Imobilizador e Chave codificada – Se seu carro não pega, Fique atento a problemas neles.



 

Imobilizador e Chave Codificada : como funcionam e suas falhas.

No passado roubar um automóvel era apenas uma questão de quebrar uma tranca, descascar e juntar alguns fios coloridos e como um passe de mágica o motor entrava em funcionamento.

No Brasil por volta do ano 2000 os carros já vinham sendo fabricados com um acessório que diminuiu drasticamente o numero de roubos de veículos sem o uso da chave:  O Imobilizador Automotivo, conhecido também como immo ou anti-arranque.

O imobilizador atualmente é composto por:

Chave codificada
Chave codificada: O chip pode ser visto através do corte feito nela.

1: Chave codificada com segredo mecânico e transponder ( no transponder fica guardado o código secreto que faz o carro pegar, este é o famoso “Chip” ).

Antena do imobilizador
Antena do imobilizador, tem forma de “o” pois fica em volta do cilindro da ignição.

2: Antena do imobilizador, que pode ser ou não acoplada a uma placa com o circuito central de comando. Em alguns casos a placa fica em uma caixinha escondida embaixo do painel bem longe da antena.

Central de comando IMMO
Central de controle do imobilizador. (conhecida por alguns como caixinha).

3: Central de comando do imobilizador: Controla a recepção do código secreto da chave, e a gravação de novas chaves, além enviar também um sinal ao computador do carro (ECU – ECM) para permitir a partida.

Luz do imobilizador
Luz indicadora de falhas do imobilizador. ao dar a partida esta deve apagar, se não acontecer provavelmente você tem uma falha no sistema.





 

4: Existe também no painel dos automóveis uma luz com formato de uma chave, cadeado ou com as palavras CODE, ou LOCK que permite diagnósticos rápidos do sistema de imobilizador. Ela acende ao virar a chave do contato, e após a partida deve apagar.  Se o ela ficar piscando repetidamente, ou de maneira intermitente ao tentar dar a partida, e o motor do carro não entrar em funcionamento é muito provável que exista uma falha no transponder da chave, ou em qualquer outra parte do sistema imobilizador.

A sequência de funcionamento é a seguinte:

Ao abrir o carro e inserir a chave no contato de ignição a antena é rapidamente eletrificada por um pulso enviado pela central de controle do imobilizador, o que faz com que o transponder (chip) da chave seja alimentado, enviando assim o código secreto para antena do imobilizador, o código é interpretado, e se estiver correto, então um sinal é enviado a ECU, que por sua vez libera o pulso dos bicos injetores, e alimentação elétrica do sistema de injeção eletrônica, Permitindo que o motor entre em funcionamento.

Caso o código que esteja armazenado na chave não seja o código correto esperado pelo sistema, após três tentativas o sistema fica temporariamente travado e não permite a partida mais.

Mais como nem tudo são flores…

Como todo sistema anti furto, com o passar dos anos vai se tornando defasado, e os larápios e gatunos de plantão vão aprendendo a dominar e a burlar o sistema para furtar os carros. Então toda a forma de proteção se torna válida para complementar o imobilizador e evitar que o carro seja roubado.

Mesmo com sistema imobilizador os carros hoje em dia são furtados com frequência, onde o bandido simplesmente arranca fora a ecu do carro, e insere uma ecu modificada que não precisa de chave codificada pra dar a partida e leva o carro embora em poucos minutos.

Você pode complementar a segurança de seu carro com:

*Um bom alarme automotivo que seja bem instalado, Procure adquirir um alarme de uma marca bem conhecida, e busque um instalador que seja conhecido fazer uma boa instalação, e você com certeza irá tornar seu carro mais difícil de ser furtado.

*Instale um rastreador veicular.  Pois na pior das hipóteses se o carro ainda sim for roubado você ainda poderá rastrea-lo com o auxilio da polícia e recupera-lo sem maiores dores de cabeça.

*Faça um seguro! Para muitos o seguro pode não ser a opção mais barata ou acessível, mais depois de estar morando no Brasil, acho que uma das melhores saídas é contratar este serviço.

 

Além de tudo isso…

Sistemas eletrônicos são sucessíveis a falhas com o passar do tempo, ainda mais quando falamos de carros, até porque estão expostos diretamente a ação do tempo, calor, radiação solar, chuvas, infiltrações, enchentes, e o desgaste natural.  É ai que mora o problema..

Um sistema imobilizador com defeito, pode causar uma baita dor de cabeça, até porque as peças são caras, e existem poucos profissionais com conhecimento necessário para desvendar defeitos nessa tecnologia nova, considerada complicada demais por profissionais mais antigos da área automotiva.

Principais defeitos:

Falha no transponder: que pode ser intermitente, e algumas vezes causada por quedas bruscas da chave do carro no chão,  ou em outros casos causada por interferência eletromagnética provocada por exemplo pela mania ou simplesmente falta de conhecimento do usuário do carro, de colocar a chave sobre a geladeira ou outro eletrodoméstico todos os dias ao chegar em casa.


Falha na Antena do imobilizador do carro: Que pode ser causada pela ação do calor do sol dos grandes centros da cidades, que com o tempo tendem a tornar as propriedades condutoras da antena diferentes, alterando a resistência elétrica, e deixando um defeito intermitente cabeludo, que faz com que o carro hora funcione, hora não funcione.

Falha nos circuitos eletrônicos, fiação do carro, ou interferências causadas por acessórios mal instalados ou de má qualidade:  Alarmes, som, ou kits de xenon mal instalados podem causar falhas dificeis de serem detectadas no imobilizador, tornando o funcionamento do carro imprevisível e falho.

Vale lembrar que falhas na bateria, e infiltrações de aguá também danificam o sistema.

Em veículos em que não é mais possível parear novas chaves, ou o sistema imobilizador não funciona mais como deveria é possível desativar o imobilizador e fazer com que o carro funcione sem a necessidade de uma chave programada!  Este procedimento se chama DECODE.


Veja um artigo de como desativar o imobilizador automotivo aqui.

Se você gostou do artigo ou tem alguma dúvida deixe um comentário abaixo!

 

489 comentários em “Imobilizador e Chave codificada – Se seu carro não pega, Fique atento a problemas neles.”

  1. Bom dia Danillo.
    Parabéns pelo conhecimento e seriedade na área automotiva.
    Minha dúvida é a seguinte:Tenho um focus titanium 2017 faz uns dois anos, confesso que nunca tinha prestado atenção até uns dias atrás, após desligar e fechar o carro fica piscando uma luz em tom vermelho em formato de “I” no painel.
    É normal isso? É do sistema de alarme ou coisa parecida?
    Desde já agradeço por uma informação.
    Abs.

    Responder
    • Olá Marco seja bem vindo, é normal sim! este led piscando com formato de “i” no meio do painel indica que o sistema pats está impedindo o furto ou partida não autorizada do veiculo.

      Responder
  2. Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

    Responder
  3. Boa tarde!! Me chamo Iara e preciso muito da sua ajuda.
    Tenho um Palio 2012 e usamos ele normalmente durante a semana até que um dia fomos ligar ele de manhã e apresentou CODE e uma chavezinha o carro não liga de maneira nenhuma, ele até roda a chave mas não liga. No início ele ligou uma vez e começou a fazer barulho como se algo estivesse triscando e apagou, e daí meu marido tentou mais um vez e então ele não mas ligou, ele apenas liga o painel e não faz mas aquele barulho de “zuumm” antes de da a partida. Levamos na oficina passou dois dias e não encontraram o defeito, levamos a chave no moço da chave e ele disse que está passando o código normalmente não há problema na chave mas mesmo assim não sabemos o que é. Por favor nos ajude. Grata

    Responder
    • Boa Noite Iara! Verifique se a luz da injeção eletrônica está acendendo ao virar o primeiro estágio da chave de partida!
      Aquela luz vermelhinha ou amarela com formato de um motor de carro.
      Ela deve acender no momento que antecede a partida do motor, para provar que o sistema de injeção eletrônica está alimentado e funcional.
      Se ela não acender, então a primeira providencia a tomar é verificar todos os fusíveis em busca de algum queimado.
      A dica para o palio é que tem uma caixa preta do lado direito da bateria, escrito fuse, e outra menor do lado esquerdo escrito EFI, a primeira é parafusada, e ao remover os parafusos é possível ver que existem alojamento de fusíveis escondidos lá, você deve verificar a integridade de cada um deles, não devem haver fusiveis rompidos ou queimados.
      Se mesmo assim não conseguir fazer o veiculo funcionar, recomendo que peça ajuda a um auto elétrico que trabalhe com reparo de centrais automtivas / e que tenha scanner para um diagnóstico mais profundo.

      Responder
  4. ola,tenho um Ford KA 2010 ,ele nao da nenhum sinal de partida,o cadeado no painel fica fechado,o radio nao liga pisca pisca tbm nao, botei uma bateria nova12v 45h.antes disso botei uma bateria da minha comionete 12v145h sera que foi isso que nao funciona mais nada?

    Responder
  5. Oi Boa tarde!
    Eu tenho uma pajero full 2002 , e ontem ela começou a feder fio e rapidamente desligou sozinha o que pode ter acontecido ?
    Obs. Da a partida mas não pega .

    Responder
  6. ola danilo tudo bem, estou com um fiat stilo 2003 16v em minha oficina na qual o painel fica piscando com a igncao desligada, fica acusando avaria de FIAT CODE quando a ignicao e ligada, daberia me dizer se e falta de terra ou algo do tipo????

    Responder
    • Talvez o painel esteja com defeito!
      Ou falta aterramento em algum ponto do chicote do veículo.
      Esses fiats, tem aterramentos agrudados em caixinhas pretas nas terminações do chicote. Eles costumam dar bastante problema com o tempo.

      Responder
  7. Bom dia,Danilo tenho um Corsa frente Montana,fiz a instalação do farol de milha e coloquei outro painel de instrumentos,pq o dele estava com vários defeitos,depois que instalei tudo o carro não quer mais funcionar,ficar uma luz de chave piscando,que não sei se deu problema na placa do imobilizador ou se e algum outro defeito,lembrando também por causa dessas instalação tive que ligar e desligar a bateria várias vezes.Me ajudar a descobrir esse mistério.

    Responder
  8. Parabéns pelo canal, vamos lá, estou com um problema Danilo, troquei o sensor de temperatura do meu new civic lxl 2011 e tirei o cabo da bateria para dar um reset, pois bem deixei um tempo o cabo desconectado da bateria e quando coloquei de volta o carro não dá partida, a chave vira acendendo o painel mais o carro não da sinal nenhum de partida, não aciona o motor de arranque, p que pode ter acontecido?

    Responder
  9. bom dia amigo
    Tenho um sonata 2011, esta dirigindo o mesmo e derrepente ele apagou e nao liga mais .
    tem ideia do que seja ?

    Responder
  10. Olá tenho um Fiat uno Mille 2008 e ele está apresentando o seguinte defeito, ao ligar o carro acende a luz code mais não apaga aí o carro não liga, percebi que isso acontece mais quando o carro fica exposto no sol forte e o painel fica muito quente, depois de alguns minutos desligado o carro volta a ligar, gostaria de saber o que pode ser este problema.

    Responder
  11. Boa tarde Danillo, estou problema no painel de gollf 2002 a luz da chave fica piscando , ligo o carro e nao segura ligado já pedi para fazer todos os testes inclusive a troca de chip e nada de êxito. o que devo fazer agora ? desde já grata e estou no aguardo.
    ATT : Anicleide

    Responder
    • Olá isso é falha de imobilizador!
      Mas também pode ser o módulo de injeção que deixou de funcionar por algum motivo.
      Em alguns casos, a única solução é trocar o kit painel + central + chave.
      Ou… Fazer decode do módulo de injeção e remover o sistema imobilizador, esta ultima opção é a mais barata.
      O serviço de decode pode ser feito por um profissional que trabalha com reparo de centrais automotivas.

      Responder
  12. Boa noite Danilo, Parabéns pelo artigo, Um gênio mesmo, meu fiat stilo 2004, fez meu mecanico perder uns cabelos, fizemos algumas experiências, com troca de sensores, relés, e ate o sensor de rotação, por ultimo, depois de exaustos e decepcionados com a falta de exito nas tentativas, sentamos no carro, e abrir a chave ele percebeu que o cadeado não abre, no painel, então me disse que é um erro no codigo do carro, e depois de ler seu artigo, peguei a chave tirei a bateria, e levei ao carro, o mesmo abriu o cadeado, fechei a chave, tentei novamente e fechou, abria chave, lixei a parte da bateria, vou testar, mais ja sei que o problema é na chave, acho que devido as constantes troca de bateria que fiz no carro, enquanto estava parado.

    Responder
    • Nos Fiat Stilo existe transponder dentro da chave, ele pode ser tanto de vidro ou de epoxi, o primeiro costuma quebrar a capsula e deixar de funcionar quando a chave cai no chão.
      vocês deveriam utilizar um scanner pra fazer diagnóstico do sistema imobilizador. através dos códigos de avaria do sistema vocês iriam conseguir descobrir que parte do sistema está com defeito, se é a chave, se é problema de comunicação entre o computador de carroceria e a uce central da injeção eletrônica.

      Responder
  13. DEFEITO CABULOSO.

    Olá meu amigo, boa noite! Tenho uma Palio Weekend adventure ano 2006/2007, ele possui uma central BC Magneti Marelli, ela não está enviando o pulso elétrico para a antena da chave, logo a luz do code não apaga, conferi os fios da antena desde do conector azul pinos 4 e 5 do BC até a antena e não estão rompidos, levei o BC e a chave duas vezes para um chaveiro fazer um teste e ele me garantiu que estão perfeitos. Não sei mais o fazer… Obs: o sensor de nível de combustível na bomba de combustível não está marcando no painel preciso trocá-lo, mas não sei se tem alguma coisa haver.

    Muito obrigado, desde já!

    Responder
    • Talvez a antena não esteja apresentando a resistência correta, faça o teste da resistência com um multiteste.
      Se não me engano a resistência não pode ser superior a 100 ohms. algo muito menor ou muito maior do que isso você já pode considerar a troca da antena por uma nova ou usada em bom estado.

      Responder
  14. Boa tarde!
    Tenho um FIESTA 2003, onde parou de funcionar com minha esposa, piscou e parou…não liga mais ascende a luz de oleo e bateria, funciona o alarme, porem o barulho do motor de partida não faz, testamos todos os fusíveis e todos dão passagem, fiz o teste do motor de arranque, ligando a chave e fechando curto, porem o eletricista me disse que o sensor não deixa o bico injetar constituível por isso não liga.
    Posso ter tido problema com o chip da chave do carro, qual o reparo?

    Responder
    • Nos Fiesta o motor de partida é controlado por um relê que por sua vez só dispara se houver permissão do imobilizador.
      Caso haja algo errado com o imobilizador ( chave codificada ) ele não funciona o motor de arranque e nem manda centelha as velas / pulso aos bicos.
      Acredito fortemente que você tem sim um problema de imobilizador!

      Responder
  15. Boa note, Danilo. Parabéns pelas postagens e pela dedicação. Tenho um Gol G5 1.0 2010 que tá com um defeito intermitente no imobilizador. Às vezes liga normalmente e outras vezes fica com a lâmpada do imobilizador piscando, fico tentando e sempre funciona depois de alguns minutos. Imaginei ser algum problema na bobina (antena) da chave e troquei por uma nova comprada do mercado livrr, mas nada mudou. Qual sua opinião? Obrigado.

    Responder
    • Defeito comum em Gol G5 viu , fica em safe o painel e a luz do imobilizador não para de piscar.
      Tem duas causas conhecidas:
      Chip interno da chave ID48 Megamos com mal funcionamento. ( Basta pedir para um chaveiro gravar um novo transponder e estará resolvido ).
      Segunda Causa: Possível solda fria no painel , ou defeito no circuito eletrônico do mesmo. ( o imobilizador dos Gol a partir de 2009 é integrado ao velocímetro ) , neste caso é necessário abrir o painel e averiguar se não existem micro trincas na solda do conector do painel.
      Caso esteja tudo em ordem talvez seja necessário trocar o mesmo.
      O Certo mesmo seria se comunicar com um scanner com o veículo quando o veículo apresenta o defeito para ter certeza se é problema de transponder ou de painel.

      Responder
  16. Danillo, boa noite!
    Obrigado pelo retorno. Agora o meu palio fire 2001 8V gas fica batendo o relê da bomba no pós chave e não aciona o motor de partida, o que pode ser. Por favor me Ajude!

    Responder
    • Geralmente relê batendo é falta de aterramento.
      Verifique as conexões pequenas da bateria a lataria do carro, e verifique também o aterramento que existe atrás da caixa de ventilação esquerda do lado do motorista se não tem sinal de oxidação lá.

      Responder
  17. Danillo, boa noite! Parabéns pela relevância do seu site. Meu nome é Maurício, e preciso muito da sua ajuda. Tenho um Palio Fire 2001 1.0 8V gasolina. Já a algum tempo ele vinha apresentando um problema no code. Sempre que eu ligava o carro aparecia a luz do code e a luz da injeção. Para dar partida eu utilizava os procedimentos de emergência descrito no manual. Pisava no acelerador e quando a luz da injeção piscava eu fazia a contagem do código da chave. O fato é que a uns 10 dias atrás eu precisei trocar o terminal negativo da bateria que estava bem estragado. Solicitei a troca numa mecânica, liguei o carro e voltei prá casa. Deixei o carro uns dois dias sem uso, quando fui dar a partida a bateria estava descarregada. Após uma chupeta o carro pegou e rodei uns 3 kms com ele até apagar o motor. Guinchei o carro para casa, coloquei bateria nova e o carro apresentou o seguinte problema: A bomba dagua fica ligada o tempo todo mesmo com a chave desligada (fica fazendo barulho apenas com a bateria ligada), ao dar a primeira volta da chave o painel acende, o sensor do combustível funciona, mas não aciona o motor de partida. A luz do code aparece e permanece acesa e a luz da injeção aparece e depois apaga. Se a luz da injeção ficasse acesa eu poderia tentar funcionar o carro com o modo de emergência, mas como apaga não posso fazer a contagem do código. O que pode ter acontecido. Por favor me ajude.

    Responder
    • Olá José Mauricio seja bem vindo!
      No seu caso você deve verificar se não tem algum aterramento do motor ou que vai na lataria solto ou com folga.
      Verifique se o cabo negativo que sai da bateria está bem ligado a lataria do veículo.
      Me recordo perfeitamente do dia em que eu me deparei uma Fiat Strada ano 2004 fire com o mesmo sintoma relatado por você, e a bomba ficava ligada direto! O aterramento do motor que sai do chicote da injeção eletrônica próximo ao motor de arranque abaixo do coletor de admissão estava solto.
      Você vai precisar rever todos os passos do que fez no veículo de trás para frente, para ver onde foi que ficou algo errado.
      Sugiro que verifique também o comutador de ignição da chave do veículo se não tem nada solto por lá.
      Confira a carga da bateria pra ver se está bem carregada.

      Responder
  18. Bom dia.
    Tenho uma saveiro 2000/2001 e hoje apareceu no painel uma lâmpada (carrinho com uma chave no meio). Ele da a partida, mas desliga em seguida.

    Responder
  19. Boa tarde,
    Primeiramente parabéns pelo artigo!
    Pedi ao chaveiro para codificar uma nova chave e aí o carro funcionou com esta chave e com a outra que eu já tinha, então mais tarde quando fui ligar novamente o símbolo do code não acende, e o motor de arranque gira mas o motor não pega, o que poderia ser?

    Responder
    • Há um problema com a central ou módulo do imobilizador ou mesmo com a alimentação elétrica dela.
      Na falta de alimentação dela a luz do code não acende. Verifique se não há mal contato na central do imobilizador bem como suas tomadas, e verifique também o estado dos fusíveis.

      Responder
  20. Bom dia. Gostaria de uma ajuda…Tenho um fusion 2008, e semanas atrás o carro começou a morrer, acendeu uma chave fixa, aquela que tem duas bocas e logo o carro apagou. E agora não liga de geito nenhum…Gostaria de saber o que acoteceu?

    Responder
    • Dificil dizer assim sem nem mesmo ver o veículo.
      Mas uma dica boa é começar verificando os fusíveis do veículo, e também verificando as conexões das tomadas da injeção eletrônica, bem como o estado das velas, e bobinas de ignição. Peça ajuda a um especialista em injeção eletrônica!

      Responder
  21. Ola, estou com uma parati 1.6 2007, estava funcionando normal, guardei na garagem, fui fazer a troca da bateria e sem querer a chave do positivo encostou na lata ocasionando um curto, após isso o motor gira mais não pega, ja verifiquei todos os fusíveis e estão normais, sera que danificou o módulo da injeção, ou eles tem algum meio de proteção pós curto ou algo do tipo ? Obrigado!

    Responder
    • Amigo, sem dúvida alguma queimou alguma coisa ai.
      Em geral a primeira coisa que queima é a Central da injeção eletrônica mesmo.
      Verifique se há corrente nas velas de ignição ao dar a partida, e também se a bomba é acionada ao ligar a chave.
      Caso não haja corrente nas velas e nem a bomba acione considere que o módulo de injeção pode ter tido suas trilhas rompidas em sua linha de alimentação permanente. Em alguns casos dá pra reparar, em outros é mais viável troca-lo mesmo.

      Responder
  22. Boa tarde!
    Tenho um Mustang 3.8 1995 ficou parado na garagem e estou fazendo uma reforma nele e não vira o motor a oficina alegou que é modulo de ignição mas a chave descodificada da blok.
    Com o tempo a chave se descodifica? a mudança da bateria do controle das portas resolve?

    Responder
    • Em carros mais antigos, ao ficar grandes períodos com a bateria descarregada podem haver perca dos dados da memória do imobilizador sim, isso é facilmente observado em veículos das marcas renault / peugeot / citroen também! é comum.
      Verifique se existe um led vermelho no painel de seu carro, geralmente próximo do relógio do painel… ele deve acender alguns segundos ao ligar a chave e se apagar. se ele ficar aceso ou piscando o tempo todo significa que você tem um problema com chave / anti furto mesmo.

      Responder
  23. Olá bom dia.

    Tenho um Renault Clio Sedan 2002, de uns tempos para cá tive alguns problemas para ligar o carro a luz vermelha do imobilizador de vez em quanto ficava piscando e o carro não pegava, de 3 dias para cá perdi o as travas elétricas, não funciona mais, e agora a luz do imobilizador vermelha do painel que fica piscando não acende mais, desta forma o carro não funciona. Saberia me informar oque poderia ser?

    Responder
    • Bom Dia Gostaria de ajuda. Tenho um palio Ele apresentou defeito na parte eletrica. De uma hora pra outta começou a pisca todas as luzes do painel porem continuou funcionando o motor. Desliguei ele e nao pegou mais. Ele da a partida porem nao funciona. Painel inteiro pisca as luzes e si apagam. O que pode ser.

      Responder
      • Já vi essa novela pelo menos 10 vezes.
        A alimentação do painel dos Fiat Palio, Strada, Weekend é compartilhada com as lampadas de farolete, lampadas das setas traseiras e dianteiras, e também com relês da injeção eletrônica e ventoinha. Se houver uma lampada em curto circuito em seus terminais, ou mesmo se houver mal aterramento sintomas como o que você relatou vão ocorrer.
        Me lembro perfeitamente de um dia em que peguei um pálio com o mesmo defeito relatado, e a causa era a tomada que fazia conexão com luzes de uma carretinha, o técnico eletricista que instalou deixou os fios desemcapados o que fazia a luz da seta entrar em curto com a lataria do veículo / reboque. E isso também fazia com que um fusível queimasse toda vez que se dava a seta, e também ao pisar no freio do veículo.
        Verifique também os aterramentos do veículo, e conexões da bateria !

        Responder
  24. Boa tarde tenho uma zafira 2008 automática estava tudo bem do nada parou gira a chave liga todas as luz do painel normal mas não pega mecânico revisou fusiveis trocou o comotador mas continua mesma coisa não pega oque poderia ser ?

    Responder
    • Olá Rafael tudo bem?

      complicado ein… precisa-se verificar se há corrente nas velas e se a bomba está ligando ao virar a chave!
      normalmente da pra se escutar o ruido da bomba ligando lá no tanque de combustível… soa como um zumbido mesmo.
      Normalmente Zafiras quando não pegam assim, ou é problema no sensor de rotação ou a bomba de combustível mesmo.

      Responder
  25. Oi bom dia
    Troquei o miolo de ignição do meu clio 2006 e ele nao pega de jeito nenhum! Poderá ser problema com a chave que nao codifiquei?

    Responder
    • Oi Paula tudo bem?

      Se for mesmo problema na chave irá piscar uma luz vermelha sem parar no meio do painel de seu carro. uma “bolinha”,
      no momento da partida.
      Essa luz não pode piscar no momento em que se tenta ligar o motor.
      Ela so deve piscar quando você está com o motor e a chave desligados.
      ( o correto é que ao ligar a chave ela se apague depois de alguns segundos ).

      Responder
  26. Boa tarde, Tenho um Voyage 2014/2015, fui fazer uma chave reserva para ele e agora no painel do carro esta ficando os numero 2-3 aceso onde deveria ficar o KM do carro. O que pode ser? Qual solução?
    Obrigado.

    Responder
    • Amigo quando o display do painel do Gol G5 e voyage exibem a informação 2-3 indica que a programação da chave foi imcompleta entre em contato com o técnico que fez a adptação da chave em seu veículo e peça ajuda.

      Responder
  27. Ola amigo meu carro e um uno 2010
    Ele tinha parado de funcionar a ventoinha
    Fui tentar fazer uma direta nela
    A hora que encostei o fio no positivo
    Ele desligou e agora nao quer mais pegar e ta com a luz da chave ligada no painel
    Sera que eu acabei queimando a central ou o imobilizador nessa brincadeira

    Responder
    • Xi amigo ! Verifique primeiro os fusíveis que existem no habitáculo ali na parte de baixo do volante. Tem uns fusíveis que ficam escondidos atrás da caixa de fusíveis ficam em pequenas “gaiolas” e próximo a dois reles… Eles são responsáveis pela alimentação da central da injecão , e dos reles da bomba e da intenção eletrônica. Verifique os! Eles podem ser vistos se voce olhar acima do pedal de abreagem la em cima, ilumine com uma lanterna e os verá!

      Responder
  28. Boa tarde … Primeiramente parabéns …
    Comprei da chefe da minha ex nora um Ford Ka 2010 e quando cheguei em casa e desliguei o carro percebi que ficava piscando no painel um cadeado fechado com um automóvel atrás. Aí fui até o manual e meu nervoso não me deixou entender nada. Fui ver no Google e vi várias coisas. Dizem que é alarme aí liguei pra antiga proprietária e ela disse q o carro não tem alarme. Li que pode ser revisão próxima li que tem posição certa para colocar a chave do carro só que não entendo nada é meu primeiro carro já tenho 42 anos sabe como é a cabeça já não é tão boa e nao entendo absolutamente nada de carro mesmo e estou desesperada. Por favor me ajuda e se poder me dizer como é essa história da posição da chave, alarme, e revisão programada lhe ficarei eternamente grata.

