Reparo de Imobilizador Automotivo, Reset e Decode, como fazer:

No ramo de reparação automotiva e reparo de centrais e imobilizador (e)s, é comum se deparar com problemas relativos a imobilizadores e chaves codificadas, e muitos até sem solução ou muito caros, pois exigem a troca de kits inteiros, centrais, unidades de comando, chaves, e até velocímetros e ou painéis.  O que muitas vezes não é uma opção, para muitos veículos mais antigos já, por exemplo, não é mais possível encontrar tais peças novas, e as vezes, nem mesmo usadas em bom estado.



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Para a maioria dos sistemas de injeção eletrônica existem maneiras de se desabilitar a chave codificada, e a partir dai então é possível dar a partida no motor do veículo sem a necessidade de uma chave codificada/programada.  Em muitos casos a única maneira de  “colocar o veículo pra rodar” novamente, é eliminando o sistema de chaves codificadas.

Para desabilitar o imobilizador, existem as seguintes maneiras:

  • Com uso de chip emulador;
  • Com a programação da central de injeção eletrônica;
  • Com modificação do hardware da central de injeção eletrônica.

Os chips emuladores, nada mais são do que, pequenas placas de circuito impresso que contém um circuito que ” finge ” ser a chave codificada e permitem assim a partida sem a necessidade de uma chave codificada.  Eles simulam o sistema, a desvantagem é que não são muito comuns no Brasil, e quando se encontram são caros e muito específicos (só funcionam para determinados modelos de carro).

A programação da Central de injeção eletrônica é o método mais comum e o mais utilizado, não só no Brasil mas também no mundo todo, e é a solução mais eficaz para problemas com veículos que não funcionam mais com chave codificada.

A modificação de hardware para desbloquear a central de injeção eletrônica foi muito usada em automóveis antigos da década de 90 até o ano 2000, depois disso não foi mais possível usar artifícios de modificação de hardware para desabilitar a chave codificada em carros por aqui.  As coisas mudaram…



Em muitos carros, os dados do imobilizador ficam gravados em um pequeno chip de encapsulamento soic8, e basta apenas remover cuidadosamente o chip da placa da central,  coloca-lo em um programador de eeprom, e escrever um arquivo de correção por cima do arquivo original. (Nunca se esqueça de antes de qualquer coisa fazer backup do arquivo original para caso algo dê errado).

Em outros casos, a programação deve ser feita direto na memória flash ou na memória interna do processador da central.  Para programar o processador existem programadores específicos que são importados do exterior e vendidos no Brasil.

O que é Reset e Decode?

No ramo automotivo, os termos Reset e Decode tem os seguintes significados:

  • Reset: É o ato de preparar uma Central usada para ser adaptada em outro veículo.  Por exemplo, se você precisar comprar uma central para seu carro, pois a sua queimou e você só encontrar usada em algum ferro velho, você deve reseta-la para que ela funcione em seu carro. Em poucas palavras a central é “casada” com seu carro de origem. Para que funcione em um carro diferente ela deve passar por este procedimento de reset.
  • Decode:  É o ato de desabilitar o imobilizador e/ou chaves codificadas usando programação.
  • Para ambos o procedimento é parecido e vou explanar melhor abaixo.

Como fazer reset ou decode de um módulo?

É impossível ensinar aqui como fazer reset ou decode de todos os módulos/centrais que existem, até porque para cada módulo é um procedimento diferente.



Porém, no artigo de hoje eu vou ensinar como fazer em algumas centenas de modelos de centrais automotivas!

Nota:  Quero lembrar que este artigo é destinado a técnicos ou auto entusiastas. Se você for apenas um curioso e não tiver noção nenhuma de eletrônica ou de solda de eletrônicos não faça isso.  Você pode inutilizar a central de seu carro.

