Meu gol tem ar e foi constado pelo scanner que estava com problemas em uma das velocidades da ventoinha. Levei também no eletricista e ele constatou que a velocidade baixa não estava funcionando, só a alta. Mas funciona bem no momento certo. Desarma certo, e por isso não deveria aquecer o carro só pelo fato da velocidade baixa não funcionar, pois a alta funciona. E mesmo assim o carro aquece. Meu carro não tem cebolão. E no mais tá tudo ok. O que pode ser então. Da uma ajuda não sei mais o que fazer. Só gasto.!

    Responder
    • Amigo quanto a velocidade baixa não funcionar.
      Verifique o estado da resistência do eletroventilador ela deve estar queimada. basta substitui-la para sanar o problema.
      Em geral VW gol do ano de 2005 quando está aquecendo pode ser:
      Valvula termostática ruim,
      Radiador Ruim,
      Tampa de reservatório de arrefecimento ruim, não mantém o sistema pressurizado
      Bomba dágua com rotor quebrado,
      ou simplesmente cabeçote que passou por muitas retíficas e já está baixo demais.
      O retorno do radiador ( aquela mangueira fina que vai para o reservatório não deve estar entupida ).

      Responder
  61. boa tarde amigo poxa meu carro queimo a junta do cabecote e uma palio weekend adventure 2002 1.6 16v chamei o reboque do seguro levei para o mecanico la ele desmonto levo o cabecote para plana troco junta troco tudo ai agora ele monto o carro ligo e fica ratiando e ta jogando pressao do motor para o radiador e comeca a joga agua para fora sabe me dizer oque pode ser nao sei mais oque fazer

    Responder
    • O serviço não ficou bom.
      Se está jogando compressão do motor dentro do radiador,
      Será preciso retirar o cabeçote fora e avaliar aonde foi que seu mecânico errou.
      Ou o cabeçote tem alguma trinca ou defeito muito bizarro em alguma galeria.

      Responder
  62. boa noite! Tenho uma parati 1.6 AP .
    Álcool, gasolina e GNV.
    Posso rodar o dia inteiro que a temperatura fica normal, porem ao pegar qualquer subida a temperatura eleva , ao descer da ladeira já volta ao normal..
    O que pode ser?

    Responder
    • Talvez o motor não esteja no ponto.
      Em geral um motor com ponto muito adiantado ou atrasado somando a mistura pobre de GNV faz com que o motor aqueça.
      Consulte seu técnico em GNV para detalhes.

      Responder
  63. Olá amigo antes de tudo gostaria de parabenizar pelo artigo. Pois bem, tenho um corolla 13 altis, com 80 mil rodados, e pela terceira vez o ponteiro da temperatura subiu após dar partida e andar por aproximadamente 5 minutos ao mesmo tempo o ar condicionado para de gelar, gostaria de saber qual o possível problema e uma solução para isso.

    Responder
  64. Parabéns pelo artigo! Uma dúvida: tem 15 dias que eu troquei cabeçote e junta da minha ranger Diesel 2001 motor Maxion 2.5. Depois andei com ela uns 600 km sem usar ar condicionado e tudo normal com a temperatura. Vende o carro e no segundo dia com o novo dono, carro aqueceu. Peguei carro e levei no mecânico que trocou cabeçote, constatei que o ar condicionado não está funcionando corretamente, tá armando e desarmando, tem alguma coisa haver, o motor força mais, teoricamente esquenta mais? Hoje fiz limpeza radiador, bomba, troca filtro e andei uns 80 km alta velocidade com o ar desligado é a temperatura ficou normal! Dúvida é do ar condicionado pode tá comprometendo a temperatura? Grato

    Responder
    • Amigo quanto ao compressor do ar armar e desarmar, deve consultar um técnico em ar condicionado.
      Pois se ele desarma com muita frequência a cada 10 segundos por exemplo existe algo errado com a carga de gás que não está alcançando ou está excedendo a pressão limite estabelecida. Evite usar o ar condicionado nessas condições pois pode quebrar o compressor.

      Responder
  65. Olá, Danilo! Obrigada pelas explicações!
    Gostaria de partilhar resumidamente a situação do meu carro: enquanto o fluxo do trânsito estiver bom, eu boto velocidade nele e a temperatura sempre fica ok, mas se o trânsito ficar pesado e eu tiver que andar em baixa velocidade e parando muito, aí a temperatura sobe. Detalhe, quando ocorre isso já notei que primeiro a ventoinha liga e faz um barulhão, mas não desliga mais. A ventoinha simplesmente fica alguns minutos “gritando” e logo em seguida a temperatura sobe. Aí a temperatura só volta ao normal quando o trânsito me permite botar velocidade no carro de novo. Como já levei a vários mecânicos e eles dizem que meu carro é um mistério queria saber se vc pode me dar um palpite. Já troquei válvula termostática, bomba dágua, sensor de temperatura e um monte de coisa.. Muito obrigada desde já!

    Responder
    • Olá Andrea! Tudo bem? Gostaria de dar boas vindas a você ao nosso cantinho.
      Bom, a principio o que relatou leva a crer que existe uma obstrução em algum dos dutos de retorno do radiador.
      Ou mesmo nos tubos capilares do radiador, causando assim um arrefecimento deficiente quando não existe ventilação natural. ( quando não entra ar frio de maneira natural na frente do veículo ).
      Em poucas palavras o radiador parece não estar cumprindo bem o papel dele!
      Diga-nos qual a marca e modelo de seu carro?
      Qual a motorização? e em que ano foi fabricado?
      Aguardamos seu retorno!

      Responder
  66. Boa noite caros amigos, estou com um problema no meu gol g3 1.0 8v At. Ele estava sem a válvula termostática, resolvi coloca-la, daí então após fazer toda a instalação, que liguei o carro deu ,20 , 30, 40, 50 e 60 minutos e nada da ventoinha disparar. O carro esquentou tanto que fez um barulho estranho. Oque pode ter acontecido?

    Responder
    • Amigo está cheio de valvula termostática defeituosa a venda no mercado.
      Tem até marcas que antigamente eram de confiança vendendo valvulas ruins.
      Meu conselho e que coloque uma valvula termostática Wahler ou Iguaçu.
      Vale lembrar que para que a valvula funcione bem, o radiador e a bomba dágua devem estar em bom estado e não devem existir vazamentos.
      Abraços! Sucesso!

      Responder
  67. Olá meu amigo tudo jóia? Tenho um Fiesta rocan 1.6 com Gnv , ele não estava armado a ventoinha. O mecânico trocou sensor de temperatura e errou em retirar a válvula termostática o que ocasionou um superaquecimento e queima da junta do cabeçote. Foi feita a troca da junta, retifica no cabeçote e substituição da válvula termostática e também bomba d’água pois não estava desarmando a ventoinha. Ficou show a parte da temperatura, ventoinha arma legal tudo certo, apenas um detalhe : a água do reservatório abaixa de um à dois dedos toda semana. Não manjo muito mais o mecânico colocou junta de ferro quando montou o cabeçote pois disse que era melhor. Me disseram que é normal carro com Gnv abaixar a água mas acho muito, o óleo está ok. O que vc acha que pode estar havendo?

    Responder
    • Não é normal baixar água não.
      Mesmo sendo movido a GNV uma coisa não justifica a outra.
      Se a água está sumindo, ela está indo para algum lugar concorda?
      Ztec tem uns selos proximos ao coletor de admissão que ninguém se lembra que existem, e eles apodrecem e ficam pingando aos pouquinhos. Talvez seu problema esteja ali.
      O certo mesmo é colocar um manômetro de pressão no radiador aplicar a pressão de 1 bar.
      E deixar lá por pelo menos uns 20 minutos, e ir observando se não caem gotas de água no chão em algum lugar.
      Lembrando que a pressão não deve cair !

      Responder
  68. Boa noite, tenho um polo 2005, estava com o radiador furado original de fabrica… no meu caso meu polo nunca deu problemas de aquecimento e do nada no painel informou que precisava de agua, coloquei e quando andei ele esquentou e jogou a agua para fora do reservatorio não pela tempa e sim por um lugar parecia uma valvula de escape. a ventoinha não disparava e a temperatura nao nao passava dos 90°, ja vi todos os fusives esta tudo ok o motor da ventoinha esta ok tbm. Oque pode ter acontecido?

    Responder
    • Amigo primeiro de tudo sistema de arrefecimento pressurizado não pode ter vazamentos ok? repare o radiador.
      Em segundo lugar talvez a valvula de segurança da tampa do reservatório de expansão esteja com problemas para segurar a pressão do sistema e precisará ser substituída.

      Responder
  69. Boa noite meu amigo Danillo , desde 5 meses venho dentro problema com aquecimento do VW UP 14/15 ele so aquece quando liga o ar , ja reparei que quando a temperatura sobe para 104 graus a ventoinha alta liga e demora um pouco para abaixar a temperatura (120 segundos) muito mais do que isso ! o que pode ser ? pode ocorrer da valvola termostada abri no tempo errado ? e causa o aquecimento?

    Responder
  70. Bom dia! Tenho uma Eco 2007. Uma junta de cabeçote queimada, ou começando a queimar poderia fazer com que o carro esquentasse, hipótese em que a válvula termostática não abre, pois com o ventilador na segunda velocidade a mangueira ainda está fria. Só depois que desligo o carro é que parece que ela abre um pouco, pois aí a mangueira esquenta (muito pouco) Eu até pensei que era a temperatura do motor passando para a borracha, mas o mecânico acha que este leve aquecimento é porque a valvula abriu um pouco. Enfim, troquei a carcaça com o sensor e a valvula, a bomba, coloquei 3 litros do paraflu da petronas (melhor), já olhei a mangueira de retorno para o reservatório de expansão, peguei a tampa do reservatório de outra eco para experimentar e nada… O nível de água não abaixa. O carro andando é normal. O ponteiro nunca passa da metade. Agora com ele parado aí aciona a segunda velocidade e o ponteiro sobe. Depois que troquei o conjunto completo da válvula parece que ela nunca mais abriu, pois a mangueira sempre está fria. Já vi gente falando que trocou 3x valvula com defeito. Vi um vídeo de um mecânico passando um esmeril e retirando um redutor que fica na base da mola. Enfim, para não mexer na junta à toa, minha dúvida é se tem uma junta queimada e o carro aquece, a termostática necessariamente teria que abrir? Ah, vi um video de um mecânico dizendo que quando a junta começa a queimar a compressão do motor passa para o arrefecimento. Nâo tem cheiro, e segundo ele se abrir a tampa e sair ar significa que está passando compressão. Nesse ponto não concordei, pois todo carro que já tive deu esse barulho de ar na hora de abrir a tampa (carro mais frio). Com o motor quente parte da água evapora e se não esfriar demais sai algum ar sim.
    Grato.