    Responder
    • Olá Viviane ! Seja bem vinda !
      A luz do cadeado é normal piscar quando o veículo está desligado. significa que o sistema anti furto de fábrica está funcionando.
      Ela só não pode piscar ao dar a partida… se ela piscar ao dar a partida significa que existe algum problema com o anti furto ou a chave codificada. então não se preocupe!

      Responder
  29. Bom dia, parabéns pelo site!! A chave do meu fiat 500 foi para a maquina de lavar e não está mais dando partida, os comandos da chave canivete funcionam normalmente, abrir e fechar as portas e destravar o porta malas. Porém a partida só consigo com a chave reserva. O que pode ser? Poderia me ajudar? Obrigado

    Responder
    • Danificou o transponder. Será necessário troca-lo por um novo e efetuar configuração do imobilizador.
      Detalhe: o transponder não tem relação direta com os comandos de abrir porta / fechar…
      São peças separadas dentro da chave.

      Responder
  30. Boa tarde, tenho um clio 06/07 1.0 16v fiz recentemente a troca do módulo de conforto, pois tinha queimado. o carro não da a partida a luz vermelha fica piscando intermitentemente, giro a chave mas não pega. O que devo fazer?

    Responder
    • Deve procurar um profissional que repara centrais ou um chaveiro para resetar o sistema de imobilizador do carro.
      Em geral o módulo de conforto a que se refere é integrado ao imobilizador e este precisa ser configurado para funcionar.

      Responder
  31. Boa tarde, Danilo.
    Tenho um onix 2014/2015 e ontem ao tentar ligar o carro, o painel estava apagado e não dava partida nenhuma. Tive que chamar o auto eletro para fazer o carro funcionar. Detalhe: a bateria tinha zerado. Quando ele deu carga na bateria tudo funcionou. Ele me disse que algo cortou a corrente . Então olhou o alternador e apertou um parafuso que estava meio solto,e aí começou a mandar voltagem normal pra bateria. Não me contentei com isso, no painel aparece a palavra code sem número. É normal isso? Será que não é problema com a chave ou ignição? Eu deixei a chave cair muitas vezes. Obrigada.

    Responder
  32. Olá boa tarde, meu honda civic 2012 1.8 teve os contatos da bateria invertidos, ocasionando a queima da central e do fusível de 100A da bateria. o reparador disse que clonou a central do meu carro, não sendo necessária a aquisição de uma nova chave. Só que o sistema imobilizador não deixa o carro pegar. Vcs podem me indicar alguma coisa que deve ser feita para solucionar esse problema?
    obrigado.

    Responder
    • Talvez tenha queimado algo mais no sistema elétrico do carro além da central!
      Deve ser paciente e pedir que um eletricista verifique se está tudo em ordem.
      Caso esteja tudo ok, então talvez ‘clonar’ a central não tenha sido suficiente ou o procedimento foi falho.
      Deve buscar o opinião de outros reparadores para um diagnóstico mais preciso.

      Responder
  33. Boa.tarde.danilo.raphael tenho uma Captiva 2010.2.4.meu.carro dezembro.2017.deu.poplema.no módulo do.motor..rapaz do.sistema doce.que não a concerto.so.outro.modulo.mandei.troca.ok.peguei carro.trabalhei.30.dia e veio queimar.novamnte ante.de queimar dois dia ele.nao.pegava mais de.manha.dava.uma.patida em.cima.do módulo.carro pegava.normal..queimou em.trinta.dia.levei para.mesma.oficina.para.troca foi colocado.outro.modolo.oficina.nao.achou.o defeito.do.carro me.entregou.meu.carro.voncionado.nomal..se eu trabalha.com.o.carro.durante.dia ele não pega.eu.mexo no módulo.ele pega.se eu
    .não.trabalhar.com.ele.no.outro.dia.ele.pega.nomal..isto.nao.enomal

    Responder
  34. Boa tarde Daniel, tenho um Fox 2005 porém a leitura do code está intermitente, na verdade nem preciso utilizá-lo já que possuo uma central de alarme independente que possui próprio método de proteção, tanto que atualmente uso o transponder fixado na antena. Minha dúvida seria se eu posso desativar o imobilizador do carro? O ODBMAP faz essa função no imobilizador?

    Responder
    • Olá Nathan tudo bem? Se não me engano da pra desativar o imobilizador se o sistema de injeção for o modelo Bosch me 7.5.10 , 7.5.20 , 7.5.30 e Magnet Marelli Iaw 4GV ( alguns modelos ). E sim o OBDMAP possui cargas para desativar o immo do Fox, mas depende da versão do firmware da ferramenta. Eu costumo desativar usando o programador de EEPROM TL866 + pinça soic 8. Funciona muito bem, basta fazer o serviço com cuidado na hora de dessoldar o chip da placa, e cortar a linha de comunicação da central com a Caixinha do imobilizador que fica atrás do velocímetro. O procedimento é totalmente reversível e se você quiser colocar o imobilizador pra funcionar no futuro novamente basta ligar a linha de comunicação novamente que os módulos se casam sozinhos.

      Responder
      • Danillo primeiro parabéns por estar ajudando muitas pessoas e suas dúvidas, referente ao que eu tinha dito sobre meu Fox, depois de não ter conseguido logar ele apresentando code no painel. A bateria caiu pois tive que rebocar o carro até em casa, com farolete ligado etc, mas enfim o carro ficou parado uns dias e carreguei a bateria, quando coloquei no carro ele ligou sem acender a luz de code, porém também tinha desmontado o painel e mexido na fiação e imobilizador. Minhas dúvidas são poderia ser carga baixa na bateria, também causa esse tipo de problema? Levantei outras questões como fiação, antena do transponder intermitente quando fica quente ou frio interfere? Ou até mesmo interferência do alarme que eu uso, pois tem uma antena PKE o que acha?

        Responder
        • Quando a luz do imobilizador não liga, significa que o sistema não está sendo alimentando. o fox até 2010 tem uma caixinha preta do imobilizador ao lado direito do hodometro escondida, ela é alimentada por um fusível de 5 amperes. verifique o estado dos fusíveis com calma. se não houver nenhum queimado então o defeito pode estar na tal caixinha. Ela deverá ser trocada e o sistema recodificado.

          Responder
  35. Bom dia.Tenho um fox 2010 fex o problema dele é o seguinte.Não pega a luz do code apaga a luz da ingeção fica acesa,quando liga a chave a bomba aciona mas quando da a partida ela se desliga,coloquei no scaner acusa central bloqueada apaga a memoria e ele funciona uns 2 dias depois não pega de novo.

    Responder
    • Amigo a luz do código pode se apagar mesmo sem comunicação CAN com o módulo de injeção.
      Talvez o código esteja correto, mas por algum motivo o sinal para liberar a partida não chega a central da injeção eletrônica.
      Já vi muito isso em veículos VW modernos, e em alguns casos o defeito é no Circuito integrado que faz a comunicação CAN que existe dentro da própria central de injeção eletrônica. Seria legal observar com osciloscópio se há tráfego de dados CAN na rede de comunicação CAN.

      Responder
  36. Danilo. Boa Tarde.
    Parabéns pelas explicações que você passa. Tenho fox 2004, estava andando com o carro normalmente, para o carro enfrente da minha coragem para guarda-lo. desliguei o carro e fui abrir o portão da garagem, na hora que fui ligar novamente, o mesmo não quis pegar mais. Olhei no painel, estava piscando uma luz formado de carro sem parar. Será que minha chave esta descodificada ou parte do sistema imobilizador.

    Responder
    • Amigo, quando a luz pisca é sinal de que o computador do carro por algum motivo não recebeu o sinal do chip da chave.
      Se deixou a chave do carro cair no chão talvez ele tenha se soltado lá dentro ou se partido.
      Se não deixou cair experimente de deixar a chave no contato por 50 minutos com o contato em posição ligado.
      talvez o sistema tenha apenas perdido o sincronismo.

      Responder
  37. Danilo meu amigo ,veja só essa matéria meu ajudou um pouco, mas esclareça um pouco mais pra mim , o meu vectra 98 está com esse problema ; há algumas vezes ele está normal ,mas tem vez que ele acende todas as luzes do painel só não a luz da injeção e sendo assim ele não funciona aí tenho que esperar um tempo pra que a luz da injeção acenda e ele funcione . o que pode ser ?

    Responder
    • Algo parece estar interferindo na alimentação da central. Se houver algum anti furto desative o para testes. Uma segunda hipótese seria um possível defeito no circuito que alimenta a central, linha 15 ou algum relé ruim ou ainda um defeito interno dela

      Responder
  38. BOM DIA MEU AMIGO OTIMA MATÉRIA TOMARA Q VC POSSA ME AJUDAR NESSA JÁ ESTOU SEM SABER O Q PODE SER TENHO UM FIAT PALIO ADVENTURE 1.8/05 PAREI O CARRO NA GARAGEM QUANDO FUI LIGAR O CARRO NÃO PEGA VIRA O MOTOR MAS NÃO DA A PARTIDA A LUZ DO CODE FICA ACESA DIRETO E A LUZ DE INJEÇÃO NÃO ACENDE O Q PODE SER? SERA Q É A ANTENA DO IMOBILIZADOR? OBS: TENHO AS DUAS CHAVES E É O MESMO PROBLEMA COM AS DUAS CHAVES ENTÃO ACHO Q NÃO É PROBLEMA NA CHAVE E TAMBÉM NÃO CHEGA ALIMENTAÇÃO NA BOMBA , JA VI TODOS OS FUSÍVEIS, RELE TUDO OK

    Responder
    • Amigo seja bem vindo.
      Normalmente quando a luz de injeção não acende ao ligar a chave é porque a central da injeção não está sendo alimentada.
      A questão da luz do code ficar acesa, é justamente porque não houve comunicação com a central pois ela não foi eletricamente alimentada.
      Verifique primeiro todos os fusíveis do carro, faça o seguinte retire os fusíveis um por um com a ajuda de um alicate universal com o cuidado de recolocar cada um seu respectivo lugar novamente.
      Você vai precisar de conferir os fusíveis que existem naquela caixa de plástico preta que fica ao lado da bateria dentro do cofre do motor, os fusíveis são pequenos e é preciso cuidado para não danifica-los. Observe se não tem nenhum com filamento rompido, se houver troque-o.
      Confira também os fusíveis que existem dentro do habitáculo ali perto da coluna de direção ao lado de onde fica seu joelho esquerdo ao estar sentado no banco do motorista. tem uma pequena tampa ali, é preciso remove-la com uma chave de fendas.
      DETALHE OS FUSÍVEIS DESTE CARRO ENGANAM OK. VOCÊ ACHA QUE NÃO ESTÃO QUEIMADOS QUANDO NA VERDADE ESTÃO.
      Alguns quando se rompem não deixam vestígios evidentes de que estão queimados;
      Se verificar os fusíveis e não chegar a nenhum queimado, então é provável que exista um problema dentro do módulo de injeção e este precisará ser testado.

      Responder
  39. Olá .. o meu carro é um Siena 2003… Ele acendeu a luz de injeção levei em varias oficinas e não acharam o problema… Tempos dps acendeu o luz da chave code.. mas isso é de lua as vezes acende as vezes não ?? Será q o problema pode ter relação um com o outro? Novamente levei ao mecânico e não me falam com. Precisão oque possa ser.. obs: começou a engasgar de segunda marcha … E chegou a apagar uma vez apagou geral não acendia nemma luz do painel…

    Responder
  40. ola, parabéns pela matéria, gostaria de tirar uma duvida tenho um palio fire 2008 estou viajando com e ele normal, parei abasteci andei mais uns 500 k, depois q parei para almoçar voltando ao carro fui dar partida ele não pega e a luz da chavinha não apaga, pode ser a chave cod?

    Responder
    • Sem dúvida pode ser sim.
      Peça ajuda a um chaveiro automotivo local.
      Você pode também tentar deixar a chave ligada no contato durante uma hora talvez sincronize novamente e dê pra você tirar o carro dai.

      Responder
  41. Comprei um Clio 2001 e perdi suas chaves , comprei um cilindro novo na Jocar, vei com duas chaves, troquei cilindro, agora vira a partida mas não pega de jeito nenhum, um eletricista me falou que de descodificar o modulo ele vai funcionar com qualquer chave, isso procede, ou qual seria seu conselho, teria um macete?

    Responder
    • Amigo você tem duas alternativas ai.
      A primeira é procurar um chaveiro para que ele crie um chip transponder para seu carro e deixe-o como original com o sistema anti furto funcionando certinho.
      A segunda é procurar um profissional que faça reparo em centrais e módulos automotivos para que ele avalie se é possível remover o sistema anti furto pra você, ( reprogramando a central de seu carro ).
      Nas duas alternativas vai funcionar bem! Mas não recomendo que remova o sistema anti furto.

      Responder
  42. Boa noite.
    Tenho um Agile 1.4 ano 2011 e em algumas ocasiões ele acende a luz de falha do imobilizador, a mesma fica piscando quando vou dar a partida e o carro não pega, basta eu voltar a chave para o ponto de ignição desligada e quando eu giro novamente a mesma o carro pega sem maiores problemas e a luz apaga, este problema não acontece com frequência, teve semana que ocorreu umas duas vezes, mas também já chegou a ficar de 15 a 30 dias sem ocorrer esta falha. O que pode estar acontecendo?

    Responder
    • Em geral podem ser duas coisas
      * A antena do imobilizador com defeito.
      * Ou o transponder ( chip que fica dentro da chave ) que está solto lá dentro ou começando a apresentar sinais de que vai parar.
      O mais comum é que seja um problema no transponder mesmo.

      Responder
  43. Tenho um Siena fire 2001 1.0 / 16v e após arrebentar a correia tive que repara todo o motor, após montar o motor já reparado notei que a luz do code estava ligada e o carro não ligava mais, percebi também que a bomba de gasolina não armava e o carro também não liberava o gnv, daí vi que os cabos das velas não mandavam centelhas, ou seja, o carro não acionava nada que o fizesse ligar, apenas girava o motor por causa do motor de arranque. Tentei fazer a ligação de emergência que há no manual do carro e a luz da injeção não me dá a opção para iniciar a contagem. Já me disseram que o módulo ficou ruim, outros dizem que apenas desconfigurou e é só chamar um chaveiro pra reconfigurar, já ouvi também que pode ter estragado a antena do code, mas até agora ainda não consegui ligar o carro. Por acaso vc sabe me informar o que possa estar acontecendo e o que eu devo fazer para que o carro volte a funcionar normalmente

    Responder
    • Siena 1.0 16 tem computador de carroceria BSi !
      Se o chip que existe na chave estiver ok, então a bsi só perdeu o sincronismo com a central uce.
      No entanto você vai precisar de conferir todos os fusíveis do carro!
      Ligue um scanner no veículo e confira quais os códigos de falhas presentes no momento.
      Será necessário um scanner que tenha recurso para acessar a memoria de falhas do computador de carroceria Bsi.
      Os equipamentos Rasther II ou III, Napro, Kaptor .com, Kaptor v2 e v3, Bosch KTS ou Sun PDL fazem isso sem problemas.
      Este também possibilitam apagar as falhas e refazer o sincronismo do sistema.
      Normalmente se houver defeito na chave, ou antena da chave, ou qualquer outro atuador ou sensor, a falha será mostrada na tela do aparelho.
      Se for o um defeito na central o scanner provavelmente não vai conseguir comunicação com central.
      E em geral quando é um defeito na cetral a luz da injeção eletrônica, aquela com formato de um motor que pode ser vermelha ou amarela. não acende.
      Dica: no compartimento do motor, existem fusíveis escondidos embaixo de uma tampa plástica escrito fuse ali próximo da bateria verifique se estão todos intactos.

      Responder
  44. Ola amigo boa noite parabéns pelo artigo e pela ajuda que você passa para as pessoas, se possível me de uma ajuda estou com um fox 2011 estava pegando normal e agora não quer mas pegar,quando ligo a chave ele só acende a luz de bateria e a do freio de mão no painel e a bomba de combustivel fica ligada direto da partida e o carro não pega
    Obs o carro não tem correte saindo da bobina sera a chave ou modulo pode me ajudar.Sim apenas tirei a bateria e coloquei outra mas o carro já estava parado a muito tempo.

    Responder
  45. Tenho um Palio 2001, 16v, que após uma chupeta mal sucedida, teve uma bateria nova instalada e a luz do Code não apagava mais e o carro não dava partida, ficando assim por mais de 20 dias, quando pra minha surpresa num belo dia virei a chave e o carro pegou, o que pode ter acontecido?

    Responder
    • Este palio possui computador de carroceria BCM.
      E quem comando o imobilizador é ela.
      normalmente quando a bateria descarrega ela pode perder o sincronismo com a central da injeção.
      Este sincronismo só pode ser restaurado se você deixar a ignição ligada algum período de tempo.
      Ou se você forçar o sincronismo usando um scanner.
      Em geral quando o computador de carroceria tem algum defeito em seu circuito o defeito torna a se manifestar uma hora ou outra.

      Responder
  46. tenho uma rav4 2015 ela ficou em revisão por uma semana… a chave senpre acionou com uma certa distancia, depois desta mautencao ele somente aciona a partida enconstando a chave no botão de partida. isso ~e algum problema^>

    Responder
  47. Boa tarde primeiramente parabéns pelas respostas e atenção dada a todos.
    Eu tenho um clássic 2008 a chave estava bem gasta e meu veículo tem o alarme Pósitron. Comprei outra numa loja de acessórios o próprio vendedor codificou e testou na hora suas funções, apertou o botão para abrir abriu e para fechar também com travamento e levantar dos vidros tudo ok. Porém não testamos na ignição pois ele não a montou lá mandou que eu fosse ao cheveiro para que o mesmo trocasse os comandos e lembrando a chave ( metal) é a mesma. Depois de feito isso com a chave nova o carro não pega e a luz da injeção está acesa piscando direto. Tem alguma dica para este caso? E vale lembrar que com a chave reserva o veículo pega normalmente.

    Responder
    • A chave não está codificada. Não foi codificada corretamente para seu carro.
      Ou o transponder está incorreto ou ausente.
      Em alguns casos é possível tirar o transponder da chave antiga e colocar na nova que funciona.
      Luz da injeção piscando ao dar a partida em Carros CHEVROLET significa que nenhum transponder (chip de chave codificada) foi encontrado.

      Responder
  48. Danilo, Tudo bom? Estou impressionada com sua motivação em responder aos diferentes perguntas. Meu caso é o seguinte… Eu tenho um hyundai elantra, após trocar a borracha do comando que estava danificada a chave deixou de dar arranque ao motor, consigo abrir e fechar o carro, liga até a bateria mas não dá arranque. A outra chave que uso habitualmente funciona normal, apenas a outra chave que apresenta esse problema. O que pode ser?

    Responder
  49. Boa noite Danilo,fiquei comovido com as explicações que nos dá.Tenho um dodge caliber 2.0 CRD,um dia,sem me aperceber,em plena marcha partiu-se a polia do alternador e só descobrí quando o motor desligou-se porque já não caregava a bateria.Fiquei um ano com o carro parado,ao sol e chuva,procurando a peça avariada.Quando se substituiu o alternador,o motor gira,mas não pega.Será problema de configuraçoes de chave ou outro problema,Jude-me……

    Responder
    • Amigo, seja muito bem vindo!
      Veículos com injeção eletrônica quando ficam algum tempo parado tendem a travar a bomba de combustível, pois com o passar do tempo a gasolina tende a apodrecer e consequentemente trancar filtros e travar o rotor da bomba.
      Verifique se ao dar a partida no veículo a bomba aciona,
      Verifique também se se no momento em que da a partida existe corrente elétrica de alta tensão saindo nos cabos de vela.
      Boa sorte!

      Responder
  50. Bom dia!
    Tenho um Fox 2006 flex, ultimamente ele vem apresentando falha na hora de ligar. Dá partida, mas não pega, quando fico forçando na partida aí ele pega e fica tremendo o motor como se fosse morrer, eu acelero o carro pra pegar força e o mesmo joga até uma fumaça pelo escape.Já foi substituída a sonda lambida, velas, cabos de velas, no scaner não mostra erro algum no carro, o que pode ser? Agradeço sua atenção.

    Responder
    • Victor o primeiro passo ai seria verificar como está o sincronismo da correia dentada.
      Se estiver tudo ok, então será necessário verificar se a pressão da bomba de combustível está na casa dos 4.2 bar.
      A sonda lambda aplicada em seu carro não deve ser sonda universal bosch.
      A sonda que dá certo ai é ORIGINAL NTK.
      Será necessário também verificar se a junta do cabeçote está em bom estado. ( Se não está queimada ).
      O ultimo detalhe a ser verificado que é matador é o estado do catalizador se ele não está restringindo a passagem dos gases de escape.
      Boa sorte amigo!

      Responder
  51. oi danillo tudo bem tenho uma marea 2002 estava funcionando normal ai fui olhar a caixa de fusiveis para tentar ligar o radio que e original pois nao funcionava tirei ele fora do painel e coloquei novamente no lugar tem alguma coisa a ver com a chave code pois agora o carro nao pega nao acende a luz code e nem a de injecao as outras do painel mormal e tambem nao escuto o barulho da bomba eletrica obrigado

    Responder
    • Gilberto verifique novamente a caixa de fusíveis, deve ter algo errado por lá…
      Talvez no mexer desencaixou algum conector ou trocou algum fusível de lugar e ele queimou.
      Verifique os fusíveis que ficam em “gaiolinhas” em um compartimento abaixo do volante do carro.
      Verifique também os fusíveis que existe lá na frente no compartimento do motor.

      Responder
  52. Tenho uma pajero full 2008 a chave quebrou fui ao chaveiro e ele tirou o chip e colocou na outra mais depois disso o carro não pegou mais não partida será se com o mesmo chip em outra chave prescisa codificar?

    Responder
  53. Ola bom dia!
    Tenho um fox 2008 a 3 meses so venho tendo dor de cabeça.a luz fo cold fica piscando uma hora funciona outra hora nao ja levei em 2 eletrista im tirou o modulo a antena as chves e rebocou o carro…voltou a funcionar com uma semana denovo! Nao aguento mais me ajude por favor estou desesperada

    Responder
    • Olá seja bem vindo, isto ai está com cara de mal funcionamento do chip transponder ou da antena da chave.
      Para resolver o problema, basta confeccionar outro chip novo de preferencia orignal. e substituir a antena por uma nova.

      Responder
  54. Boa tarde. Tenho uma Corolla 2010. Há um ano atrás ele não queria pegar quando ligávamos na chave. Levei numa oficina e eles testaram tudo, de bomba até bicos injetores. Eu peguei a chave reserva e o carro funcionou perfeitamente. A chave havia descodificado.
    Agora aconteceu o seguinte: Semana passada a bateria morreu. Substituída por uma nova, o carro funcionou normalmente por exatos 5 dias. Hoje, quando tentei colocar pra funcionar, ele não pega, fica do mesmo jeito que na outra vez em que deu problema.
    Se for a codificação da chave não tenho como testar, pois nunca codifiquei a 1ª chave a dar defeito.
    O que devo fazer? Teria a central danificado com essa pane da bateria ou apenas codificando uma das chave o carro volta a funcionar?

    Responder
    • No seu caso, acho difícil ser a pane bateria a causa por ter descodificado a chave. ( mais isso não exclui a possibilidade de ter algo errado com a comunicação da central com a caixinha do imobilizador).
      A recomendação que posso dar é que procure um profissional que possua scanner para uma consulta/diagnóstico.
      Caso seja necessário codificar uma nova chave, recomendo que troque a antena do imobilizador por uma nova original, por desencargo de consciência.

      Responder
      • Realmente, Danillo, a chave não está descodificada, identifiquei isso porque o led security se apaga quando eu giro a chave no contato.
        Queria agradecer sua atenção e gostaria de compartilhar a solução do problema.
        Pesquisei em outro forum e encontrei uma sugestão de resetar a ECU. No post era recomendado juntar os dois cabos que conectam a bateria (claro que desconectando o positivo da bateria antes), e deixar eles juntos por no mínimo 3 horas. Fiz isso à noite e só conectei novamente a bateria na manhã seguinte.
        Pra felicidade geral da nação o Corollinha funcionou novamente!
        Levei numa oficina, como vc recomendou, e o mecânico não constatou qq anomalia com o o scanner.
        Obrigado mais uma vez.

        Responder
  55. Bom dia, Venho a recorrer a vocês devido a experiência e caso resolva meu problema gostaria de pagar, mesmo sendo desta forma. Tenho um kia Picanto 2009 automático e quando aciono a chave na ignição a figura da gold aparece no visor e ai o carro pega normalmente, porém, as vezes não aparece e não pega. Com o tempo cheguei a lixar a chave e voltou a funcionar, mas depois de algumas semanas apresentou o problema novamente ai passei limpa contato e voltou a funcionar e demorou mais semanas que lixar, mas agora nem com limpa contato funciona bem, até resolve mais tenho que ficar passando limpa contato quase todos os dias e vejo que o problema vem piorando mais.

    Responder
  56. olá tenho um fiesta hatch 2008 estou com um problema as vezes o cadeado fica piscando intermitente air o carro não pega me de uma solucao por favor.

    Responder
  57. Olá, boa tarde!
    Esqueci meu Ford Fiesta 2005 com o farol alto ligado numa sexta feira e qdo fui sair com o carro no domingo, a bateria já era. Levei a bateria para dar carga (lenta e rápida) mas a mesma não tinha mais condições. Troquei a bateria, mas agora o carro não quer pegar! Eu consigo virar a chave, porém ele fica só na ameaça de funcionar, faz aquele barulho característico do motor quando liga o carro, mas não liga!!! Por favor me ajude!!! O Que pode ser???
    Obrigado!

    Responder
    • Se já for o modelo flex, talvez ele tenha perdido informações sobre o ajuste da relação A/F ( ar combustível ).
      Com scanner da pra ajustar novamente o A/F e colocar seu carro pra funcionar.
      Detalhe interessante: em Veículos com sistema Flex normalmente quando se desliga a bateria por um período maior do que 1 minuto ao ligar novamente a centralina sempre irá assumir que tem gasolina com 30% por cento de etanol no tanque.
      Qualquer proporção diferente desta fará com que o motor fique com uma partida dificil ou não funcione.

      Responder
  58. BOM DIA. TENHO UM NEW FIESTA 2014 E COMEÇOU APARECER UMA CHAVE DE FENDA NO PAINEL. O CARRO LIGA, MAS NÃO ACELERA. DEPOIS DE VÁRIAS TENTATIVAS DE LIGA E DESLIGA O CARRO ELE VOLTA A FUNCIONAR. ACADA +/- 15 DIAS DA ESTE PROBLEMA. JÁ FIZERAM SCANNER E NADA DE ACHAR O PROBLEMA.

