Não é de hoje que no Brasil o etanol está presente nas bombas de combustível em todos os postos, e que veículos com sistema flexível que permite rodar tanto com etanol quanto com gasolina pura ou os dois combustíveis misturados estão nas ruas por todos os lados.
Más com a chegada de automóveis equipados com este sistema, vieram juntos também uma montanha de problemas e defeitos que até bons profissionais da mecânica sofrem pra resolver. Mais chega de papo e vamos ao que interessa!
Vou tentar reunir neste artigo alguns dos principais defeitos recorrentes em automóveis com este bendito sistema flex, e vou deixar algumas dicas para diagnosticar e solucionar os problemas da forma mais genérica possível ou seja as dicas podem ser usadas em veículos de várias marcas, modelos, ou anos de fabricação.
Defeito:
É o que mais vejo acontecer por ai e este pode ter diversas causas:
Após deixar o veículo sem funcionar durante um período de aproximadamente 12 horas ou mais, e o mesmo simplesmente não pega nem na base do tranco.
Possíveis Causa(s):
Em primeiro lugar deve-se entender o funcionamento do sistema de injeção eletrônica flexível dos veículos, pois a ECM ( unidade de comando do motor ) ou o computador do carro tem uma estratégia ou um ( algoritmo ) para fazer a detecção do combustível, e a adaptação da injeção, e avanço de ignição.
A tal estratégia funciona mais ou menos da seguinte forma na maioria dos automóveis:
Ao dar a partida no no motor do carro, deixar funcionar durante alguns minutos e desligar o motor a ECM vai monitorar o sinal do sensor de nível de combustível do tanque durante alguns minutos e se durante este intervalo o veículo for abastecido com uma quantidade significativa de combustível a ECM entenderá que você reabasteceu o carro, e uma estratégia de reconhecimento do combustível que foi adicionado é adotada, e assim que o motor voltar a funcionar novamente a ECM irá monitorar o fluxo de gases do escapamento através do sinal do sensor de oxigênio ( Sonda Lambda ), E a adaptação e reconhecimento do combustível será feita de acordo com o sinal da tal Sonda Lambda.
Porém, o pulo do gato é que:
Essa etapa de monitoramento de gases do escapamento é meio demorada, pode levar até 15 minutos pro combustível ser reconhecido em alguns casos. Durante este período de tempo o motor do carro não pode ser desligado, se isso acontecer a estratégia de reconhecimento será abortada e o reconhecimento não será bem sucedido o que pode tornar a próxima partida do veículo difícil ou simplesmente impossível.
Não entendeu nada? Calma!
Vou dar um exemplo de comportamento de alguns motoristas desavisados que faz com que um carro flex deixe o motorista na mão:
João é o feliz proprietário de um Veículo novinho em folha com sistema de injeção eletrônica “FLEX”, João a alguns dias está rodando com o carro abastecido com etanol, pois o combustível estava mais barato e tal. Dai João da aquela passadinha no posto que fica a apenas 5 km de seu apartamento, e percebe que a gasolina está mais barata e decide encher o tanque do carro com Gasolina pura! Feliz da vida ele volta para o seu apartamento que fica pertinho do posto onde ele abasteceu, para descansar o resto do dia sossegado sem sair de casa, e só pretende sair com o carro novamente no dia seguinte de manhã bem cedo! ( POXA JOÃO QUE VACILO! VOCÊ NÃO RESPEITOU O PERÍODO QUE SEU CARRO PRECISAVA PARA SE ADAPTAR AO COMBUSTÍVEL QUE VOCÊ ABASTECEU ).
Para a surpresa de João o carro se recusou a funcionar no dia seguinte de manhã. Tudo porque o nosso amigo ai abasteceu 100% de um combustível diferente do que estava no tanque, e andou uma distância muito curta com o carro para que o novo combustível fosse reconhecido pelo computador do carro.
Possível solução para o problema:
Se isso aconteceu contigo e você estiver em um lugar onde um mecânico não pode chegar, vou dar uma dica pra te tirar do “prego”.
Já vou avisando: Não adianta empurrar o carro pois o motor não vai pegar.
A Bateria deverá estar 100% carregada para iniciar o procedimento!
O certo mesmo a se fazer é procurar pelo conector do duto de vácuo que sai do coletor de admissão do motor do carro e vai para o servo-freio, e desconecta-lo para permitir a entrada de um pouco mais de ar para “desafogar” o motor do carro. Depois de desconectar o duto, entre no carro pise no acelerador até o final de seu curso e dê uma partida de pelo menos 10 segundos. Se o motor do carro não pegar repita o processo estendendo o tempo de partida para 15 segundos, intercalando com pausas de 1 minutos. Seja paciente, e após qualquer sinal do motor pegar mantenha o acelerador pressionado até que você perceba que a rotação do motor subiu. O motor irá funcionar com certa dificuldade, e assim que for melhorando seu funcionamento libere o pedal de acelerador gradativamente.
Jamais acelere fundo o seu carro com o motor frio! Acelerar fundo não vai concertar seu carro. E sim danifica-lo. Se após os passos indicados o motor mesmo assim não funcionar, sinto em lhe dizer que seu carro vai precisar ser guinchado para uma oficina.
Falhas mecânicas e elétricas que fazer problemas acontecerem com frequência:
Em veículos com injeção eletrônica existe uma luz espia no painel que geralmente avisa quando algo vai bem no motor e ela não deve ficar acesa com o motor do veículo em funcionamento:
Para o correto funcionamento do sistema FLEX, é preciso que os seguintes componentes de seu carro estejam em ordem:
- Cabos de ignição, Velas e Bobinas devem estar em bom estado. O mal funcionamento destes itens faz com que a ECM adote estratégias erradas na adaptação do combustível tornando o funcionamento do carro ruim e o rendimento e consumo insatisfatórios.