Para fazer o reset/decode de uma central você vai precisar das seguintes ferramentas:

  • Estação de solda a ar;
  • Fluxo de Solda / Pasta de solda / Malha dessoldadora;
  • Uma pinça;
  • Um programador de EEPROM TL-866 socket 40 pinos;
  • Em alguns casos é necessário ter um programador de linha K como ST10 ou Ktag;
  • Um adaptador para programador de eeprom soic8 para dip8;
  • Um computador com Windows Xp ou superior;
  • Os softwares e arquivos disponibilizados aqui no artigo.

Veja este artigo de como montar seu próprio programador ST10 para resetar centrais, e fazer telecarregamento;

Vou citar três exemplos práticos de como remover o imobilizador, em três modelos diferentes de carros, de marcas diferentes!

O Primeiro é Fiat Uno/Palio/Strada  com sistema Marelli IAW 4AFB:

O primeiro passo é desmontar o módulo de injeção com cuidado, pois, normalmente ele é colado com um tipo de “chiclete” industrial, uma cola que serve para não permitir que água ou poeira penetre no interior da centralina, é preciso puxar a placa com cuidado e com auxilio de uma espátula de plástico ou algo que não danifique os componentes eletrônicos dentro do módulo.



Pino 1 da soic
O pino 1 da soic pode ser identificado pelo pequeno furo em relevo baixo em sua face.

Recomendo que você tire uma foto do componente que vai ser retirado da placa para se lembrar da posição em que ele estava antes de retira-lo.  A soic tem posição para ser soldada, e a referência é o pino 1 que é marcado por uma bolinha na face do componente.

O segundo passo será preparar o circuito para dessolda do componente soic 8 onde estão armazenadas as informações sobre o veículo e sobre o imobilizador. é preciso isolar com fita adesiva as outras partes e componentes da placa para evitar que respingos de solda caiam sobre componentes que não vão ser manuseados.

Localização da soic do imobilizador nos sistemas fiat 4af.

Após preparar a placa para dessolda da soic, é preciso umedecer um pouco as pernas da soic, com um pouco de fluxo e pasta para soldagem com o auxilio de um pincel anti – estático, depois disso, basta aquecer o ferro de solda a uma temperatura de aproximadamente 230 Graus °C em seguida preencher as pernas do circuito integrado com solda derretida, aquecendo os dois lados por igual.  Depois que a solda estiver brilhando basta retirar a soic 8 com auxilio de uma pinça comum ou com uma pinça a vácuo.



O terceiro passo é, limpar o excesso de solda que fica nas pernas da soic com a malha dessoldadora, aquecendo os terminais da soic e colocando a malha de dessolda em contato com elas para que a malha “puxe” a solda, e assim deixe os terminais limpos para colocar o circuito integrado no programador de EEPROM , tomando o cuidado de colocar o componente na posição certa, respeitando o pino número 1, que é identificado por uma pequena “bolinha” na face do componente.

Se até ai tudo deu certo, agora basta colocar a soic na pinça ou adaptador do programador de eeprom, conectá-lo ao computador, abrir sua interface e selecionar na lista de componentes  a marca ST, em seguida o modelo SOIC8 modelo/serie 95160, conforme está escrito na face do componente.

Em seguida, faça a leitura e backup do arquivo original da soic 8, usando as opções “R” Read da interface do programador, em seguida clique em File e depois em Save e selecione uma pasta para salvar a cópia de segurança do arquivo original.  Renomeie o arquivo de uma forma que consiga distingui-lo dos outros que você vai gerar, por exemplo:  Arquivo original IAW 4AFB.BIN

O botão “R” faz a leitura da soic. E o Botão “P” programa os dados na soic ( Sobreescreve ).

O próximo passo é reparar o arquivo para ser gravado novamente na soic, basta abrir o AETOOL na opção select Brand escolher “FIAT”, na opção Select ECU Type escolher MAGNET MARELLI IAW 4AF.XX, clicar no botão Open e selecionar o arquivo que você extraiu da soic, em seguida clicar em REPAIR, e por último clicar SAVE para salvar o arquivo já reparado/desbloqueado.

