Olá visitante! No artigo de hoje vou compartilhar uma coleção de scripts para programador UPA, que permitem reparar velocímetros automotivos, ajustar quilometragem de hodômetros, resetar módulos de Air Bag, recuperar senhas de centenas de imobilizadores automotivos, como: Caixinha Fiat, Megamos, BSi Peugeot e Citroen, BCM, Gm. Decode de milhares de centrais, e também reset para codificar novas chaves. Todos sabemos que o programador UPA-USB se torna uma ferramenta mais fácil de ser utilizada com os scripts.
O programador UPA, é uma das ferramentas mais utilizadas por reparadores do ramo automotivo, para efetuar reprogramação e reparos em sistemas de eletrônica embarcada dos veículos fabricados por aqui no Brasil! Ele caiu no gosto dos reparadores pelo seu baixo custo, e também por permitir a leitura de memórias EEPROM e Processadores do tipo MCU, sem precisar dessoldar os componentes da placa e sem a necessidade de extrair nada do lugar, minimizando os riscos de danificar os componentes manuseados. Basicamente com ele é possível fazer a leitura/reprogramação de sistemas eletrônicos apenas soldando fios em pontos pré definidos na placa. Este tipo de ligação é chamada de ligação “in-circuit”. A ligação in-circuit consiste basicamente em ligar os fios com cores diferentes, conforme esquemas pré determinados por foto. Cada fio tem um ponto determinado pra ser ligado de acordo com cada placa ou componente. Confira no fim do artigo o link que também contém um pacote com fotos e procedimentos de ligação já prontos para você praticar.
O pacote de scripts aqui disponibilizado, ajuda muito a quem está começando na área, pois muitos deles automatizam o serviço de edição dos dados armazenados nas memórias, e até executam rotinas automáticas que já deixam o serviço “mastigado” e ao alcance de um clique do reparador.
Clique aqui para Download / Baixar
Neste pacote de scripts contém cerca de 2.000 arquivos, e seu tamanho total após descompactar é de mais ou menos 500 megabytes.
Alguns veículos atendidos pelos scripts:
- GM S10 de 2006 a 2012;
- GM ONIX;
- GM CRUZE;
- GM SPIN;
- GM AGILE;
- VW GOL G2, G3, G4, G5;
- VW GOLF até 2011;
- VW BORA;
- VW FOX CROSS FOX;
- VW JETTA;
- VW SAVEIRO G2, G3, G4, e G5;
- FIAT PALIO TODOS ATÉ 2016;
- FIAT STRADA TODOS ATÉ 2016;
- FIAT ADVENTURE até 2016;
- FIAT STILO;
- FIAT BRAVA e MAREA;
- FIAT UNO e FIORINO;
- FIAT IDEIA;
- FORD FIESTA de 1998 até 2016;
- FORD FOCUS;
- FORD FUSION;
- FORD RANGER;
- FORD COURIER;
- HYUNDAI;
- TOYOTA;
- MINI COOPER;
- BMW;
- PEUGEOT;
- CITROEN;
- RENAULT;
- MERCEDES BENZ;
- SSYANGYONG;
- AUDI;
- HONDA;
- SEAT;
- e muitos outros!!
Bônus: Coleção de Imagens e Procedimentos de ligação do programador UPA!
Você também pode baixar uma coleção de ligações in-circuit do programador UPA no link abaixo:
Clique aqui para Download / Baixar
Os scripts são destinados à profissionais e entusiastas da área de reparação da eletrônica automotiva, ramo em crescimento atualmente, ainda é muito difícil encontrar conteúdo e material de qualidade para aprender sobre os segredos da área, porém, já existe bastante coisa gratuita na internet. Ah, e já ia esquecendo! A senha para descompactar os arquivos está no nome deles basta ler com atenção! SUCESSO!
Gostou do artigo? Tem alguma dificuldade? Dúvida? Não deixe de entrar em contato através do formulário de comentários abaixo!
ola amigo vc tem algo pra nos ajudar em desenvolvimento de scripts.iniciativa muito boa pra ajudar a quem prescisa
Olá, infelizmente não.
Pra desenvolver scripts tem que conhecer a linguagem de programação definida pelo script IDE do UPA USSP.
que é pascal. – infelizmente não tenho conhecimento com pascal
Só sei programar na linguagem Visual Basic .NET
valeu amigo
Obrigado pelo retorno Romeu!
Obrigado amigo! Procurei esses scripts a internet inteira, e vim parar aqui! Top
Obrigado Fernando! Em caso de dúvidas ou sugestões fala com a gente !
ola alguem tem o scripts 2019 para compartilhar ?