    Responder
    • Neymar, no seu caso atente-se que o fluxo do liquido de arrefecimento em marcha lenta pode estar lento demais!
      Verifique se nas mangueiras finas do reservatório não existe nenhuma sujeira encrustada limitando o fluxo de retorno.
      ( Dentro da mangueira normalmente tem um “nip” que a montadora coloca para limitar um pouco a passagem, e as vezes ele entope por qualquer bobagem. verifique se no seu carro ainda existe ).
      Outra coisa que pega bastante no pé nos carros com motor Ztec é que tem pelo menos 3 marcas de valvulas termostáticas a venda no mercado que não funcionam direito… prefiro não citar os nomes. Mas por aqui a única marca com a qual não tive grandes problemas foi a Original Ford , ou Wahler.
      Em geral quando a junta do cabeçote está queimada, a água é empurrada para fora da tampa do reservatório de expansão com o motor em funcionamento mesmo estando tudo frio.
      Sensores de temperatura ruins no mercado também tem aos montes, marcas que parecem ser confiáveis estão pecando muito no controle de qualidade de peças e só sobra para nós consumidores e reparadores.

      Responder
  71. Tenho gol bola 97 mi 8v, já fiz serviço de junta de cabeçote, troca da bomba dagua,sensor de temperatura, cebolão do radiador, radiador, cavalete, todas as mangueiras, bomba de óleo, teste de aterramento, teste de fusíveis, reservatório de expansão e tampa original, teste de trinca no cabeçote, e o carro ainda continua esquentando, a ventoinha foi a unica coisa que ainda não troquei, ela dispara porem o liquido continua subindo a temperatura chegando ate ferver, como eu faço pra resolver esse problema?

    Responder
    • Bom amigo se você fez isso tudo e continua esquentando sugiro que procure outro mecânico e peça ajuda.
      1.Cabeçote muito rebaixado faz o motor aquecer horrores ok? Não adianta mandar arrumar o cabeçote e não verificar se ele não está “Morto”.
      2.Motor fora do ponto também aquece e não há ventoinha que o faça esfriar em uma subida por exemplo. ( A correia dentada deve estar fasada e o ponto de ignição deve ficar em 9 Graus APMS ou segundo o manual de serviço do fabricante OK? )
      3.Se o liquido de arrefecimento vaza pela tampa, então ou a tampa não está aplicada corretamente ou simplesmente veio com defeito de fábrica ( o que não é incomum). Outro fator que faz VW aquecer é o fato de existir AR presente no sistema, portanto é necessário executar procedimento de sangria do sistema como recomendado pelo fabricante.
      4.Valvula termostática também vem com defeito de fábrica portanto para um teste mande o mecânico retira-la e deixar que o motor funcione sem para ter certeza de que não é ela a vilã.
      5.Radiador não está livre de vir com defeito de fábrica! Em especial os mais baratinhos…
      6.Verifique se a ventoinha não está ligada ao contrário. Em muitos casos algum curioso poem a mão e coloca pra girar ao contrario e faz o motor aquecer.

      Responder
  72. boa noite, tenho um del rey 1985, motor cht e ele esta esquentando , e chega a parar o motor , ai tenho que esperar um pouco para pegar de novo. hoje eu resolvi abrir a tampa do radiador e no reservatorio de agua , liguei uma mangueira para tirar o ar do sistema e saiu muitas bolhas da tampa do radiador. Dei umas voltas no carro para ver se aquecia e para minha surpresa NÃO FERVEU.Será que posso dizer que resolvi o problema ? serã que vai voltar a ferver?

    Responder
    • Se esquentou até o motor morrer tem algo errado ai não é?
      Eu não arriscaria dizer que você resolveu o problema só porque tirou o ar do sistema.
      Já vi casos de junta de cabeçote queimada, em que ao tirar o ar o carro rodava alguns kilometros sem problemas.
      Más ao desligar e ligar o motor ele voltava a aquecer.

      Responder
  73. Olá. pessoal!! a historia é longa, mas peço que leiam!!

    Tenho um new civic 2009 lxs aut. e está com o seguinte problema.

    Desde que comprei ele era meio ruim de pegar, depois de dois meses troquei a bateria mas não adiantou muita coisa! Até que levei em um mecânico, fez teste da bomba de gasolina, bicos e tudo mais.

    Foi quando ele disse que uma mangueira que sai do motor e vai até o radiador, depois do carro desligado por horas, ela teria que ficar mole e não rígida (estava ficando rígida). Ele trocou a tampa do radiador (colocou uma paralela) e ai começou a jogar água para o reservatório de expansão.(coloquei uma tampa original, achando que o problema fosse da tampa, mas o problema continuou). Ele disse que quando acontece isso é problema de cabeçote. ai ele fez um teste para saber se estava entrando água no cilindro (o que não ocorreu), o mecânico me informou a levar em uma autorizada honda para saber o que era. Acabei levando em outros dois mecânicos e eles disseram que poderia ser a junta do cabeçote, que mesmo não entrando água no cilindro estaria passando compressão do motor para o sistema.(LEMBRANDO QUE O CARRO NUNCA FERVEU COMIGO, SOU SEGUNDO DONO. E O TERMÔMETRO FICA NO MEIO, NUNCA PASSOU DO MEIO). Em um deles (com mais renome na cidade ) falei para realizar o serviço, este mesmo, para comprovar que era cabeçote, tirou a tampa do radiador e acelerou, parecia uma chafariz pra cima. Pois bem o carro ficou uma semana na oficina, fez a retifica do cabeçote, tocou a junta e tals. Ele me entregou o carro e falou que tava certo, ele me disse para verificar o nível do radiador no outro dia, por que é difícil sangrar corretamente new civc e até corolla, e eu teria que repor um pouco. Porém no outro dia a mangueira que teria que ficar mole estava rígida, e quando eu tirei a tampa do radiador fez um barulho como se tivese abrindo uma garrafa de refrigerante, bem faquinho e também fez um barulho no reservatório de expansão, como se tivesse jogando ar, resumindo o defeito continua, a água está retornando para o reservatório de expansão.e quando acelero com a tampa do radiador aberta forma bolhas, e derrama um pouco, mas não chega a ser um jato forte como o mecânico tinha me mostrado antes da retifica do cabeçote!

    Estou ficando louco com isso!!!

    Agora será que a retifica pode ter sido mal feita e está passando ainda compressão do motor para o sistema?

    Pode ser bomba da água (quando estou andando com o carro escuto tipo um rolamento que faz um barulho como se tivesse raspando “reeeeeecccccccc” e some e faz de vez em quando, geralmente quado ligo o carro ando um pouco aparece o barulho some e não faz mas) poderia ser a bomba esse barulho? e poderia estar causando esse defeito?

    Termostato? radiador sujo?

    ** As duas mangueiras do radiador ficam quentes, não sei na mesma temperatura, porém ficam quentes.

    Se puderem ajudar agradeço de coração!!!

    Muito obrigado!!!

    Responder
    • Um pouquinho de pressão no sistema fica mesmo. Em qualquer carro. Ao abrir é normal que faça o “tssii”.
      Quanto a junta do cabeçote, se depois de feito o reparo o carro não aquece mais não se preocupe.
      Quanto ao ruído, pode ser a bomba d’água sim que não está boa. Será necessário uma avaliação!
      A tampa do radiador / aquela de aço deve ser comprada na rede autorizada ok? As que existem no mercado paralelo não funcionam bem.
      E tem mais, as tampas dos honda, toyota, mitsubishi, Jac, Hyundai tem aplicação correta para cada veículo! As vezes podem ser idênticas mas a pressão de trabalho da válvula da tampa é diferente portanto se deve consultar um catálogo para saber qual o código da tampa correta para o seu carro.

      Responder
  74. Boa tarde,tenho um gol ap 2.0 que estar esquentando muito quando força ja fiz de tudo nele e nada resolveu,já troquei cabeçote,bomba d´água,carcaça da bomba d´água,radiador,válvula termostática e nada alguém poderia mim ajudar em baixa rotação a temperatura não sobe trabalha normal só quando força mesmo

    Responder
    • Retire a válvula termostática primeiro, ande no carro sem ela e verifique se o problema foi solucionado.
      Troque a tampa do reservatório de expansão.
      Verifique se a ventoinha está girando na direção certa / ela deve puxar o ar da frente do carro e jogar para trás.
      Verifique se o ponto do distribuidor não está muito atrasado ou adiantado.
      Verifique se o radiador de óleo do motor não está entupido / restrito ( santana e gol 2.0 tem radiador de óleo acoplado ao filtro ).
      Se nenhuma dica funcionar, só restam duas alternativas!
      Ou o radiador veio com defeito de fábrica em suas aletas internas.
      Ou o cabeçote de seu carro tem uma trinca minuscula que só abre com aquecimento / dilatação do cabeçote em uma rotação mais elevada.

      Responder
  75. Caro Danilo, o meu vectra 97-8v, está aquecendo demais a ponto de queimar a mao no capô em apenas 15 minutos andando na cidade bem devagar. nao baixa agua, a ventoinha está disparando, o ponteiro de temperatura nao passa do meio, me dê uma dica do que eu possa fazer antes de visitar um mecanico, pois o caso parece ser mais serio do que possa imaginar. ficarei muito grato pela sua orientaçao.