    Responder
    • Olá Fernanda, talvez exista um mal contato no conector elétrico do pedal de acelerador eletrônico, ou mal funcionamento da valvula borboleta de aceleração.
      Quando a luz com formato de chave de fenda acende no painel, significa que foi encontrada uma falha genérica no sistema elétrico e ela está armazenada na memória do computador do carro para futuras analises com esquipamento de diagnóstico compatível.

      Responder
  59. Blz Danillo.
    Recentemente, apareceu a luz com um carro e o cadeado no painel. É do sistema de alarme, mas sera que é alguma configuração que deu ruim?

    Responder
  60. Boa tarde, Danillo.
    Primeiro, parabéns pelo artigo. O meu caso é bastante parecido, com o de algumas pessoas acima. Eu tenho um Fiat Palio Fire 1.0 2010 e, recentemente, ele tem desligado o motor sozinho (a parte elétrica fica ligada, só o motor que falha mesmo) e, quando torno a girar a chave, às vezes, ele demora a pegar. Levei ao mecânico para ver o que houve, mas não consegui descobrir, afinal, o problema é intermitente. Achei que fosse um problema no sensor de rotação, mas não era. O meu mecânico fez os testes com o carro, passou um scanner e recebeu uma notificação de problema na injeção. Daí, ele me falou que o problema pode ser no imobilizador.
    O problema é que a luz do CODE não acende, nem pisca, e eu não sei se esse imobilizador está funcionando ou não. O que fazer para diagnosticar e resolver o problema? Quem pode resolver isso?
    Desde já, obrigado!

    Responder
    • MUITA ATENÇÃO! IMOBILIZADOR NÃO INTERFERE NO FUNCIONAMENTO DO CARRO DEPOIS DE JÁ ESTAR FUNCIONANDO.
      OU ELE BLOQUEA A PARTIDA, OU NÃO BLOQUEIA. PORTANTO DESCARTE A POSSIBILIDADE DE SER UMA FALHA NO IMOBILIZADOR.
      Em palio fire não da pra testar sensor de rotação sem osciloscopio ok. Sem osciloscópio o maximo que da pra fazer é trocar o sensor por um novo para constatar se o problema não volta a ocorrer.
      Em veículos com sistema Anti furto / Anti Assalto é normal que exista desgaste dos relês do alarme ou do corta corrente e cause também este problema intermitente. No geral é o que mais acontece!

      Responder
  61. Bom dia tenho uma scenic, e esta funcionando normal,
    mais agora não quer funcionar, tem uma luz que é normal quando o carro esta desligado fica piscando no meio do painel, mas quando vira a chave essa luz apaga, mais não está acontecendo fica com essa luz acessa e com o stop ligado. Poderia me ajudar?
    a scenic também possui o transponder pq antes disso ocorrer deixei cair a chave. como devo proceder? Aguardo.

    Responder
    • Sim renault possui transponder.
      Talvez tenha danificado o transponder da chave sim.
      Se não for uma falha no transponder, é quase certo de que seja um problema no computador de carroceria UCH.

      Responder
  62. Ola pessoal !
    Eu tenho um rav 4 – 2010, Carro com sistema START/STOP/CRUISE
    O meu carro foi assaltado, roubaram a ECU do motor, Os elevadores, Os controladores do ar condicionado e também a placa com a luz do imobilizador sumiu. O carro liga mas nao da arranque porque nao tem a ECM. Ao rebocar o carro para casa, danificamos a tranca do volante – coluna de direçao.
    Comprei a coluna de direçao, um novo telecomando sem a chave mecanica e uma ECM usada. O tecnico resetou o imobilizador e o modulo agregation smart key. Na instalaçao surgiu erro no imobilizador. Ele sugeriu comprar o imobilizador e o modulo agregation novos mas com a mesma ECM antiga. No dia da instalaçao houve outra vez o erro no imobilizador. O tecnico fez a instalaçao mesmo assim com o erro, quando ele desligou o carro tirando o borno da bateria, o carro nao ligou até hoje. Ele alega que eu devo comprar aquela placa com a luz do imobilizador.
    O que vocês me aconselham ???

    Responder
  63. Boa tarde ,

    agora lendo alguns artigos , percebi que a chave ela tem um chip transponder como eu troquei a lamina da chave canivete que comprei pelo ML a carcaça da chave antiga ficou em casa, como sou leigo no assunto , essa luz pode estar acesa devido o chip transponder estar em casa e assim o veículo não consegue receber a informação de segurança necessária ?

    obrigado

    Responder
  64. Bom dia amigão , muito bom o seu artigo.

    Gostaria de saber se pode me ajudar.

    Tenho um gol g5 09 8 v , eu usava ele com uma chave canivete veio junto ao veiculo quando comprei , usei durante anos normalmente porém a carcaça quebrou da chave e fiquei somente com a lamina da chave , utilizei durante um tempo e guardei a chave , comecei a usar a chave reserva normalmente aproximadamente 2 anos. Agora comprei uma nova carcaça troquei a que estava quebrada . Fui ligar o carro , em primeiro estante o veiculo deu partida e morreu e acendeu a luz do carro com uma chave no painel. Tirei a chave e dei a partida com a reserva que eu estava usando a um tempo normal mente , o carro pegou normalmente e apagou a luz.
    desliguei o veículo e liguei com a chave que estava a tempos sem usar o veiculo pegou porém o aviso no painel de um veiculo com a chave no meio permanece, como faria para apagar essa luz novamente?
    muito obrigado desde já

    Responder
  65. Boa tarde, gostaria de saber se alguém pode ajudar um amigo já meio desesperado, tenho um Audi A3 2012 e está parado na garagem a 15 dias e ninguém consegue resolver o problema . Sou do Rio. Ocorrido: parei o carro numa sexta feira funcionando normalmente, no domingo a noite quando fui sair com o carro, dei parida o carro liga e em seguida morre . Já verifiquei o trasponder da chave e está tudo normal, passei o escaner e o mesmo diz que é erro de comunicação. Como resolvo esse problema.

    Responder
    • O imobilizador de seu carro fica junto do velocímetro, e este se comunica com o modulo de injeção através da rede CAN.
      Talvez exista algum componente no carro, que está interrompendo a comunicação CAN ou causando interferência no sistema.
      ( a poucos meses atrás atendi um cliente com um problema parecido e a causa era um daqueles chips de potência que você liga na tomada de diagnóstico do carro ). Ela estava causando interferência na rede CAN o que acabava impossilitando a partida, foi só remover o carro pegou…

      Responder
  66. Bom dia,
    Tive um problema no meu Passat, a luz do imobilizador não parava de piscar e não conseguia por o carro a trabalhar. Como o mecanico não conseguiu aceder ao codigo da chave , ele desmontou a centralina e levou-a a alguem para desativar o codigo. Parecia que o problema estava resolvido , mas agora a luz do imobilizador esta sempre a piscar , apesar de o carro trabalhar. Pode ser algo grave o que fazer?

    Responder
    • Olá, quando o imobilizador é desativado é necessário cortar os fios da luz de espia do painel.
      É normal que pisque pois não existe mais comunicação da centralina com o imobilizador.

      Responder
  67. Caro amigo Danilo a respeito do meu palio 97, como a via dito no dia 19 deste mês..o carro morreu do nada e luz do code ficou acesa e não apagou mais..o chaveiro descodificou o módulo e recolocou no carro,e o carro não pegou e tambem foi colocado uma outra central e não adiantou…foram verificados os fusiveis relles baterias…o carro vira na chave mais não pega a bomba de gasolina não aciona e não tem correntes no motor.ai eu te pergunto? pode ser problema no sensor de rotaçao,não sei mais o que faço

    Responder
  68. Olá, tenho um Mondeo 96, levei pra pintar o para-choque, e depois na hora de ligar o carro ele estava com problema ao ligar, ao girar a chave, funciona as luzes do carro, os vidros.. mas o carro não liga, não é problema de bateria, gasolina, nada disso.
    Não sei oque fazer, pode me ajudar ?

    Responder
    • Olá Bruna, o mondeo possui um botão vermelho na parte de baixo do painel proximo ao lugar onde ficam os pés do passageiro dianteiro.
      Este botão serve para cortar o combustível em caso de batidas ou colisões,
      É comum que ao levar para pintar ou lanternar o profissional precise dar umas marteladas na lataria do carro e isso acaba “desarmando” o botão.
      Para que o veículo volte a funcionar basta apertar o botão vermelho! Verifique se não é este o problema! Sucesso!!

      Responder
  69. Boa Tarde, Danilo

    Tenho uma scenic automatica 2.0 ano 2007 e estou com um problema bem chato. Há alguns dias, quando vou ligar o carro o mesmo não liga, espero 10 minutos e ele pega normalmente, isso já tem sido com frequencia. Já levei em alguns mecanicos, mas nada de resolver, troquei as velas, fiz limpezas nos bicos, troquei o filtro de combustivel e nada. Foi passado pelo scaner e não apresentou nada. A luz do painel que pode diagnosticar falhas no arranque está normal. Não sei mais o que pensar, já me disseram inumeras coisas, mas nada que eu possa confiar. Será que pode ser a chave do carro que esteja com problemas?
    Espero seu retorno, Obrigado.

    Responder
    • Provável mal contato / mal funcionamento no sensor de rotação do motor.
      Este fica localizado no cambio pouco abaixo da carcaça onde fica o sensor de temperatura do motor.
      É muito comum que ao molhar o conector do sensor por vazamentos de água no passado ou simplesmente pelo hábito de se lavar o motor, com o tempo os contatos elétricos fiquem cheios de zinabre e o sensor fica com funcionamento intermitente então vale a pena limpar tudo com limpa contatos e uma lixa fina se possível.

      Responder
  70. Boa noite! Então, eu tenho um New fiesta 2014, e a uns dias atras, o carro começou a acender praticamente todas as luzes do painel, dai o carro ligava mas não acelerava, vidros não sabiam nem desciam.. depois de algumas tentativas de leve agr e desligar ele voltava ao normal. Isso aconteceu algumas vezes durante a semana, levei em um mecânico de confiança e ele disse que podia ser a chave e mandou eu usar a chave reserva, estou usando já tem uns 4 dias e até agora não apresentou esse problema. Alguns amigos falaram que pode ser a bateria da chave canivete, você acha que trocando resolvo meu problema? Ou terei que codificar uma chave nova?

    Responder
  71. ola Danilo tenho um palio 97 1.5 gasolina..estou com problemas no code…como ja vinha falhando algumas veses, dele não apagar na partida…só que agora o problema è irreversìvel..o code não apaga de jeito nenhum…me ajuda ai!

    Responder
    • Existem várias maneiras de solucionar o problema…
      Uma delas e fazendo o desbloqueio da unidade de comando de seu carro para trabalhar sem code. Qualquer tecnico em reparo de centrais o faz em 5 minutos.
      A segunda alternativa seria, reparar o sistema imobilizador de seu caso, neste caso bastaria entrar em contato com um chaveiro habilitado para reparo em chaves codificadas e solicitar o reparo.

      Responder
  72. Boa noite Danillo, meu carrinho e um gol g2 99 motor ap 1.6 eu dei partida nele e sair, no caminho começou piscar no painel o carro com a chave, percebi e parei e desliquei o carro ,entao em seguida tentei ligar o novamente, a luz do carrinho com a chave nao acendeu mais eo carro pega mais logo para oque pode ser meu amigo?

    Responder
    • É sempre difícil diagnosticar um problema sem nem mesmo olhar o carro.
      Então o certo é procurar um profissional especializado para uma análise mais rigorosa.
      É muito provável que exista uma falha na comunicação da Central de seu carro, com o módulo do imobilizador.
      Talvez seja um defeito interno da central…
      Vou reforçar que antes de trocar qualquer peça, busque ajuda de um profissional!

      Responder
  73. Danilo boa tarde tenho um gol 2002 16v e quando o tempo fica frio ele fica com o carro no painel piscando e nao funciona ou melhor funciona e morre. O que pode ser obrigado

    Responder
  74. Boa tarde amigo. Parabéns pelo seu post. Estou com um problema no meu carro que seu conhecimento pode me ajudar a solucionar. Tenho um gol G6 2014/2015 que está com um problema intermitente. Dá partida normal, não pisca a luz de imobilizador nem nada, mas as vezes vou ligar ele de novo, o motor gira mas não dá partida. A bomba arma normal, mas gira sem ameaça de pegar. As vezes tentando 3, 5, 10, 15 vezes ele pega. As vezes espero uns 10 minutos ele pega. O carro não engasga nem nada. Uma vez que deu esse problema tinha um eletricista por perto. Ele passou o aparelho mas não acusou nada, mesmo tentando dar partida com o defeito na hora. Tirou um dos cabos da bobina e não estava dando centelha em nenhum dos bicos. Após umas 4 tentativas deu centelha e o carro pegou. Ele disse que era sensor de rotação do motor. Trocou, porém o problema continua. Isso acontece com a chave principal e com a chave reserva também. Ontem deu esse problema. Tentei duas vezes e nada, aí na terceira tentativa dei umas mexidas com a chave no contato pronto para dar partida, aí virei e ele pegou. Chegando em casa mexi na chave com o carro ligado pra ver se ia desligar, mas nada aconteceu. Tem idéia do que pode ser meu problema?
    Desde já agradeço.

    Responder
  75. boa tarde
    eu estou com um problema com peugeot 206 1.4 flex 8v foi trocado o kit dele ecu painel chave bsi. achamos defeito que fez queimar a outra central e concertamos( o chicote que subia para central deu curto e concertamos) mais o carro não pegou, da sinal bomba tbi mais nao acende farol limpador.. eu peguei uma outra bsi do peugeot q tenho aqui troquei chip dela com a senha do kit e acende farol, limpador ok, busina tc mais nao aciona a bomba . eu nao sei mais que fazer. sera que podem me ajudar

    Responder
  76. Amigo boa noite tenho um parati 99g2 peedi a chave e mandei fazer outra.quando liguei ele piscou a lampada de codigo funcionou e morreu.no outro dia eu achei a chave original.coloco ela na iguiniçao.a luz apaga mais nao pega de jeito nenhum.o que pode ser.ja to ficando maluco com esse carro nenhum mecanico funciona ele.

    Responder
    • Amigo tem algo a mais ai, não é só a chave o defeito de seu carro não.
      Vai ser preciso verificar os principios de funcionamento do ciclo otto.
      Verificar centelha nas velas, bobina,
      Verificar ponto da correia dentada,
      Verificar a injeção de combustível.

      Responder
  77. Gostaria de saber se voce poderia me dar alguma dica sobre o caso… tenho uma s10 flex 2009

    – Nao da partida,
    – a Luz da injecao nao acende.
    – luz da temperatura piscado rapidamente igual
    – A diferenca eh que eu tiro o cabo do bico injetor, mas mesmo assim ela nao liga.
    Tentei retirar de 1 em 1, depois de 2 em 2, depois retirei todos e nada…
    A luz da injecao nao acende e ela nao da partida :(:(

    Se voce puder me dar alguma dica, agradeco desde ja.

    Responder
    • Amigo Clayton, seja muito bem vindo!
      Nos veículos GM a luz de injeção deve acender brevemente ao ligar a chave.
      E apagar quando o motor entra em funcionamento.
      Sendo assim, no seu caso posso afirmar que a Central UCE de seu carro não está sendo alimentada, então verifique todos os fusíveis do carro.
      Não compreendi bem o que quis dizer com “não da partida”.
      Vou considerar que você quis dizer que o motor de arranque gira mais o motor não pega.
      Se mesmo após verificar todos os fusíveis e não encontrar nada errado, talvez a UCE tenha queimado será necessário remove-la e leva-la para um técnico testar.

      Responder
  78. Boa noite , obrigado pela matéria.Meu fox 2010/2010 está queimando o fusível 26 e o 38 , bobina e módulo respectivamente .
    As vezes o painel liga e quando viro a chave ele não desliga. Troquei o fusível 38 e logo queimou de novo. Até o rádio desconfigurou. Poderá ser um problema na centralina ?Esse carro possui imobilizador ? poderá ser o imobilizador? Me indica alguém em BH -MG por favor. [email protected]. Muito obrigado.

    Responder
    • Amigo, a queima dos fusíveis significa curto circuito. pode ser tanto um curto circuito no chicote ou instalação do carro.
      Quanto um componente em curto.
      Em geral a bobina que equipa estes veículos costuma entrar em curto em seu estágio de potência, e acaba por queimar os fusíveis que informou.
      Não posso indicar os serviços de uma oficina em sua região, pois ainda não a cidade de Belo Horizonte.

      Responder
  79. Bom dia, teu artigo foi uma aula para mim, não tenho muito conhecimento desta parte. Tenho um Stilo Sporting 2007 1.8 8V., do nada parou de funcionar! Ele liga, mas o motor não gira, no painel aparece Code fiat. O eletricista passou o Scanner e me falou que não era o code que era central. Ele parece não saber o que é, ontem me falou que foi o módulo e hoje me falou que esta com defeito na ECU do imobilizador. (Obs, não tenho chave reserva para teste) Você pode me falar algo sobre isso?

    Responder
    • A falha é referente a comunicação do módulo do carro com o sistema de imobilizador.
      Seu veículo possui um módulo UCE, e um outro que controla a parte de imobilizador que é o módulo BSi.
      Será necessário analisar se o transponder da chave de seu carro está presente dentro da chave.
      Será necessário verificar os fusíveis do carro, um a um tanto os de dentro do habitáculo quanto os de fora que ficam numa caixa ao lado da bateria.
      Se não houver nenhum fusível queimado então será necessário avaliar a UCE e a BSi em bancada.
      Este serviço só um técnico em reparo de módulos automotivos pode fazer.

      Responder
  80. Olá pessoal boa noite..preciso de uma ajuda !!!
    Tenho um gol g5 2010. Meu carro estava funcionando ai tirei um fusivel pra indentificar um falhamento na busina quando na retirada do fusível o carro desligou coloquei o fusivel novamente e nada …dar partida todas luzes normais ,bomba de combustivel jogando certo , trouxe um eletricista especializado e notou que não está passando corrente pra vela … ele falou que pode cer a bubina ou o sensor de rotação… mim falarão que bubina não é pois msm a bubina queimada ela trabalha com falhamento e com 3 cilindros .. quem pode mim ajudar ???

    Responder
    • Pode ser bobina sim.
      Teste matador: Dê a partida e verifique se existe pulso nos bicos injetores com uma caneta de polaridade led.
      Caso exista pulso nos bicos então os sensores de rotação e de fases estão funcionando bem.
      Passo 2: verifique se ao dar partida existe pulso nos fios finos que entram na bobina também com caneta de polaridade, caso positivo então verifique se sai corrente de alta voltagem das velas com auxilio de um alicate encapado.
      Caso entre pulso nos fios finos e não saia corrente de alta voltagem nas velas substitua a bobina.
      Meu conselho é que antes de trocar qualquer coisa, verifique todos os fusíveis um por um.
      Pois a bobina tem um só pra ela lá, e talvez tenha esbarrado nele ou deixado mal encaixado.
      E o fato das pessoas terem dito que bobina não faz isso, no caso dos vw faz sim ok, pois a bobina dos vw queima tanto um terminal só quanto para de funcionar por completo também, pois ela tem um circuito de estágio de potência acoplado nela que pode queimar por completo!

      Responder
  81. Boa noite gostaria de saber se no modulo do motor da montana 2013 1.4 pode ser alterado o numero do chassi por algum defeito?
    Pois tenho uma que mandei para dois técnicos e não conseguem fazer funcionar pois alega no aparelho outro n de chassi, verifiquei que nunca foi feito reparo ate o prazo de garantia este foi o primeiro problema que tive fora da concessionaria pois comprei ela zero e estou tendo que trocar tudo mas nem a chevrolet tem as peças esta parada na autorizada é normal isso?

    Responder
  82. Olá amigo! Tenho um honda civic 2005 automatico, estava vindo na Estrada ele caio no buraco e parou de vez,ja botei o scanner e nao diz nada, levei em mecânicos e ninguém conseguiu resolver meu problema. O carro ta sem corrente total… você poderia me ajudará?

    Responder
    • Complicado dizer sem nem mesmo olhar o carro.
      Mas o Honda Civic é equipado com um dispositivo chamado INTERRUPTOR INERCIAL.
      E sua função é interromper o funcionamento do veículo em caso de colisão ou pancada forte, para evitar possíveis incêndios ou vazamentos de combustível em uma situação de batida.
      Mas cair em um buraco também pode causar o mesmo efeito…
      o interruptor se parece com este:Interruptor inercial Honda Civic

      A localização do interruptor nos honda mais antigos, e no painel do lado direito do porta luvas em uma tampinha que fica do lado porta do passageiro. Talvez seja em outro local, então é válido que procure.
      Interruptor inercial do Honda Civic

      Responder
  83. boa noite danillo , tenho um ford ka 2015/2016 ele foi roubado e foi encontrado sem chave e sem o modulo de ingniçao , comprei um kit cod em um desmanche que é o miolo com a chave o modulo e o painel , porem o carro nao da partida acende painel farol trava eletrica , so nao da partida ,chamei um eletricista ele colocou o scaner e aparece a mensagem defeito no imobilizador , ele nao soube me dizer qual o problema falou que poderia ser o kit code que comprei sera que é isso mesmo.

    Responder
  84. Olá Danillo.
    tenho um fox 2005 1.0 e está com problema no imobilizador, pois acende a luz e não funciona o carro.
    Quanto custa mais ou menos esse reparo ?

    obrigada

    Responder
  85. Olá Danilo, tenho um New Civic 2008 e assim que o adquiri o veículo, percebi que ele oscilava em querer dar partida em pelo menos uma vez na semana.O carro já estava com uma bateria já antiga fiz a troca na semana passada.Mas o problema ainda persiste.Hoje para variar , começou a acender o emblema da chave verde no painel e em questão de segundos ela piscava e apagava.Mas isso acontecia a cada vez que girasse a chave.O carro na sexta tentativa funcionou, e essa luz indicador verde apagou.O que pode ser isso?

    Responder
  86. Olá boa tarde Danilo, Parabéns e obrigado pelo post e pelas dicas.
    Vi que você ajudou muita gente aqui. Meu problema é no palio 03, troquei o comutador da ignição e o carro dá sinal no motor de partida, mas não pega. Conferi fusíveis e estão todos ok. O chaveiro montou a ignição fora e o carro pegou só que após montar o volante não pegou mais, não ouço a bomba de combustível ligar no 1o estágio da chave. Se puder me ajudar.

    Desde já te agradeço. Vlw

    Responder
    • Heliardo, seja bem vindo!
      Verifique se a luz de anomalia do sistema de imobilizador não está ligada no momento em que o defeito se manifesta.
      Ela é amarela, e pode ser um cadeado, a palavra ” CODE ” OU um simplesmente o desenho de um carrinho com uma chave ao lado.
      Se ela estiver acesa, a bomba não vai mesmo armar e nem os bicos injetores vão funcionar.
      Pode ser que a chave que o chaveiro fez, teve algum problema com o chip transponder.

      Responder
  87. Tenho um Fiat Stilo 2008 que levei para colocar alguns itens à mais de som (módulos, caixa com graves e auto falantes e usina), não sei o que o instalador fez mas ao terminar a montagem o carro não ligou e apareceu a avaria Code acesa. Foi chamado o eletricista q também não achou nada q pudesse te ocasionado o problema. O que poderia ter acontecido, pois estava normal e só foi instalar o som não funcionou mais? Me ajude por favor!!!!

    Responder
    • Olá Cristina seja bem vinda!
      Em muitos casos os instaladores furam partes do carro com furadeira para passar fios e acessórios o que é errado.
      Talvez ele tenha acertado com a broca da furadeira algum chicote de fios do carro e pode ter ocasionado todo o problema.
      A segunda hipótese é de que ele possa ter cortado algum fio, ou feito alguma alteração na instalação elétrica que causou interferência no sistema de imobilizador.
      Será necessário verificar passo a passo, as partes do carro em que o instalador mexeu para ver se não ficou nada solto ou danificado.

      Responder
  88. Olá, Danillo! Por gentileza, me oriente quanto ao problema do meu carro.
    Tenho um fox 2008/2009 e o mesmo foi tomado de assalto. Recuperei o carro mas sem a chave. Como tinha uma chave reserva sem chip, solicitei ao chaveiro que configurasse e o mesmo tentou, mexeu em tudo e não conseguiu. Solicitei ao segundo chaveiro que removeu o módulo para configurar e ainda sim não resolveu o problema. Pois o que acontece. Quando tento dar partida no carro ele faz que vai pegar e corta. O segundo chaveiro disse que poderia ser o sensor de rotação. Troquei o sensor e o mesmo problema persiste. Já gastei muito dinheiro e não resolvi meu problema. Você poderia, pela sua experiência, o que provavelmente pode ser? Porque já estou indo para um terceiro chaveiro na expectativa de que ele resolva. Mas para isso, queria estar embasado em algo para que este não venha me enrolar e fazer o que os outros fizeram, que só foi ganhar meu dinheiro e não resolveram meu problema.
    Obrigado e parabéns pelo site. Muito útil!!!!

    Responder
    • Olá Yalls Seja muito bem vindo!
      No seu caso o conselho que posso deixar é que será necessário casar o módulo de injeção de seu carro com, o imobilizador em bancada.
      E testar seu correto funcionamento com um simulador de ECU.
      Não irá adiantar procurar um chaveiro não.
      Só quem pode prestar este serviço é o profissional que faz reparos em Centrais de Carro!

      Responder
  89. Ola bom dia…. comprei um grand siena 1.6 2015 de uma seguradora recuperado de roubo e furto… quando peguei ele tava sem a bateria. Comprei uma nova e coloquei. Ao tentar ligar fica um carro com um cadeado no painel e a lauz da injesao bateria e oleo ligado a todo momento. E o carro quando giro a chave para dar partida ele nao finciona. Fica como se a bateria tivese sem carga…. o que pode ser?