Você pode usar o programa comparador de arquivos binarios e Hexadecimais para comprovar que o arquivo foi reparado com sucesso.

Para facilitar, salve-o como nome de IAW 4AFB REPARADO.BIN.  Para inseri-lo na soic abra a interface do programador e clique em FILE e em seguida OPEN, escolha o arquivo reparado e dê ok para opção que aparecer na janela. Depois de carregado o arquivo, confira se está selecionado o componente correto que é ST 95160 SOIC8, se tudo estiver okay então basta clique em “P” para programar!



Aguarde o término da programação, se tudo correr bem a mensagem sucessful irá aparecer no log do programador,  pode fechar a janela, retirar a soic do programador e preparar para solda-la na placa novamente.

Para solda-la novamente na placa, você precisa primeiro limpar as trilhas da placa cuidadosamente com o ferro de solda, um pouco de fluxo e pasta para soldar com auxilio da malha dessoldadora, basta aquecer a malha e passá-la levemente sob as trilhas para retirar o excesso de estanho que sobrou.  Por fim, passe um pouco de álcool isopropílico para retirar restos de sujeira, coloque a soic sob a placa alinhada corretamente na mesma posição que estava anteriormente e dê um pingo de solda no terminal 1 e um pingo de solda no terminal 4 tomando cuidado de alinhar tudo minuciosamente.

Solde o restante dos terminais do componente, verifique com o auxilio de uma lupa se não existe curto circuito entre os terminais do componente, faça uma limpeza final com álcool isopropílico e em seguida pode fechar a central para testa-la!



Certifique-se de remover a caixinha do imobilizador do carro antes de conectar a central já desbloqueada no carro novamente, pois, a caixinha do imobilizador pode programar a central novamente, e seu trabalho será perdido.  A caixinha está localizada abaixo da coluna de direção nos Fiat Uno, Palio, Strada, Brava, Marea, Fiorino e em outros Fiats fabricados até 2014.

O Segundo é VW Gol G4, G5, Cross Fox, Space Fox, Voyage, Saveiro Cross com sistema Bosch ME 7.5.X       X = qualquer coisa.

Para remover o imobilizador dos sistemas VW com Bosch ME 7.5.x o procedimento é o mesmo para os FIAT com Magnet Marelli, a única diferença é que você precisa selecionar marca modelo correto do componente soic8 na interface do programador, e em seguida abrir o AETOOL e selecionar em BRAND a marca VOLKSWAGEN e ECU TYPE selecione o sistema BOSCH ME 7.XX .  Em sistemas BOSCH normalmente o componente a ser programado é ST 24040 ou 95040.

Todo o restante do procedimento é igual ao anterior.

Nota:  A soic se encontra do lado de trás da placa, bem no meio.

Reset/Decode dos módulos IAW 1G7 antigos do Fiat Palio, DELCO da Chevrolet dos antigos Corsa, S-10, Omega e alguns CITROEN antigos:

Este procedimento é um pouco diferente, e se aplica a centrais que tem processador motorola 68HC11 ou Texas TMS370 e TMS374, e usavam memoria ROM ST27C512 DIP28.

27c512
Chip ST 27C512 usado para gravar o arquivo de reset. também presente na central do carro com dados da injeção eletrônica.

Para estes sistemas, bastava gravar um arquivo disponível no AETOOL (para encontrar basta selecionar a montadora e modelo de central corretos na lista). e então gravá-lo em uma memoria virgem ST27C512, o arquivo força o processador a resetar o imobilizador para o estado destravado, e permite que o veículo entre em funcionamento sem a necessidade de chave codificada.



Basicamente você só precisa gravar a memoria virgem com o arquivo e a memoria se tornará uma ferramenta que poderá ser usada para destravar outras centrais, se tornará um “chip ferramenta”.