    Responder
    • Raimundo, a vectra trabalha em uma temperatura alta mesmo!
      antes de gastar dinheiro com qualquer coisa, o que deve ser feito é medir a temperatura de trabalho do motor de seu carro com um termômetro infravermelho ou a laser para saber se ele está ou não trabalhando muito quente.
      Lembrando que a temperatura de trabalho do vectra 97/98 é 105 graus.

      Responder
  76. Boa noite! Tenho uma Pajero Sport 2015 e nesta semana começou a sair um cheiro de amônia da ventilação do painel. Levei no posto e foi trocado o filtro de cabine. Mas na parte onde fica perto do pé do motorista faz um barulhinho constante tipo ar escapando de pouquinho. Só para depois de um tempo após desligar o carro. Hoje após sair com o carro começou a esquentar dentro da cabine. Saiu ar muito quente da saída de ar do vidro dianteiro que ficou embaçado. Depois disso o ponteiro do óleo no painel subiu no máximo em pouco tempo sem o ar condicionado estar ligado. Além disso começou um barulho estranho no carro tipo barulho de trator. Ainda bem que o percurso foi curto e cheguei em casa apesar disso. Você teria idéia do que está acontecendo?

    Responder
    • Provavelmente estourou um duto que leva água quente ao aquecedor interno da cabine de seu carro. ou mesmo a ‘serpentina’.
      quanto a temperatura do óleo ter subido, e o barulho de trator pode ter queimado a junta do cabeçote.
      Não arrisque dar a partida novamente, coloque o carro em um guincho e leve-o para uma oficina.

      Responder
  77. Vamos lá… Meu carro um Ford fiesta 2006 flex tinha sido trocada a válvula termostática, sensor de temperatura, reservatório de expansão e foi feita a limpeza em agosto/2016. Havia muito “barro” ou ferrugem. Ocorre que a duas semanas o ponteiro da temperatura começou a subir e a ventoinha passa do primeiro para o segundo estágio. Ela ficava ligada e ao andar com o carro desliga e a temperatura voltava ao meio. Esse ciclo se repete.
    Então, suspeitei da bomba d’água e troquei. Válvula troquei de novo. O problema continua. As mangueiras lá do radiador estão com temperaturas bem diferentes. A de retorno fica morna e a outra ferve. Estou suspeitando de radiador entopido ou junta. Tem algum teste para saber isso?
    A válvula foi da *M*T*E*. Você diz em um comentário que tem que ser Ford, mas isso daria diferença de funcionamento?
    Obrigado!

    Responder
    • Já tive muitos problemas com a valvula que mencionou.
      Não gosto de falar em marcas…
      Mas o primeiro passo seria substitui-la por uma orignial Ford sim.
      Ou… pelo menos por uma Wahler!
      Tenho quase certeza absoluta de que seu problema será sanado com base em seu relato.
      Mesmo assim, se ainda estiver aquecendo, será necessário avaliar o estado geral de seu radiador. pois se estiver restrito / entupido ele pode causar o mesmo defeito com os mesmo sintomas.

      Responder
  78. Boa tarde Danillo,
    Comprei um Vectra 96 2.0 o carrinho é muito bom mas desde que peguei ele reparei que ele funciona em temperatura elevada ( em torno de 95 a 98º). O antigo dono disse que sempre foi assim, já perguntei a inúmeros mecanicos e informaram também, que essa linha do vectra trabalha em alta temperatura.
    Só que de um mes pra cá, fui subir a serra de teresópolis e o carro atingiu 101º e parei imediatamente… Verifiquei a água e óleo e tudo normal.
    Quando cheguei em casa, notei que o reservatório de água abaixou um pouco, ficou abaixo do mínimo. Completei o nível e desde então fico monitorando a temperatura, só que estou vendo que chega a quase 100 graus em dias muito quentes e a água abaixa mas sem misturar no óleo.
    Se eu andar com o ar condicionado a temperatura se mantém bem.
    Depois dessa longa história, resta a dúvida:
    Pode ser válvula termostática? tampa do reservatório??
    O motor está 100%. Não vejo nenhum vazamento em lugar nenhum

    Responder
    • Olá Senhor(a)! Identifique-se!
      A estratégia de funcionamento do sistema de arrefecimento e acionamento das ventoinhas é a seguinte:
      Com ar condicionado desligado, é acionado o primeiro estágio (primeira velocidade) quando a temperatura chega a 98 Graus,
      Caso a temperatura não abaixe e chegue a 105 graus então entra em ação a segunda velocidade que é mais forte para as duas ventoinhas.

      Já com ar ligado, a ventoinha liga em primeiro estágio quando a temperatura chega a 98 Graus ou quando a pressão do Gás do ar-condicionado alcança um pico elevado. o que ocorrer primeiro.
      Caso a temperatura continue a subir até 100 graus, ou a pressão do gás refrigerante do ar condicionado não abaixe então entra em ação a segunda velocidade do sistema.

      Respondendo a sua dúvida, como pode ver a temperatura de trabalho do vectra é mesmo alta.
      E no seu caso ela está normal.
      Alguns perguntam o motivo, e a explicação mais cabível é de que quando mais quente o motor estiver, menor o tempo de injeção e consequentemente menor será o consumo de combustível. O que em tese funciona para alguns carros.
      Um detalhe é que as ventoinhas tem um funcionamento que deve ser pausado.
      Elas devem ficar acionadas em marcha lenta com o veículo parado por no máximo por 1 minuto e meio / 2 minutos.
      E demoram mais ou menos 2 ou 3 minutos para ligar novamente.
      Isso em dias quentes… Agora se você reparar que elas não estão desligando ou estão demorando muito a desligar, pode indicar que existe algo errado com a troca de calor, e deve ser tratado com atenção.

      Mais um detalhe: A temperatura máxima em regime de uso severo não deve ultrapassar a linha vermelha do marcador de temperatura.
      Se a temperatura não chega lá. está tudo tranquilo!
      Quanto ao motivo de estar baixando água, talvez exista algum vazamento em um lugar que não dê pra ver um teste seria leva-lo a uma oficina para fazer um teste com um manômetro de pressão no sistema de arrefecimento.

      Responder
  79. Bom dia Danilo, excelente matéria. Parabéns. Tenho uma Mitsubishi Airtrek 2005, adiquirida a 3 meses. Ela quebrou a correia dentada com minha esposa, no qual tive que fazer a retifica do motor, porem antes disso já havia percebido que a ventoinha do carro estava sempre ligada, mesmo pela manhã qdo o carro estava frio. Com o carro na oficina, o mecânico condenou a válvula termostatica, porem manteve-se ainda o problema do constante funcionamento da ventoinha. Próximo passo, foi feito a limpeza do radiador, porém a ventoinha continua ligada, não permitindo inclusive um teste preciso da válvula, pois uma das mangueiras permanecem frias. Qdo se desliga a ventoinha percebe que a válvula foi acionada e as mangueiras se igualam m temperatura. Qual a sua sugestão para o meu caso. Um abraço. Deus abençoe.

    Responder
    • Olá Adamo! Seja bem vindo.
      Se a ventoinha está ligada mesmo com o motor frio, talvez exista um mal funcionamento no sensor de temperatura do motor que é responsável por aciona-las.
      Com scanner é possível verificar o sinal do sensor de temperatura do motor, e monitorar se seu funcionamento está correto.
      Em geral quando as ventoinhas estão sempre ligadas o tempo todo mesmo com motor frio, é sinal de que foi acionada uma estratégia de proteção do motor por que o computador ( Central ECU ) do carro detectou que o sinal do sensor de temperatura não está correto ou simplesmente foi interrompido ou está com mal contato.

      Responder
  80. Boas, tenho um xsara 1.4i e há pouco tempo foi trocado o radiador e o termostato, as ventoinhas disparam, não tem o cabeçote queimado (eu próprio testei). A temperatura des para até ao máximo quando subo e nas descidas arrefece, o que será?

    Responder
  81. Danilo tenho um Clio 8valvulas 2001 ando 5km e o ponteiro da temperatura já tá quase na metade a ventoinha funciona o reservatório de agua não ta vazando.não sei o qui acontece? VC pode mi ajudar?

    Responder
  82. Bom dia, estou com um problema em um FOX
    Ja trocamos tudo que foi possivel, até cabeçote…ele ja veio de outra mecanica com esse mesmo problema….
    Para tirar a teima do cabeçote, tiramos de um carro proprio da gente e testamos..ele continua esquentando…
    Bomba dágua…ja trocamos 2 vezes…e até funcionamos ele sem a valvula…
    a água continua sem da retorno….
    ja abrimos o Radiador…e limpamos…e até colocamos outro…ta tudo certo…mais continua a água sem circular tbm…
    eletro ventilador funcionando normalmente…
    tampa reservatorio nova….
    o carro ta dando muita dor de cabeça…

    Responder
    • Estanho! Mas todos os dias temos de lidar com problemas assim.
      Considerando tudo que foi feito, só restou verificar se aquela mangueira fina que vai no reservatório não esta entupida.
      A ventoinha esta ligando na hora certa?
      Vou voltar a indagar sobre a tampa do reservatório , teste outra pois já peguei um lote inteiro dessas peças com defeito na válvula de segurança.
      Outro detalhe que pode fazer o motor aquecer é a inversão das mangueiras do radiador. Não me recordo se no fox isto é possível, mais em alguns carros da pra colocar ao contrario dai esquenta também.
      Outra dica: Uma vez peguei um carro com problemas de aquecimento e ele havia passado por manutenção no ar condicionado antes, e por algum motivo o tecnico ligou por engano os fios da ventoinha do radiador ao contrário… Ai o eletroventilador ao invés de puxar o ar da frente do carro empurrava. Brigando contra a ventilação natural que vinha através da frente. Foi só inverter e tudo voltou ao normal.

