No tutorial de hoje vou explicar passo a passo como recuperar o imei de um smartphone com processador qualcomm snapdragon que foi perdido apos atualização do android, ou depois de alguma alteração de configuração ou modificação de rom.

Para reparar seu aparelho você precisa fazer download dos programas necessários:

Clique aqui para Download – Baixar

Se seu celular deixou de pegar sinal, não completa chamadas, não registrada na rede ou você está experimentando erros como:  Rede celular não disponivel, fora da area de cobertura, impossível efetuar chamadas, Rede celular não disponível, Rede não encontrada, Não Registrado, Sem serviço então este tutorial pode ajuda-lo a restaurar as funcionalidades de seu aparelho!

Este tutorial é compatível com a maioria dos dispositivos que possuem processadores Qualcomm.

  • Samsung
  • Lg
  • Sony
  • Motorola
  • Lenovo
  • E muitos outros!

Quero deixar claro que o tutorial a seguir serve para restaurar a funcionalidade de aparelhos que não efetuam mais ligações, e nem recebem chamadas, bem como não registram em rede nenhuma por que o imei ou a pasta efs está corrompida.

Você vai precisar de:

  • Um computador com sistema operacional windows 7
  • Um cabo usb de dados em bom estado ( original de preferencia ).
  • Software QPST
  • Software HEX2IMEI
  • Drivers USB de seu dispositivo

Mãos a obra!

Para verificar se o imei de seu aparelho está corrompido ou zerado basta discar no teclado do aparelho o código *#06# e verificar se os numeros que aparecem na tela são os mesmos que existem atrás da bateria do aparelho e houverem divergências ou se no lugar do imei aparecer a mensagem imei nulo ou imei null então seu celular está com imei corrompido.

Digite *#06# para visualizar o imei programado em seu aparelho.

 

Exemplo de aparelho com imei corrompido por atualização mal sucedida.

O primeiro passo será retirar a tampa traseira do aparelho, e a bateria ( se possível ) e em seguida anotar o imei que é um numero de 15 dígitos que fica atrás do dispositivo.

Anote – o no bloco de notas do computador ou um papel se preferir.  Você também pode encontrar o imei no adesivo que tem na caixa em que veio o aparelho quando novo.

Retire também o cartão SIM e o cartão de memória do aparelho recoloque a bateria  novamente e em seguida o próximo passo será ativar a depuração usb de seu aparelho.

O segundo passo será religar o aparelho, e ativar o modo de desenvolvedor no menu de configurações do aparelho, e em seguida ativar também a depuração usb. Para isso basta ir até o menu de configurações do aparelho, e em seguida clicar sete vezes sobre a opção numero da compilação como na imagem abaixo:

Você deve clicar sete vezes sobre a opção número da compilação.

Em aparelhos LG talvez você precise ir até Sobre o telefone> Informações sobre software > e deve clicar sobre a opção numero de montagem sete ou mais vezes para ativar o menu desenvolvedor.

O próximo passo é usar o menu de desenvolvedor que agora está ativo nas configurações do aparelho para ativar a depuração usb. Então basta ir até “Opções de desenvovedor” e ativar as opções: Depuração usb e se seu aparelho for um samsung ativar também a opção desbloqueio de “OEM”.

Ative a opção Depuração USB no menu Opções de desenvolvedor.

Depois de Ativar as opções no menu de desenvolvedor você talvez precise mudar o modo com que o aparelho é reconhecido na porta usb de seu computador para DM+MODEM.

Digite o código *#0808#* no teclado de seu aparelho, e selecione DM+MODEM+ABD.

Em aparelhos samsung você pode fazer isso digitando “*#0808#” no teclado,
E Selecionando “DM+Modem+ADB”.  Se você não fizer isso talvez o QPST não reconheça o aparelho! Existem outros códigos de acesso para o menu secreto que altera a opção de como o aparelho é reconhecido são eles: *#8080# *#9090#

Nota: não se esqueça de assim que terminar de reparar o aparelho voltar para opção MPT do menu para ter funcionalidade usb normal do aparelho depois.

O passo seguinte será instalar em seu computador o software QPST 2.7.

