Como Fazer Root em dispositivos Samsung.

Como Fazer Root em dispositivos Samsung.

Olá visitantes! No artigo de hoje vou ensinar a vocês de maneira prática a como se fazer Root em seu dispositivo Samsung, e ativar recursos avançados de seu aparelho bem como fazer overclock, modificar e habilitar a modificação da firmware de seu aparelho!

Você pode fazer download dos arquivos através do link abaixo:

Clique aqui para Download – Baixar




“O root ou rooting nada mais é que um procedimento realizado em smartphones e em tablets com sistema operativo Android o qual permite que aplicativos instalados por usuários executem comandos com privilégios que tipicamente não estão disponíveis na sua configuração padrão. O nome do processo  advém do fato de o sistema operativo Android ser baseado em Linux e este sistema possuir um superusuário, chamado root ou raiz, que possui acesso a comandos, a configurações e a áreas sensíveis do sistema de arquivos do sistema operacional”. Fonte: Wikipédia.

“O procedimento de root habilita funções que permitem o usuário remover, alterar ou substituir aplicativos de sistema ou anteriormente instalados de fábrica – liberando, espaço na memória interna do smartphone, utilizar aplicativos especializados – que requerem permissões administrativas (como por exemplo aplicativos de overclock do processador ou gpu, que permitem rodar jogos e emuladores a uma velocidade maior), e também realizar operações  que são de outra forma inacessíveis ao usuário comum. O procedimento também possibilita a substituição/modificação do sistema operacional original do dispositivo por outro customizado”.  Fonte: Wikipédia.

Quero deixar claro, que nós não temos responsabilidade com problemas técnicos causados por mal uso, ou erros no procedimento de root. E que o procedimento pode danificar permanentemente seu aparelho, causar perca de dados, e danificar cartões de memória, perder imei, causar bugs no sistema. 

Portanto somente prossiga se souber dos riscos que você corre e assume totalmente a responsabilidade por eles. Todo e qualquer procedimento aqui descrito, só deve ser seguido se você concordar que tem total responsabilidade pelos seus atos e que mesmo assim deseja prosseguir.

Vantagens de habilitar o Root em seu Samsung com Android:

  • Acesso a arquivos ocultos do sistema,
  • Acesso e poder de desinstalar aplicativos do tipo bloatware que só ocupam espaço,
  • Acesso a configurações avançadas de rede e recursos desabilitados por padrão,
  • Poder de liberar memória Ram e de acelerar recursos do aparelho,
  • Poder de Aumentar a velocidade do processador deixando o aparelho veloz em jogos (Overclock),
  • Poder de Abaixar o consumo de energia do processador usando o recursos “underclock”,
  • Poder de Modificar visualmente a firmware, e editar recursos visuais.
  • E muito mais!

Desvantagens do Root:

  • Possibilidade de bloqueio e perca ao acesso a aplicativos de Banco,  exemplo: Banco Next,
  • Possibilidade de bloqueio e perca ao acesso a aplicativos de Cartão de crédito,
  • Possibilidade de bloqueio e perca ao acesso a Netflix e outros serviços de streaming,
  • Possibilidade de danificar seu aparelho permanentemente.

O Root tem muitas vantagens, e permite utilizar seu smartphone de maneira profunda, extraindo o máximo de seus recursos, porém algumas empresas e desenvolvedores de aplicativos costumam repudiar e desestimular a prática pois, facilita a fralde em sistemas bancários e consequentemente ajuda a fraldar também outros serviços eletrônicos.

Se mesmo assim você quer modificar seu aparelho então vamos lá!

Para fazer root em seu samsung você vai precisar:.

  • 1 cabo usb em bom estado,
  • 1 computador com windows 7 ou superior,
  • 1 dispositivo samsung com rom original stock,

Você vai precisar de baixar o Pacote Root compatível com seu aparelho, para isso você deve usar o serviço de busca disponível aqui.