      Responder
      • Danillo Obg…resolvemos aqui….Que que aconteceu….
        Todos nós sabemos que a Vários reparadores de nossa área que são honestos…usam de sua inteligencia e bom senso para ajudar os clientes….
        mais outros… só servem para fazer o mal e tentar tirar proveito da situaçao…

        Resumindo…

        o cara tinha colocado um anel….dentro do cavalete dágua…e quebramos a cabeça por conta disso…
        a cliente nos avisou que desde novembro o carro está na auto mecânica desses caras…e eles ja haviam pedido 4mil a ela…em “material/mao de obra” e segundo eles nao resolviam….ela foi lá e trouxe para a gente e graças a Deus deu tudo certo…mais uma vez…vlw pelas dicas…precisando estamos aqui tbm…somos da AUTO MECÂNICA O INGLÊS Crato-ce
        vlws abçs

        Responder
  83. OLA DANILO,TENHO UMA SAVEIRO G3,ELA ESQUENTA MUITO COLOCO A MÃO NO CAPO E TA QUASE PEGANDO FOGO…QUANDO LIGO ELA PASSO 5 MINUTOS A MAGUEIRA DE ENTRADA DE AGUA NO RADIADOR ESTA COM MUITA PRESAO,CHEGA ATE VAZAR TROQUEI ELA ALGUMAS VEZES,E ESSA ULTIMA VEZ ESTOUROU O RADIADOR,QUANDO PARO NOS SEMAFARO ELA CHEGA A TREMER..OQUE SERA ISSO….AGRADEÇO DESDE JA..

    Responder
    • Olá Douglas, talvez sua saveiro não esteja disparando a ventoinha no momento certo por algum mal funcionamento no circuito do motor / sensor de temperatura da água / relês do ventilador.
      Uma pressão muito elevada do sistema significa que este está trabalhando muito quente.
      O certo mesmo é medir a temperatura do motor com termômetro a laser, em oficinas mecânicas tem…
      A temperatura do motor quando a ventoinha ligar, deve estar em torno de 98 graus considerando que o dia esteja fresco.
      Se estiver muito acima disso será preciso verificar o funcionamento do sistema de arrefecimento.
      Abraços ! Boa sorte com seu carro

      Responder
  84. Boa tarde! Estava com vazamento na colméia do radiador e efetuei a troca. Após efetuar a troca, quando o motor em estado perfeito de funcionamento/temperatura, ele sobe a temperatura. Porém, isso só ocorre quando fico parado no farol por exemplo. A ventoinha ativa na velocidade mais alta e após ela ativar, a temperatura começa a subir. Quando ando, em menos de 20s a temperatura volta ao normal e a ventoinha desativa. Verifiquei que apenas uma mangueira está em temperatura diferente as demais, que é a mangueira de saída do radiador. O que pode estar causando esse aquecimento no carro e só nos momentos em que estou parado. Pode ser mal funcionamento da válvula termostata? Pode ser algo a mais no radiador?

    Responder
    • Só se esqueceu de falar qual o modelo de seu carro amigo Maurilio Souza!
      Mais vamos lá…
      A maioria dos carros com AR Condicionado tem uma velocidade baixa do eletroventilador que aciona antes da máxima, se esta não esta funcionando então deve-se verificar se a resistência não queimou, fusíveis e relês.
      A velocidade máxima só liga em uma estratégia se a velocidade baixa não funcionar ou se ela não for suficiente para esfriar o carro.
      funciona assim: até 87 ~ graus aciona-se a velocidade baixa do ventilador, se a temperatura continuar subindo ou o ar condicionado estiver ligado e a temperatura chegar a 97 graus ~ então é acionada a velocidade máxima.
      Quanto a diferença da temperatura das mangueiras, pode ser sim um mal funcionamento da válvula termostática e o primeiro passo é verifica-la. Se mesmo apos substitui-la o defeito continuar então será necessário avaliar o funcionamento da bomba dágua e se ela está bombeando corretamente o liquido de arrefecimento.
      Boa sorte Amigo!

      Responder
  85. Oi Danilo então eu tenho um prisma 08 e ele está perdendo a água do radiador muito rápido já parei na valeta olhei por baixo e não tem vazamento eu segui um dos seus conselhos e percebi q uma das mangueiras do radiador está esquentando mais q a outra é fazendo uns estalos estranho oq poderia ser é pra onde a água está indo não vejo nenhum vazamento???

    Responder
    • Os estalos significam que a água está fervendo, certamente existe um problema com o a válvula termostática ou bomba d’água de seu carro!
      O primeiro passo é resolver este problema de estar fervendo, pois não pode acontecer!
      Para descobrir aonde é o vazamento será necessário conectar um relógio de pressão ao carro para aplicar pressão no sistema e assistir se existe queda quando em repouso sendo assim será possível ver para onde a água está indo.
      Na maioria dos casos, quando o carro está fervendo e “dando estalos” nas mangueiras a junta do cabeçote já queimou e água pode estar indo parar no escapamento por isso você não consegue descobrir onde é o vazamento, pois ele é interno ao motor!
      De qualquer forma não aconselho que use o carro nessas condições, procure ajuda de um mecânico para evitar prejuízos.
      Boa sorte com seu carro amigo.

      Responder
  86. Boa tarde Danilo,
    Tenho um Honda Torneo de 1999 que acende a Luz de Painel “Check Engine”, todas as manhãs ao arrancar para o trabalho, ao ligar a ignição, o carro estremesse intensamente, quando que indo abaixo, e após 3-5minutos ele fica com o funcionamento normal, fiz o teste diagnostic computadorizado e a unica falha que ele mostra é do sensor de temperatura do motor ECT , o mecânico também aconcelhou a mudra as velas do motor.

    No entanto a água no reservatorio 2 do radiador gasta-se com frequencia (em 1 mês vaza consideravelmente) note que tenho colocado liquid refrigerador ao inves de agua.
    Temo se haja problema de cabeçote ou junta porque involverá um gasto enorme, sendo este um modelo antigo.

    Posso estar equivocado e com medo do pior . Peço a sua ajuda.

    Responder
    • Troque o sensor de temperatura do motor ! Troque também as velas.
      Confie em seu mecânico pois todos os sintomas batem com um possível problema no sensor sim!
      Quanto a junta do cabeçote é difícil garantir que o vazamento de água esteja nela.
      Será necessário colocar um manômetro de pressão no carro, aplicar uma pressão de pelo menos 2 bar e deixar em repouso para ver se não pinga água em algum lugar.
      Uma dica interessante para saber se a junta do cabeçote está com problemas é verificar a coloração das velas, em geral quando existem problemas no cabeçote as velas ficam com um aspecto enferrujado.

      Responder
  87. bom dia danilo, tenho um prisma 09, e a pouco tempo a bomba do meu carro começou a vazar agua, a chegar ao ponto de eu estar rodando e o motor aquecer um pouco, pois baixou o nivel da agua, troquei a bomba, e agora quando eu ando devagar o motor aqueçe um pouco, antes o ponteiro nem se mexia, agora sobe ate o primeiro risco do marcador, mas quando elevo a velocidade acima de 40km ele normaliza a temperatura ?????

    Responder
  88. tenho um gol g5 2010 1.6, fiz motor ja troquei ante chamas, vela e cabo, bobina, catalizador, desintupio a descarga e o carro no gnv esquenta e perde a força nao passando de 40km. Mecanico e loja gnv nao descobre o problema o que fazer?

    Responder
  89. BOA TARDE DANILO, TENHO UM PRISMA O9, E A POUCO TEMPO ELE DEU UMA AQUECIDA , NAO EXAGERO, E O PROBLEMA TINHA SIDO A BOMBA DAGUA, TROQUEI A BOMBA DAGUA, POREM QUANDO ANDO DEVAGAR TIPO ATE UNS 30 POR HORA ELE CONTINUA AQUECENDO UM POUCO, MAS QUANDO ANDO MAIS RÁPIDO VOLTA AO NORMAL , O QUE SERIA ISTO

    Responder
    • Típico de radiador ruim ou válvula termostática restringindo o curso do liquido de arrefecimento.
      Verifique primeiro o estado da válvula termostática, se mesmo sem ela o carro aquecer pode trocar o radiador que seu problema será solucionado.
      Atenção não deixe o carro sem válvula termostática, você pode pedir para o mecânico remove-la só para fazer um teste.
      Rodar no carro sem ela, vai acarretar em um consumo de combustível anormal pois o motor nunca vai alcançar sua temperatura ideal de trabalho.
      E o carro também não vai passar em testes de emissões, caso em sua cidade seja verificado isso em inspeção veicular.

      Responder
  90. Boa tarde. Tenho uma spacefox 2010/11 1.6 com ar. Está com 2 problemas que não consigo resolver. Primeiro a água do radiador que está sujando demais. Tenho que trocar no máximo a cada 2 meses pois fica absurdamente barrenta. Segundo, se pegar estrada e andar a mais de 110km/h o motor superaquece. Já mandei radiador para desentupir, troquei a válvula termostática, o reservatório, a tampa e a bomba de água. Não adianta. Aquece e perde quase toda a água. No trânsito lento não dá problema nenhum. Só na estrada e acima de 110 por algum tempo, tipo uns 20 minutos. Alguem sabe o que pode ser?

    Responder
    • Complicado.
      No seu caso pode haver corrosão excessiva do cabeçote e das aletas de refrigeração do bloco.
      Será necessário a retirada do cabeçote para avaliar seu estado total.
      E também será necessário uma lavagem do bloco do motor com um aditivo somente para limpeza do sistema.
      O aditivo deve ser adicionado ao sistema de arrefecimento e o motor deverá funcionar durante pelo menos 50 minutos em rotação média.
      Depois o aditivo deve ser purgado, e o processo deve ser repetido mais uma vez.
      Ao final deve-se colocar um fluído de arrefecimento recomendado pelo fabricante, e não deverá completar o sistema com água da torneira mais sim água desmineralizada. O barro vai acabar pode ter certeza.
      Agora quanto ao aquecimento, é como eu sempre digo a todos… não vale a pena limpar radiador.
      O correto é se trocar um novo de boa marca.
      Além de que sempre que substituir o radiador, peça para que substituam também a válvula termostática por uma nova!

      Responder
  91. Bom dia, Danilo estou com problema no meu celta 2010, a temperatura está subindo rápido fica no meio a ventoinha liga mais a temperatura com carro andando não baixa e a ventoinha continua ligada e se eu ligar o ar e deixar o ar ligado a temperatura sobe direto mais nunca deixei o carro ferver, quando eu desligo o ar a temperatura volta por meio e se eu acelerar a mais de 100 km a temperatura sobe e abaixo de 100 km a temperatura fica estabilizada sempre no meio, já olhei não está misturando água com óleo as velas também não está aparentando a cor de queimado. O que pode ser ?