    Responder
  90. Olá Danilo e demais, muito boa tarde!
    Muito obrigada pelas dicas. Eu havia lido vários relatos, inclusive e principalmente aqui. E como o carro nunca dava problema na presença do mecânico, ele não conseguia entender, e eu fui dando a ele as alternativas(rs). Primeiro pedi p/trocar o relê da bomba de combustível (pq era + barato – sugestão do meu mano); mas não era, visto que no dia seguinte o problema persistiu, e pior, o carro não desligava(como relatei antes); daí fui lendo, procurei no manual do proprietário e pesquisei aqui com vcs também, levei o carro no mecânico e pedi que trocasse o comutador, foi feito; porém, no mesmo dia o problema persistiu, e um outro mecânico/eletricista disse que acreditava que o problema seria mesmo c/o comutador, e que, ou o comutador trocado estava com defeito, ou na hora de trocar quebraram a peça; no dia seguinte fui trabalhar de guincho (rs) p/levar o carro no mesmo mecânico que havia trocado o comutador (próximo onde trabalho); ele desmontou tudo novamente, mandou a peça p/troca no distribuidor, e colocou novamente, e também havia queimado o fusível do combustível, esse penso que queimou depois, após as paradas e tentativas de fazer o carro pegar. Pronto. Isso foi 5af passada, até agora está ok, considerando inclusive que 6af levei 2 horas para chegar em casa por conta da greve. Essa foi a saga. Resolvido. Obrigada, as dicas foram extremamente importantes! abs

    Responder
  91. olá Danillo Raphael,

    Estou como um problema no meu corsa 2002 ele quebrou a chave da partida mais não liga só liga no tranco, ais vezes quando ele quer liga com o pedaço da chave o que você sugere será que e por causa da chave que se quebro u? Lembrando que ela é codificada e aparece uma luz no painel de um carro com uma chave juntas.
    Obrigado!

    Responder
    • Se pega no “tranco” então tem mais de um problema ai amigo. Não é só a chave não.
      Leve o carro a um mecânico! Não fique dando “tranco” não.
      Dar “tranco” pode lhe causar um prejuízo imenso, pois em uma dessas você pode quebrar a correia dentada.
      Corsa é um bom carro, e é fácil e barato de se concertar não convém desleixar do bichinho.
      Boa sorte!

      Responder
  92. Prezado, bom dia!
    De muita valia seu trabalho.
    Veja se pode me ajudar. Tenho um Fox Prime 1.6 Flex 2012/2013 e 69.500km rodados(+-). De 6 meses para cá fiz os seguintes serviços manutenção: Troca de óleo e filtro, filtro de ar, pastilhas, correia dentada, bomba d’água, troca de pneus, alinhamento e balanceamento. De 2 semanas para cá, o carro desligou sozinho quando eu estava parada no farol. Desliguei rádio, GPS e liguei pisca alerta, e depois de 2 tentativas com pouco de espaço de tempo entre uma e outra e voltou a funcionar normalmente. Na 2ªf, 24/4/17 no final da tarde o carro não queria ligar, dava partida (tipo nhe nhe nhê) e nçao pegava. Dei um tempo, movimentei a chave de um lago pro outro e o carro pegou normalmente. Fui embora sem problemas. Mas, ontem, mantei trocar o relê do combustível (relê auxiliar), achei que resolveria.Porém, hj pela manhã, o carro pegou, saí com ele, mas no caminho, ele desligou, eu estava entrando na Marginal Pinheiros, trânsito, quase parada. Levou uns 5 minutos para ligar, da mesma forma, mexendo no miolo da ignição. Parei numa Padaria, desliguei o carro e percebi que a luz branca do painel ( acho que computador debordo) continuava acesa, estranhei, até perceber que o carro estava ligado mesmo com a chave virada no contato. Tirei a chave, mesmo sem a chave o carro continuava ligado. Mexi com a ponta da unha na fenda da ignição, chacoalhei e o carro desligou, liguei de novo, desliguei, tirei a chave e o carro novamente ficou ligado, fiz o mesmo procedimento. Coma ponta da unha na ignição chacoalhei e o carro desligou. E depois disso liguei o carro, ele ligou normal e vim para o trabalho. O que me aconselha, pelo amor? Chaveiro? Autoelétrico? O que pode ser? Só a codificação da chave, o sensor imobilizador? Ahhh, a bateria tem 3 meses, nova portanto. Muito obrigada. Abs

    Responder
    • Olá Maria seja muito bem vinda!
      Em primeiro lugar mantenha a calma, a solução para seu problema é mais simples do que você imagina!
      No seu caso para que o problema seja solucionado basta apenas que seja trocada uma peça que se chama “COMUTADOR DE CONTATO DA CHAVE”.
      É basicamente um interruptor elétrico que existe ali atrás de onde você coloca a chave, e é ele que é responsável por ligar / manter o motor em funcionamento enquanto a chave estiver na posição ligado.
      Ele deve ter simplesmente quebrado.
      No caso um auto – elétrico vai resolver seu problema.
      Até breve! Em caso de dúvidas conte conosco!

      Responder
  93. Ola bom dia
    tenho um hond fit 2007/08 e o mesmo nao quer dar partida nao aparece nenhum luz tem 15 dias que esta na especializada em honda e não encontram nada já testaram , será que pode ser o imobilizador mas nao acende nenhuma luz indicador no painel obrigada

    Responder
    • Não acredito que seja imobilizador, mais sim um problema elétrico no sistema de alimentação do comutador de ignição ( o lugar onde você encaixa a chave de seu carro possui um interruptor interno e este pode estar avariado ).
      Ou podem haver problemas com relês de potência ou algum cabo de aterramento rompido.

      Responder
  94. Olá, boa noite meu amigo…
    Então, tenho um Agile 2010/2011. A luz do meu code ela tá acendendo ligada direto, o carro funciona, porém o marcador de combustível fica colado, a luz do code não apaga e o computador de bordo fica com a letra F.
    Gostaria de saber o que pode está acontecendo com o veículo.

    Responder
    • Olá Yuri, muito comum no Agile e no Onix este defeito e ele está no circuito do painel!
      Meu conselho é que para ter certeza e não trocar peças atoa, procure um profissional que tenha scanner automotivo e peça para que ele tente uma comunicação com o quadro de instrumentos de seu carro para obtenção dos códigos de avaria que existem na memória.
      Comprovado o defeito no painel, basta troca-lo por um em bom estado ou novo.
      É válido lembrar que este painel tem o imobilizador embutido então será necessário recodificar a chave de seu carro para receber um novo painel e este serviço pode ser feito por um chaveiro automotivo que trabalhe com imobilizadores.
      Boa sorte Yuri!

      Responder
  95. Olá tudo bem? Estou com um baita problema comprei recentemente um siena 2002, o carro estava sujo com lama, levei para que fosse lavado o cara lavou a parte do motor, depois disso, o carro ñ pegou mais aparece uma chave no painel que ñ apaga escrito code o que pode ter ocasionado isso? Preciso de uma resposta me ajude obrigada.

    Responder
    • Talvez tenha molhado o módulo de injeção de seu carro.
      O primeiro passo e retirar seus conectores com cuidado e avaliar se não estão com umidade!
      Verifique também se não molhou nada dentro do carro, nas proximidades do painel de instrumentos.
      Seu carro possui uma caixinha embaixo do volante, ali próximo das pernas do motorista que se molhar também causa este tipo de defeito.

      Responder
  96. Olá tudo bem tenho um fiesta 2006 a luz do code fica piscando o conta giro e o velocimetroutro fica normal e parando tem vez que ele pega .as vezes na

    Responder
    • Com a chave desligada é normal que pisque a luz nos veículos da ford.
      Agora ao dar a partida ela deve desligar, assim que virar a chave no contato!
      Se ela não apagar o motor do carro não vai pegar mesmo não.
      Agora se ela apagar e mesmo assim o motor não entrar em funcionamento, você pode ter um problema no sistema de gerenciamento do motor ( injeção eletrônica ).

      Responder
  97. Danillo, muite bom sitee professional.Tenho um kia sportege ano 2005 km 150.000 -compro as 10 meis.ja 5 vez o carro nao arranco dpois espero e arranque. alllllgumas vez leve 1 semane trabalha normal depois otra vez problema.acconteceo tambe trez vezes o carro parro em andiamente -andave velocidade 70 km /hora e paro. Mecanica tenho vista bomba injector diesel .Um vez quando nao pego desligo bateria completo dpois 5 min. ligo e trabalho. tenho idea origina desta problema? agredeco muito

    Responder
  98. boa tarde,

    tenho um renault clio 2008 1.0, quando dou a partida nela a luz de motor vermelha, começa a piscar sem parar e o carro nao da partida, será que é um problema na chave?

    Responder
    • No caso dos renault quando existem problemas no imobilizador, acende uma luz com o formato de uma bolinha vermelha no meio da painel!
      No caso da luz com o formato de motor piscar, ela pode estar indicando que existe mal funcionamento no sensor de rotação do motor.
      Para ter certeza de onde se encontra o defeito é sempre bom conectar um scanner ao carro e efetuar o diagnóstico!

      Responder
  99. Danilo Me AJudeee!

    Enfrento um problema no Punto 1.4 attractive, ele não dar partida após rápidas paradas. O motor de partida não ligar, nem o motor nada nada. Só acende as luzes do painel e pronto. O carro faz a leitura da chave e desbloqueia normal, mas não liga nem nada. Após uma viagem de 86km, desliguei o veículo por 5 minutos. Ao regressar, o mesmo não dava partida. Esperei alguns minutos e o Punto voltou a funcionar perfeitamente.

    No dia seguinte, indo a academia, após parar para reabastecer, o carro novamente não deu partida. Após cerca de 40 minutos, voltou a funcionar do nada, Sem que se fizesse nada.

    Ja esta assim a alguns meses, pois não estou usando ele muito por isso, só uso ele em casos extremos. Lavei o motor em casa a uns 3 meses atras e antes da lavagem não dava esse problema e não liga. O dia estava muito quente, não sei se isso interferiu em algo. Mas acontece sempre, tem vez que ele ligar normalmente e outra vezes não.Se não tivesse tido o problema no dia anterior, desconfiaria do combustível que acabara de colocar, mas abasteço em posto conhecido meus 2 carros.
    Não faço ideia do que seja. vários mecânicos já olharam e não acharam o problema.

    Abraço!

    Responder
    • Se seu carro possuir câmbio dual logic, será necessário verificar a pressão do óleo hidraulico do câmbio no momento da falha pois se estiver com problemas de baixa pressão ele bloqueia o motor de arranque!
      Se seu carro tiver câmbio manual, então será necessário verificar o estado do motor de partida em geral…
      Escovas, Solenoide, buchas e induzido podem estar com problemas de desgaste.
      Em um caso mais extremo, pode haver um mal contato no comutador da chave ou no relê que comanda o motor de partida.

      Responder
  100. Ola Danillo!
    Parabens site! 100%
    Estou com um problema num ecosport 2015 2.0 , motor nao partida, porem bomba funciona ,so um detalhe e veiuculo e de leilao ,esta sem bateria aproximadamente 9 meses,
    todos os componente do motor e módulos estão em cima ,fusível todos 100%, pode ter descodificado a chave ?

    Responder
  101. Ola Danillo, otimo site!
    É o seguinte tenho uma passat b4 alemã variante 96 2.0, perdi a chave dela, era uma chave simples porem com código, chamei o melhor chaveiro da cidade ele fés a chave com o key code disse que era 0051, o problema que gira o motor mas nem sinal de pegar parece que nem tem o code na chave,não verdade na primeira tentativa até pega o motor mas ai após uns 10 segundos more e depois nem sinal de ligar.
    Resumindo a chave ta la o key code correto também mas ainda assim não liga como proceder?

    Responder
    • No caso dos passat, o transponder usado é diferente dos carros nacionais.
      Será necessário verificar se o transponder onde a key foi gravada é compatível com o sistema imobilizador do carro.

      Responder
  102. oi Danillo ,tenho um kangoo 1.0 8v fis varios reparos mas o carro não tem força ,da partida bem pega facil. mas ao andar não tem força , onde erramos? obrigado

    Responder
    • Será preciso verificar se o catalizador não está entupido ou restrito!
      Caso esteja tudo ok, verifique se o ponto da correia dentada está 100% em cima.
      E por ultimo verifique também a pressão da bomba de combustível, deve estar em torno de 3 bar.

      Responder
  103. Ola Danillo!
    Parabens site!
    Estou com um baita problema num fox 2005, motor da partida, porem nao pega! Tenho 10 Volts na bomba de combustivel, ela nao arma! Nao tenho centelha nas velas, na entrada da bobina tem apenas 3 volts! Luz ECO acesa o tempo todo, todas as lampadas do carro estao ok, mas tem uma coisa estranha que é o seguinte, quando viro a chave, sem tentar ligar, quando eu encosto no acelerador o painel fica louco, os ponteiros se mexem e alguns reles armando e desarmando!
    Gostaria que compartilhaste seu conhecimento sobre o assunto! Obrigado!

    Responder
    • Olá Bruno Seja bem vindo!
      Este é o tipo de problema com o qual eu tenho que lidar todos os dias onde trabalho, não é fácil meu amigo… Risos
      Más vamos lá, você tem grandes chances de ter um problema com os aterramentos ai.
      Em geral quando relês ficam com comportamento maluco e o painel oscila, existe um problema de alimentação do sistema como um todo.
      Seja o problema em um ou mais aterramentos, ou talvez até na própria linha 15 que é o positivo que sai da chave e alimenta o sistema, ou algum mal contato na linha 30 que sai do terminal positivo da bateria.
      Já peguei carros que o problema era no comutador da chave, que é o interruptor que faz a alimentação de todo o sistema elétrico do carro
      ele fica atrás do contato da ignição.
      10 volts na bomba de combustível já pode indicar um problema de alimentação do sistema, funciona assim você mede primeiro a voltagem da bateria só com a chave ligada ela deve estar em torno de 12.10 volts.
      E no momento da partida deve cair para no máximo 11.10 volts, menos que isso a bateria não esta sustentando o sistema e você deverá arranjar outra carregada para realizar um novo teste.
      Tipo, se tem 12.10 na bateria quando você liga a chave, na bomba deve chegar no mínimo 11.50
      Quando a voltagem é menor significa que existe algo impedindo a corrente elétrica de fluir até lá atrás.
      E isso pode ser um simples aterramento, ou mesmo mal contato em um fusível ou relê.
      Existem outros casos em que uma peça em curto circuito pode estar interferindo no sistema, experimente desligar os atuadores um a um, e testar para ver se o comportamento de pisar no acelerador e o painel oscilar para.
      Desligue primeiro o corpo de borboleta, depois a bobina, e por fim o sensor de temperatura e as sondas lambda.
      Verifique possíveis instalações de alarme, ou corta corrente. Em geral essas coisas também interferem e causam queda de força no momento da partida.
      Verifique se a própria bomba não está em curto circuito, pois mesmo com 10 volts na minha opinião ela teria que armar.
      Outra dica que posso dar a você é que, ao final de tudo se não chegar a conclusão alguma retire a UCE do carro e leve-a um técnico em reparo de centrais para que seja feito um teste em um simulador. Boa sorte !

      Responder
  104. Olá Danillo Raphael, parabéns pelo seu artigo, excelente. Pois bem estou tendo problemas como meu polo 10/11. Estava dirigindo e o carro começou engasgar, estacionei e desliguei o motor, verifiquei se havia alguma anormalidade e tentei dar a partida, porém o veiculo não voltou a pegar. No outro dia o mecânico buscou o carro e disse que poderia ser a bomba ou os bicos, Após a devida manutenção o veículo liga, porém fica uns 2 segundos ligado e sozinho desliga. Porém não aprece nenhum aviso no painel referente ao imobilizador( não sei também se existe nesse modelo, pois nunca vi tal simbolo no painel, mesmo consultando o manual nunca vi essa tal luz acesa lá). Será que a chave pode ter se desconfigurado ao tentar dar a partida tantas vezes???

    Responder
    • Olá Wesley ! Seja muito bem vindo ao nosso cantinho!
      Então vamos lá, no caso do polo 2011 se eu não estiver enganado, quando existem problemas com imobilizador o motor do carro não chega a pegar.
      É preciso que o mecânico verifique a pressão da bomba novamente com um manômetro, pois estão a venda no mercado bombas que mesmo fazendo o “zumbido característico” de bomba de combustível funcionando não conseguem exercer a pressão adequada para que a injeção eletrônica funcione.
      No polo a pressão adequada para que funcione é de 4.2 bar na linha.
      Se seu carro possuir corta corrente, informe isso ao mecânico ou eletricista competente.
      Em alguns casos quando o carro possui corta corrente ou alarme anti furto, podem ocorrer interferências no funcionamento idênticas as que você relatou.
      Sucesso ai! Abraços…

      Responder
  105. olá : tenho um palio 2001 1.0,esta dando um problema na partida,quando liga a chave acende todas as lampadas do painel,porem nem sinal da partida,a bateria é nova e esta boa,o motor de arranque esta bom, a bomba de gasolina se ouve que esta mandando gasolina,porem não da partida,será que pode ser o sistema de code? isso é intermitente,as vezes da o defeito direto, tem que fazer o carro pegar no tranco,e as vezes fica normal.obrigado

    Responder
    • Não compreendi muito bem o quis dizer com “não da partida”
      Vou levar em consideração que você, quis dizer que as vezes o motor simplesmente não gira…
      Isso pode ser sim o problema no motor de partida!
      Ou simplesmente no comutador elétrico que existe atrás do contato da chave, que está com mal contato.

      Responder
  106. Boa tarde meu carro acendeu uma luz de um carro com cadeado oque deve ser e como resolver isso ele não liga de jeito nenhum ele é um Fiat idea

    Responder
  107. boa noite danillo, ótimo site, me ajuda aí, coloquei a meriva para pintura e o rapaz lá retirou a bateria, e guardou, hj fui lá ver como andava o serviço e ele estava testando outra bateria no meu carro, só que só solava e não ligava, pedi então que ele recolocasse minha bateria e também não pegou, só solava e nada. oque aconteceu? após cinco dias sem bateria, ela desprogramou? o que fazer? me ajuda aí.

    Responder
    • Olá Genivaldo seja muito bem vindo ao nosso espaço!
      Então, em geral quando o carro fica um tempo parado para serviços de lanternagem/pintura a bomba de combustível acaba ficando travada por ficar por muito tempo inativa e imersa no combustível.
      Seria bacana dar uma verificada se a bomba está funcionando corretamente antes de qualquer coisa.
      Verifique também se ao dar a partida existe corrente de alta voltagem saindo dos cabos de velas, atenção use um alicate para auxilia-lo.
      Aguardo seu retorno.

      Responder
      • Boa tarde.
        Sou proprietário de um Nissan March 1.6, 2014. Na data de ontem, saí do trabalho e fui pegar o carro na garagem, desacionei o alarme normalmente, entrei no carro, coloquei a chave na ignição e atendi o telefone por aproximadamente dez minutos. No término da ligação, fui dar a partida e tudo se apagou, não havia qualquer sinal de energia elétrica, nem ao menos a luz interna acendia, não dava qualquer resposta na ignição e o painel ficou totalmente apagado. Pensei que minha bateria havia morrido, verifiquei os cabos e estava tudo correto. Estava ligando para o guincho, quando então, passados 5 ou 6 minutos, com a chave na ignição as luzes de repente retornaram e pude dar a partida no carro, como se nada tivesse acontecido. Hoje ele está funcionando, mas estou com medo que isso possa ocorrer novamente. Será algum problema no imobilizador de partida? Obrigado

        Responder
        • Cada vez mais, clientes meus relatam defeitos e panes elétricas como esta.
          E todos os dias me sinto desafiado a resolver tais problemas, pois falta literatura para nós que somos técnicos.
          Se a bateria de seu carro for original, a primeira e mais barata atitude a se tomar é substitui-la.
          Baterias, com o passar do tempo começam a dar uns defeitos que deixam o sistema elétrico do carro maluco e intermitente.
          Verifique também se não existem sinais oxidação nos terminais que ligam a bateria a carroceria do carro, o conhecido “zinabre” também pode tornar difícil a condução de eletricidade em momentos críticos e em temperaturas de trabalho mais baixas ou mais altas.
          Boa sorte com seu carro!

          Responder
  108. Boa tarde

    Gostaria de saber se da para trocar o cidigo da chave,porque a chave reserva foi roubada.Um Fiesta hach 2008 1.0 ,

    Responder
  109. Boa noite Danilo;

    meu pai tem um palio 97 que só liga quando faz o reset do módulo. ele funciona por um ou dois dias normalmente e do nada não dá mais sinal; então eu vou lá, desconecto a bateria e uno os dois cabos por um ou dois minutos, recoloco na bateria e ele funciona normalmente por mais um ou dois dias.

    Responder
  110. Boa Noite, estou com um defeito no meu Palio fire 2004 que não consigo solucionar, hora ele dá partida, hora não. Já levei em mecânicos e foram feitos testes na bomba, leitura da injeção, tudo normal. Imaginei que poderia ser o imobilizador, mas o code apaga normalmente quando giro a chave, com raras exceções onde ele fica aceso, mas se girar a chave novamente ele apaga. O carro funciona normalmente, faço determinado trajeto, ai algumas vezes depois de uma parada normal, tento ligar ele e ele não pega. Ao dar o tranco, como último recurso, percebo que o mesmo nem faz força pra pegar, funciona facilmente. Portanto, não faço ideia do que seja o defeito. Grato pela atenção e aguardo resposta.

    Responder
    • Possível defeito no sensor de rotação que fica na polia do virabrequim.
      Ele costuma dar este tipo de defeito intermitente com o passar do tempo!
      É necessário também que verifique o estado geral dos aterramentos do motor, e da carroceria do veículo.
      Linha fire se houver problema com motor de partida defeituoso gerando queda de tensão no momento da partida, pode atrapalhar o motor a pegar em determinadas situações, pois com a queda de tensão brusca o sistema de injeção deixa de ser alimentado corretamente. Dai o motivo de pegar no tranco…

      Responder
  111. bom dia,tenho um peugeout 206 1.0 16 valvulas.
    fui outro dia no shopping a noite e deixei o pisca alerta ligado ,pois nao ia demorar ,fiquei 10m no shopping,quando virei a chave o carro nao quis pegar,apareceu modo eco no painel,entrei no google e vir artigos p tirar um cabo da bateria e esp.60 e virar a chave ,fazer isso umas 5 vezez,com isso o carro ligou e funcionou uma semana e depois nao quis pegar novamente.so q dessa vez nao apareceu modo eco.leveip mecanico e ele disse q era sensor de rotaçao dai ele trocou ,mas o carro nao quis pegar ,foi entao que ele disse q o carro estava estava bloqueado.sendo que chamou o caro que faz o desbloqueio e nao conseguiu resolver.o mecanico disse q vou ter q levar para a peugeout para entao eles arrumarem.
    não teria outro meio para fazer esse desbloqueio sem ter q levar para a peugeout?
    sera q o bloblema esta na chave?pois essa chave que estou ligando mandei fazer e ja ate caiu no chao,mas depoois disso ela ainda funcionou normalmente.

    desde ja muito obg

    Responder
    • Vish amigo complicou ein?
      Acho que o seu mecânico está meio perdido com o peugeot.
      Meu conselho é que procure um auto-eletrico especializado em eletrônica automotiva.
      Em peugeot com um bom scanner é possível fazer testes, do sistema imobilizador, bobinas, bicos injetores e muitos outros testes que matam o defeito em minutos. Não tem segredo.
      Me lembro muito bem de uma vez que peguei um caso como o seu, e no fim das contas o defeito era mal contato em um fusível na BSi.
      Tem que verificar tudo com calma, e fazer testes básicos antes de trocar qualquer peça.
      Até mesmo a correia dentada deve ser verificada… Quem sabe o problema não seja ela?

      Responder
  112. Bom dia, tenho um stilo 2003 e ele da partida mas o motor não funciona, aparece uma direção com um cadeado, e fala de code. Oque vc acha que é ?

    Responder
    • Amigo, o sintoma que está relatando é relacionado a chave do carro que perdeu o transponder ou descodificou!
      Basta chamar um chaveiro automotivo que trabalhe com chaves codificadas para solucionar seu problema!

      Responder
  113. Tenho um gol ano 2004/05 city basico .. ele comecou a piscar a luz do code” mais o carro ainda funciona normalmente . Oque seriaa??

    Responder
    • Olá Anônimo. Talvez um mal funcionamento ou anomalia do painel.
      Recomendo que em em todo caso procure um profissional para avaliação, pois talvez este seja um sinal de que o sistema muito em breve pode parar de funcionar normalmente.

      Responder
  114. Bom dia Danilo,
    Tenho um uno vivace/sporting 2012/13.
    Levei numa autorizada e não conseguiram achar o defeito. O painel fica piscando e desliga, bater a porta ele pisca, passar num burraco ou do nada ele faz isso , dou umas batidas embaixo do painel e ele volta as vezes. Se desligar o carro não consegue ligar.
    Poderia me auxiliar, obrigada desde já.
    Noeli

    Responder
    • Olá Noeli certeza que existe um mal contato elétrico em seu carro que está ocasionando tudo isso.
      Vou dar uma dica simples sobre os novos veículos da fiat:
      Existe no compartimento do motor um pequena caixa de fusíveis, e por algum motivo em muitas unidades dos veículos strada fire, uno vivace e palio fire, tenho me deparado com um mal contato nos fusíveis menores que existem lá. Seus terminais ficam frouxos ocasionando o defeito exatamente como você relatou. Em muitos casos eu tive de abrir a caixa de fusíveis e desmonta-la completamente para apertar os terminais internos dela para sanar o problema.
      Outro defeito comum nos vivace é problema de solda fria dentro do painel do carro, neste caso você substituir o painel por um novo ou leva-lo a um profissional que trabalhe com reparo de paineis e pedir para que teste-o e repare-o se necessário.
      Em todo caso para não jogar dinheiro fora, minha recomendação é que procure antes de qualquer coisa um bom eletricista automotivo que entende de painel e eletrônica embarcada para que ele faça uma avaliação completa de seu carro e lhe recomende a troca ou reparo da peça correta. Esse negócio de usar o achõmetro é complicado.

      Responder
  115. Boa noite amigo!
    Tenho um onix 14, perdi a chave, e ao dar a partida com a chave reserve o carro não quer ligar, será que a chave esta descodificada?
    Desde já fico muito grato, Deus o abençoe!

    Responder
  116. tenho um fiesta 2005 chave codificada…é verdade que quando for liga o carro nao pode deixa a chave na ignição mais de 5segundos na posição dois???
    por que de deixar depois o cadeado nao para de pisca..eo carro nao liga………..

    Responder
  117. Olá Danillo. Preciso de sua ajuda. Tenho uma S10 LTZ diesel automatica 4×4 ano 2012 modelo 2013 motor 180 cv. Pois bem, o carro esta normal, e de repente ele apaga e acende a luz da injeção e acusa no computador de bordo baixa pressão de óleo. Apos isso dou a partida e o carro liga normalmente mas a luz de injeção continua acesa e quando ando com o carro apos este erro o carro sempre morre ou engasga quando piso no freio. no diagnóstico aparece codigo P0571 (algo relacionado com cruize control). Ou Seja, sem o erro, piso no freio e nao acontece nada, com o erro piso no freio e o carro desliga. Não sei se este erro do “freio” é secundario ou se é ele que esta causando o erro no sistema de injeção. Poderia me ajudar? desde ja agradeço.