  • Retire a central do carro
  • Marque a posição do chip ou tire uma foto para não conectar errado!
  • Retire o chip original do socket
  • Coloque o novo chip ferramenta que você gravou
  • No veículo retire a caixinha do code, e em seguida coloque a central no lugar novamente
  • Ligue somente a ignição por mais ou menos 2 a 3 minutos
  • Desligue a ignição e retire a central novamente do veículo
  • Coloque novamente o chip original na central
  • E pronto a central estará desbloqueada e pronta pra funcionar sem imobilizador.

Este procedimento é reversível, e para codificar chaves no carro novamente basta colocar um kit caixinha + chave funcionando e ele ira programar e se casar ao sistema automaticamente.

Atenção visitante todos os arquivos disponibilizados aqui para download estão protegidos com senha, para descompactar basta usar as senhas:  umgenio.com.br  ou  vendasml 

 

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82 comentários em “Reparo de Imobilizador Automotivo, Reset e Decode, como fazer:”

  1. Prezado, parabéns pelo artigo, espero que esteja bem. Estou numa luta com uma tiguan 2018 consigo falar com você ou pegar a indicação de um técnico? Abs, saúde e sucesso pra você e família.

    Responder
    • Olá amigo, seja bem vindo!
      Relata pra gente aqui o seu problema, e a região onde você mora que vamos indicar alguém pra te ajudar! Forte abraço, saúde e sucesso pra ti e tua familia tammbém!

      Responder
  2. Olá Danillo, primeiramente parabéns pela iniciativa e muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
    Não sou da área mas consigo apreciar seus ensinamentos e repostas aos comentários de seus leitores, louvável.
    Talvez você possa me ajudar também. Tenho uma moto Traxx Dunna 600 com injeção eletrônica, montada com ECU da marca Bosch. Acontece que o imobilizador não reconhece mais as chaves da moto (oficial e reserva).
    Existe alguma solução para este caso como bypass ou reconfiguração do módulo?
    Você recomendaria alguém para efetuar o serviço se houver solução?
    Muito obrigado.

    Responder
    • Provavelmente existe sim uma solução de bypass pra ela, faz o seguinte, deixa nos comentários aqui as numerações da ECU ou CDI dela que vou verificar pra ti qual a solução no seu caso! Abraços

      Responder
  3. Obrigado pelo conteudo disponibilizado! estou com um Golf 95 com problema no chip da chave, qual seria o procedimento para descodificar o modulo?

    Responder
    • Suponho que o sistema de injeção seja Bosch MA 1.2.3 ou similar.

      No caso deste sistema, o procedimento é:
      Comprar uma memoria eeprom virgem, do tipo 27c256 ou 27c512 ( tem que verificar qual o modulo usa ).
      E então gravar o arquivo de desbloqueio, na memória que você comprou.
      O passo seguinte será trocar a memoria, pela nova gravada com o desbloqueio e então estará feito.

      Responder
  4. Olá Danillo, primeiramente gostaria de agradecer pelas informações compartilhadas, foram de grande ajuda. Li o artigo explicativo do sistema de inibição, e este que explica como fazer o “decode” do mesmo. Não sou profissional e nem muito experiente em eletrônica, mas gostaria de saber se pode me ajudar no meu caso particular. Tenho uma moto Peugeot Elyseo 100cc ano 2001(carburada), com sistema inibidor na chave. Perdi a última chave original e a troca do kit fica quase o valor da moto. Gostaria de saber se no meu caso é possível simplesmente remover esse sistema, e fazer (desculpe a ignorância) uma espécie ligação direta simplesmente “desabilitando” ou “saltando”essa central e usando uma chave comum na ignição. Já que se trata de um motor com carburador, acredito que o inibidor só esteja interferindo na parte elétrica da moto. Agradeço muito se puder me ajudar nisso pois estou em Portugal e uso a moto para trabalhar, e não consigo mão de obra pra isso aqui.