    Responder
    • É difícil fazer um diagnóstico assim sem nem mesmo ver o carro.
      Más não perco a oportunidade de tentar ajudar as pessoas!
      Então vamos lá Saulo, no seu caso será necessário verificar primeiro o estado da válvula termostática, caso seja original considere a troca da mesma. Você pode pedir para seu mecânico retira-la para que você dê uma volta no carro para fazer um teste.
      Caso o problema não se repita basta troca-la por uma nova.
      Porém se o motor continuar aquecendo vai ser necessário desmontar tudo novamente e sacar a bomba dágua fora para saber como está seu rotor.
      Caso a bomba esteja em bom estado, então só sobrou o radiador mesmo dai então pode substituí-lo por um novo que seus problemas serão resolvidos. Boa sorte!

      Responder
    • Se chegou a derreter pistão, o negócio ai foi feio lembre-se de que de nada adianta retificar o motor se não descobrir qual foi a causa do ultimo aquecimento. Verifique tudo no sistema de arrefecimento desde a bomba d’água até o radiador e certifique-se de que está tudo em perfeito estado de funcionamento, se não pode aquecer novamente e perder tudo que você investiu.
      Imagino que não tenha ficado nada barato.

      Responder
  92. Danilo, esqueci de falar meu carro tem gás e as vezes quando estou na gasolina a temperatura fica variando entre 80 e 90° com o ar condicionado ligado, mas quando passo para o gás a temperatura estabiliza em 90°. Quando isso acontece percebo q o motor perde força e faz um barulho de motor aspirado quando freio. Acho q vc é minha última pesquisa, se não tiver ideia vou vender pois não sei mais oq fazer. Obrigado.

    Responder
  93. Danilo, parabéns por sua contribuição a todos.
    tenho um fox 2012 q há meses tenho problemas tudo começou quando a mangueira de retorno para o reservatório do radiador soltou-se e o alerta de aquecimento apareceu. Desde esse dia a água do radiador desaparece. Já troquei tampa e reservatório, troquei a caixa de suporte da válvula termostática pois apresentou vazamento e há pouco o radiador q tinha um vazamento, mas a água continua baixando e não percebo água no chão. O óleo não apresenta mistura e nem o fluído do radiador.

    Responder
    • Quanto ao sumiço da água do radiador, a junta do cabeçote do seu carro pode ter sido danificada pelo aquecimento que junto a outros fatores como o desgaste natural causaram uma pequena fissura que permite que a água do reservatório vá para a câmara de combustão e seja admitida e em seguida evaporada pelo escapamento.
      Quando ao ruído de ar sendo aspirado quando você troca de gasolina para o gás, precisa verificar se não existe nenhuma entrada de ar falso no sistema de assistência a vácuo do freio.
      Talvez o ruído se atenue justamente por que quando você seleciona o combustível gás, o vácuo no coletor de admissão seja maior!
      Detalhe: caso a junta do cabeçote esteja mesmo queimada, é normal que você sinta o carro perder a força quando está rodando no gás…
      Boa sorte!

      Responder
  94. Boa tarde,
    Danillo,
    Sua matéria é excelente, aprendi bastante pois é muito esclarecedora, contudo, entretanto também necessito de ajuda ó mestre dos sábio, prezado guru. Comprei um Peugeot 206 SW 16v 1.6, 2007, o conhecido me disse que não tinha nada a ser feito, que o carro era segundo dono, carro de garagem, fui a Campos com o carro levei 10:00hs, 5 engarrafados e e 5 de viagem, até ai tudo bem, no dia seguinte a bobina estava queimada e realizei a troca, chegando em casa o carro ficou acima da temperatura, o ex dono só utilizava água, troquei a tampa, adicionei fluido, troquei válvula termostática e sensor, continua fervendo quando ar está desligado, com ar só funciona no segundo estágio a ventoinha, as mangueiras estão aquecidas identicamente, o mecânico disse que só restá tirar o radiador e dar uma limpeza, vc tem algum palpite? desde já agradeço ò sábio guru.

    Responder
    • Risos, Guru não… 🙂
      Todos os dias aprendemos coisas novas, e eu sempre gostei de partilhar o que sei com as pessoas.
      Agradeço sua admiração, e o parabenizo pela linguagem formal e educação. 🙂
      Então vamos lá, Eu acredito fielmente que seu mecânico esteja certo.
      E aposto minhas fichas nele, também tenho certeza de que algo está errado com o radiador de seu carro.
      Mas quero adicionar um conselho:
      Quer se ver livre de uma vez por todas do problema? Coloque um radiador novo.
      Não o limpe não. O substitua se sua situação financeira o permitir!
      Não que limpar seja algo errado… Não quis dizer isso.
      É que no seu caso, eu acho mais viável colocar um radiador novo mesmo pois você usa o carro para fazer grandes percursos. E uma peça nova sempre vai ter uma confiabilidade melhor do que uma peça “recondicionada” por assim dizer.
      Aproveite a visita ao mecânico, e peça para que verifique o estado da bomba d’água pois quando o radiador está ruim… a bomba em seguida para de funcionar também.
      Boa sorte com seu carro! Abraços !

      Responder
  95. Olá Danilo, primeiramente quero te parabenizar pelo trabalho prestativo, Tenho um gol 1000 2005 e com ele faço viagens longas., porem nas ultimas viagens começou apresentar problemas de aquecimento, as vezes apos 50 Km na rodovia, as vezes 200 ja troquei valvula termostatica , fiz limpeza de radiador com troca do liquido., porem em minha ultima viagem apresentou problema apos 380 km de estrada. poderia me orientar, fico muito agradecido

    Responder
    • É super complicado diagnosticar um carro sem ao menos dar aquela olhadinha…
      Pra não falar que é impossível.
      Porém não resisto a chance de poder ajudar um de meus leitores!
      Vai ai uma dica que aqui onde trabalho, já transformei em regra! risos 😉
      Vai viajar pra longe? Não limpe um radiador velho…
      Ao invés disso troque o por um novo de qualidade garantida.
      De preferência original.
      Radiador por melhor que fique depois de uma bela limpeza, nunca fica a mesma coisa…
      Então troque por um novo e seja feliz.
      No gol as únicas coisas que é preciso verificar para garantir o bom funcionamento do sistema de arrefecimento:
      Valvula termostática deve por obrigação ser original. se for pra colocar qualquer marca que não seja VW, Wharler ou Iguaçu da vida. não o faça! deixe sem que o risco de aquecer é menor. Não que isso seja certo, pois o carro vai poluir absurdos sem a valvula, porém não vai ferver…
      Bomba d’ água deve ser original também! cuidado com as marcas mais baratas pois feitas com plástico de má qualidade o rotor se solta dentro dela, e a bomba gira em vão sem bombear nada ou quase nada de liquido.
      Radiador já citei a bronca né… risos
      E por último mais não menos importante, verifique o estado geral do eletroventilador, ele não deve estar pesado ou apresentando ruídos e nem deve vibrar demais…
      Se tudo o que citei estiver ok, então você tem 101% de chances de deixar seu carro funcionando livre de problemas com aquecimento.

      Responder
  96. Olá, tenho um golf IV com um pequeno problema quando esquenta ele está jogando o liquido de arrefecimento do radiador fora todo de uma vez pelo respiro do reservatório, a temperatura no painel está normal, fiz o teste olhando se o liquido borbulhava ao acelerar o carro mas não borbulha nem nada e não tem marcas de óleo cor de café com leite, o que pode ser ?

    Responder
  97. Boa noite ! Tenho um fiesta Ano 2003, e essa semana observei que o Reservatório de arrefecimento estava borbulhado, e também notei uma rachadura no Reservatório. O carro perdeu força na subida e a ventoinha não está disparando mesmo o carro super quente. Alguém pode me eforma a real causa desse aquecimento e se o cabeçote pode ter sido afetado por completo ou só ajunta do cabeçote.

    Responder
    • A causa é difícil de definir sem ao menos olhar o carro.
      Mas se o eletroventilador não liga, algo muito errado tem ai.
      A noticia ruim é que se o carro está perdendo força na subida, o cabeçote já pode ter tido sua junta queimada.

      Responder
  98. Olá Boa noite Danilo muito legal suas informações vc e um grande cohecedor automotivo conserteza nos tem ajudado muito
    Peço sua ajuda estou com com uma s10 motor motor Max 2.5 a dieesel q está aquecendo
    Verifiquei q a água não está circulando no radiador . Verfiquei a bomba d’água está Boa mas a carcaça q trabalha o rotor ta com desgaste será q pode ser ela obrigado

    Responder
    • Olá Paulo. Bomba d’água com carcaça gasta faz aquecer sim. Se está corroída deve ser trocada e ponto.
      Motor Maxion não gosta muito de trabalhar estrangulado… portanto verifique o estado do filtro de ar se não está entupido por sujeira.
      O sistema de arrefecimento da S-10 2.5 já é pressurizado por tanto fique atento a pressão do sistema com o veículo em funcionamento a quente, a s mangueiras do radiador ficam duras quando a temperatura está em torno de 80 graus, demonstrando que existe pressão no sistema.
      Verifique o estado da tampa do radiador, ela possui uma valvula que controla a pressão do sistema de arrefecimento se a valvula estiver ruim o liquido não vai circular mesmo não.
      Verifique também o estado do radiador… se a água do reservatório estiver muito suja, então será necessário retirar o radiador fora e avaliar se suas aletas não estão restritas demais. Caso positivo é hora de substitui lo por um novo! Boa sorte!

      Responder
  99. Boa noite danilo estou com poblema com meu peugeot 206 1.4 quando estou andando na cidade ele mantem a temperatura em torno dos 90 graus mas quando pego estrada a teel3 nao mantem a temperatura

    Responder
  100. Boa tarde Danilo! gostei do artigo muitobem elaborado parabens,
    eu tenho um Hyundai I20 ele aquece depois de rodar 10 kilometros o carro parado ele não aqueci pode ficar o dia todo ligado mas não aqueci
    ja troquei a tampa o liquido de arrefecimento e nada basta andar com o carro a temperatura sobe um pouco, oque sera? favor socorro

    Responder
    • Não gosto de arriscar palpites.
      Más faça uma visita ao mecânico, e troque uma ideia com ele.
      Na minha opinião isso ai é valvula termostática ruim, se o mecânico disser a mesma coisa vá em frente, mande o troca la!