    Responder
    • Olá Camarada! Já peguei uma s10 diesel 2013 com o mesmo defeito relatado, e código de falha P0571, este código significa mal funcionamento no interruptor elétrico do pedal do freio. Basta trocar a peça por uma original e estará sanado. Detalhe, verifique se não existem também lampadas de luz de freio queimadas ou em curto! Elas podem danificar o interruptor novo…
      Quanto a pressão do óleo, talvez o sensor de pressão do oléo esteja com problemas, o primeiro passo seria medir a pressão do oléo com um manômetro em uma oficina especiliazida em diesel, ou retífica.
      Caso a pressão esteja dentro da tolerância, então bastaria trocar o sensor por um novo.
      Caso a pressão esteja mesmo baixa, talvez seja necessário abrir o motor para uma análise, e até uma possível retífica do mesmo.

      Responder
  118. Olá Danillo!
    Muito interessante seu artigo “Imobilizador : como funciona e suas falhas”.
    Só mais uma dúvida.
    A antena externa do Fusion está com um corte(acredito ser linha de pipa) em sua base, quase que em toda a circunferência.
    Faz algum sentido?
    Obrigado pelo retorno!

    Responder
    • Não, não tem relação não. A antena do imobilizador fica ali junto a direção do carro, no próprio local onde você encaixa a chave para dar a partida. A antena externa a qual você se referiu é só para o receptor de rádio e RDS FM de seu carro.

      Responder
  119. Olá gostei muito do seu artigo , meu carro é um Pálio 2010 e tem uns três dias que vou dar a partida e o desenho de um cadeado fica aceso no painel e o carro não pega enquanto esse desenho não apaga, ele não tem alarme mas sei que já teve será que o meu problema pode ser devido o alarme ou também pode ser referente a chave codificada. Me ajude por favor.

    Responder
  120. Parabéns pelo blog .
    Tenho um Ford Fusion Sel 2.3 Aut. 2008. Mantenho a revisão sempre em dia.Carro excelente,nunca tive problemas.Mas,mesmo com toda a parte eletrica (luzes no painel) todas ok . A 1 semana qdo dou na partida acende tudo normalmente e o carro pega ( Ando normalmente) e chego tranquilo ao destino.Mas,ao voltar e ligar o contato. Acende tudo normalmente,ouço o sinal da bomba de gasolina,apagam-se as luzes,td ok e Bingo ….não pega! Fui ao auto-elétrico e não apresentou nenhum problema “dei na partida algumas vezes e tudo normal” fiz o mesmo relato e indaguei se o problema poderia ser no motor de arranque (devido a alta Kilometragem).e o mesmo fez vários testes(Bateria,ignição,etc.) e logo descartou,tudo perfeito!!!.Ai fez um ultimo teste,agora ligando/segurando a chave na ignição, mexeu na alavanca do cambio do “P ao R,N,D e L” ai pegou imediatamente.Logo disse que poderia ser na alavanca e sugeriu levá-lo a uma oficina especializada em C.Automatico.
    Pode me ajudar ????
    Obrigado pela atenção.!

    Responder
    • Realmente pode ser um problema no sistema da alavanca seletora. Pois se eu não estiver enganado, existe na alavanca um circuito eletrico que só libera o negativo do rele que controla o motor de arranque se a alavanca estiver na posição P, talvez exista algum mal contato ou desgaste na peça que comuta o sinal para o rele de partida. É uma possibilidade. Dica: com scanner especifico, e possível monitorar o funcionamento do circuito, e analisar se a partida foi permitida ou não , e se a alavanca esta mesmo indicando ao computador do carro que ela esta em posição de parking ou P.

      Responder
  121. Olá. Tenho um Peugeot 206 1.6 2000 a chve trancou e um chaveiro a retirou. Só que o careo nao pegou mais. Aí descobri que ele rompeu uma fios de cobre que vai dentro da antena que vai no cilindro da chave. Sera que eu consigo um profissional que recupere estes fios? E qua seria este profissional? Obrigado pela atenção. Aguardo

    Responder
  122. Olá. Tenho um Peugeot 206 1.6 2000 a chve trancou e um chaveiro a retirou. Só que o careo nao pegou mais. Aí descobri que ele rompeu uma uns fios de cobre que vai dentro da antena que vai no cilindro da chave. Sera que eu consigo um profissional que recupere estes fios? E qua seria este profissional? Obrigado pela atenção. Aguardo

    Responder
  123. Primeiramente , parabéns pelo excelente trabalho no site . Bom , o meu caso é o seguinte , eu tenho um honda cívic 2001 e há alguns dias vem aparecendo no painel a imagem da chave verde no painel ( eu não ideia do que era isso , até pesquisar aqui ) , por 2 vezes eu não consegui ligar o carro . Apesar da idade do carro , eu gosto muito dele , tenho ele há 2 anos e nunca tive problemas maiores , até agora . Eu sei que preciso trocar a bateria e consertar um vazamento de óleo , mas fora isso ele está funcionando bem . Eu moro nos EUA e como vcs sabem o inverno aqui é rigoroso , coincidentemente ( ou não ) as 2 vezes que ele deixou de funcionar foi nos dias que a temperatura estava por volta de -15 graus . Na verdade eu queria a tua opinião , vc acha que vale a pena eu mandar consertar ou é melhor eu partir logo para compra de outro carro ? Obrigada

    Responder
    • Olá Paula Seja bem vinda! Muito legal saber que existem visitantes nossos que moram no exterior!! Más enfim, consertar vale sim a pena desde que o orçamento não supere o valor do automóvel. Sabemos que por ai carros são relativamente baratos, e com três ou quatro mil dólares dá pra comprar um carro em estado razoavel. Portanto procure saber primeiro quanto vai gastar pra concerta lo, se o valor total do reparo for alto então parta pra outro veículo com um ano de fabricação mais novo, ou com menor mileage. Abraços Paula, até breve!

      Responder
  124. Olá, tenho um Fiat Stilo 2004. ontem ao entrar na garagem meu carro morreu e quando fui dar partida ele nao pega, coloco a chave mas aparece 3 sinais no painel, um com o volante com cadeado(esse logo some) e os outros dois é bateria e óleo porém esses foi estão ok, será que o carro esta bloqueado, so possuo uma chave não tenho mais a reserva

    Responder
    • Chave codificada não faz o motor morrer assim. Seu problema pode ser: bomba de combustível queimada, correia dentada que partiu, ou simplesmente o sensor de rotação do motor que deixou de funcionar. Em todo caso verifique o estado da correia dentada, e de todos os fusíveis do veiculo. Tente observar se ao ligar a chave a luz da injeção acende e se a bomba faz um zumbido de que esta funcionando lá atrás no tanque.

      Responder
  125. Boa noite. Parabens pelo blog. Informações de suma importancia, e verifico que responde os questionamentos de todos. Meu carro é um gol G6, Hoje parou de funcionar, ao tentar dar partida, apenas uma led no painel piscou, nem conseguiu olhar qual foi. E depois não acende nenhuma. Provavelmente seja a chave, pois ja derrubei uma vez, e uma mania que tenho, que só descobri aqui com suas explicações Danilo Rhafael, é que não podemos deixar a chave em cima de eletrodomesticos, sempre deixei em cima da geladeira. Meu sobrinho também testou a bateria, ele disse que sinal de comunicação muito fraco, ao encostar um fio em outro. Ia colocar a bateria de um outro carro para testar, mas não conseguiu remover do meu. Pelo que entendi umas das primeiras coisa, é levar a chave em um chaveiro para testar, é isso mesmo?

    Responder
    • Olá Vânia, o primeiro passo no seu caso é colocar outra bateria em seu carro para testes. Se mesmo com uma bateria em bom estado o veiculo não ligar o painel, então é necessário retirar fusível por fusível e verificar se não tem nenhum queimado. Encima da bateria existe uma tampa de plastico e lá você também ira encontrar alguns maxifusiveis que não devem estar rompidos. Caso verifique tudo e esteja tudo okay é hora de colocar o veiculo em um guincho e leva lo a um eletricista de automoveis out concessionario Mais proximo para uma avaliação.

      Responder
  126. Olá, tenho um celta 2015, ontem à noite meu marido deixou o carro travado com o alarme dá chave, e eu precisei sair com minha filha e liguei o carro com a chave reserva, o alarme deparou pois ela não tem o controle, aí quando meu marido chegou ele destravou o alarme com a chave dele, nós saímos e voltamos. Hoje de manhã ele não pegou. Tentamos as duas chaves e nada e a luz indicadora de anomalia já acendeu ontem mesmo e não apagava. Acreditamos que pode ser esse problema com o código, mas estamos com medo de chamar um chaveiro e ser outro problema.

    Responder
    • Olha, quando o problema e relacionado ao código da chave a luz de anomalias pisca repetidamente, ao dar a partida!! Se ao dar a partida a luz ficar estática sem piscar, o problema e na injeção eletrônica. Talvez seu carro esteja com problemas para reconhecer o combustível abastecido ( comum em veículos flex ), e ele esteja com o motor afogado, neste caso você pode tentar dar a partida por 10 segundos, segurando o pedal de acelerador ate o fim de seu curso. Repita por três vezes. Se mesmo assim não funcionar ligue para o seu mecânico de confiança e peça ajuda.

      Responder
  127. Olá. Tenho um Peugeot 307 SW e, por descuido, acabei perdendo a chave do carro. Eu tenho a chave reserva e estou usando o carro com ela. Fiz um orçamento na concessionária e por uma nova chave e o serviço de codificação orçaram em R$1.000,00. Eu verifiquei que em lojas especializadas eu consigo comprar uma chave original (com o circuito) dele por menos de R$200,00. Aí somente faria, na loja a cópia da lâmina e iria à concessionária apenas para codificá-las. Aí fica a pergunta: Estas chaves que eles vendem são mesmo originais? São confiáveis? Vale a pena a economia? Eu estou pensando em fazer isso, compro uma delas, codifico o carro pra elas e inutilizo a que eu perdi. Embora não seja 100% seguro, é uma saída? Ah! Mais uma pergunta: como o carro identifica a chave reserva sem bateria? Isto é normal? Eu a estou utilizando sem bateria e está funcionando corretamente (menos o comando do alarme, claro).
    Muito obrigado. Abraços a todos!

    Responder
    • Compensa sim!! Em muitos casos são as mesmas chaves vendidas na rede autorizada.
      O carro identifica a chave sem bateria, pois o transponder da chave e alimentado por uma antena eletromagnética que existe no local onde se insere a chave… E como o NFC dos celulares !! Uma bobina manda um sinal para a chave, e este mesmo sinal que contem informações e usado para alimentar o circuito… A bateria no seu caso, serve somente para alimentar os controles de travar e destravar as portas de seu carro a distancia…

      Responder
  128. Ola Danilo tenho uma strada 2014 ela agora começou a falhar a partida, nao é sempre, uma vez ou outra ela acende a luz do code, oque sera que pode ser? seria a antena? é o famoso defeito intermitente.
    desde ja agradeço.

    Responder
  129. Fala Danilo, parabéns pelo post e pelo site, está ajudando muita gente pois e difícil encontrar mecânicos com esperiencia nesse assunto! Tenho um Palio Fire 2007. De uns tempos pra cá ele vem apresentando um problema na hora de ligar, mas o estranho é que não é sempre que ocorre, o carro pode ficar até uns 3/4 dias sem apresentar esse problema é depois aparece novamente, a luz do code não apaga e quando termino de girar a chave o carro não liga, eu desviro a chave e bato o primeiro contato (que funciona os componentes elétricos do carro) e espero uns 2 seg até as luz do code apagar, se a luz nao apagar nesse tempo eu repito esses passos até a luz do code apagar, que geralmente e na 3° tentativa, apagando a luz eu sei que o carro irá ligar terminando de girar a chave. Levei em uma auto elétrica e o mecânico pediu para que eu trocasse a chave pela reserva, fiz isso, nas primeiras 2 semanas não deu mais o problema e pensei que tinha resolvido, mas essa semana o problema voltou. O carro funciona normal e liga, nunca me deixou na mão por esse motivo, mas é chato esse problema e tenho medo de ficar na mão em algum momento. Em algum comentário desse post vi que vc mencionou sobre instalação do som pode influenciar, meu som a uma semana tem hora que funciona e não funciona (pode ser algum cabo que soltou, mas fica dúvida se tem alguma relação). Abraços!

    Responder
    • Olá Rapaz! Seja muito bem vindo!!
      Primeiro identifique se seu carro possui computador de carroceria ou BC / BSi, ou se ele usa caixinha do imobilizador. Talvez o problema possa estar no circuito da BC ou no circuito da caixinha que fica embaixo da coluna de direção. Seu carro possui suporte a diagnostico assistido de imobilizador com auxilio de scanner, faça o seguinte procure um mecânico ou auto elétrico com scanner atualizado e peça que o tecnico entre com ele em imobilizador e consulte os códigos de falha gravados. Com os códigos em maos, deixe os em um comentário aqui, que lhe oriento em que peça trocar para Sanar o problema. Isto e se o tecnico não resolver logo de cara pra você !!

      Responder
  130. Primeiramente parabéns pelo know how e pela atenção prestada a todos! Gostaria de tirar uma dúvida: acabei de comprar uma S10 Executive 09/09 Flex e ela não tem chave reserva. Pelo tamanho da chave (bem pequena) penso que talvez não tenha code esse carro e como preciso fazer uma chave reserva sabe me informar se tem code?

    Responder
  131. Boa noite! Possuo um Palio ELX 1.4 2010 e ontem após desligar a ignição em frente a minha residência e logo após tentar dar a partida novamente não apresentou nenhum sinal. Nenhuma luz no painel ascendeu, a bomba não acionou… a luz do teto também não ascendeu ao abrir a porta para sair do veiculo. Pensamos em empurrá-lo para dar um “tranco”. Porém ao adentrar no veículo percebi que a luz do teto ascendeu e tentei dar a partia e funcionou normalmente. Percebi que os botões do vidro elétrico estavam piscando, ao procurar no manual achei a informação que isto acontece quando a bateria é desconectada. E hoje ainda na garagem de casa ao ligar o rádio(rádio original) antes de dar a partida ele pediu o código de desbloqueio. Lendo o manual novamente achei a informação que isto ocorria quando a alimentação do rádio era desligada. Percebi também que a luz de posição ligada ela oscila sua iluminação, muito pouco mas oscila… Outra situação que ocorreu há uns 15 dias segundo relato de minha esposa, carro em movimento na rodovia simplesmente o motor apagou… ela encostou no acostamento e tentou dar a partida e o Palio voltou a funcionar normalmente. Será que os problemas relatados possuem relação? Desde já agradeço a atenção.

    Responder
    • Talvez os terminais de bateria estejam frouxos ou danificados. Verifique se não existe nenhum fio ou cabo a ponto de se romper na bateria. Ou em um caso extremo sua bateria pode estar com os dias contados.

      Responder
  132. Ola, tenho FORD FOCUS 2001, e esta apresentando o seguinte problema, quando eu tento dar partida a chave gira, acende todas as luzes do painel, porém no visor que era para aparecer a numeração da quilometragem fica somente traços e o carro não liga, me falaram que poderia ser o comutador, outros falaram que era o painel, alguém poderia me ajudar??????? Obrigado.

    Responder
  133. Boa tarde Danillo Raphael.

    Tenho um Citroen C4 2011 que por alguns motivos ficou parado no pátio por alguns anos, e anos após quando fui ver a situação do carro, tive que trocar a bateria e após isso acenderam todas as luzes de alerta do painel.
    O que pode ser, tem alguma sugestão?

    Responder
    • Olá Bruno, seja bem vindo.
      Se o carro ficou anos parado o certo seria antes de qualquer coisa consultar um mecânico para uma avaliação.
      Talvez o tempo em que o veículo ficou no pátio fez com que um ou mais componentes da parte de eletrônica embarcada de seu carro, tenham sido avariados. Minha recomendação é que procure um mecânico especialista em injeção eletrônica e explique para ele que o veículo ficou um grande período de tempo sem funcionar, ele vai saber quais as medidas a ser tomadas. Talvez seja necessário, efetuar troca de fluídos como o óleo do motor, transmissão, filtros de combustível ( talvez até mesmo a bomba ), correia dentada de sincronismo do motor, fluído de freio e de acionamento da embreagem. Bem como uma revisão do sistema elétrico do carro. Andar em um carro que ficou anos parado sem tomar as medidas que informei podem causar um prejuízo gigante a você.
      Verifique também se peças do veículo não foram arrancadas, ou furtadas. O que é comum em pátios da polícia.
      Com auxilio de um scanner, peça o mecânico para verificar o motivo das luzes acesas.

      Responder
  134. Prezado Danilo,

    Tenho um Tiida Nissan 2013, e há cerca de um mês ele vem apresentando falha intermitente… qdo viro a chave o painel se acende, porém o carro não pega de jeito algum…. a primeira oficina me fez trocar a bateria e depois de 4 dias o carro voltou a apresentar o mesmo problema… levei o carro em um eletricista e o mesmo me disse que o carro não estava reconhecendo a chave… levei para outra oficina que reprogramou a comunicação da chave com a central e o carro ligou, mas depois parou novamente… a luz do code pisca verde e de imediato fica vermelha. Poderia me ajudar?

    Responder
    • Olá Alexandre, não existe muito o que posso fazer no seu caso.
      Más posso deixar uma dica:
      Existem componentes no imobilizador que sofrem desgaste, e com o tempo podem apresentar mal funcionamento.
      Um deles é o próprio CHIP que existe dentro da chave, por algum motivo o transponder deixa de funcionar como esperado e é necessário sua troca.
      Outro componente que perde sua característica de funcionamento é a antena que existe no cilindro aonde você insere a chave em seu carro.
      Em todos os casos, seria interessante colocar um scanner em seu carro entrar na area de imobilizador e verificar se existe algum código de falha referente a chave mesmo.
      Só dai em diante começar a trocar peças para solucionar o problema.
      Você pode começar por mandar um chaveiro confeccionar uma nova chave, com um chip novo.
      E pedir que ele também troque a antena do imobilizador pra você.

      Responder
  135. Olá ! Tenho um Santana 2000, tentei dar partida com a chave reserva, nem sabia deste detalhe do chip, e nada, aí que me falaram que era isso, mas não pegou mais nem com a chave original, será que a chave reserva fez desconfigurar tudo ? A luz do painel fica piscando como vc explicou. Grato !

    Responder
    • Talvez a chave original esteja com defeito…
      faça o seguinte, Desligue a bateria do carro por 5 minutos, ligue a novamente.
      Coloque a chave original no contato, ligue-o e deixe-o ligado por 50 minutos.
      após ter certeza de que se passaram os 50 minutos, dê a partida sem desligar a chave.
      A luz do carrinho com uma chave, deverá apagar e o motor deverá entrar em funcionamento.
      Se mesmo assim a luz continuar acesa e o carro não pegar então será necessário chamar o chaveiro para que ele confeccione outra chave para você!

      Responder
  136. Boa noite, derrubei a chave do meu carro e o carro nao liga mais, so aciona e fica piscando uma chavinha!
    O que devo fazer?
    Possivelmente na queda danificou o chip da chave!
    Não tenho o manual do carro isso dificulta reconfigurar?

    Responder
  137. Tenho um vectra 2010 viajando tranquilamente fez um barulho cle clec no motor parei e olhei o oleo tinha vazado completamente, que pode ser???

    Responder
    • Olá Ana Maria.
      Em geral Ruídos do tipo que mencionou, somado a um vazamento grande de óleo.
      Pode indicar que o motor do carro teve uma biela fraturada, e ela perfurou o bloco do motor.
      Em poucas palavras, pode indicar que o motor do carro precisará de retífica.
      Ou precisará ser trocado por um novo.

      Responder
  138. Boa noite grande .
    Eu tenho um cruze ltz e queria saber se a chave pode ser algum tipo de bloqueador …como ele é start/stop eu fico com ela no bolso e queria saber se sair do carro com ele ligado e outra pessoa sair com o carro ele pode desligar …eu fiz o teste e dei uma volta no carteirão mais ele não desligou..me falaram que pode ser alguma coisa no computador de bordo..e você que e mais informado será que tem como fazer isso…muito obrigado

    Responder
    • Bom, a chave só é verificada no momento da partida e depois em ciclos de tempo indeterminados…
      Se você der a partida com a chave próxima, e entregar a chave pra alguém segurar fora do carro você consegue sim dar uma volta com o carro sem a chave, porém se você parar e desligar o carro ou deixar o motor morrer por algum motivo no caminho ele vai verificar novamente a chave e não vai encontrar e a partida será bloqueada, bem como a parte elétrica do carro. E só será permitida/desbloqueada com a chave por perto.

      Responder
  139. Olá amigo estou com um grande problema.
    Meu cachorro mordeu a chave do meu carro ( gol g6 1.6 msi 14/14) a chave canivete da positron ex330 px80. Bom até aí tudo bem, levei para vê se concertavá, pois toda vez que colocava ela no contato e ligava o painel e tudo mais, aparecia (CHAVE NÃO ENCONTRADA) imaginei que fosse o chip.. só que aí comprei uma carcaça nova( que veio com a placa e tudo) ou seja uma nova chave canivete só que (VIRGEM) pronta para gravar.. aí gravei ela é o alarme ficou perfeito.. só que quando vou ligar o painel aparece a mesma msg (CHAVE NÃO ENCONTRADA) e quando dou a partida ele pega por 1 segundo ou 2seg e depois para completamente o motor. Como se não tivesse legando os bicos ou sei lá. Me ajuda por favor..OBS : CHAVE RESERVA PEGANDO NORMAL EM PERFEITO ESTADO..

    Responder
    • Amigo no seu caso a placa do controle de alarme não tem nada haver com transponder de chave codificada.
      São duas peças separadas que ficam no interior da carcaça da chave.
      A plaquinha a que você se refere apenas controla funções de alarme, trancar, destrancar e etc.
      O transponder que sua chave deveria possuir em tese é o Tp23 ou 48 de vidro!
      Carcaça da Chave Canivete VW GOL G5 G6
      Ele é fininho e fica acoplado no interior da carcaça, é pouco maior do que um grão de arroz.
      Verifique se ele ainda existe na chave antiga, e se não está quebrado.
      Caso esteja inteiro basta retirar ele da chave velha e passar para a nova!
      Se o mesmo não existir ou estiver avariado, basta ir ao chaveiro com a chave reserva e pedir que ele faça um transponder clone de sua chave para usar dentro da chave canivete e problema estará resolvido.

      Responder
      • Boa tarde amigo!
        tenho um Peugeot 206 1.6 8V 2000 que começou a apresentar o seguinte defeito: dou partida, ele pega, funciona por alguns segundos e morre, ja está assim tem mais de uma semana, o que pode ser?

        Responder
        • Existem muitas hipóteses…
          Seria praticamente impossível citar todas por aqui.
          Então eu recomendo que procure um profissional que possua scanner para efetuar um diagnóstico.
          Verifique só se no dashboard não aparece a mensagem, security ou Modo Eco Ativado, ou Modo ECO…
          Se por algum motivo a chave não for recohecida, ou existirem falhas no sistema elétrico do carro ele vai apresentar este sintoma.

          Responder
  140. tenho um uno 2003/2004 aluz do code desde que eu comprei nunca acendeu porem o carro sempre funcionou normal,agora o carro nao liga e nao tem corrente nos bicos e nem aciona a bomba de combustivel ja foi trocado o sensor que fica na engrenagem mas nao resolveu oque pode ser?

    Responder
    • Bom se a luz do code não estiver acendendo talvez seu veículo não possua o sistema, ou simplesmente ele tenha sido desativado por um dono anterior. Ou quem sabe por um problema no painel, a luz esteja queimada…
      Se houver corrente na bobina, e nos bicos não então é quase certo de que existe um problema com a UCE de seu carro.
      Faça o seguinte, leve o veículo até um mecânico ou auto elétrico que possua scanner, e peça para que seja verificado a memoria de falhas da UCE, em busca de possíveis falhas relacionadas a imobilizador.
      Dica: Nos fiat uno quando a partida é bloqueada por imobilizador é gerada uma falha na memoria da UCE de código: U-1600
      Procure embaixo da coluna de direção de seu carro se não possui uma caixinha fixada lá, preta ou cinza caso positivo seu carro possui chave codificada, e talvez ele tenha perdido os parametros de funcionamento do sistema!
      Boa sorte amigo, e até breve.

      Responder
  141. Bom dia !
    Meu corsa maxx 2005/2006 funcionava perfeitamente ate um chaveiro amigo meu conectar o aparelho pra codificar uma nova chave , dai a luz com o desenho de um carro com uma chave ficou piscando e o carro nao ligou mais , ja ate deichei o carro sem bateria de um dia pro outro mas nao adiantou! Nao liga .
    Alguem pode me ajudar?

    Responder
    • É preciso saber o que seu amigo chaveiro fez ai ein…
      Talvez tenha acessado algum recurso que possa ter bloqueado o módulo de seu carro.
      Eu recomendo que busque orientação de outro profissional, de preferência de um especialista em eletrônica automotiva.

      Responder
  142. a central do meu carro um siena 2001 queimou a central comprei outra e mandei codificar, mais o carro não esta ligando, que pode ser o problema?

    Responder
    • Talvez a codificação / reset não tenha dado certo por algum motivo.
      Ou então…
      Se seu carro queimou a central da primeira vez, com certeza houve um motivo para que isso acontecesse.
      Seja um curto circuito em um fio, sensor ou atuador ou mesmo sobrecarga do alternado, ou uma ligação de bateria invertida.
      O correto antes de se trocar uma central é verificar com cuidado a causa da queima e só depois de sanar o problema ai sim trocar a central.

      Responder
  143. Olá amigo.
    Estava procurando sobre um problema que estou tendo no carro e me deparei com seu artigo. Ótimo artigo e tomei a liberdade de apresentar meu problema: tenho um Siena 1.4 ELX / 2010. Sempre que eu deixo o carro parado ao sol por muito tempo, quando vou liga-lo, o motor não pega. Então abro as portas e vidros, deixo resfriar um pouco internamente e o carro pega normalmente. O mesmo defeito ocorre depois de rodar durante algum tempo e desligar o motor e fechar o carro. Se tentar dar a partida imediatamente tenho que aguardar resfriar o interior do carro. Como sinalização percebi que sempre que isto ocorre a luz do Fiat Code fica acesa direto. Quando resfria , a mesma acende e apaga e o motor pega. Troquei de chave de partida e nada mudou. Troquei a antena do Fiat Code e continuou a mesma coisa. Já teve algum parecido em suas experiências? Obrigado.

    Responder
    • Nilson, o imobilizador de seu carro é embutido ao painel ( tacometro ) ou aquele pequeno console onde ficam os instrumentos, velocímetro, temperatura, conta giros se houver…
      E talvez exista um defeito interno do painel que possa estar todos os problemas.
      É bem comum este tipo de defeito em paineis fabricados pela Magnet Marelli e Continental.
      E vale a pena uma consulta a um especialista para um diagnóstico do sistema.
      Scanner também ajuda bastante nessas horas, pois ele pode apontar se a falha é mesmo no painel ou na UCE do carro.