- O sistema de partida a frio deve estar abastecido com gasolina pura, e deve também estar funcionando 100% sem entupimentos.
- O sensor de oxigênio também deve estar funcionando bem, além do catalizador deve estar 100% irrestrito. (Escapamento entupido também atrapalha o funcionamento de veículos flex).
- A correia dentada de sincronismo deve estar posicionada no ponto correto.
- O sensor de nível de combustível do tanque deve estar funcionando bem também.
- E por ultimo mais não menos importante, o carro deve estar com o motor em bom estado ( não deve estar queimando óleo) Os filtros devem estar conservados e o combustível abastecido deve ser de boa qualidade livre de elementos estranhos e água.
Se tudo estiver okay, e as recomendações do manual do veículo forem seguidas então seu carro vai funcionar perfeitamente sem aborrecimentos!
Tenho um celta 2009, estou com problemas de partida. Vou a para o trabalho as 9 da noite, deixo-o no estacionamento da empresa, porém quando pego ele as 6 da manhã ele custa pegar, isto quando faz frio. abasteço mais com álcool e a gasolina no reservatório tem uns 6 meses q está lá. Me dê uma solução por favor.
Amigo é bom dar uma revisada em bicos injetores deste carro, verificar velas e cabos de velas.
Testar o CcA da bateria! Todos os veículos precisam de manutenção, e tem que ser rigoroso quanto a escolha de peças. Não opte pelo barato, e sim por peças de qualidade garantida pelo fabricante.
Excelente irmão, muito explicativo e fácil aplicação, está de parabéns, coloquei álcool no meu carro no dia seguinte não quis pegar, fiz o procedimento apresentado aqui e deu certinho, muito bom!!
Obrigado pelo retorno Rodrigo!
Tenho um linea, desde q comprei o Carro não pega de primeira no frio quando uso álcool. Troquei a sonda lambda e continua a mesma coisa..mas o carro reconheceu gasolina e álcool. Mas a correia dentada não troquei ainda, não sabia q influenciava nisso .
Oi Jaqueline seja bem vinda! Se a correia estiver fora do ponto influencia sim!
Agora no seu caso vale a pena verificar se a partida a frio está funcionando corretamente.
Você precisa abastecer o tanquinho de partida a frio do carro com gasolina aditivada.
Talvez seja necessário testar o sistema para ver se não está entupido ou travado, pois sistemas de partida a frio em geral tendem a entupir por conta de combustível velho que apodrece no interior do tanque de partida a frio.
Nunca havia acessado esse fórum mas achei excelente. Fiquei sabendo de coisas que nunca tinha sido informada antes como proceder por exemplo quando abastecemos com combustível diferente do usual. Valeu mesmo as dicas. Adorei
Seja bem vinda!
Agradecemos seu comentário!
Valeu a dica desconequetei o tubo do servo io carro pegou
Bom dia.. tenho um gol G5 2012 1.0 ele no Etanol da trabalho mesmo com o tempo fresquinho…passei o Scaner acusou sonda lâmina uma totalmente travada, ou funcionando +- aí fiz limpeza de bico e troquei a sonda travada e pré catalizador… E continuou a mesma coisa… será quando trocar a pós catalizador vai resolver? aguardo
Amigo, não adianta só entrar com scanner e apagar a falha.
Em VW a partir de 2005 é necessário apagar os parametros auto adaptivos persistentes com scanner.
Também é necessário avaliar se a pressão da bomba de combustível está correta,
E se as velas estão em sua aplicação correta, e com folga de eletrodos dentro do admitido.
Meu carro estava abastecido com alcool, já fazia algum tempo que abastecias com alcool. sai com ele no domingo e voltei pra casa deixando-o na garagem, no dia seguinte ele simplesmente não quis pegar. Só pegou quando dei a partida e pisei no acelerador, depois fui a um posto e abasteci com gasolina aditivada e não tive mais problema.
a unica coisa que ocorreu foi uma mudança brusca de temperatura de 22 par 12º onde moro, devido a chuva de granizo.
o carro é novo e não tem o tanque auxiliar.
o que pode ter ocorrido?
Acredito ser algo errado com álcool. Geralmente álcool com uma porcentagem além do comum de água faz isso. Fique de olho na qualidade do combustível que usa em seu carro!
tenho um Linea, estava andando no alcool e completei de gasolina cheguei em casa desliguei o carro na garagem. Na manhã seguinte não pegou mas com essa dicas deu tudo serto pegou na primeira partida muito obrigado. sou de SP. Osasco Jardim Rochdale
Boa tarde! Tive o mesmo problema, eu fiz esse procedimento que você falou e o carro funcionou, de lá pra cá o carro sempre funciona porém notei que ele sempre demora a pegar as vezes tenho que dar duas partidas pra funcionar, o que você acha que pode ser? Lembrando que só acontece isso com está abastecido com gasolina, com álcool pega na hora.
Juliano, é preciso verificar o funcionamento do sistema de injeção eletrônica com auxilio de um scanner.
Talvez a sonda lambda esteja danificada, ou as velas e cabos de velas / bobinas não estão em bom estado.
Enfim existem muitas causas para o problema, o primeiro passo seria consultar um profissional da área para um diagnóstico concreto! Boa sorte com seu carro.
Otimo artigo, me esclareceu bastante!
Muito obrigado
Nós é que agradecemos sua visita Tadeu!
Ficamos a disposição, para sugestões e dúvidas.
Até Breve.
Parabéns pelo artigo viu amigo, muito informativo!
Seja bem vindo!
E Muito obrigado Roberto!