      Responder
  101. Olá Danilo, td bem? Cara, valeu pelo seu palpite. O problema era realmente a válvula termostática, um abraço!

    Responder
  102. ola amigo estou com um problema num gol 1.0 8V troquei bomba da agua termostática radiador e bulbo da ventoinha não tem óleo na agua nem agua no óleo não borbolha no reservatório não bota agua na discarga e não falha e mesmo assim ferve o motor gostaria de uma dica sua

    Responder
    • Olá Breno, só faltou mesmo trocar a tampa do reservatório de expansão né?
      Em casos como o seu o primeiro a ser trocado deve ser ela, pois nela existe uma valvula que se estiver relaxada deixa o motor ferver antes da ventoinha entrar em funcionamento.

      Responder
  103. olá Danilo bom dia tudo bem? meu carro está aquecendo muito rápido , ando cerca de ums 6 a 7 km e o ponteiro já chega no vermelho. a ventoinha até aciona e a temperatura baixa um pouco mas continua alta, e isso tem acontecido com frequencia! verifiquei duas das mangueira que saem do radiador e uma estava quente más não muito,e a outa estava muito quente, o que pode ser? abraço!

    Responder
    • É dificil chutar sem ver o carro.
      Mas um palpite seria que a valvula termostática de seu carro pode estar emperrando, ou travada meio fechada restringindo assim o fluxo do fluído de arrefecimento. Troque uma ideia com seu mecânico de confiança e não fique andando com o carro assim não…
      Isso pode lhe causar prejuízos maiores e algum transtorno com seu carro no futuro.

      Responder
  104. Boa noite, possuo uma uma l200 triton 3.5 v6 flex 2012. ultimamente notei que quano paros por alguns minutos com o carro ligado e com rotação em 1000rpm ele começa a esquentar..ai se eu andar ou acelerar ela estabiliza, ja virifiquei a agua e não baixa o nivel, a ventoinha fica ligada, o oleo do motor esta normal, a tampa do reservatorio esta normal e para completar fui verificar a valvula termostatica e a mesma não existe (sou segundo dono e o anterior tirou).. enfim QUAL MISTERIO DESSE CARRO? Pode dar um caminho? sds, Márcio

    Responder
    • Márcio talvez a bomba d’água já esteja apresentando desgaste acentuado em seu mecanismo.
      Dai em marcha lenta ou rotações baixas ela não consiga bombear liquido de arrefecimento o suficiente ocasionando o sintoma que relatou.

      Responder
  105. A saveiro a diesel está aquecendo quando passa do 100 km, ja foi conferido partes interna do motor , trocado radiador colocado um maior ,valvula termostatica, bomba da agua, e verificado a altura do cabeçote e tambem se tem trincas. que devo fazer , aumentar a quantidade do oleo do carter ,instalar um radiador extra.

    Responder
    • eu tenho um Santana diesel, ele estava aquecendo, eu atrasei um pouco o ponto da bomba injetora, tem que ser aos poucos, menos de um milímetro por vez, aí parou de aquecer, esses motores tem que ser ajustados no talento, esse lance de muito aparelho, micrometro para ver ponto de bomba funciona na fábrica, na pratica funciona colocar no ponto, e ir andando com o carro até notar que diminui o ruído de bico, e tenha parado de aquecer quando força o motor! espero ter ajudado!

      Responder
  106. Meu carro esta com os seguintes defeitos e uma subida o carro perde força quando chega a quase 3000 parece que vai parar, quando ré em uma descida ele morre ou quase, e quando o motor esquenta ele afoga e se tento ligar faz muito barulho no motor, somente depois de esfriar ele pega aí aparece normal, mas é so andar uns 10 minutos que o carro morre, o que pode ser?

    Responder
  107. Olá Danilo, boa noite, muito legal esse artigo.
    Tenho um fox 2010 e estou com problemas também, o que acontece…
    a principio percebi que estava baixando o fluido mais que normal (saia e quando voltava estava em média 2 dedos abaixo. Levei no meu mecânico ele fez teste para verificar se havia vazamento e não encontrou, deixei o carro para ser trocado todo o liquido por um novo e voltei depois para busca-lo, o mecanico disse que estava tudo normal, porém continuou a baixar, pesquisando aqui na net vi que poderia ser a tampa do reservatorio, levei a tampa até o mecanico para teste e ele estava ruim, não segurava a pressão, comprei uma nova testei e funcionava perfeitamente, continuei a monitorar e vi que o fluido continuava a baixar, porem um pouco menos, até que no domingo dia 22/01 fui limpar o carro e vi que perto da valvula termostática estava umido, peguei um pano e sequei, mas tarde fui verificar novamente e bingo era ali o problema, liguei para o mecanico e falei sobre isso e mandei fotos do local molhado, ele me disse que será necessario trocar todo o kit do cavalete de agua, até ai tudo bem, deixei o carro a semana toda em casa. , ontem sabado 27/01 levei o carro para poder ser feito o trabalho, mas como é um pouco demorado achei melhor deixar para ser feito durante a semana, fui até uma concessionaria e comprei a peça original, perguntei se havia algum problema em sair com o carro assim, o mesmo afirmou que não, que era só ficar de olho, então hoje no domingo 29/01 sai para ir a casa de minha sogra (cerca de 8k de casa) na volta aconteceu o seguinte vi a temperatura subir acima dos 90 no painel (coisa que não havia aontecido em nenhum momento) parei em uma farmacia a pedido da minha esposa e fui olhar para ver o que estava acontecendo foi ai que vi que o fluido no reservatorio havia enchido a ponto de escoar pelo respiro, não chegou a ferver, a ventoinha parece ter feito seu papel e acionou voltando a tempetura para os 90, mas depois que cheguei deixei o carro esfriar e fui novamente verificar e vi que o fluido não baixou para o normal como estava quando sai de casa, agora estou com essa preocupação sem saber do que se trata.
    Será que consegue me ajudar, posso sair com o carro para levar no mecanico?
    o que sera que ocorre no sistema?
    Agradeço a atenção !!!

    Responder
    • Amigo, o conselho que posso te dar e que para evitar prejuízos maiores você pare seu carro imediatamente e mande trocar as peças que estão precisando. O que pode / e provavelmente aconteceu no seu caso é que o sistema pode ter sido preenchido com AR por algum motivo, o que prejudica a circulação do fluído e causa os sintomas que você mencionou.
      Não vale a pena arriscar com sistema de arrefecimento pois, é assim que se danifica seriamente um cabeço ou em alguns casos o motor inteiro fica comprometido.

      Responder
  108. Boa noite meu amigo tenho um Honda Civic 1.7 automático 16v 2003 o problema é que ele aquece tanto que até as peças plásticas que compõem o motor fica tão quente que não consigo nem encostar nelas sujeito a queimaduras mais ele não sofre perda de água, não transborda é o ponteiro se mantém no meio o que pode estar havendo? O aquecimento do motor é fora do comum desde já agradeço

    Responder
    • Se o mostrador de temperatura não indica sobreaquecimento talvez esteja normal Eraldo!
      É normal que algumas partes do motor fiquem bem quentes, com temperaturas bem próximas de 90 graus quando o motor está em funcionamento.
      Faça o seguinte, procure um mecânico que possua termômetro a laser ou, daqueles que ficam plugados em multi teste, e peça para que ele verifique a temperatura do motor de seu carro em trabalho. Normalmente não passa de 80 ou 90 graus ali por fora. Se estiver muito acima disso pode ser que exista uma troca de calor ruim por parte do radiador, e será necessário avalia-lo.

      Responder
  109. Temos um tipo 1.6 ano 94 ta esquentando e nao nao abaixo a temperatura oq pode sff as mangueira tao quente a mangueira que sai da bomba ta fria oq pode ser

    Responder
  110. Olá, tenho um vw gol 1.0 16v, o motor subiu a temperatura, baixou potencia subindo a serra. Acionei o socorro e verificou que o carro nao tinha valvula termostatica, a ventoinha ligava normalmente. Foi feita a sangria, ms nao andei5 km e ferveu outra vez. Fui de guincho ate o fim da serra parei num posto deixei o motor esfriar. Testei novamente funcionou normal e segui viagem, nao ferveu nem subiu a temperatura, ms fiquei preocupado com o piorque possa ter acontecido.

    Responder
  111. Boa tarde !! Tenho um new civic ano 2008 automatico, estou tendo um problema com aquecimento.. A temperatura do meu carro está alta, passando do meio mas não chega a ficar no nível máximo de temperatura.. Após atingir a temperatura de 90 ele aciona a sua ventoinha normalmente e eu já conferi a mangueira de retorno e ela esta bem quente, significando que a agua esta circulando,, a agua do meu carro dirá entorno de 2 semanas e em dias bem quentes a temperatura sobe e dias fresco a temperatura nao sobe tanto.. Mesmo assim eu nao entendo o motivo dessa temperatura elevar e essa agua sumir.. Passagem de água normal, ventoinha Armando e a tampa do radiador não está suja e nem suja com sinais de vazamento.. Eu colocava água de torneira no reservatório.. Será que pode ter sujado o radiador ?? Radiador sujo também causa aquecimento ? Obrigado, abraços

    Responder
  112. Opa, boa noite. Eu tenho um ford ka 2007, era da minha mãe e ela me deu, nunca deu problema, ate ontem. Estava eu dirigindo pela cidade quando percebo a ventoinha ligada sem parar, continuei a andar quando de repente, a luz de super aquecimento liga, parei o carro, esperei esfriar e vi que a agua do reservatório não baixou. Segui o caminho quando percebo que a luz acendeu novamente, e vi uma fumaça vindo do reservatório. Sai do carro com medo de explosão, abri o capô e vi a agua derramando pela tampa do reservatório, a água Tava fervendo, esperei esfriar e quando abri a tampa, o reservatório estava vazio. Oque pode ser? O mecânico trocou a tampa, testou a novamente e o carro continua esquentando e jogando a água pelo reservatório a fora, ele pegou na grade do radiador e sentiu ela fria, será que é a bomba d’água? Ou o radiador entupido?