      Responder
  144. Parabéns pelo artigo!! Estou com um problema no meu Ecosprt 2.0 09/09. O ventilador não desligava então levei no mecânico e ele falou que era um relê e ao trocar o carro não pegou mais, só a luz do code piscando. O carro já haá uma semana parado, o que pode ser?

    Responder
    • É quase certo de que ele possa ter desligado sem querer o sistema ford PATS.
      Só entrar com um scanner e verificar se o Pats está programado corretamente e se não existem falhas em sua memória.

      Responder
  145. Boa tarde.tenho um gol g6.a luz da injecao esta acessa.ja passou aparelho e as vzs acusa sonda lambda. Ja foram trocadas as sondas, as velas, cabos de vela e ate agra nada,,a luz ainda fica ligada..qdo mudei de combustivel, andei o tempo q se recomenda, no outro dia carro ja nao reconheceu o combustivel mais.Será que poder ser problema com o modulo de injecao que esta em conflito e nao passa as informações pro restante do carro afetando o sistema td.

    Responder
    • Olá Everton, Vejo isso todos os dias no meu trabalho.
      Trabalho como técnico na área, e tenho visto se repetindo muito nas oficinas.
      Diagnosticar injeção eletrônica não é tarefa fácil viu!
      Se seu carro acusa erro na sonda lambda então é necessário verificar também o funcionamento de outros componentes, bomba de combustível, sensores de temperatura, pressão atmosférica, estado do catalizador, verificar o perfeito funcionamento dos injetores, e até o ponto da correia dentada. Pois tudo isso pode causar um efeito cascata que por sua vez culpa a sonda lambda por tudo isso!
      Outra coisa:
      Se ao apagar os DTCS e códigos de falhas, eles não sumirem tente desligar a bateria do carro por alguns minutos e religa-la novamente.
      Se mesmo assim, os códigos de falha referentes a sonda lambda ainda existirem na memória será necessário avaliar a atividade das sondas lambdas!!
      Para isso basta entrar com o scanner em modo de teste contínuo e observar:
      A Sonda lambda 1 ( ou SOB1 pré catalizador ) quando o motor do carro está quente e marcha lenta deve variar de:
      300mv até 780mv rápidamente com valores médios de 450mv
      ATENÇÃO OS VALORES NÃO DEVEM FICAR TRAVADOS! os numeros devem variar rapidamente. Ao acelerar bruscamente os valores vão até 900mv e ao soltar o acelerador em seguida o valor cai a 0mv e em seguida estabiliza 300mv até 700mv.
      Se a sonda estiver variando em um padrão parecido com este ela está boa, e seu sistema elétrico está OKay!
      A sonda 2 ( ou SOB2 pós catalizador ) também varia e maneira parecida com a 1, porém sua atividade é mais lenta e em geral tem uma diferença do sinal da sonda 1 em mais ou menos 200mv.
      Lembrando que o seu carro usa a referência da sonda 1 para reconhecer o combustível.
      A Sonda 2, só serve para verificar o estado do catalizador e para controle de emissões de gases poluentes.
      Peça ao técnico que efetuou reparos verifique a atividade da sonda 1 , bem como os outros sensores / atuadores de seu carro.
      Em grande parte dos casos, o problema está no chicote, algum fio rompido.
      Ou talvez o técnico possa ter aplicado uma sonda imcompátivel com seu carro.
      Lembrando que sonda original e correta já vem com conector prontinho é só plugar, se você viu o técnico emendando fios, da sonda nova tome cuidado pois ele pode ter aplicado uma sonda universal e seu carro só vai funcionar corretamente com a sonda correta NTK Conforme Catálogo NTK.

      Responder
  146. OLA TENHO UMA S10 2008/2009 E QUEIMOU A JUNTA DO CABEÇOTE ENTAO ENCOSTEI NA OFICINA TROCOU O CABEÇOTE QUANDO FOI LIGAR NAO PEGA, E ACENDE A LUZ DO IMOBILIZADOR NO PAINEL E JA FIZEMOS VARIAS TENTATIVA E NAO PEGA QAUL A SUGESTÃO

    Responder
    • Olá Nisroque seja bem vindo!
      O conselho que posso deixar é que verifique o estado da chave de seu carro, talvez ela tenha descodificado.
      Tente dar a partida com uma chave reserva se existir…
      Se nada disso resolver, chame o chaveiro que trabalha com chave codificada e troque uma ideia com ele.

      Responder
  147. Boa noite, estou com um problema…hoje tentei ligar o carro (Cobalt) e o mesmo não dá a partida. Fiz a 5 dias a trás trocas das chaves codificadas, porém não havia apresentado nenhum problema, mas será que pode ser algo com as novas chaves? Já verifiquei a bateria e a mesma esta em boas condições.

    Responder
  148. Boa tarde Danillo e parabens pelo site, muito interessante …
    Tenho uma s10 2008 2009 diesel e a uns 2 meses troquei a chave e a igniçao dela agora ela parou de dar partida e acende luz de um carro com uma chave e a da injeçao.Gostaria de saber o motivo de tudo isso amigo? o que deve fazer ?
    abraços

    Responder
    • Talvez a chave confeccionada não tenha ficado boa, ou simplesmente descodificou.
      Ultimamente tenho me deparado muito com “chip” de chave de má qualidade que acaba causando problemas diversos no imobilizador dos carros.
      Tem muito chaveiro por ai fazendo uso de “chip” de baixa qualidade. É bom ficar atento a fama do profissional que está executando o serviço.

      Responder
  149. Bom dia Danillo Raphael,
    Tenho um Kia Soul 2012 e de uns dias pra cá venho tendo problemas em ligar o carro. As luzes do painel se acende normalmente mas o carro não dá partida, não faz nenhum barulho, apenas as luzes ficam acessas. Já testei bateria mas não tem nenhum problema com ela. o carro só pega no tranco. Já levei no mecânico mas todas as vezes que levo o problema desaparece, a chave liga normalmente o motor. Será que é algum problema na chave codificada? Quando dá esse problema fico tentando as 2 chaves mas não pega…O que deve fazer? Obrigado

    Responder
    • Amigo se pega no tranco, então o problema não é no imobilizador!
      E sim no relê que aciona o motor de partida de seu carro, é necessário levar seu carro a um eletricista que possua o esquema elétrico de seu carro, para que ele possa analisar o circuito do relê de partida de seu carro.
      Talvez possa existir um problema no acionamento do solenoide automático que fica acoplado ao motor de partida.
      Se ficar constatado que não existe problema no relê de partida, dai basta efetuar testes no motor de partida.

      Responder
  150. Boa noite eu tenho um megane e recentemente deu erro de deficiência de imobilizador fazendo que umas vezes pegue e outras não. Tenho de trancar e destrancar as portas para a luz de imobilizador apagar para pod r voltar a tentar e às vezes lá pega . O que poderá ser?? Desde já agradeço a atenção
    Obrigado
    Cumprimentos

    Luis Simplício

    Responder
    • Olá Luis, Seja muito bem vindo!
      Este problema é bastante comum na linha renault.
      O Defeito em 90% dos casos é na UCH, que é aquela caixa preta aonde ficam os fusíveis do carro ali no lado esquerdo inferior do painel próximo ao volante do carro.
      Só existem três saídas para sanar o problemas,
      1 . trocando o módulo uch
      2 . levando o módulo para efetuar reparo em uma empresa especializada
      3 . desativando o sistema de imobilizador do carro ( é necessário levar o carro a um especialista no reparo de centrais ).

      Responder
  151. Brother é o seguinte tenho um gol g5 2012/13 série 25 anos meu problema é o seguinte todos oa dias aparece a palavra SAFE no painel e o carro não dar partida mais nem sempre quando o carro ta frio funciona normalmente geralmente na parte da manhã a primeira partida do dia e a noite se o carro tiver parado frio ele funciona mais até se ficar no sol quando vou funcionar já não funciona e aparece o SAFE aparece mais com temperaturas quentes nem precisa o motor está quente o q vc acho q está acontecendo?
    E parabéns pela iniciativa desde de já muito obrigado

    Responder
    • Existem várias possibilidades amigo,
      Isso pode se tratar de um problema na antena do imobilizador,
      Ou simplesmente um problema no painel / linha de comunicação da REDE CAN.
      Lhe respondi no facebook. da uma olhadinha lá!

      Responder
  152. Comprei uma Montana 2013, a chave estava bem gasta refiz outra chave.
    Porem o carro pra pegar tem que dar umas 10 partidas.
    Acende a luz do painel onde a chavinha fica piscando.
    Até que do nada o carro funciona.
    O que pode ser?

    Responder
    • Pode ser que o chaveiro que fez a chave pra você usou um transponder de má qualidade na confecção.
      Ou o transponder ficou soltou dentro da chave…
      Troque uma ideia com o chaveiro que fez o serviço contigo, afinal é obrigação de quem faz o serviço de codificação fazer e funcionar como antes.

      Responder
  153. Boa tarde Danillo,interessante a sua página e muito útil, já que também estou passando por uns problemas na minha VAN e não encontrei alguém especializado para consertar.
    Queria muito que você me ajudasse , essa peugeot boxer é de trabalho e está me dando dor de cabeça.
    O que está acontecendo é que o fusível da bomba de combustível está queimando a cada um tempo que rodo com a Van, como se fosse um curto ali. Quando queima eu troco o fusível e ela funciona mais um tempo. Ficou desse jeito usando, queimando e trocando essa semana toda.
    Quando foi hoje ela queimou o fusível da bomba de combustível de novo, e troquei, porém ela não voltou a ligar. O que pode esta acontecendo??
    Obrigada pela atenção!

    Obs: Nesta mesma semana o ar condicionado queimou, e o radio também deu problema, será que tem uma coisa a ve com a outra?

    Responder
    • Edgar seja bem vindo.
      Quando um fusível queima com frequência existe um problema no acessório ou atuador relacionado ao fusível.
      No caso da bomba de combustível quando o fusível queima com frequência, é quase certo de que ela passou da hora de ser trocada!
      De preferência por uma original ou de uma marca de qualidade garantida. ( Delphi, Bosch ou Magnet Marelli ).
      Outra coisa que deve ser levada em consideração é que filtro de combustível ruim, muito velho, sujo, entupido causa queima da bomba de combustível também.
      Detalhe: Ao substituir um fusível nunca, jamais coloque um de maior capacidade! Isso pode ocasionar uma queima do painel de fusíveis, e até um incêndio.
      Peça a um mecânico de confiança para que verifique o funcionamento / pressão / vazão da bomba de combustível bem como o consumo de carga da bomba ligada em amperes. Peça também para que ele verifique os aterramentos de seu carro.
      Falta de aterramento ocasiona problemas elétricos gerais em carros com injeção eletrônica.

      Responder
  154. tenho um gol g6 ano 2012 modelo 2013> rodo a chaves ascende tudo normal no painel porem não liga !dar um estralo pequeno e pronto nao liga!a bateria eh nova !coloquei a chave reserva e acontece a mesma coisa o que poderia ser? contato de ingnição ?

    Responder
    • Gol, Voyage, Fox, Saveiro g5 e g6 estão sofrendo bastante com problemas de desgaste prematuro do motor de partida.
      Seria interessante testar o motor de partida, pois é quase certo de que ele deve estar com problemas.

      Responder
  155. Boa noite!

    Tenho um Cruze 2013, que não esta ligando, a tres dias apos chegar do serviço, estacionei normalmente na garagem onde ficou parado por 36 horas, quando fui ligar o mesmo não pegou, virei a chave 1º estagio e ja no segundo ele simplesmente apagou tudo. tentei com a chave reserva e nada, o pior e que não consigo nem empurrar ele pois o cambio esta em parking e não consigo destravar. Poderiam me dar uma luz?

    Responder
  156. Olá Danillo. Parabéns pelo artigo! Tenho um Ford Fiesta 2007. Ultimamente ele só tem ligado quando dou a partida pela primeira vez no dia, logo em seguida ele já começa a dar sinais de falha piscando a luz do sistema de imobilização do motor juntamente com a luz de advertência de temperatura e a kilometragem do hodômetro apaga. Se eu desligo o carro ele não volta a funcionar mais. Mesmo usando a chave reserva o problema persiste! O que poderia ser? Obrigado! Abraço!

    Responder
  157. Boa tarde!!! Tenho um voyage 2012/13 e de uma hora para outra, liguei a chave , da partida, mas não segura a aceleração. Os vidros elétricos tbm deixaram de obedecer o comando, e não descem. Pode ser o imobilizador?

    Responder
  158. Boa tarde Sr Danilo muito obrigado por um apoio e ajuda da tua boa vontade. peço que me ajude, tenho um FORD TRANSIT camioneta de 2009 tem chave codificacdo, mas dou apartida directo nao trabalha e e pisca a luz no painel. Na instruçao que voce deu a minha tem mesma sintoma, será imobilizador e chave?? quero por favor a tua ajuda.

    Responder
  159. Boa Tarde. Muito bom o Site. Parabéns.

    Minha situação é a seguinte, tenho um Agile 2011 e faz 2 semanas que acendeu a luz da chave Inglesa.. Mas o carro está funcionando normal, o mecânico disse que essa luz acende a cada 10mil km para revisões..

    O que você me diz ?

    Obrigado.

    Responder
    • Em geral a luz com formato de chave inglesa acende por problemas no sistema elétrico do carro, ou sistema de sincronismo do motor.
      Se tentar comunicação com o scanner e consultar as falhas na memória do sistema, talvez exista uma falha armazena lá.

      Responder
  160. Olá, bom dia.
    Tenho um IX35 2012 e após fazer a revisão de 40.000km na concessionaria, com troca de velas e filtros, o carro começou a apresentar o seguinte problema: Dá a partida e logo em seguida morre o motor. Isso é intermitente, às vezes acontece e outras não. Às vezes também na segunda partida se resolve e outras faz-se necessário dar 3 ou 4 partidas.
    Levei na concessionária e após “testes” disseram ser um erro lógico no módulo de injeção, mas ao indagar o técnico, não senti firmeza nos argumentos. Simplesmente para esta substituição fica R$8.300,00!
    Consultei um outro amigo que levantou a possibilidade de o problema estar no code da chave.
    Você tem alguma experiência parecida?

    Obrigado. Abraço.

    Responder
    • É sempre bom buscar informação de um especialista antes de sair trocando peças.
      As possibilidades no seu caso são muitas, e este defeito do qual você está reclamando pode ser causado até por uma simples bomba de combustível com válvula de retenção “cansada” que permite o sistema de alimentação esvaziar fazendo com que demore a pegar quando a linha de alimentação descarrega.
      Pode ser sim um problema no imobilizador também, mais antes de sair fuçando a parte de eletrônica embarcada de seu carro eu recomendaria fazer uma serie de testes básicos sem pressa, para ter certeza de que o problema não é mecânico.
      Em geral problemas com partida ruim podem estar relacionados até com mal funcionamento de sensores de rotação e de fases.
      O conselho está dado, antes de trocar o módulo de injeção de seu carro consulte um especialista fora da concessionária.
      ( Não estou me desfazendo do serviço da rede autorizada )
      O fato é que mesmo os técnicos de lá são humanos, e sendo humanos qualquer um pode cometer um erro não é verdade?
      Boa sorte amigo, e até breve!

      Responder
  161. tenho uma ducato 2009 teto alto sempre pegou de primeira , da ultima vez eu viajei soltei o cabo da bateria ,e sai uns dez dias quando voltei liguei a bateria e fui virar mas o carro não pega de jeito nenhum , pensei que era a bateria dei carga e nada. se puder me ajudar agradeço .

    Responder
    • Olá Sergio seja bem vindo.
      No caso da Fiat Ducato e dos Iveco em muitos dos casos de falha na partida pode estar relacionado a queima da bomba de combustível.
      Verifique se os fusíveis estão em ordem.
      Tente pedir para que alguém dê a partida para você e bata WD40 na mangueira da turbina, para ver se ela “ameaça” pegar.
      Caso positivo, então é bem provavel que o problema esteja mesmo na bomba de diesel!

      Responder
  162. Olá…. o meu problema é o contrário da maioria… Tenho um polo 2009 e tirei a bateria, quando recoloco o alarme funciona até que eu ponha a chave na ignição, aí para tudo de novo… Já tentei reprogramar de várias formas que vi na net, mas nada!! Sabe o que posso fazer? Parece que ele não reconhece quando tiro a chave….. o que pode ser? Grato!!!

    Responder
  163. Bom dia, estou com uma dúvida saveira g6 2o13 ela não reconhece a chave, plobrema no painel não concigo painel com o mesmo número,coloco um kit casado, porém central não reconhece abs e aibag. TENTEI COM PDL4000 E OBDMAP não consigo sucesso com os modolos de carroceria eles não casa com a central de injeção. att

    Responder
  164. boa tarde danillo tenho uma montana conquest 1.8 2005 na ultima quinta feira começou a demorar pra pegar na partida e no final da tarde fui sair e nao pegou mais a luz da injeçao e do imobilizador fican acesa oque pode ser ? obs. a uns 2 meses atras tive esse mesmo problema poren apenas fiz as troca de velas e cabo e resolveu mais nao acendia as luzes depois de uma semana tive problema com a chave por causa do chip mais a luz do imobilizador piscava e agr esta do mesmo jeito mas a luz permanece acesa.

    Responder
    • Bem vindo Ivan!
      Bom, a luz do immo deve apagar após alguns segundos… se não a partida fica bloqueada mesmo.
      Verifique se o chip está bem encaixado dentro da chave, verifique também os fusíveis de seu carro um a um.
      Conforme seu relato acredito que o problema esteja mesmo na chave.

      Responder
  165. Olá parabéns pelo artigo!!meu carro é um Peugeot 406 /2000 a luz do anti arranque acende e o carro não funciona e o alarme e atrava também não funciona.
    Você pode me ajudar ?
    Obg

    Responder
    • Olá Fabiano, seja bem vindo!
      O 406 dá muito problema na BSi, e em geral são problemas difíceis de se diagnosticar e resolver.
      Pode parecer bobagem, más a dica que dou é que verifique se a chave de seu carro não possui pilha interna, verifique se não está sem carga!
      Confira também a integridade de todos os fusíveis do carro.
      Seria interessante acessar o sistema de eletrônica embarcada com um scanner para um diagnóstico preciso, para orientar-se.
      Procure um profissional da área que possua scanner para uma consulta!
      Em todo o caso, se nada resolver você pode também desativar o imobilizador, basta procurar alguém que trabalhe com reparo de centrais e pedir que faça o desbloqueio da uce. Boa sorte!

      Responder
  166. Olá, parabéns pelo artigo. Bem, meu carro é um Sandero privilege 1.6, 2008. As vezes ele não liga e fica com a luz do imobilizador piscando, outras vezes liga normalmente. Isso, coincidência ,ou não ,começou a acontecer depois que mandei fazer uma revisão geral no mecânico e trocar,entre outras coisas, a correia dentantada. Há alguns dias eu fui ao chaveiro pensando que poderia ser a bateria do controle, mas não era. O chaveiro pensou que pode ser algo no imobilizador. Lendo o seu artigo fiquei pensando se pode ser algo na antena do imobilizador. Pode me ajudar? Obrigado.

    Responder
    • Olá Igor, seja muito bem vindo!
      Nos renaults quando a luz com formato de bolinha pisca, significa que o código da chave não foi recebido por algum motivo.
      Em geral isso é causado sim por defeito na antena que fica no cilindro de ignição, talvez ela não esteja conseguindo alimentar o chip da chave em alguns momentos. Vale a pena testar outra antena em seu carro, já que ela é uma peça barata.

      Responder
  167. Boa tarde. Estou desesperadamente pedindo ajuda, pois tenho um stilo 2006 shumacher, e fui viajar e acabei ficando na estrada. O problema do carro é o seguinte: durante a viajem a estrada apresentava aqueles solavanco (tipo recapamento no asfalto) o carro vinha pulando e pulando, quando chegou na reta o carro simplesmente morreu, apareceu na tela AVARIA NO SISTEMA, FIAT CODE. Todos os mecanicos acharam q era o Interruptor Inercial mas nao foi o caso, quando coloco a chave no carro e giro liga a luz da Injeçao e um Carro com cadeado, nao funciona a bomba de combustivel e nem faz o barulho da injeçao, os eletrecistas estao dizendo q queimou o computador de bordo, e vai ser preciso trocar toda a parte q é ligado a isso ou seja quase toda a parte de igniçao até a central pois tudo esta com um codigo só. Sera q o problema é este mesmo?? Sera q só existe essa maneira de resolver o problema? Agradeço se puder ajudar…..Obrigado

    Responder
    • Olá Marcelo, seja bem vindo!
      Em geral esses solavancos são causados por mal funcionamento de velas e cabos de ignição, ou mesmo mal contato no sensor de rotação ou em algum fio rompido no chicote.
      Já o a falha relacionada a imobilizador, deve ser avaliada com o uso de um scanner.
      Acredito que com os solavancos algo pode ter se soltado, ou rompido no interior do painel de seu carro!!
      É grande a possibilidade de que por algum motivo não existe comunicação entre o painel e o computador de carroceria bsi. ( o imobilizador do stilo fica localizado dentro do tacômetro = velocímetro = painel )
      No meu caso já peguei um stilo com o mesmo problema, e o problema era apenas um fusível da caixa de fusíveis que estava frouxo!
      Não me recordo de qual deles era. detalhe: tive que desmontar toda a caixa de fusíveis que também é o computador de carroceria, e apertar os terminais dos fusíveis com um alicate de bico fino!
      Fique atento, pois dificilmente é necessário trocar todo o conjunto painel/bsi/uce!
      O conselho que posso deixar é que com o uso de scanner, faça diagnóstico do sistema de imobilizador para descobrir em que parte do sistema está a falha. Vai precisar tentar comunicação com o painel, bsi, e uce em separado para coletar os códigos de falha. Recomendo o uso do Sun PDL 5000 ou Alphatest Kaptor V2 / V3 para isso. Consulte uma terceira opinião antes de sair trocando peças, em muitos casos o problema é apenas mal contato ali na caixa de fusíveis mesmo!
      Boa Sorte com seu carro!

      Responder
  168. boa tarde, óptima pagina voce aqui tem , tou a precisar de ajuda num alfa romeu 147 1.6 16v ts 120 cv o carro acendeu a luz do motor e comecou a falhar entao eu parei o carro desliguei a bateria voltei a ligar a bateria e agora a luz do motor nao acende quando rodo a chave na ignicao e o carro nao da a partida do motor entao eu troquei a ecu do carro mais o canhao da ognicao mais a chave e agora dame o erro do imobilizador fail (code) se puder dar alguma dica agredo desdo ja.

    Responder
    • Olá Fabio! Seja bem vindo!
      O Alfa 147, é equipado com imobilizador similar ao FIAT CODE.
      O sistema é composto por ECU, MÓDULO DO IMOBILIZADOR ( CAIXINHA QUE FICA FIXADA ABAIXO DA COLUNA DE DIREÇÃO ), ANTENA QUE FICA NO CILINDRO DA CHAVE E A PRÓPRIA CHAVE COM TRANSPONDER (CHIP).
      Para trocar a ECU por outra, é preciso antes fazer reset do chip EEPROM que existe dentro dela.
      Depois é necessário também fazer a leitura do módulo do imobilizador (caixinha) para capturar o código do imobilizador que existe gravado nela.
      E por fim, é necessário com o uso de um equipamento de diagnóstico fazer o casamento da ECU e o IMMO usando o código que foi capturado na leitura do módulo immo.
      Assim a partida será desbloqueada e o motor voltará a funcionar novamente! Ou seja somente um chaveiro com ferramentas para trabalhar com chave codificada ou um mecânico munido também de tais ferramentas será capaz de solucionar seu problema!
      A segunda saída seria, fazer decode na UCE! Ou seja desabilitar o imobilizador pra sempre dai então o carro também voltaria a funcionar normalmente. De toda maneira só um profissional com ferramentas adequadas poderá lhe ajudar.

      Responder
  169. Bom dia meu carro e um Fiat Punto 2008 pois estou com um problema ele não esta dando a partida ele esta com um cadeado no painel sendo que quando eu colocava a chave ele saía agora ele não sai e nem dar apartida qual seria o problema

    Responder
    • Olá Rafael, pode ser que o chip que exista dentro da chave está avariado!
      Abra a chave de seu carro, e avalie se não existe nada soltou ou quebrado lá dentro…
      O chip do punto é de vidro, e muitas vezes ao deixar a chave cair ele pode se partir, causando este tipo de falha relatada.

      Responder
  170. Gostaria de saber se o civic 99 possui codificação, pq desde ontem ele ta dando um problema onde ele acende a luz quando vira a chave a bomba de combustível nao aciona, mas depois de um tempo volta a funcionar e depois de um tempo para outra vez.

    Responder
    • Olá Rafael! Seja bem vindo.
      Honda civic 1999, usa sistema PGM FI. E até 2002 este sistema não tem imobilizador ainda.
      Talvez o problema de seu carro seja no relê principal do sistema de injeção e bomba…
      Existe um probleminha conhecido de mal contato, na solda interna do relê dos hondas dessa época!
      O relê principal fica localizado na extremidade direita do painel, do lado do porta luvas no espaço entre o painel e a porta do passageiro, fica ali na parte de dentro e se não me engano o relê é branco e seu parafuso de fixação é uma chave 10.
      Basta abrir o relê e refazer a solda se necessário ou troca-lo!
      Boa sorte com seu carro!

      Responder
  171. peguei um astra na minha oficina com probemas na bcm substitui mas nao funciona.astra 2008 a bcm seria codificada tbm

    .

    Responder
    • Sim a BCM tem um chip do tipo soic8 onde ficam armazenadas informações sobre o código da chave do carro, vin, e numero do chassis.
      Para que ela funcione em um carro diferente, basta levar a bcm em um técnico em reparos de central e pedir para que ele faça o casamento dela com o módulo de injeção, painel e módulo do imobilizador.
      A segunda alternativa, seria recorrer ao veículo de sucata de onde você tirou a bcm, e retirar também o módulo de injeção e o módulo imobilizador + transponder da chave.

      Responder
    • Sim a Bcm possui um chip do tipo Soic8 onde ficam armazenadas informações do imobilizador, Vin, e o Chassis do carro.
      Para que a bcm funcione em um carro diferente, é necessário que ela seja casada com o módulo de injeção do carro, e com o imobilizador.
      Qualquer técnico em reparo de centrais faz isso.
      A segunda alternativa, seria recorrer ao veículo de sucata de onde você tirou a bcm e retirar também o módulo de injeção e o imobilizador completo com chave, dai funcionaria normalmente. Boa Sorte, e até breve.

      Responder
  172. Boa Tarde Danillo.
    Tenho um Uno Fire 2003 ligo a chave e o barulho da leitura de injeção eletronica ocorre, porém os ponteiros não funcionam e o painel não acendem na hora, mas o carro pega normalmente e após o painel acende. após andar com o carro por um certo tempo a luz do painel apaga e os farois e setas também não funcionam e o painel só funciona somente se ficar mexendo na chave, me parece que isso ocorre quando o chaveiro que tenho junto a chave balança no andar do carro, será que é algum defeito na ignição??