    Responder
    • Incrível moto! excelente scooter, eu acredito que o procedimento de decode seja totalmente possível sim, mas precisamos de mais informações sobre o sistema de ignição da moto, como o numero ou modelo da caixinha que provavelmente seja um tipo de módulo CDI. com mais informações talvez seria possível sim ajuda-lo a colocar a moto a funcionar novamente!

      Pelo que vi existem duas saídas, a troca do CDI você pode encontrar um cdi com bypass no ebay.com
      Ou deflagrar o seu e tentar reprograma-lo… mas ainda acredito que a troca do cdi por um com bypass é mais confiável.

      Responder
  5. Olá Boa tarde! Vice por acaso teria o arquivo de decode do módulo hsfi?
    Ou este procedimento usando o eatool serve?
    O carro e um meriva 2008 1.4
    O cara está usando um modelo cujo o pincode e diferente do immobilizador (caixinha). Ou pode me dar uma dica de como proceder neste caso?
    Desde já agradeço e parabenizo pelo excelente trabalho.

    Responder
  6. Olá boa tarde, tenho um ford ka com modulo iaw 4cfr.er e está dando muitos problemas vou comprar outro usado ,posso trocar a eeprom de um para o outro que irá funcionar?ou tem mesmo que extrair os arquivos e regravar? desde já obrigado

    Responder
    • Não me lembro como é este modulo por dentro. mas no caso de ter eeprom externa basta trocar uma pela outra.
      E se tiver processador ST10 tem que clonar os dados da cetral usando st10 flasher, ou se não fazer reset usando st10 e apresentar usando scanner posteriormente.

      Responder
  7. Olá amigo, em primeiro gostaria de parabenizar pelo seu trabalho, é de grande valia para todos.

    Estou com um Marea 99, segundo o priprietario hoube um curto cirquito na linha de alimentação do motor de partida com o bloco do motor.
    Foi refeito o chicote avariado.
    Porem a lampada do code nao apaga e o carro nao funciona.

    Fpi trocado ECU, imobilizador e chave. Mesmo assim nada de funcionar.

    Rem ideia do qie pode ser?
    Ja estou de cabelos brancos.

    Responder
  8. Ola tudo bem ?? pretendo tirar o modulo de um motor ap 1,6 se eu nao me engano é IAW para utilizar em um jeep como faco para descodificar para nao precisar usar a chave ??

    Responder
  9. ola estou precisando de uma dica de como trocar as informaçoes da central 17.5.24 do gol g6 . onde no codigo que eu mudo os dados do chassi? desde ja agradeço obrigado

    Responder
  10. Tenho um Jetta 2011, quando viramos a chave na ignição,não liga de jeito nenhum,depois aparece a mensagem Safe Lock. Os vidros estão funcionando,o painel aceso. Mas o carro não sai do lugar de jeito nenhum.

    Responder
    • Olá Anna Karoline, este é um sintoma de problemas com a chave do veículo, talvez esteja quebrada ou avariada por dentro.
      O que é comum de acontecer após deixar a chave cair no chão.
      Recomendo que busque ajuda de um chaveiro automotivo para que ele possa confeccionar outra chave para seu carro.

      Responder
  11. Amigo, tenho uma central do Ford Ka, com sistema Ford ECC-V pra colocar no meu Ka, mas infelizmente não tenho a chave… como posso fazer o decode/imobilizar o codificador pra conseguir usar a central que estou usando agora?

    Responder
  12. ola danilo eu comprei uma central da mercedes a160 a central e a vdo msm 2.0 igual a outra como desbloqueio ningem sabe me informar obrigado

    Responder
  13. Estou com uma Fiat Freemont que não dá partida. No painel aparece “ignition or accessory on” e com a luz vermelha piscando. Estou com o carro parado há mais de 10 dias e não consegui um mecânico que descobrisse o problema. Você teria alguma sugestão de qual seria esse problema? Moro em Brasília. Você conhece alguém daqui que poderia me ajudar?