    Responder
    • Olá Tiago! Seja bem vindo.
      A primeira causa para o problema pode ser a válvula termostática que travou fechada por desgaste / ferrugem e será necessária troca-la!
      Isso é muito comum na linha ford com motor Ztec. E não adianta retirar a válvula pois ela é quem faz o caminho do liquido de arrefecimento para o duto correto do cabeçote, se retira-la o motor também vai aquecer! O certo é troca-la por uma nova, de preferência original FORD. TEM DE SER FORD! OU WHALER.
      Uma segunda causa seria a bomba d’água com rotor quebrado… ( a bomba dos ford tem as pás de plástico e com o tempo elas se rompem e a bomba para ). Em todos os casos quem vai poder trocar as peças pra você será um profissional da área mecânica. Boa sorte com seu carro!

      Responder
  113. Boa tarde Danillo!
    Gostaria que talvez me ajudasse… recentemente comprei um HB20 1.6 16v, e venho notado que quando o dia está quente, após um tempo já andando e forçando o motor, quando eu paro o carro, a sua temperatura eleva muito rápido e quando volto a andar com o carro, a temperatura estabiliza novamente abaixo da metade (isso acontece muito rápido, tanto a elevação de temperatura, quanto estabilização). Além disso ele está jogando o fluido de arrefecimento fora. Teria alguma ideia do que poderia ser? Será que pode ser algum problema no cabeçote ou junta? Desde já agradeço pela atenção.

    Responder
    • Olá Ederson!
      Pelo que entendi o motor de seu carro está aquecendo em regime de marcha lenta.
      Em geral o que causa isso é má circulação da água, por bomba d’água defeituosa, ou válvula termostática travada limitando a passagem do liquido de arrefecimento.
      A tampa do reservatório / radiador com defeito também causa isso. pois ela é quem regula a pressão do sistema de arrefecimento.
      Se a pressão não for respeitada, o liquido não circula e motor aquece.

      Responder
  114. Carissimo bom dia,

    Valeu pela dica, tenho um Mitsubishi Pajero, mais o meu carro não apresenta nenhum destes problemas, é que uma vez sobre aquece e outras não. Não consigo perceber concretamente o que se passa. Que apercebime é que vezes há que sinto o carro pesado, ai ja sei que vai aquecer. Quando desenvolve me ando avontade e não aque …

    Responder
  115. Olá,

    Tenho um Honda Civic 2000 LX, o mesmo está esquentando acima do normal somente em alta velocidade, em baixa a ventoinha trabalha normalmente e a temperatura não sobe. Mecânicos dizem ser Cabeçote, mas o único problema acontece de vez em quando e em viajem mais longa.

    O que será?..

    Responder
    • Olá Willian, seja bem vindo.
      Se é só de vez em quando e dentro da cidade não aquece então eu não acredito que seja cabeçote o problema de seu carro.
      O correto é revisar o sistema de arrefecimento, em busca de possíveis obstruções ou sujeira.
      Este sintoma que você está relatando pode ser bomba d’água ruim, radiador obstruído ou muito sujo ou simplesmente a válvula termostática meio emperrada.

      Responder
  116. Tenho um astra 2002 16 v 2.0, não entendo muito de carro, sei que fiz o motor dele inteiro quando misturou água no óleo.Daí começou meu problema, o mecânico já fez de tudo e não consegue tirar o superaquecimento dele, bomba de água nova trocou duas vezes, a segunda melhorou um pouco, ou melhor, demora mais um pouco para esquentar, fiz toda revisão elétrica e tinha um problema no alternador arrumei e continua aquecendo. Agora, quando eu acelero e chega o ponteiro a passar um pouco do meio do painel, aciona a ventoinha certinho, mas a temperatura continua subindo e não diminui. O mecânico deixou sem válvula termostática. Levei em outro mecânico ele disse: que pode ser radiador ou pior das hipóteses trinca no cabeçote. O primeiro mecânico garantiu que trinca no cabeçote é quase impossível ser, porque ele fez retifica quando desmontou. Gostaria de saber sua opinião do motivo do carro continuar aquecendo ??

    Responder
    • Renato, a bomba d’água do astra tem aplicação correta e posição para ser montada que deve ser respeitada.
      Caso a bomba d’água seja montada fora posição de trabalho dela, o fluxo da água fica muito restrito causando aquecimento demasiado do motor!
      Outro fator importante é que o astra possui sistema de gerenciamento eletrônico do motor e possui dois eletroventiladores, um na frente do carro outro atrás do radiador, e o sistema também conta com duas velocidades.
      O funcionamento do sistema é o seguinte:
      Até 98 Graus com ar condicionado DESLIGADO o sistema aciona as duas ventoinhas na velocidade BAIXA.
      Se a temperatura não abaixar e continuar subindo até 103 graus, então o computador do carro aciona a segunda velocidade que é mais forte e refrigera rapidamente o motor.
      Se o ar condicionado estiver ligado assume-se a estratégia de manter a segunda velocidade sempre ligada.
      Com o motor desligado e o carro parado, o sistema também monitora a temperatura e caso ela esteja próxima de 100 graus então o sistema liga a primeira velocidade do arrefecimento.
      E uma ultima dica: o sistema de arrefecimento de seu carro é pressurizado se houver uma fuga de pressão em algum lugar o motor também vai esquentar portanto é necessário verificar se a tampa do reservatório de expansão não está com fuga de pressão ou se não existem vazamentos mesmo que mínimos em algum lugar.
      Espero ter ajudado de alguma forma! Até logo amigo! Boa sorte com seu carro.

      Responder
  117. No seu caso pode ser falta de aterramento , liga um fio no negativo da bateria e liga a outra ponta no motor em qualquer lugar mas parafuse e ande com o carro pra ver

    Responder
  118. Caro Danillo, excelente artigo. Esclarecedor.
    Porém, continuo com dúvidas à respeito do Scènic, 2005, motor K4M, 1.6, 16 válvulas.
    Sou o segundo dono deste veículo, que está comigo desde 2009.
    A antiga dona sempre mandou as revisões na concessionária Renault.
    Fiz algumas revisões numa concessionária em BH, e algumas vezes não fiquei satisfeito. Reclamava, mas…
    Há reclamações até no SAC da fábrica (que não estão nem aí).
    Gosto muito do veículo, mas, há cerca de dois anos estou enfrentando um problema de superaquecimento que já custou um cabeçote, e não resolveu nada.
    Desde que fizeram o cabeçote e trocaram a junta, o motor aquece muito repentinamente, mas, noto que ao acender uma luz, o rádio, ou qq parte elétrica, assim como exigir do motor, o ponteiro do marcador sobr rapidamente, sem acionar a ventoinha.
    Fiz o teste das mangueiras, e ambas estão quentes.
    Se desligar o veículo, e aguardar por alguns instantes, nota-se o ponteiro bem mais baixo.
    Quero manter o carro, mas com confiança e sem problemas.
    Me dê uma solução possível?
    No aguardo, agradeço-lhe.
    Muito obrigado.

    Responder
    • Seja muito bem vindo Marcelo!
      Em primeiro lugar, é necessário verificar se a informação no painel está correta!
      É necessário fazer testes com um termômetro externo ligado ao motor e verificar se a temperatura mostrada condiz com a temperatura real do motor.
      Tudo indica que seu carro está com problemas nos aterramentos do motor / carroceria / alternador por isso o ponteiro sobe quando você liga um consumidor elétrico do carro. Seria interessante realizar testes com aterramentos conectados no polo da bateria e em pontos diferentes do motor e da carroceria de seu carro.
      A scenic trabalha bem quente, em torno de 100 graus, e o eletro-ventilador dela é controlado pela Central UCE.
      Seu eletro-ventilador possui duas velocidades, uma baixa que aciona próximo de 100 graus, e outra alta que aciona com 108 graus ou se o ar condicionado for ligado. ( Se o resistor da velocidade baixa da ventoinha estiver com defeito, o carro vai aquecer e isso acontece com muita frequência ).
      Ligue o ar condicionado e veja se a ventoinha vai ligar também. Este é um bom teste para saber se a ventoinha funciona quando a uce envia o comando.
      Se o sensor de temperatura de seu carro for tripolar (três fios) talvez ele pode estar com a resistência alterada e pode estar informando a temperatura errada, e isso faz com que a temperatura informada ao painel seja diferente da temperatura informada a uce e acaba causando atraso no acionamento da ventoinha e que por fim faz o motor do carro aquecer.
      Outro detalhe, na scenic a válvula termostática aplicada deve ser de marca original, as paralelas costumam abrir muito depois de 98 graus e acabam causando mal funcionamento do sistema de arrefecimento.
      Por ultimo mais não menos importante, a tampa do reservatório de arrefecimento possui válvula de proteção que depois de uma esquentada “brava” costuma danificar, causando aquecimento também.. neste caso a água ferve e vaza, a ventoinha não liga, e o ponteiro vai as alturas!! Vale a pena verificar também..
      Enfim, tem muita coisa pra verificar só lhe resta encontrar um bom profissional para auxilia-lo!

      Espero ter ajudado de alguma forma! Boa sorte com seu carro amigo. Qualquer coisa conte conosco, aguardamos o seu retorno.