    Responder
    • Rapaz ao que tudo indica você tem um problema no comutador de ignição do seu carro!
      É uma peça de plastico preta, que fica ali dentro da coluna de direção na extremidade do cilindro da chave e é onde ficam conectados os fios que levam o sinal de que a chave está ligada, e também a alimentação aos componentes elétricos de todo o carro.
      Seria interessante desmontar aquele plástico que fica ali em volta da direção de seu carro, e verificar o estado do comutador de ignição em busca de um possível mal contato! Boa sorte e até logo!

      Responder
  173. Boa noite. tenho um G6 – 2013, inseri a chave sem o transponder e apareceu a mensagem safe, depois achei a carcaça da minha chave canivete com o transponder e a mensagem sumiu, porém o carro não da partida. Teria como me ajudar com essa dúvida?

    Responder
  174. Boa noite Danilo.
    Pode me da uma luz…
    Perdi a chave do meu carro Siena ano 2001
    Pedii o chaveiro pra fazê outra mas quando eu coloco no carro a luz do code fica acesa e o carro nao da partida
    Levei nele, ele disse q nao erra q era pra levá no mecânico eletricista
    Levei no eletrecista ele disse pra levá no chaveiro
    Levei no mecânico também não conseguiu da partida no carro vc tem ideia do q seja.

    Responder
    • Olá Emerson seja bem vindo!
      Esse jogo de empurra é triste…
      Se a luz do Code fica acesa, é porque por algum motivo a nova chave confeccionada pelo chaveiro não foi reconhecida.
      Uma dica bacana: Para que o chaveiro consiga fazer uma nova chave, é necessário que ele saiba o código secreto que destrava a partida de seu carro. O código fica gravado na memoria da caixinha que fica abaixo do volante de seu carro, para ter acesso ao código é necessário retirar a caixinha do veículo e leva-la para uma bancada eletrônica para soldar alguns fios em pontos pré determinados de sua placa interna, estes fios vão fazer a ligação a um cabo adaptador especial, que sera ligado a um computador e por fim tornará possível a visualização do código secreto na tela de um computador. O erro com estes carros é que alguns chaveiros não tomam o cuidado de dessoldar os pontos de solda feitos, ou limpar a placa com alcool isopropilico após o termino do serviço de leitura, ai é que mora o problema! pois muitas das vezes os pontos de solda fecham curto circuito entre trilhas da plaquinha, e isso faz com que ela não funcione. Em alguns casos basta fazer uma limpeza e dessolda correta nos pontos onde os fios foram fixados e a caixinha volta a funcionar, em outros é necessário troca-la por uma nova. Outro ponto que deve ser levado em consideração hoje em dia, é o uso de transponders (chip da chave) de má qualidade que faz com que em bancada tudo funcione perfeitamente, mais montado no carro não.
      Enquanto a luz do code não apagar o carro não vai funcionar, para ter uma ideia concreta do que é o defeito recomendo que procure um profissional do ramo de reparo de centrais automotivas, e peça para que ele faça um diagnóstico do sistema de imobilizador, ele vai lhe orientar da maneira certa, e caso o sistema de imobilizador não volte a funcionar você poderá ainda pedir para que ele faça DECODE da central de seu carro, e desative o imobilizador permanentemente. Boa Sorte!!

      Responder
  175. Olá, parabéns pelo artigo!
    Faço duas viagens por semana na famosa BR381. E hoje, parei o carro e ele não mais deu partida! Por sorte havia algumas pessoas próximas, e que me ajudou a fazer i carro pegar no tranco. Observei que essa luz acendeu no painel! E agora entendo a causa.
    Meu carro fica muito exposto ao sol, o controle fica próximo ao celular e a bateria, acredito eu, está fraca. Obrigado pelas observações

    Responder
  176. bom dia voce poderia min da umas dicas tem celta 2003 tem dia que ele nao liga e comeca a pisca a luz de injecao ja levei ele no cara qe mexe com chave codificada tava dando erro passado ele falou que era falta de aterramento levei no eletricista pedi para conferi os aterramento mas o poblema nao parou e lavai so piorando agora o mecanico esta acusado a cental.

    Responder
    • Xi sebastião. Que pepino ein rapaz?
      O conselho que posso te dar, é pra levar seu carro a um especialista em reparo de centrais e pedir para que sejam feitos testes em bancada para verificar como anda a comunicação do modulo imobilizador com a uce. Talvez o problema seja só o módulo do imobilizador. ( aquela caixinha preta que fica em volta do miolo da chave da ignição ).

      Responder
  177. Olá, eu tenho uma New fiesta nacional 2014. A dois meses atrás quando eu fui dar partida nele o mesmo não pegou e apareceu no computador de bordo a seguinte msg ‘ ‘imobilizador com defeito’ daí eu desliguei e liguei novamente e ele funcionou normalmente porém a autonomia de combustível não esta marcando corretamente, tipo, antes dessa msg quando eu completava o tanque, a autonomia do carro ficava em 400km mais ou menos no computador de bordo e agora depois dessa msg está ficando em 900km rs. Hj, após dois meses mais ou menos o mesmo fez a mesma coisa ao dar partida, apareceu a mesma msg. O que poderia ser? Será que é bateria ( acho que não pois se fosse em dois meses ela já teria pifado de vez).

    Responder
    • Olá Cláudio Seja muito bem vindo ao nosso site!
      Bom, a principio este pode ser sim um defeito na bateria!!
      Por incrível que pareça existem baterias que mesmo com defeito conseguem dar a partida no motor do carro por meses…
      O fato é que os automóveis atualmente tem muitos componentes eletrônicos sensíveis a variações de voltagem, e baterias muito velhas tendem a sofrer com um defeito peculiar que causa uma leve variação na linha de alimentação, principalmente em dias em que a temperatura ambiente vai a extremos de muito quente a muito frio. O primeiro passo ai seria verificar a tensão da bateria em repouso e em extress junto a um bom auto-elétrico, para avaliar se ela está alimentando o sistema de eletrônica embarcada de seu carro.
      Um segunda hipótese seria um possível defeito no painel de seu carro, ( o imobilizador do new fiesta é conjugado ao painel de instrumentos ).
      Vou até contar uma breve passagem que aconteceu com um amigo que possui um ford focus, certa vez ele o levou para lavar em um lava-jato da cidade e o carro ficou impecável.. Mais quando ele saiu com o carro de lá é que os problemas com painel, vidros e travas elétricas, computador de bordo, ar condicionado digital e o som do carro, começaram.. O carro ficou maluco, os vidros subiam e desciam sozinhos, o som não ligava mais, o ar condicionado também não, e o computador de bordo parou. Resumo: O pessoal do lava jato, caprichou tanto que jogou água em todo o interior do carro e danificou varias peças que compõem a eletrônica embarcada do carro. O prejuízo foi enorme.
      Por tanto deve se atentar ao histórico de tudo que aconteceu ao carro, pois uma simples lavagem errada pode gerar dores de cabeça!
      Boa sorte com seu carro!

      Responder
  178. Olá estou com problema no meu fox 2006 ocorreu isso hj suplemente parei em super mercado e meu carro n pego troquei bubina resente vela cabo revisão em dia o carro n pego achei q era bateria troquei nada
    E aparece essa imagem da trava q é um carro com a chave bom será que pode ser imobilizador?

    Responder
    • Olá Jhon seja bem vindo!
      Com toda certeza, segundo seu relato você tem um problema com o imobilizador de seu carro.
      Tente dar a partida nele com a chave reserva,
      Verifique todos os fusíveis do carro,
      Se mesmo assim não o motor não entrar em funcionamento solicite a ajuda de um chaveiro especializado em chaves codificadas!

      Responder
  179. Parabéns pelo artigo .. meu Ford Ka 2009 não dá partida fica piscando a luz do cadeado sem parar e já tentei com a chave reserva mais fica na mesma, voce consegue me dar alguma dica oque poderia ser
    Obrigado

    Responder
    • Em alguns casos isso é defeito no módulo de injeção UCE, em outros pode ser defeito na próprio painel.
      Para fazer uma afirmação concreta, eu recomendaria que você procurasse um auto elétrico ou chaveiro que tenha equipamento de diagnóstico compatível com imobilizador FORD PATS.
      Boa sorte!

      Responder
  180. Parabens pelo artigo.

    No meu gol esta acontecendo exatamente isso quando fica exposto ao sol muito quente ele não pega ou seja a chave vira no primeiro e no segundo estagio no terceiro que é a partida ela trava.
    As luzes do painel acendem normalmente, tanto que se der tranco ele pega. apos algumas horas na sombra o problema some.

    Responder
  181. olá amigo , recentemente adiquiri um gol g5 2012 veio uma chave nele estava pensando em botar uma canivete e pegar o transponder da chave que veio nele , mais ao abri a chave nao tem nenhum transponder ! E o carro esta funcionando sem nenhum erro no painel nada e funciona perfeitamente , mais ai pensei pow era pra nao funcionar né se é pra isso que existe o transponder fiquei até com medo de tal função de nao ligar foi retirada ou foi feita algum tipo de (gambiarra) sei lá . Me da uma Ajuda ai Danillo Raphael ! valeuu

    Responder
    • Tem certeza que não tinha transponder nenhum?
      No Gol G5 ele fica meio escondido no interior da chave, e se você não prestar atenção não vai reparar nele… Ele é de vidro, e é mais ou menos do tamanho de um grão de arroz..
      Mas também acho possível que o dono anterior tenha eliminado o imobilizador de seu carro, neste caso é só mandar instalar novamente..
      Na minha opinião se desativaram o imobilizador em seu carro, existe uma possibilidade grande de no passado ele ter tido problemas com imobilizador que não tiveram outra solução que não fosse desativar.

      Responder
  182. Boa tarde, novre amigo. Parabéns pela iniciativa e pelo conhecimento! Se mão for muito incômodo, gostaria de tentar a sua ajuda. No meu caso, tenho uma Saveiro Cross 2011. A mesma, intermitentemente, apresenta falhas na partida, de maneira que, ao girar a chave, as luzes de fundo do painel se acendem, porem todo o restante (computador de bordo, indicador de temperatura de óleo e de tanque de combustível) não respondem. Após tentariva de partida, o carro pega rapidamente (por cerca de 2 segundos) e morre em seguida. Aconteceu cerca de 4 ou 5 vezes nos ultimos 4 meses. Após deixar o carro parado, geralmente no dia seguintr funciona normalmente por semanas até apresentar a falha de novo. Já viu algo parecido? Saberia por onde iniciar a pesquisa do problema? De antemão, muito grato pela sua atenção e colaboração. Abraço!

    Responder
    • Olá Victor não é incômodo não!
      Na realidade fico até satisfeito em poder tentar ajudar os visitantes do nosso site de alguma forma.
      Vamos lá, para falar a verdade eu já vi sim! Uma falha exatamente, como você relatou e o problema era mal contato em um dos fusíveis que existem abaixo do painel de seu carro. não me recordo qual era o numero do fusível. Era uma falha no mínimo intrigante em alguns momentos quando a carga da bateria estava mais baixa, o danado do fusível impedia o painel de ser alimentado corretamente, acontecia uma queda de voltagem brusca e o imobilizador que é integrado ao painel falhava. vale a pena retirar os fusíveis um por um e verificar se não existe sinal de “zinabre” ou oxidação, se for possível faça uma limpeza em seus contatos com spray limpa contatos, ( não é anti – ferrugem ) é limpa contatos elétricos.
      Boa sorte com seu carro!

      Responder
  183. Boa noite parabéns pela matéria.
    Gostaria de uma ajuda tenho um astra 2010/2011 e hoje me deparei com um problema quando fui ligar o carro ele liga e ja morre em seguida e a luz com o carro e um chave fica piscando, aí tentou ligar e não dá mai sinal e a luz do imobilizador continua piscando, peguei a chave reserva e liga normal,sera q danificou minha chave,tem como consertar? Pior que o alarme funciona normal mas não liga.

    Responder
    • Sem dúvida alguma a chave está danificada. ( No caso o só o chip dela ).
      Tem jeito de concertar sim, é só procurar um chaveiro e pedir para clonar o transponder da chave reserva, e inserir o clone na chave que você usa no dia a dia e o problema estará resolvido.

      Responder
      • Boa noite Danilo parabéns pelo seus comentários. Meu carro morreu e não quis pegar mais levei no eletricista e ele falou várias hipóteses. Falou q poderia ser no alternador , na chave codificada e por último chegou a conclusão que não chega corrente na bobina fui no chaveiro e ele descartou o problema na chave porque não aparece a símbolo do coudi no painel vc acha vc pode me ajudar obrigado tirei meu carro da mão dele é levei para o meu mecânico para passar o aparelho porém ele não tinha o esquema elétrico do carro .meu carro é um prisma 2012

        Responder
        • Olá Adalto! Seja bem vindo.
          Alternador em geral não faz o carro “não pegar”.
          Chave codificada eu não posso afirmar, até porque imobilizador como sempre digo a todos não faz o carro morrer!
          Depois de reconhecida a chave, o imobilizador fica desativado até que o motor do carro seja desligado e ligado novamente.
          Ou seja em hipótese alguma o imobilizador iria interromper o funcionamento do motor do carro, depois que o motor já pegou e o carro está em movimento!
          Prisma não tem simbolo de CODE no painel! o diagnóstico rápido do sistema é feito através da luz de anomalias do motor.
          No caso de mal funcionamento do imobilizador, a luz da injeção iria piscar rapidamente durante a partida.
          Não chegar corrente na bobina é algo muito relativo, deve se avaliar o que não está chegando… se é negativo ou positivo!
          Se no momento da partida, houver positivo chegando na bobina, mais os dois pulsos negativos não estiverem chegando então avalie se existe puslo nos bicos injetores, se não houver pulso também nos injetores então verifique o sensor de rotação e roda fônica ou até mesmo um possível defeito na central. ( será preciso checar também com auxilio e esquema elétrico, a alimentação da uce ).
          Más se o que estiver faltando é corrente positiva na bobina, então será necessário verificar o estado dos fusíveis do carro!
          Verificar também o funcionamento do relê da injeção!!
          Com o uso de scanner, force o funcionamento da bobina e dos bicos. se assim, houver corrente na bobina ou bicos talvez o único problema seja mesmo no sensor de rotação ou roda fônica!
          As possibilidades são muitas, mais o defeito de seu carro é simples! Só precisa ser paciente e encontrar um bom profissional.
          Boa sorte com seu carro!

          Responder
  184. Muito Obrigado Danillo, fico muito grato pelo seu esclarecimento!
    Amanhã mesmo vou pedir pro meu eletricista retira eles pra mim (a central e o imobilizador), e vou procurar alguém especializado em centrais, estou com as mãos e os pés amarrados sem esse carro, pois esse problema deu por uma simples burrice minha, como falei em cima, ao estacionar vi que o carro estava um pouco distante da parede, entrei no carro e liguei pra encosta mais um pouco, depois vi que encostei demais, entrei no carro e liguei de novo pra desencosta, desliguei e vi que precisava desencosta mais, na quarta tentativa deu esse problema. Lamentável a minha atitude. Mais fico me perguntado, será que foi isso mesmo que fez dá esse problema ou já estava pra acontecer mesmo?

    Responder
    • Não foi erro seu não Luiz.
      Era um problema que já estava pra acontecer uma hora ou outra, acredito eu que por desgaste natural dos componentes do carro.
      Mesmo que você dê 100 partidas em seu carro seguidas, isso não deve acontecer de maneira alguma.

      Responder
  185. Boa tarde! Desde-já agradeço pela oportunidade, vc está de parabéns!
    Amigão meu carro é um Astra 2.0 2002, ao estacionar meu carro deu um problema, apois eu dá três tentativas em seguida de ligar desligar o carro ele não quis mais pegar, pois a luz da injeção fica piscando e quando eu dou na chave o motor entra mais cai, já trouce 5 chaveiros com a quela máquina de Scanner e não conseguem scannear pois dizem que não está passando corrente pra Central e nem pro emobiluzador, verificaram a chave e disseram que com ela está tudo Ok. O que pode ser meu amigo?

    Responder
    • O primeiro passo seria verificar todos os fusíveis do carro,
      O segundo seria verificar a situação do módulo imobilizador ( no seu carro ele é acoplado a antena do imobilizador ), e fica dentro a coluna de direção encaixado em volta do cilindro da chave. É uma caixinha preta… Em geral quando este módulo está com problemas causa este sintoma de problemas de comunicação via scanner. Para um diagnóstico mais preciso, o correto seria retirar de seu carro o módulo do imobilizador ( caixinha que falei acima ), retirar também a central da injeção eletrônica, pegar a chave do carro e leva-los para um técnico em reparo de centrais e pedir para que sejam feitos testes de comunicação e desbloqueio da partida em bancada.
      Boa sorte com seu veiculo Luiz! Em caso de dúvidas entre em contato conosco novamente.

      Responder
  186. meu amigo mim ajude tenho 1 palio fire economy 1.0 2009 ele parou de repente só dava solo
    e nao dava partida ai o eletricista falou que era o modulo e tava acendendo a luz do cadeado e da injeçao ai falou q era codificaçao levei até o chaveiro quando ele analizou nao tinha codfcaçao era destravado, na chave nao tinha chip ai o chaveiro deu resete e codficou ai ele testou na maquina dele e dava partida e acelerava mas quando trouxe ate o carro o carro pegava mas não acelerava ai trocou o corpo borbuleta ai deu certo mas depois de 5 dias apresentou um problema q era quando dava partida ele nao acelerava e aluz da injeçao ficava aceza mas depois de alguns minuto voutava o normal quando dava outras partidas, mas quando foi onten o pior aconteceu não dava mais partida aluz d cadeado e da injeçao ficam aceza ja gastei muito o que faço compro outra usada uo nova?ou faco a mesma coisa de antes se o carro ta causando esse problema os mecanico tem pouco conhecimento nao sei mais mim ajude por favor e só lembrando que quando entrei no carro sentir um xeiro d queimado tem algo a ver? meu som tb tar com prob-pode ser isso tb

    Responder
    • Caramba Carlos Roberto, mais que pepino ein?
      Isso ai me parece problema no chicote do veículo, e a recomendação que eu lhe dou é que procure um técnico com ferramentas especificas para analisar seu carro.
      É aquele negócio, um simples aterramento frouxo já faz toda essa bagunça ai…
      Mais para descobrir qual aterramento está frouxo ou qual fio está rompido, só mesmo um profissional competente para lhe ajudar.
      Abraços!

      Responder
  187. Olá! Eu tenho um gol g3 e a luz do code no painel fica piscando e o carro não quer pegar. Poderia ser problema da antena do code ?

    Responder
  188. Prezados,

    Me envolvi em uma pequena colisão, onde fora danificado o parachoque dianteiro e o capo do veículo, um fox 2013-2014, quando ocorreu a colisão desliguei o veículo e depois das tratativas com o terceiro envolvido, entrei no carro e liguei ele novamente. Dois dias depois o capo foi retirado para funilaria, e no terceiro dia tentei ligar o veículo mas ele não dá a partida.
    As luzes não diminuem na partida, o motor de arranque não está falhando, o miolo não tem folga, o combustível é injetado normalmente e toda a parte eletrica funciona, além do que, apesar de não ser aconselhável, dei um tranquinho no carro e o motor funciona normalmente.
    Existe algum sensor que possa ter apresentado falha mesmo dias após a colisão? Um scanner pode resolver o problema?

    Responder
    • Seja bem vindo Thiago!
      Em primeiro lugar scanner não conserta carro! Em alguns casos pode ajudar a identificar uma peça danificada e só. Quem resolve o problema mesmo é o profissional que sabe como o sistema funciona e conhece suas limitações e capacidades.
      Quanto ao “tranquinho” é uma operação válida, e até está prevista no manual do veículo desde que seja seguida a risca ( procura lá, sobre partida emergencial ). 😉
      Bom, com base em seu relato se entendi corretamente você provavelmente dá partida sem seu carro e o arranque gira normalmente, más o motor não entra em funcionamento correto?
      Já parou pra pensar que na hora da colisão a correia dentada possa ter saído um pouquinho do ponto? isso causaria dificuldade de partida…
      A outra hipótese é que na colisão o sensor de oxigênio que fica parafusado no escapamento do carro logo na frente do capô, tenha sido danificado… isso se a colisão foi forte o suficiente para danificar algo ali. Em consequência do mal funcionamento do sensor de oxigênio o carro perde os parâmetros de ajuste do combustível presente no tanque e da mistura AR/Combustível e isso gera este sintoma que você relatou. Enfim existem muitas hipóteses o ideal mesmo seria consultar um profissional qualificado! E que de preferência possua ferramentas e uma boa reputação em reparos de veículos modernos. Mesmo assim boa sorte com seu carro!

      Responder
  189. Boa tarde, Danillo.
    Cara, eu tenho um outro probleminha no meu Renault Clio 1.0 16v Sedan 2002/2003, que agora que me de ter perguntar, é com relação as iluminação do Painel, desde que comprei o carro (não compre zero, sou o segundo dono) o painel tinha aquele cor Laranja bem forte igual a todos os Renaults, mas de pouco tempo para cá percebi que esse cor estava perdendo o “briho” não é somente quando estou andando, eu venho percebendo a cada dia que entro no carro pra sair e quando ligo o painel está mais fraca que no dia anterior… A noite olhando de fora do carro (quase) já é possível perceber que o painel está aceso, de tão fraca que está iluminação, mas tudo funciona perfeitamente.
    Tem alguma idéia do que possa ser isso?
    Forte Abraço!

    Responder
    • Não me recordo muito bem como funciona o sistema de iluminação do painel do Clio. Mais existe lá atrás do dashboard, um circuito que regula a tensão de alimentação das luzes e nele existe um resistor que com o passar do tempo pode apresentar problemas.
      Porém só quem vai conseguir verificar este resistor, é o profissional que trabalha com reparos de paineis.
      Não recomendo que mexa lá… Painel e coisa muito sensível e exige um cuidado especial na hora de efetuar manutenção, meu conselho é que deixe este serviço para um bom técnico em velocímetros e hodometros.
      Boa sorte !

      Responder
  190. Ótimo, vou seguir seu conselho e assim que resolver vou postar o desfecho.
    Obrigado pela enorme atenção!
    Forte abraço!

    Responder
  191. Olá Danillo, boa noite. Estou impressionado com seu conhecimento relacionado a a parte eletrica e eletrônica dos carros em geral, parabéns.
    Meu problema é o seguinte, tenho um Renault Clio 1.0 16v Sedan 2002/2003, tenho a chave que aciona as travas para fechar o carro, que também serve para abri-lo (a chave com botãozinho) De o tempo para cá, tive probelmas com ela, insiro a chave dou o primeiro giro as luzes se acendem e em seguida se apagam, o ideal para dar a partida mas tem uma luz vermelha (uma bolinha) que pisca insistentemente e em quando ela não parar de piscar o carro não pega. Tentei varias alternativas até que peguei a chave reserva que aparentemente é uma chave comum que não tem o botãozinho para acionar as travas elétricas, ao inserir e tentar dar partida obtive sucesso, a luz vermelha não piscou e o carro pegou perfeitamente, ja com a chave qie aciona as travas o carro não pega.
    Algum conselho?
    Forte abraço!

    Responder
    • Olá Rodrigo, Seja bem vindo!
      De acordo com seu relato, posso lhe assegurar de que o chip transponder da chave que você usa no dia-a-dia em seu carro está danificado.
      Por isso seu carro pegou normalmente com a chave reserva, porque o chip da chave reserva ainda está em bom estado!
      O que você pode fazer é procurar um chaveiro e pedir para que confeccione um novo transponder pra você usar na chave original ( que possui o botão ), usando o código contido na chave reserva. Ou… uma solução rápida para voltar a usar a chave que tem o botão, seria retirar o chip transponder da chave reserva e inserir na chave original, voltaria a funcionar normalmente, mais não aconselho a fazer isso não.
      O ideal mesmo é ter duas chaves mesmo, cada uma com o seu transponder.

      Responder
    • Danilo , parabéns pelo site , tenho um Pólo Hatch 2004 e estou tendo muita dor de cabeça com o Imobilizador dele , o carro quando fica no Sol ou quando ando muito com ele no Sol , depois que paro e desligou o carro , quando vou ligar novamente logo em seguida a luz fica piscando e o carro não funciona , de manhã ou à noite quando o carro está frio a luz apaga e o carro funciona sem problemas ,, o que pode ser esse problema ,, Grato

      Responder
      • Como eu já havia dito em alguns comentários acima, geralmente este é um defeito causado pela antena do imobilizador que fica no contato da chave do carro. Em grande parte dos casos basta trocar a antena por uma nova e problema é resolvido.

        Responder
  192. Boa noite Danillo,
    Agradeço a atenção que você demonstra por todos os comentários.
    No me caso, tenho um FOX 2006, 1.0 Flex. Fui ligar de manhã e como não queria pegar e a bateria estava fraca, dei um “tranco” na rua. Também não pegou. Fiquei achando que havia pulado um dente da correia dentada. Fiz uma “chupeta” com uma Eco Sport e também não pegou. As vezes ameaçava pegar, mas nada. Como já por três vezes a chave perdeu a codificação, gostaria de saber se tem como inutilizar definitivamente o imobilizador e como se faz isso. Fico no aguardo e um abraço.

    Responder
    • Olá Walter, seja muito bem vindo!
      Em muitos carros dá sim pra desativar o imobilizador, Más…
      Não tenho certeza se é possível remover por completo o imobilizador do Fox 1.0
      Ele usa os sistemas, magnet marelli iaw 4gv / ou / iaw 4bv e até pouco tempo atrás ainda não existia uma maneira de se desativar o imobilizador. Quem poderia te dar certeza se existe ou não possibilidade de se desativar o imobilizador de seu carro seria um técnico reparador de centrais automotivas.

      Responder
  193. Otimo site, bom não se se pode me ajudar , segue tenho ford focus 2001/2002 depois de um inverno com muita geada ele não pega pela manha ou dia de muito friu, oque ja fiz
    troquei bomba combustivel
    troquei rele da bomba
    desativei e desliguei rastreador tk103b
    verifiquei todos fusiveis
    o imobilizador conforme manual ele reconhece a chave pois assim que giro ele depois apaga se ele não apaga-se ou fica-se piscando poderia ser problema mais pelo visto não é.
    O Correto

    coloquei uma chave teste no fio da bomba quando giro a chave o normal e mandar corrente(acender a chave teste) e apagar no primeiro estagio , depois que dou ignição ela deve acende e mantêm a corrente ate o carro ser desligado.
    O que ocorre
    giro chave primeiro estagio ela da um breve piscada (chave teste) mais não aciona a bomba ou ela chega acionar primeiro estagio da bomba acende apaga mais depois que dou ignição não ascende (chave teste nem bomba funciona) ou seja motor morre por falta da bomba esta funcionando.
    tenho que tentar diversas vezes girar chave , ate que escute a bomba acionando.

    o alarme não é orginal e uma amigo testou diz que ele não tava cortando corrente pois tinha antes ligado o rastreador que fazia este trabalho de cortar corrente.

    pergunto será que pode ser o alarme pois desabilitei tirei o fusivel dele mais notei que fica led fraquinho ligado no para-briza
    Quando ele pega exemplo a tarde que ta mais quente sol a pico, ele nao morre funciona de boa, so de manha quando friu !