Olá, neste pacote tem alguns veículos mais recentes também!
Hola excelente aporte, te comento que estoy haciendo un curso de inmovilizadores y me estoy iniciando en el uso del programador upa , estoy intentado descargar los scripts pero no encuentro el linck de descarga, agradeceria me explique como debo hacer para poder descargarlos, muchas gracias un saludo desde uruguay
Hola saludos! Bienvenido, para descargar simplemente haga clic en el botón “Haga clic aquí para descargar”.
otimo valeu amigo
Obrigado pelo retorno e sua visita Celso!
Havia formatado meu computador, e perdido esses scripts obrigado por compartilhar!!
Obrigado Geraldo! sucesso!
Hola . no me aparece el link para descargar.donde está?
Hola saludos! Bienvenido, para descargar simplemente haga clic en el botón “Haga clic aquí para descargar”.
Nossa Danilo! que legal sua iniciativa! está me ajudando muito já que sou chaveiro e comecei a usar o UPA na raça, aprendendo no tato!vendo uns vídeos que não são bem esclarecedores. Depois de você, descerrou o véu! Estou entrando também na área de centrais e se puder me indicar um bom simulador (e com preço em conta) como fazer cabos pra ele, te agradeceria eternamente…
Olá Luciano fico satisfeito que o conteúdo tenha sido valoroso a você também!
Quanto ao simulador, você pode comprar um simulador com cabos prontos para a maioria dos módulos existentes.
Um bom equipamento, com preço em conta é o EcuProg. com ele você já consegue fazer uma gama enorme de centrais em bancada.
E para confeccionar os cabos você precisa comprar as tomadas em um ferro velho e com esquema elétrico do veículo em mãos que pode ser simplo ou doutor ie, confeccionar o cabo em si.
BOM DIA DANILO FUI ATUALIZAR MEU UPA DE 1.2 PARA 1.3 ELE PAROU DE FUNCIONAR, ELE APARECE NO GERENCIADOR DE DISPOSITIVO MAS NÃO APARECE NO PROGLAMA.
VOÇÊ TEM ALGUMA SOLUÇÃO PARA MEU POBLEMA . DESDE DE JÀ OBRIGADO.
Olá amigo, interface com firmware para 1.2 só funciona com software 1.2 não há como atualizar para 1.3 sem modificar a interface.
Danilo, eu não entendo muito e não tenho prática para soldar etc. É possível ajustar o km usando o mini scanner OBD2 EML327 em um citroen c3 2014 ? Qual app usar ? Não encontrei nenhum que faça isso. Outra dúvida é, fazendo a alteração pelo programador UPA ele faz a alteração diretamente na centralina/central ?
Olá Fábio seja muito bem vindo!
O ELM327 é ferramenta somente de diagnostico! não faz alteração em nada pois não é programador!
Ele serve apenas como Scanner Genérico!
Pra fazer o C4 2014 você tem que alterar o km no painel “hodometro” e também no computador de carroceria “modulo csi ou bsi”.
Eeprom do painel: 24C16
Eeprom da BSI: 95256
Da pra fazer com upa, porém você precisa de um script específico.
Ou precisa ter conhecimento de como editar arquivos hexadecimais.
bom dia,qual a senha para acessar os scripts ?
Olá seja bem vindo, da uma lida no artigo amigo. nele tem informações sobre a senha. 🙂 a senha está diante de seus olhos! Sucesso!
Excelente Conteúdo! Obrigado Danillo!
Agradeço Rodrigo!! Valeu pelo comentário, e pelo feedback.
Saludos desde Chile, muchas gracias amigo por la informacion compartida.. muy pocas personas comparten sus conocimientos hoy en dia.
Saludos
Olá Seja Bem vindo! ¡Abraços a todos os irmãos chilenos! Saludos!
Encontrei seu site pesquisando sobre o assunto e tenho aprendido bastante, graças a essa força que você tem dado em suas postagens. Não poderia deixar de agradecer ,pois o conhecimento que esta compartilhando esta me encorajando a atuar nessa área .Se for possível, publique algo sobre como começar nesse ramo e principalmente ferramentas que não se pode deixar de adquirir. Mt Obrigado !Um abraço!
Obrigado você Maicon pelo comentário! Futuramente vamos publicar sim artigos para quem está iniciando na área.
hola soy martin domingo de argentina y baje una comilacion de scrips y me pide contraseña, ud me la podria dar ? muchas gracias
¡Hola amigo sea bienvenido! Los abrazos a los amigos argentinos, y la contraseña se encuentra en el nombre del archivo lea con atención.