      Responder
  119. Boa tarde do com um problema com um motor escania k124 eletrônico ele ta 120na temperatura porém água no tanque de expansão fica fria

    Responder
    • Seja bem vindo Alberto!
      É preciso verificar se água está circulando no sistema, talvez a bomba d’água não esteja funcionando ou a válvula termostática tenha travado fechada…

      Responder
  120. Boa tarde, cheguei aqui no seu site devido a um problema que estou tendo com meu carro, que seria um importado subaru legacy, com motor boxer.
    Tudo começou quando o ex dono esqueceu de colocar a tampa do radiador de volta numa verificação de rotina, ele andou com o carro e o mesmo acabou fervendo por estar sem a tampa.
    Depois disso os problemas começaram. Já foi feito revisão em toda parte elétrica, arrefecimento e inclusive já foi feito junta do cabeçote. Mas o mesmo problema continua, sempre aquecendo, mas apenas em dias que não fazem muito calor.
    Após a retifica do cabeçote, por ser motor boxer com 2 cabeçotes, reparei que quando o carro está frio um lado bate muito até aquecer o motor
    Não sei mais o que fazer, antes da troca das juntas era só o problema de aquecimento, mas agora tenho esse problema de bater quando o motor está frio.
    O que poderia ser?

    Responder
    • Olá Renato seja muito bem vindo ao nosso espaço!
      Não tenho muita experiência com subaru, más o que dá pra fazer é verificar com um termômetro a laser a temperatura de cada um dos cabeçotes.
      A temperatura deve ser a mesma para os dois lados! Se houver uma variação de de mais 10 graus de um cabeçote para o outro, talvez você tenha um problema com má distribuição de calor pelo sistema de arrefecimento.
      Lembrando que este carro não deve ficar sem válvula termostática!!
      É necessário também verificar se na retífica um dos cabeçotes não ficou mais “rebaixado” que o outro, as medidas devem ser iguais para os dois lados, ou então você vai ter problemas com aquecimento também.
      O que achei interessante é que você tem problemas com aquecimento, justamente em dias frios… é um caso interessante e deve ser tratado com calma. Outra hipótese seria má lubrificação em um dos lados do motor, enquanto ele está frio… até isso deve ser verificado com calma pois má lubricação causa batidas e consequentemente aquecimento!
      Não sei se digitou errado, e quiz dizer que o carro aquece em dias muitos quentes… vou ficar no aguardo de sua resposta para confirmar se entendi certo o que você digitou.
      Enfim existem muitas hipóteses, o mais certo mesmo seria procurar um mecânico especializado em importados!
      Mesmo assim boa sorte meu amigo! Até breve.

      Responder
  121. Olá, muito bom o artigo. realmente esse é um problema com muitas variáveis.

    Venho tendo problemas de aquecimento no meu carro (um Astra) troquei todas as mangueiras, o reservatório junto com a tampa e ontem coloquei uma válvula termostática nova. Mas o problema continua.

    Ele aquece somente quando o carro está rodando no GNV, se eu passar para a gasolina na mesma hora ele volta a temperatura normal como se nada tivesse acontecido.

    É só jogar no GNV que ele já começa a aquecer um pouco e se ficar em baixa velocidade aquece de vez.

    Realmente não sei como proceder nesse momento, já que o sistema funciona na gasolina, estou descartando problemas no sistema de arrefecimento.

    Responder
    • Dan, se a mistura Ar / Gás estiver muito “magra” ou seja pobre, o motor também vai aquecer.
      Vale a pena verificar se o fluxo de gás está compatível com a quantidade de ar que está sendo admitido…
      Boa sorte!

      Responder
  122. Por favor gostaria de uma dica! Tenho um Polo 2011 que tá com a ventoinha ligando constantemente e o nível do líquido de arrefecimento baixando rápido, o que eu faço? O que pode ser?

    Responder
    • Olá Ítalo Seja bem vindo!
      É necessário verificar se não existem vazamentos em algum lugar do motor do carro, é comum no polo vazar água por um cano de plástico que existe abaixo do coletor de admissão do motor.
      Para ter certeza de onde a o líquido está vazando, seria interessante conectar um manômetro de pressão na linha do arrefecimento e aplicar pressão de 1.4 BAR, e aguardar alguns minutos para ver se a pressão não vai baixar.
      Mecânicos em geral possuem este manômetro.
      Se não houver nenhum vazamento aparente, então será necessário remover o cabeçote do motor pois provavelmente a junta está queimada e será preciso retifica-lo e trocar sua junta por uma nova.
      Boa sorte Ítalo!

      Responder
        • Amigo, antigamente esses carros davam muito problema com mal funcionamento do módulo Hei que fica dentro do distribuidor.
          Era só trocar o Hei e a bobina impulsora que o problema estava resolvido.
          Em casos mais raros esse negocio de apagar depois de quente, poderia ser bobina de ignição.
          Bomba de combustível no fim da vida utíl.
          Ou raramente defeito de mal funcionamento da Central UCE.

          Responder
  123. Boa tarde Danilo,
    Tenho um Corolla 2000 1.8 16v aut.
    E ele não some água por lugar nenhum, tem dia que esquenta muito, mas tem dia que é normal ventoinha acionam normalmente, troquei tampa do radiador, selos do motor, mangueiras, sensor de temperatura. a válvula termostática esta boa.
    reparei que tem um reservatório auxiliar ainda não mexi nele.
    levei em 3 mecânicos:
    um diz que é cabeçote
    outro diz que não é cabeçote é parte elétrica.
    outro diz é o sistema de ar condicionado, mas esta tudo ok.
    o que será?

    Responder
    • Boa Noite Pedro! Seja muito bem vindo!
      Tem alguns problemas que realmente dão trabalho pra sanar, mais o importante mesmo é ter paciência e usar uma linha de raciocínio lógico.
      É preciso observar o funcionamento do carro com paciência, e quanto o defeito de aquecer se manifestar observar o funcionamento da ventoinha de modo geral.
      O normal da ventoinha é acionar próximo de 90 graus ou seja com o ponteiro no meio mais ou menos.
      Assim que o defeito se manifestar e motor aquecer de maneira excessiva, e o ponteiro subir além do meio abra o capô rápido e observe se a ventoinha está ligada ( com o ponteiro indicando uma temperatura alta, é obrigatório que a ventoinha esteja ligada! ).
      Se a ventoinha estiver ligada, e mesmo assim o ponteiro estiver indicando uma alta temperatura verifique a temperatura das mangueiras de entrada e saída do radiador, ambas as duas devem estar em uma temperatura idêntica caso uma delas esteja fria e a outra quente então é muito provável que você tenha um problema na válvula termostática que pode estar travando de maneira intermitente.
      Outro teste a se fazer, é medir a temperatura do motor com um termômetro externo quando o defeito se manifesta para ter certeza de qua a informação que o painel está indicando está correta! Pode acontecer de por problemas elétricos a informação que chega ao painel estar errada. Em geral quando o problema é relacionado a cabeçote, o problema de aquecer se torna algo constante e não intermitente como no seu caso. Uma hipótese também é que pode haver algo errado com o sistema de ar condicionado sim, pois no corolla a ventoinha tem duas velocidades: uma baixa, para funcioamento com ar desligado, e temperatura abaixo de 95 graus. E outra velocidade alta para quando o ar está ligado, ou se temperatura subir mais do que 100 graus.
      Caso exista algum problema com o sistema que comuta as velocidades da ventoinha, e se quando você estiver usando o ar condicionado a velocidade 2 = alta, não acionar o motor também vai aquecer pra caramba!!
      Outro detalhe, se quando a temperatura subir mais do que 100 graus e a velocidade alta não acionar, o motor também vai continuar aquecendo de maneira crescente! Então também é válido observar se o sistema que controla as velocidades da ventoinha está operando normalmente.
      Boa sorte com seu carro Pedro!

      Responder
  124. um erro muito comum, não sei se é este o caso. Utilizar agua no radiador. Deve-se utilizar fluido de arrefecimento diluido em água desmineralizada de acordo com o fabricante. O fluido eleva o ponto de ebulição da agua, minimizando esses problemas. Já vi muita gente errando neste ponto. E pelo que esta ai acima, ele esta colocando agua pura. Nunca faça isso.

    Responder
  125. Olá Danilo! Parabéns pelo artigo muito informativo!
    Tenho um volkswagen Gol G 5 que anda dando muito trabalho de uns tempos pra cá com aquecimento eu simplesmente não posso mais andar dentro de grandes aréas urbanas com o carro que ele aquece muito, e fervee joga toda a água para fora e toda vez preciso esperar esfriar o motor para colocar água denovo, não sei mais o que fazer pois já levei em dois mecânicos e o carro continua com este defeito chato e ninguém resolve meu problema de fato.
    Já foram trocados, bomba dágua, radiador, canos, valvula termostática e o sensor de temperatura, o ultimo mecânico que mexeu disse suspeitar que o defeito está no cabeçote do carro… eu não sei mais o que fazer pois ele disse que vou gastar pelo menos mais 1500 reais, e já ñ me sinto seguro de gastar dinheiro com este carro mais!
    Você pode me dar uma luz , o que você acha que pode ser? sendo que não é toda hora que o carro dá este defeito de aquecer é tipo esporádico sabe?
    por favor me ajuda!

    Responder
    • Olá Pereira ! Seja bem vindo.

      Por incrível que pareça vou lhe dar uma dica que parece ser meio boba, e já tinha dado no próprio artigo!
      Você trocou tudo que foi possível em seu carro, mais você já pensou em trocar a tampa do reservatório de água?
      isso mesmo! por mais estranho que pareça, em muitos dos casos de aquecimento o único vilão é a tampa…
      Existe uma valvula dentro dela que pode estar relaxada, e deixando a água escapar quando a pressão sobe um pouquinho…
      A segunda dica é tentar observar o funcionamento do eletro-ventilador, observe se ele está ligando normalmente quando o defeito se manifesta… ( Quando o tampa do reservatório desses carros está com defeito o eletro-ventilador nem liga!!! pois a pressão não sobe o suficiente para forçar a porta da valvula termostática e sendo assim a água não circula e o motor ferve ). Parece até mentira não é mesmo?
      Mais a dica vale ouro pode escrever!
      Sucesso com sua viatura ai Pereira! E quando resolver o problema, volte aqui e relate sua experiência para nós!
      Até breve!

      Responder

Deixe um comentário

Contact Us

error: Conteúdo protegido para cópia.
Seu comentário foi recebido e Em breve iremos responder!

Seu comentário foi recebido e Em breve iremos responder!

Junte-se a nos e receba novidades, dicas e avisos de quando seu comentário for respondido ou houverem novos artigos!

Show! você agora é inscrito do site e vai receber novidades por email!