    Pensei na central do carro centralina mais nao existe nenhum tipo de anomalia depois que pega

    não sei o que pode ser teria uma sugestão

    desde já agradeço obrigado

    cleverson
    qualquer coisa meu email [email protected] ou whtsap te mando videozinho breve.

    Responder
    • Olá Cleverson.
      Muito interessante o seu relato!
      Vamos lá então, na minha sincera opinião com todos os testes que você fez a conclusão mais clara é de que existe algum problema com o acionamento do relê da bomba de combustível.
      Em poucas palavras, no sistema de injeção de seu carro a bomba é comandada por um relê que por sua vez é comandado por um sinal – negativo que sai direto da UCE. Ao girar o contato a bomba é alimentada por um intervalo de 1,8 segundos e isso é uma estratégia para carregar o sistema de alimentação. Depois de acionar a bomba por este intervalo de tempo, a uce de seu carro fica aguardando sinal de rotação do motor para voltar a acionar o relê que comanda a bomba.
      O bizu é o seguinte:
      Existem em seu carro, uma infinidade de componentes que usam bobinas de indução…
      E bobinas por algum motivo que eu ainda não descobri (acredito que por desgaste natural mesmo), com o passar dos anos de uso vão perdendo suas propriedades condutivas / indutivas.
      O mais engraçado de tudo isso é que notei que isso torna o funcionamento de componentes que usam estes princípios elétricos, meio maluco principalmente quando existem variações na temperatura ambiente!!
      Componentes que estão pré dispostos a passar por isso:
      Relês,
      Sensores de rotação indutivos ( o seu carro possui um danadinho deste ),
      Sensores de posição do comando de válvulas,
      Antenas de chave codificada,
      Bobinas de ignição
      E estes são os que estou me lembrando agora.

      Enfim antes de trocar qualquer peça em seu carro, eu sugiro que você verifique antes de qualquer coisa como está o funcionamento do sensor . de rotação pois se ele estiver defeito a bomba também não vai ser acionada durante a partida. Já tive problemas com sensores de rotação que se recusavam a funcionar em dias muito frios ou dias muito quentes por que suas propriedades condutivas / indutivas estavam alteradas por desgaste da peça. É bem fácil saber se o defeito está no sensor de rotação, basta retirar um cabo de vela, colocar uma vela de ignição em sua extremidade, aponta-lo bem de perto 0.3 cm para uma parte metálica da lataria ou do motor do carro ( que seja longe de qualquer fio ou chicote da instalação ), e pedir para que alguém dê a partida no carro no momento em que você tiver certeza de que o defeito está se manifestando. Deve sair da vela que você colocou na ponta do cabo de vela, um arco voltaico forte no momento em que for dada a partida. Se houver corrente elétrica evidente e mesmo assim o carro não funcionar é um sinal de que o sensor de rotação está funcionando e a uce está recebendo a referência de que o motor está em rotação mais por algum motivo o relê da bomba não está funcionando corretamente, você precisará verificar o relê da bomba de combustível, Primeiro confira se existe corrente elétrica chegando nos pinos 85 e 86 no momento em que a falha estiver presente, deve haver negativo em um pino e positivo no outro respectivamente no momento da partida, Se houver corrente e mesmo assim o carro não pegar talvez seja um defeito no relê e este deverá ser substituído. ( Relês também sofrem com o probleminha de perca de propriedades, pois dentro de qualquer relê existe uma pequena bobina ).
      Bom fica ai a dica, espero que consiga sanar o problema de seu carro! Sucesso

      Responder
  194. Danillo Raphael, boa noite!
    Parabéns pelo excelente site e atenção dispensada aos leitores.
    Tenho dúvida se o que acontece comigo pode estar sendo causado pelo imobilizador.
    O Gol 2012 simplesmente corta tudo estando em movimento. O motor desliga e só dá tempo de usar o embalo e encostar o carro. Depois ele só liga se eu aguardar em torno de 1 hora ou, como descobri por acaso ontem, retirar e recolocar aqueles fusíveis próximo à bateria. Isso é intermitente.. às vezes passa dias sem acontecer, às vezes acontece mais de uma vez ao dia.
    Nunca tive problema para dar a primeira partida. O problema é ele cortar tudo, morrer em movimento e não ligar depois.
    Bateria, bobina, cabos de vela, etc novos. Será que não é o imobilizador?
    Desde já, muito obrigado!
    Abraços!

    Responder
    • Olá Renato seja muito bem vindo!
      Imobilizador de maneira geral não faz o motor do carro morrer depois de o veículo já estar em movimento não.
      Sua intervenção no funcionamento do carro, é antes da partida do motor…
      Sendo assim, uma vez reconhecida a chave, e autorizada a partida o imobilizador fica desabilitado temporariamente até a próxima vez em que você der a partida novamente no motor de seu carro.
      No seu caso seria interessante verificar se não ocorre um curto circuito no chicote da injeção eletrônica que passa abaixo do suporte da bateria, e vai conectado a bobina, sensores, corpo de borboleta entre outros..
      No Gol Geração 5 / 6 ,voyage, saveiro, e no FOX / Cross Fox / Space Fox um probleminha já conhecido pelos bons reparadores é a ruptura do chicote que eu mencionei, ou simplesmente o atrito entre os fios dentro do “espaguete retrátil” que acaba causando curto circuito intermitente lá dentro do chicote. Vale a pena conferir pois é quase certo de que o defeito é por ali mesmo!
      Boa sorte com seu carro Renato!

      Responder
  195. Boa noite, parabéns pelas ótimas dicas. tenho um Siena 2010 1.4 assim que peguei ele com 3 dias de que estou com ele..quanto foi liga o carro nao pegou tentei umas 5x ai reparei que tinha no painel a Luz indicadora ligada ai desci do carro travei o carro com a chave e depois destravei o carro quanto liguei somente a chave tinha sumindo a Luz indicadora, depois disso nunca mais aconteceu…mais sobre queria saber qual o motivo dele ter acontecido isso…lembrado so tiver que trava e destrava o carro para ele pode liga….e isso tbm ja aconteceu como com o carro gol e fiz a msm coisa e ele voltou ao normal

    Responder
  196. Boa noite, parabéns pelas ótimas dicas. Tenho um gol g5 power 1.6, está com a luz da injeção acesa direto, já troquei um monte de peças, (cabo, vela, bobina, até bicos já foram trocados), no scaner não acusa nada. O último mecânico disse que pode estar com o módulo danificado.
    A pergunta é a seguinte… Será que tem alguma ligação com imobilizador ou chave, já que nunca foram feitos reparos, e das quatro portas só uma trava e destrava, e quando tento abrir o porta malas pelo controle da chave, ele não abre, ao invés de abrir o limpador traseiro se movimenta. Está todo loko! Poderia me ajudar?

    Responder
    • Olá Adriano seja bem vindo!
      O que você relatou não é nada estranho pra min, até porque no meu dia a dia de trabalho vejo isso se repetindo com frequência e posso lhe assegurar de que o que seu mecânico falou a respeito do módulo de injeção é pura verdade. Acontece sim do módulo estar danificado!
      Talvez a memória do chip que controla as funções básicas do módulo tenha sido corrompida / danificada pela ação de cabos e velas de ignição com problemas de fuga de corrente de alta potência. Mas para descobrir se este é realmente um defeito no módulo seria necessário testa-lo em bancada com um equipamento que simula, os sensores e atuadores que compõem a injeção de seu carro. Este equipamento quem possui são somente os profissionais que realizam reparos em módulos de injeção eletrônica. Não se preocupe com imobilizador ou chave, pois se fosse um problema relacionado a isto, o máximo que poderia acontecer era de o motor de seu carro não entrar em funcionamento de forma alguma.
      Levando em consideração que o único problema é que a luz de injeção está sempre acesa, porém sempre ao tentar acessar a memória de falhas não existe código algum armazenado eu creio que o defeito seja mesmo na UCE. (módulo)
      Só é válido lembrar que para capturar códigos de falha corretamente, é necessário utilizar um scanner de qualidade / atualizador e que esteja corretamente configurado para acessar o modelo específico de injeção de seu carro. (Recomendo Tecnomotor Rasther III, Alphatest Kaptor V3, ou Snap on PDL 4000). Em outras palavras, em alguns equipamentos é possível estabelecer comunicação com o módulo do carro com um mesmo desatualizado ou com o perfil do modelo de injeção errado.. porém funcionalidades são perdidas, ou códigos de falha não são exibidos… portanto deve se atentar a este detalhe!
      Um exemplo prático: Seu gol provavelmente possui sistema BOSCH ME 7.5.30 porém ao usar um equipamento configurado para usar BOSCH ME 7.5.10(Mais velho) a comunicação também será estabelecida, com o pequeno inconveniente de que as falhas não serão exibidas! Capitchê?
      E quanto a problemas com vidros, alarmes, travas elétricas, nada tem haver com a luz de injeção pois quem cuida das funções de conforto de seu carro é o módulo de conforto e ele fica separado. A não ser que… Seu carro tenha problemas de alimentação e aterramentos com mal contato! Minha recomendação é de que leve o módulo de seu carro para uma avaliação de um bom profissional da área de eletrônica automotiva.
      Boa sorte com seu carro Adriano !

      Responder
  197. Boa tarde
    tenho um fox 2007 e ele não pega quando vou dar apartida uma luz fica piscando no painel com o simbolo de um carro com uma chave o que devo fazer
    obs; tenho duas chaves e nenhuma da a partida

    Responder
    • Olá Ademir. Seja bem vindo!
      Abra as chaves com uma chave de fenda fininha, e verifique se a capsula do transponder está intacta dentro da chave… ela é feita de um vidro bem fininho, e tem o tamanho de um grão de arroz mais ou menos. Acontece com muita frequência de o transponder se quebrar ao deixar a chave cair. Verifique os fusíveis de seu carro um por um, a procura de algum queimado!
      Quando essa luz pisca, significa que por algum motivo o código da chave não foi recebido pela antena que fica localizada em volta do cilindro de ignição da chave de seu carro. Talvez exista um defeito ou mal contato na própria antena do imobilizador, ou mesmo na unidade de controle do imobilizador que está localizada dentro no tacômetro (velocímetro) de seu carro. Pra identificar o defeito com precisão recomendo que você consulte um chaveiro que trabalhe com chaves codificadas de carro, ou um bom eletricista que possua equipamento de diagnóstico para plugar em seu carro e fazer uma varredura na memória a procura de falhas. Observação: No Fox, se você insistir muito na partida com uma chave danificada ou que não seja a dele, o sistema de ignição fica bloqueado por aproximadamente 50 minutos, é recomendado que você deixe a chave no contato, na posição ligado por 50 minutos depois de tentar 5 vezes e o carro não funcionar. Outra saída para você levar seu carro até um profissional, ou para uso emergencial, seria vasculhar o manual de seu carro em busca de um cartão da volkswagen ou sessão no manual, que informa o código para partida de emergência. O procedimento varia de modelo para modelo, não tenho certeza se é assim em seu carro más.. Procedimento:
      1) Ligar a ignição do veículo (painel aceso).
      2) No instrumento combinado, girar o botão para ajuste do relógio para a direita e ao
      mesmo tempo pressionar o botão de zeramento do hodômetro parcial.
      3) No display do hodômetro aparecerá “0 0 0 0” e o primeiro dígito piscará.
      4) Usando o botão de zeramento do hodômetro parcial, pressione-o até aparecer o
      primeiro dígito do código de 4 dígitos do imobilizador (por exemplo 6).
      5) No display do hodômetro aparecerá “6 0 0 0”.
      6) Girar o botão para ajuste do relógio para a direita.
      7) O segundo dígito piscará.
      8) Repita o procedimento a partir do passo 4 até que todos os dígitos do código do
      imobilizador (pin code) sejam apresentados.
      9) Girar novamente o botão para ajuste do relógio para a direita e ao mesmo tempo
      pressionar o botão de zeramento do hodômetro parcial.
      10) Se o código foi introduzido corretamente, o display do hodômetro retornará a contagem
      da quilometragem e a luz espia do imobilizador apagará. caso contrário, aparecerá a
      mensagem “fail” (falha) no display.
      11) Desligue a ignição e dê a partida no motor.
      O procedimento para partida de emergência segue os mesmos cuidados do
      procedimento para adaptação de chaves.
      Se durante 30 segundos não for introduzido nenhum dígito no display hodômetro,
      o procedimento será cancelado.
      O procedimento também terá que ser reiniciado após 5 minutos se a ignição for
      desligada e a chave for retirada do cilindro da ignição; após 45 minutos se a ignição for
      desligada e a chave permanecer no cilindro da ignição ou se for realizada comunicação
      com o TC-2000 ou VAG.

      Responder
  198. ola a todos 🙂 venho pedir-vos ajuda , pois tenho um Renault Megane 1.4 de 1996 que adoro mas acontece que agora começa a dar problemas com a chave. Abre as portas mas não deixa arrancar. o que posso fazer ? será possível tirar o imobilizador ?

    Responder
    • Olá Carla em primeiro lugar seja muito bem vinda !
      Não tenho certeza, mais seu carro usa o sistema SIEMENS SIRIUS 32, se for este mesmo você tem duas soluções possíveis, a primeira é pagar para que seja removido o imobilizador e seu carro voltará a funcionar normalmente. ( Este serviço pode ser feito por um reparador de ECU, geralmente auto elétricos e chaveiros fazem isso também ).
      A segunda saída, seria entrar em contato com um chaveiro automotivo ou mecânico que possui equipamento de dianostico computadorizado, e pedir que seja conectado o scanner em seu carro e faça um diagnóstico para identificar qual o componente do carro não deixa o motor arrancar. Desejo-lhe boa sorte com sua viatura! E até breve!

      Responder
  199. Ola, Danillo Raphael ótimo sua iniciativa de criar algo tão informativo parabéns e pelo pouco que conheço de chaves codificadas vi dicas e conselhos seus que apliquei e resolvi problemas do meu cliente mas uma vez parabéns pelo compartilhamento de seu conhecimento! Vou pedir sua ajuda a respeito desde conhecimento que você tem então eu tenho hum chaveiro que trabalhei, mas de 15 anos ai comecei em outras atividades aluguei bom vamos ao que interessa os rapas me devolveu o ponto e largou o chaveiro e como eu já ten. o ponto ha, mas de 20 anos e bem procurado!Problema é que eu estou desatualizado e como aqui é interior de Goiás muito difícil achar material de estudos ou até mesmo cursos! Queria que você me indicasse curso ou por onde você acha que eu devo começar?

    Bom pra você me entender um pouco eu sou muito curioso, por exemplo, se uma fonte do computador queimar e for se for, por exemplo, dia de domingo eu abro e se for hum capacitor ou um diodo eu troco com facilidade porem na segunda eu troco por uma nova
    Equipamentos que comprei este mês, pois achei barato importado de 1°linha SBB , UPA, ZED BULL também comprei estação de solda multímetro então eu gosto muito eu tenho que me profissionalizar queria dicas sua a respeito de scanner se compro Raster ou obd map ou não adianta se é melhor fazer tudo em bancada ou tem que ter anbos queria saber se há outra novidades que você pode me orientar fico muito satisfeito
    Desde já obrigado

    Responder
    • Olá Leandro, Seja muito bem vindo!
      Me identifiquei muito com você rapaz ! kkkk
      Também moro no interior de Goias.
      Não existe uma combinação perfeita de ferramentas para trabalhar com chave codificada meu amigo, a verdade é que quanto mais ferramentas tu tiver melhor. Mais com SBB, UPA e a ZED Bull e uma boa estação de solda, você já consegue prestar um bom trabalho.
      Eu te confesso que fazer em bancada dá mais trabalho, mais é mais satisfatório pois se o carro tiver algum problema em conexões elétricas, fica 90% mais fácil de diagnosticar.
      Eu particularmente recomendo os cursos da Chiptronic ! São de longe os melhores cursos na area de eletrônica embarcada, injeção eletrônica e imobilizadores.
      Confere ai : http://chiptronic.com.br/site/br/produto/curso-de-imobilizadores-automotivos
      O segundo que poderia lhe recomendar é o curso da TECNOPONTA: http://www.tecnoponta.com.br/cursos/imobilizador-reset-decode/
      De qualquer forma o melhor mesmo é gastar um pouquinho mais e fazer o curso presencial. O foda é o deslocamento, mais compensa viu.

      Responder
  200. Danilo, excelente explicações.
    Tenho um GOL G6 2013, novinho, com 9 mil KM, e num belo dia apareceu a palavra SAFE no painel. O carro pega, porém não mantém, e morre. Tentei com a chave reserva e também nada, imaginando que poderia ser o chip da chave principal. Já chamei 2 chaveiros eletrônicos, e nada. Tentam codificar as chaves e no painel sempre aparece 0-2, ou seja, não cria nenhuma das chaves. Além disso retorna pro equipamento deles “Chave ou Painel Corrompido.”. O que pode ser ? Algum arquivo corrompido, ou realmente o painel foi danificado ?

    Responder
    • Olá Daniel! Bem vindo!
      Já vi essa novela ai, no painel existe um chip eeprom, que não sei porque cargas d’água corrompe os dados contidos em sua memória ao perder toda a carga da bateria.
      Em alguns casos, acontece misteriosamente sem nem mesmo acontecer uma descarga da bateria.
      Bom já deixo a dica, em alguns casos é preciso trocar o painel e casa-lo com o computador do carro.. Em alguns casos só regravar a eeprom já resolve… em outros é preciso trocar o chip mesmo. a solução mais rápida seria trocar o painel mesmo, mais ainda acho melhor que um bom técnico em eletrônica automotiva faça uma analise do carro.
      Seria proveitoso verificar fusíveis, conexões de aterramento de seu carro, e até buscar possíveis infiltrações de água no carro que possam ter afetado a parte eletrônica do painel.
      Verifique também a conexão da ECU do carro em busca de oxidação..
      Em todo caso, já passei exatamente pelo que você descreveu e a solução foi trocar o painel e chave voltou a ser reconhecida.

      Responder
      • Danillo Raphael, muitooo obrigado pelas dicas. Realmente não sabia onde recorrer, e com certeza teria muito mais prejuízo por não saber nem o que falar sobre o que está acontecendo. Desta forma,, com um profissional qualificado consigo em conjunto chegar em uma solução mais rápida e menos “salgada ($$$)”. Obrigado pelo profissionalismo, que DEUS te abençoe.

        Responder
  201. Ola Danilo! Parabéns pelas explicações!!!! Tenho uma Transit 2013, ela fica c o code acesso e nao dá partida. O eletricista passou rastreador e não achou o problema. Fiz troca de baterias, também estava lavando e parou do nada. Pode a codificação, ou algum fusivel .. o q vc acha? Desde já lhe agradeço.

    Responder
    • Olá Viviane seja bem vinda !! Antes de qualquer coisa, verifique SIM os fusíveis um por um, verifique também se a chave não está com algo “solto” dentro dela… Ruído de coisa solta, tente também dar a partida em sua transit com a chave reserva se ainda a possuir..
      Sem dúvida alguma o defeito é relacionado a imobilizador, talvez o mecânico não soube que para diagnosticar problemas no imobilizador da Transit tem que entrar em ” Imobilizador FORD PATS “. e efetuar o autoteste pelo menu de opções do scanner.
      Lá tem opções de diagnóstico avançado que vão apontar com precisão aonde está a falha!
      Para efetuar os testes eu Recomendo o uso de esquipamentos: SUN PDL 4000 – RASTHER III – ou Kaptor V3 Diesel
      Recomendo que procure outro profissional de preferência um bom chaveiro de carros modernos para uma consulta.
      Sucesso !! Depois que resolver seu problema, se possível deixe um comentário aqui contato sua experiência! Até Breve.

      Responder
  202. Muito boa essa iniciativa. Parabéns!!!
    Tenho um Corolla SEG 2005 a gasolina e ele as vezes tem dificuldade pra pegar na partida, tanto faz quente ou frio. Ele está com chaveiro tipo canivete, porém não original. Ele as vezes apresenta o problema e em outras vezes não. O que poderia ser? Você pode me ajudar?

    Responder
    • Olá Odair, Seja bem vindo!
      Você deve observar se a luz security que fica no painel de seu carro acende no momento da falha.
      Ela deve ficar APAGADA , quando a chave estiver no contato e a ignição estiver na posição ligado.
      Se ela acender ou ou piscar de maneira intermitente no momento da FALHA , então você provavelmente tem sim um problema no circuito imobilizador de seu carro.
      Existe além do imobilizador uma serie de pequenos detalhes que fazem o carro ficar com dificuldade de partida, é necessário avaliar o funcionamento da bomba de combustível de seu carro, bem como sua pressão e vazão. É necessário avaliar também o estado das velas e bobinas de seu carro, ponto da corrente de distribuição, funcionamento dos sensores de rotação e fase, sensor de temperatura de arrefecimento, sensor de posição de borboleta, sensor de fluxo e ar e temperatura do ar admitido. Enfim, de qualquer forma se não for um defeito relacionado a chave codificada, você vai precisar levar seu corolla a um bom mecânico com equipamento de diagnóstico computadorizado, e pedir que seja feita uma verificação do sistema de injeção eletrônica de seu carro. Na maioria das vezes, peças desgastadas como o filtro de combustível entupido, ou simplesmente um regulador de pressão de linha de combustível com defeito são as causas de defeitos como este, coisa simples… Boa sorte com seu carro!

      Responder
  203. Boa noite quero primeiramente quero prestigia-lo pelo site.
    Vou relatar meu caso. Um amigo meu usou um scanner o (op-com) no meu carro para apagar alguns erros que o carro apresentava, ele consegui apagar um erro, até então tudo tranquilo. Na outra vez, que ele passou o scanner solicitei que ele fizesse o reset do modulo, porém horas depois o carro não quis mas pegar na chave, ele tentou de varias maneiras resetar e reprogramar todas unidades que se ligam ao módulo mas não obteve exito, Agora eram 4 problemas que o scanner apresentava, são eles:
    P1610 – Immobiliser Function not Programmed
    (00) – Present
    P1615 – Wrong Vehicle ID from Body Control Module
    (00) – Present
    P1616 – Wrong Vehicle ID from Instrument Control Module
    (00) – Present
    U2107 –
    (00) – Present
    Troxe o mecânico em minha casa e ele falou que problemas na bomba de combustível e nem com o sensor de rotação não era, falou que as velas não estavam recebendo corrente, que o módulo não estava se comunicando com a ECU, pois bem estou com o carro a uma semana parado. Gostaria que comentasse sobre o assunto. Obrigado pela atenção.

    Responder
    • Olá Eduardo no seu caso ficou evidente que por algum motivo os modulos BCM, ECU e DASHBOARD (Painel de instrumentos) não estão mais se comunicando pois as informações do numero do chassis de seu carro foram deletadas da memória de cada um deles.
      As montadoras tomaram como medida de proteção a furtos dos módulos, gravar o numero do chassis na memória de cada um deles assim eles só podem se comunicar entre si. Caso o numero do chassis na memória de um dos módulos seja diferente ou esteja ausente a partida fica temporariamente desabilitada por medida de segurança. ( Nos veículos GM, Cruze, Captiva, S-10, Onix, Spin, e Sonic mesmo o sistema funciona assim ). No scanner OP-COM existe uma opção para resetar os campos onde ficam gravadas as informações do chassis de cada módulo e não dúvido nada que seu amigo possa ter corrompido sem querer os campos onde essas informações ficam gravadas.
      Enfim para fazer seu veículo voltar a funcionar normalmente você vai precisar procurar um profissional, ( Alguns chaveiros fazer isso ), para Casar novamente os módulos BCM, ECU E DASHBOARD . O casamento pode ser feito em bancada, ou no veículo mesmo sem desmontar nada.
      A diferença é que para fazer sem desmontar nada no carro, o chaveiro ou técnico vai precisar de scanner específico GM TECH 3 ou superior e também vai precisar ter acesso ao banco de dados de sua montadora para que através do numero do chassis de seu carro, ele descubra qual o código VIN, padrão de segurança de seu carro e o Código do imobilizador.
      Particularmente eu acho mais fácil fazer o casamento dos módulos em bancada! Mais enfim em todo caso vai ser necessário conhecimento especifico e ferramentas adequadas para tal. Talvez nem na rede autorizada façam isso, lá eles vão querer trocar todos os módulos… e isso pode sair bem salgado…
      Enfim boa sorte! Assim que resolver seu problema, se quiser relatar sua experiência ficamos no aguardo de seu contato! Até Breve.

      Responder
  204. Olá Danillo,
    Não sei se vc pode me ajudar.
    Troquei o telecomando da chave do meu gol g3, 2001, pois estava com problema de abertura com a antiga chave(emperrou o botão de abertura). Tentei fazer a configuração na porta, não consegui. Depois tentei no contato, tb não. E o carro não dá mais partida e só fica com a luz da bateria acesa.
    Pergunto. Só um chaveiro para fazer o carro pegar ou posso chamar o meu mecânico.
    Obrigado.

    Responder
    • Olá Aureo Seja muito bem vindo!
      Pelo que você disse você tem um problema relacionado ao alarme do carro…
      Eu acredito que mesmo trocando o telecomando não era pra ter gerado todo esse problema não.
      Se você coloca a chave no contato e apenas a luz da bateria acende e o carro não dá a partida, acredito que exista algum problema elétrico.
      Quem poderia te dar uma luz sobre isso seria um bom eletricista automotivo!
      Nem mecânico e nem chaveiro, mais sim um Eletricista!
      Boa sorte ! Ficamos no aguardo de seu retorno.

      Responder
  205. Olá tenho uma VAN Transit Ford 2011 ela da partida mas não pega!!! Se colocar WD no CDI ele paga na chave. e também pega no tranco rapidinho. na chave nada já troquei tudo motor de aranque bomba alta e baixa . não sei o que fazer ajuda ai. Pode ser problema na codificação da chave o que podem me ajudar nessa

    Responder
  206. Boa noite, tenho um polo 02/03 comprei no leilão e notamos Aki que os bicos não pulsavam e não vinha faísca na hora da partida, resolvi trocar o módulo, agora vem faísca mais os bicos ainda não pulsam, a luz do code no caso um carrinho fica piscando enquanto dou partida, Oque eu preciso fazer? Disseram que o módulo tem que casar com o painel saberia me dizer se e isso mesmo ? Agradeço deis de agora.

    Responder