Clicando no link acima, você será encaminhado a uma tela de busca com as opções, Device e com o botão submit, no campo Device você deve inserir o modelo de seu smartphone samsung, selecionar na lista e então clicar em Submit. Por exemplo para o Galaxy J7 Prime, o modelo é G610M então basta digitar isso na caixa e clicar em submit.   Para saber qual a nomenclatura do modelo de seu aparelho basta ir as configurações e clicar sobre a opção “sobre o dispositivo” e lá você encontrará dados sobre o modelo e versão de seu aparelho.

Após a busca, você será levado a tela que tem arquivos sobre seu aparelho, você deve descer até aonde estiver a rom atual de seu aparelho, mais uma vez para identificar qual a versão da rom de seu aparelho, verifique em configurações>sobre dispositivo> informações de software.

Depois de selecionar a rom correta, que pode ser Android, 4, 5 , 6 , 7 8 ou 9, você clica sobre ela, e em seguida será levado a outra tela onde estão listados arquivos de boot, recovery e etc, desça a té a opção CF-Auto-Root, e clique sobre o botão, e na próxima tela NÃO MODIFIQUE NADA nos botões, e só desça até em baixo e clique sobre: GENERATE CF-AUTO-ROOT PACKAGE, Aguarde o processamento e o download do pacote de root irá começar automáticamente.

O próximo passo será baixar os drivers usb de seu aparelho e instalar no computador.

Você pode baixar os drivers usb clicando aqui.

Instale o pacote de drivers sem conectar seu aparelho as portas usb do pc.

Agora vá até as configurações do aparelho, e em informações sobre software clique 10 vezes sob numero da compilação para ativar o menu de desenvolvedor.

Para Ativar o menu de desenvolvedor: clique 10 vezes sobre numéro da versão ou numero da compilação.

Para Ativar o menu de desenvolvedor: clique 10 vezes sobre numéro da versão ou numero da compilação.

Depois de Ativar o menu de desenvolvedor entre nele, ative as opções, e em seguida busque por depuração usb e ative a depuração usb também.  Pronto! Seu aparelho está preparado!

Ative a depuração USB no menu de desenvolvedor.

Ative a depuração USB no menu de desenvolvedor.

Agora será necessário Baixar o Odin para seu computador, você pode usar o link a seguir para baixar o odin:  Download Samsung Odin.

Após baixar o Samsung Odin, extraia o arquivo compactado para sua área de trabalho, e o passo seguinte será desligar seu smartphone.  Certifique-se de que a bateria do mesmo encontra-se com no mínio 80% de carga antes de iniciar o procedimento.

Após desligar o aparelho, você deverá Liga-lo em modo Download para enviar o arquivo de root a sua memória:

Para colocar seu samsung em modo download pressione, Home (menu), Volume menos, e em seguida Ligar. Depois pressione volume + na tela que pergunta se quer entrar no modo download.

Para colocar seu samsung em modo download pressione, Home (menu), Volume menos, e em seguida Ligar. Depois pressione volume + na tela que pergunta se quer entrar no modo download.

O último passo será inserir o smartphone na porta usb, aguardar instalar os drivers de seu aparelho, e se tudo correr bem com a instalação dos drivers, você deverá abrir o Odin.

Abra o odin, clique em PDA e selecione o arquivo que você baixou do CF-Auto-Root.

Insira o arquivo de root no Odin usando o botão AP ou PDA. e para inciar o procedimento clique em Start e aguarde o termino ou a mensagem PASS.

Insira o arquivo de root no Odin usando o botão AP ou PDA. e para inciar o procedimento clique em Start e aguarde o termino ou a mensagem PASS.

Após o termino do processo em alguns aparelhos, o sistema reinicia sozinho e quando ligar ele já estará com root disponível.  Mas em outros aparelhos modernos samsung, talvez seja necessário segurar volume menos e o botão power para que ele reinicialize e saia da tela de Download.

Toda vez que você usar um aplicativo que necessita de root, você deverá dar a permissão a ele usando o aplicativo que gerencia o root (No caso será o SuperSU) em seu aparelho.  basta selecionar permitir toda vez que for questionado se deseja dar acesso root a determinado aplicativo.

Pronto! Agora é só curtir seu android com permissão de super usuário! (Root).

 

Gostou do artigo?  Restaram dúvidas?  Entre em contato com a gente através do formulário de comentários abaixo.