    Responder
  14. Boa noite, parabéns pelo canal, comprei uma central nova virgem só gol g3, como faço para substituir, fiz a troca mais o carro não liga, posso trocar o chip que funciona? Desde já obrigado

    Responder
    • Olá Seja muito bem vindo Marcos! Trocando a soic8 do imobilizador provavelmente o veículo irá funcionar sim.
      Fornceça mais informações sobre qual o sistema de injeção que equipa seu carro , que vou lhe orientar a como proceder corretamente.
      Ex:. IAW 4SV , IAW 4LV , IAW 4MV, IAW 4AVP, IAW 1AVP, IAW 1AVB.

      Responder
  15. gostei muito quero aprender mais como que eu faco
    quero saber mais sobre esse programador e esse atool estou no aguardo como que eu faco para conseguir os arquivos para gravar as eeprons

    vc da curso ?

    Responder
    • Olá João seja muito bem vindo!
      Os arquivos são extraídos da própria EEPROM e manipulados no computador e depois regravados…
      Ainda não temos um curso de imobilizadores, mas futuramente vamos disponibilizar conteúdo didático gratuito aos usuários do site!
      Até Breve!

      Responder
  16. Bom dia Danilo!

    Muito legal sua iniciativa em compartilhar conhecimento, sou técnico em eletrônica e às vezes necessito efetuar algum reparo em algum sistema, fiz o download dos seus arquivos no Drive mas está pedindo senha para abrir o ST10.

    Responder
  17. Danilo , boa noite.
    Tenho um Citroen zx 2.0 16v , 1995, que utiliza um teclado com senha de 4 números para poder funcionar o motor, um sistema anti furto de fábrica, você já deve ter visto nos Citroen e Peugeot.
    Esses dias, a luz vermelha pisca uma vez e apaga, consequentemente não consigo colocar a senha para luz ficar verde e o carro da partida mas não funciona.
    Já revisei a parte elétrica e fusiveis, nada encontrei de anormal.
    Fiz algumas pesquisas na Internet e alguns mecânicos, conclusão foi que com o tempo os panes aparecem na caixa do teclado.
    Não encontro essa caixa de teclado nova e comprar uma usada, posso estar cometendo o erro de comprar uma caixa com um problema semelhante, acredito que melhor é desabilitar o segredo de senha, que pelo que entendi nos vídeos explicações fica dentro do módulo de injeção.
    Utilizo esse carro para trabalho e viajar com a família.
    Você poderia me indicar alguém que realiza esse serviço aqui em São Paulo, as empresas que contatei pelo fato de ser um carro já antigo , não estão mais mexendo por falta e preços elevados das peças.
    Tenho algum conhecimento técnico, talvez com sua orientação possamos desabilitar esse módulo.
    Grato
    Marcelo

    Responder
    • Olá Marcelo seja bem vindo ao nosso cantinho!
      Já vi isso acontecer centenas de vezes com proprietários de Citroen ZX e XANTIA , além de alguns peugeot 405 da década de 90.
      A solução em alguns casos é bem simples ou um tremendo problema…
      Tudo depende do modelo do módulo de injeção que equipa seu carro, verifica lá qual o modelo através da etiqueta que tem colada nele, basta nos mandar por aqui todos os numeros e informações que tem lá que vai ficar bem fácil te dizer como fazer o desbloqueio dele.
      Andei Pesquisando e descobri que o ZX saiu com vários modelos de ECU ( central ) pelo mundo a fora… porém no Brasil a mais comum para os 2.0 16v era a bosch MP 3.1 ou MP 5.1 ou 5.2 .
      As outras mais raras são:
      IAW 8P.20 OU 8P.10
      IAW 48P2
      SAGEM 4GJ01 ( esta ultima possui uma resina muito dura sob a placa o que torna o reparo muito dicifil pois ela é escura e não da pra ver nada além de ter o problema de que ao tentar remover a resina os componentes eletronicos e trilhas são arrancados juntos).