*passo a passo instalando QPST*

Depois de ter feito download do QPST , instale o programe em seu computador dando um dulplo clique no arquivo QPST_2.7.exe , em seguida dentro do instalador clique em Next>Yes> Coloque qualquer coisa nas caixas “Username” e “Company” depois clique em Next>Next>Next até instalar. E por fim clique em finish para finalizar a instalação.

O próximo passo será instalar os drivers usb de seu aparelho ao computador, você pode fazer download dos drivers de seu aparelho conforme a marca através dos linsk abaixo:

Selecione seu aparelho corretamente nos links, baixe e instale os drivers usb.

 

Identificar em qual porta o aparelho foi reconhecido no gerenciador de dispositivos.

Entre no gerenciador de dispositivos do windows e na lista de dispositivos abra a opção portas COM e LPT e visualize os dispositivos listados lá. um deles deve ser aparelho, identifique qual é e anote o numero da porta COM em que ele está conectado.  como na foto o meu aparelho é um LG e estava conectado na porta COM3:

O seu aparelho pode aparecer conectado na porta COM4 COM3 COM2 COM5 na porta em que ele aparecer conectado você anote para posteriormente configurar o qpst corretamente.

O passo seguinte será configurar o QPST para reconhecer seu aparelho, Faça o seguinte:

Abra o QPST configuration no menu iniciar>programas:

Abra o QPST CONFIGURATION.

Abra o QPST configuration com um clique, e em seguida clique em ADD NEW PORT:

Depois de clique em add new port , aparecerá uma janela como da imagem abaixo basta inserir a porta usb em que seu aparelho está conectado nos compos Port e Port Label:

Aqui eu inseri COM3 pois a porta em que meu aparelho estava listada no gerenciador do winows era ela. mas lembre-se de verificar no seu gerenciador.

Clique em Ok para inserir a porta no Qpst, e em seguida clique em START CLIENTS > e clique em >RF ITEM MANAGER:

Clique em START (CLIENTS) e em seguinda em RF ITEM MANAGER.

Na janela RF Item Manager você precisa clicar em Setting e em seguida no Item Com Port e selecione novamente a porta em que seu celular está conectado:

Selecione a porta em que seu aparelho está conectada e dê OK.

Agora clique no Botão com ícone de telefone que existe no topo da janela ao lado esquerdo, opção Read RF NV itens from phone:

Clique em read RF itens from the phone e aguarde carregar.

Na sequência você precisa clicar na opção customized NV item list no menu Option :

Selecione o ITEM 550 na lista do lado esquerdo e clique no botão > para importar para a lista do lado direito e clique em SAVE.

Logo após clicar em save na janela seguinte, você deve selecionar o ITEM 550 na lista e marcar a opção HEX na janela conforme a imagem abaixo:

O campo onde está escrito < unsigned 1 bye > Array[0] é onde você deve inserior os dois primeiros digitos do imei que de seu aparelho, mas calma!!  primeiro você deve converter o imei de seu aparelho para hex usando o outro programinha que você baixou aqui o:  IMEI CONVERTER.

Observação: Cada quadrinho,

< unsigned 1 bye > Array[0]

< unsigned 1 bye > Array[1]

< unsigned 1 bye > Array[2]

< unsigned 1 bye > Array[3]

Só suporta dois digitos ok!  Então você deve inserir dois algarismos em cada quadro apenas!

Abra o IMEI CONVERTER com um duplo clique, e insira o seu imei de 15 digitos lá na caixa ENTER IMEI, e em  seguida clique em CONVERT IMEI!

Na caixa converted imei, é onde irá ser gerado seu imei já convertido para hexa e pronto para ser inserido no QPST.

Insira o imei que você converteu para hexa começando pelo primeiro quadro. Cada quadro pode receber dois Algarismos / digitos. Então coloque somente dois digitos em cada quadro ok!

Ao terminar de inserir os algarismos em cada um dos quadros agora basta você apertar em WRITE NV para concretizar a alteração dos dados e Pronto!  Seu celular já voltou a funcionar normalmente!

Lembrando que é bom reiniciar o aparelho para fixar as configurações.

 

Gostou do artigo?  Restou alguma dúvida?  Precisa de ajuda? Entre em contato com a gente através do formulário de comentários abaixo!