      Bom, para efetuar o procedimento você vai precisar de um programador de EEPROM com adaptadores Recomendo Fortemente o MINIPRO TL-866CS com adaptadores para PSOP44 e SOIC8 pois é barato e atende muito bem, e também um bom ferro de solda, além de fluxo de solda e pasta para soldar.
      O primeiro passo será identificar a componente e fazer sua leitura:
      Para cada módulo você precisará ler um componente diferente, veja:

      BOSCH MP 3.1 / BOSCH 5.1 e 5.2 -> Componente: EEPROM 93CS46 SOIC8 , Basta gravar um arquivo de decode na soic8, desligar o teclado do carro e está feito. Tenho quase certeza absoluta que seu carro possui este sistema bosch, caso positivo será fácil a solução.

      IAW 8P.20 / IAW 8P.10 -> Componente: 27C512 não é necessário ler, basta apenas gravar com arquivo de reset em uma memória 27c512 nova, retirar a original e guardar, inserir a que tu gravaste no módulo, colocar no carro, desconectar o teclado numérico, ligar a chave e aguardar 3 minutos, em seguida retirar o modulo do carro e montar o chip original e estará feito o desbloqueio.

      IAW 48P2 -> Componente: FLASH AM29F400BB Deverá gravar um arquivo de decode nela, usando um programador de eeprom que dê suporte a memória flash.

      SAGEM S2000 ou SL96 4GJ01 -> Componente TMS370, Deverá gravar o decode no processador com programador específico.

      Para todos os procedimentos você precisa desconectar o teclado do veículo para que o serviço seja concluído com sucesso.
      Identifique qual a central de seu veículo e proceda a leitura da EEPROM, e me informe por aqui. assim que me informar aqui entro em contato com você por email, e você me envia o arquivo binário que eu modifico pra você e lhe envio também por lá ok!
      Fico no aguardo de seu retorno.

      Responder
  18. Boa noite amigo estou com hum grande problema tenho hum corsa frente Montana 2003 sedan meu painel pifou aí comprei outro só que tem hum pequeno detalhe quando coloquei oque comprei o carro não liga só liga com o painel velho ou seja e codificado como resolvo desde já agradeço sua atenção

    Responder
  19. Danilo boa tarde.

    Por acaso você tem algum arquivo do (Peugeot-Renault-Decode-Reset-IAW-5NP2-5NR2) de exemplo para nos enviar, para que nós possamos tentar fazer o decod, enfim, manipulá-lo!?

    Não sei nada nesse ramo, estou aprendendo ainda, iniciando.

    Tem whatsapp que possa trocar algumas informações?

    No aguardo.

    Responder
  20. Gostei da matéria, e obrigado pelo compartilhamento!
    Você teria um “tutorial” para remoção ou reparo do imobilizador do GM Classic 2010?
    Ele utiliza o TMS370CXX na caixinha o immo…
    eu sou novo na área automotiva e estamos apanhando com isso…
    Grande abraço!!!

    Responder
    • Olá Daniel Seja bem vindo!
      Ainda não uma forma efetiva de remover o Imobilizador do Sistema Multec H que equipa o Classic 2010.
      Após 50 partidas ele bloqueia de novo quando é feito o Decode dele.
      Tem até uns técnicos mais curiosos que descobriram que ao cortar a linha de alimentação +30 do módulo e liga-la a linha +15 a partida não é mais bloqueada. mas esta gambiarra faz perder parametros de reconhecimento de combustível Flex / Etanol Gasolina, bem como perder informações de adaptação do sistema de injeção. ou seja não fica bom não.
      O mais recomendado é reparar o imobilizador neste caso ao invés de remove-lo.

      Responder
  21. Boa tarde! Amigo, você está de parabéns, primeiramente pelo seu conhecimento e segundo por compartilhá-lo, pois tem poucas pessoas que sabem sobre isso e nenhuma quer compartilhar, querem o conhecimento para si próprio. Tenho uma Freemont que deu problema e acionou o imobilizador, os caras tão cobrando em média 4.500,00 pra arruma, enquanto de um astra tão cobrando em torno de 500,00. Grande abraço e sucesso!

    Responder
    • Preço é algo indiscutível. Infelizmente alguns precisam cobrar mais pra atender melhor seus clientes.
      Aqui no Brasil é muito difícil de se encontrar informação e ferramental pra lidar com essas coisas de eletrônica embarcada, nos resta lidar com ferramentas chinesas e contar com a grande capacidade que temos de ser ” Auto Didata “.
      Tem ferramentas a venda em nosso mercado que custam até 30 mil reais, e fazer serviços simples… dão soluções para problemas como o seu.
      É a triste realidade de um técnico por aqui.
      Eu ainda acredito que no Brasil as coisas vão melhorar muito em alguns anos, Amo nosso país e tenho esperança plena de que o Brasil ainda vai ser uma grande potência mundial.

      Responder
  22. muito obrigado por você nos conceder um pouco do seu conhecimento, neste ramos são poucos que querem ajudar.

    grata!!

    Responder
  23. Retirei do meu Renault kangoo 1.6 2009, por estar refazendo o motor, porem agora não funcionam mais trava, som e dizem q tbm não posso mais colocar um alarme. Me diz o q fazer nesse caso, pois quero colocar os acessórios e fazer uma nova chave q a antiga quebrou.

    Responder
  24. Rapaz você deve ter estudado demais admiro pessoa como você mil parabéns por ter se dedicado tanto a Linha automotiva precisa de pessoas como você . continua sempre assim e ainda tem o coração de compartilhar.

    Responder
  25. Olá, bom dia, tenho um corsa hatch 2005 e a lampada do imobilizador está ficando acessa direto, o carro funciona, porem fica muito fraco e a temperatura não fica estável, de vez em quando ela apaga e carro volta a ficar normal, mas se eu acelerar e o velocímetro chegar a 80km/h, ela se acende novamente. O que preciso fazer?

    Responder
    • Olá sérgio já vi isso mil vezes. é falta de aterramento!! verifique o aterramento que existe por dentro da lata do para lamas ali onde está localizada a bateria. geralmente a lataria apodrece ai com ferrugem e o aterramento fica mal. verifique também todos os outros pontos de aterramento do veículo.

      Responder
  26. Excelente matéria, muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos, que são de grande valia para os reparadores da eletrônica automotiva.

    Responder
  27. Boa tarde amigo. Gostei da sua iniciativa e ajudar os que não sabem. Apenas um detalhe, alguns arquivos estão em formato rar e com senha, porém não achei a senha para descompactar.

    Responder
  28. Bom dia meu amigo gostei muito da sua iniciativa, sou novo nesse ramo de manutenção de módulos, estou precisando deu uma ajudinha estou com uma central pra colocar num Kadett 98, pois o mesmo estava sem ECU, só que quando retirei a soic do mesmo não tinha nenhum arquivo no mesmo, como posso conseguir o arquivo BIN para gravar na soic? Obs: o veículo já está sem a caixinha do imobilizador.

    Responder
    • Pra descodificar o Kadett 98 com Bosch 1.5.3 ou 1.5.5
      Você pode abrir a soic e colocar FF em todo o arquivo e gravar, ou simplesmente remover a soic e deixar sem ela que ele pega, e fica decodificado. O Procedimento também vale para o Vectra !

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  29. Muito bom amigo, você sabe como é o procedimento para remover o imobilizador da central do corsa 2001? tem a escrição delco nela

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    • Olá Nelson! No link que deixei no artigo tem um programa chamado immo universal decode, você pode usa-lo para remover o imobilizador. basta ter um programador de eeprom compátivel com dip28 e programar uma memoria 27c512 com o arquivo compatível com multec efi disponibilizado dentro do software, e inserir a memoria na central do corsa. Remova a anteninha do imobilizador que fica no cilindro da chave e é só correr para o abraço! Sucesso amigo.

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