Se a bateria de seu carro vive lhe deixando na mão e você está afim de resolver o problema de uma vez por todas, você veio ao lugar certo! Hoje vou deixar algumas dicas simples de como diagnosticar possíveis fugas de corrente em sistemas elétricos automotivos de maneira simples e objetiva.
Fique Ligado!
Se seu carro começou a ter problemas de descarregar a bateria rapidamente após um reparo ou instalação de algum acessório como alarme, rastreador, central multimidia, DVD, Cd player, ou qualquer outra coisa então provavelmente o problema está por ai…
Más se isso começou do nada, e você não sabe por onde começar os testes não se apavore! siga as dicas com atenção que não vai ter erro.
Stand By – o vilão
Nos carros existem centenas de acessórios elétricos que mesmo quando a chave está desligada e o carro não está em uso, ficam por ali consumindo energia de forma discreta. O grande problema é quando algum desses dispositivos sofre danos em seus circuitos elétricos com o tempo, seja por desgaste natural de seus componentes internos, má instalação, ou infiltrações de água e afins.
Quando um acessório tem seu circuito regulador de standby danificado ele pode consumir uma voltagem bem mais do que a normal e de repente a bateria do carro começa a descarregar em questão de minutos parado.
Os acessórios automotivos que mais enfrentam este tipo de problema são:
- Primeiro lugar: Módulos amplificadores de som / Capacitores de Graves
- Segundo lugar: Alarmes, e sistemas de bloqueio a distância / Rastreadores GPS
- Terceiro lugar: Tocadores de audio – Mp3 players – DVD / CD player – Centrais multimídia
- Quarto lugar: Acessórios originais do próprio carro, como luzes de cortesia, relês que comandam luzes das portas, luzes de porta – malas entre outros.
Chega de papo – Vamos aos testes práticos
Para chegar a uma conclusão concreta de onde é a raiz do problema você vai precisar de algumas ferramentas:
1: Você vai precisar de um multímetro digital ou analógico com amperímetro de pelo menos 1 ampere.
2: Você vai precisar também de algumas chaves para afrouxar os terminais da bateria de seu carro, será preciso verificar qual a medida dos parafusos dos terminais da bateria de seu carro, podem ser 10, 13, 11 ou 12 mm.
O Teste:
Antes de realizar qualquer teste de descarga de bateria de seu carro, certifique-se de desligar todos os consumidores elétricos do veículo, como lanternas, luzes de cortesia, relógio do som, tudo o que encontrar pela frente, e se for possível deixe também o alarme no modo LIGADO isso mesmo, você não entendeu errado você vai tentar fazer o teste de consumo com o alarme em modo ligado só pra ter uma ideia de como está o consumo do alarme em espera.
Primeiro passo: Desligue o terminal positivo da bateria do carro, e no polo da bateria coloque a ponteira vermelha do multímetro que em sua extremidade deve estar conectada a porta V / ma do multímetro.
Segundo passo: Conecte o cabo preto do multímetro, na porta COM do aparelho, e a ponteira dele você deverá ligar no terminal que você desconectou da bateria.
Terceiro passo: Coloque o multímetro na escala 200ma, que significa duzentos miliamperes, e observe sua variação de consumo de carga com tudo desligado. O consumo de energia normalmente não deve passar de 150 miliamperes! Se você encontrar um consumo mais do que 150, ou se o visor do multímetro mostrar somente o algarismo 1, você tem um consumo maior do que 200 miliamperes e deverá trocar a escala do multímetro para 10A ou dez amperes, e em seguida trocar o cabo vermelho da porta V do multímetro para a porta 10A / DC também.
Pronto! se o consumo de energia for superior a 200 miliamperes a bateria, você já pode considerar que existe uma fulga de corrente, e agora você deverá retirar fusível por fusível e observar os resultados na tela do multímetro, se após retirar um fusível qualquer o consumo de energia baixar basta então verificar qual componente o fusível protege, e você provavelmente vai encontrar o acessório que está ” roubando a carga da bateria de seu carro “.
Certifique-se de sempre colocar o fusível que você retirou, no lugar de onde ele estava. Por isso verifique sempre um por um, e de preferência peça a ajuda de alguém para que possa observar a tela do multímetro pra você!
Outro detalhe: Se mesmo após retirar todos os fusíveis possíveis o consumo de energia não baixar, então você vai precisar tomar atitudes mais drásticas e vai ter que desligar o conector do alarme, depois do som, do módulo amplicador se existir, e assim por diante. Verifique com cuidado também se todas as portas estão fechadas, e porta malas também, para evitar que alguma luz de cortesia esteja acesa!
Boa sorte com seus testes. Em caso de dúvidas, ou se precisar de ajuda entre em contato conosco pelo formulário de comentários! Iremos responder o mais rápido possível! Até a próxima.
Olá Amigo, Na foto em que aparece a bateria e o multímetro, a posição das ponteiras na imagem está diferente do informado no artigo.
Foto
Preto no polo da bateria e vermelho no terminal do carro
artigo
Vermelho no polo da bateria e preto no terminal do carro
Qual dos dois está correto?
Obrigado
No teste de amperagem a ordem dos ponteiros não altera o resultado final! 😉
Você só tem que tomar cuidado é pra não exceder o limite do seu multimetro em amperes para não queimar seu fusível interno!
meu carro um corsa classic descarrega a bateria de 1 dia pro outro. se eu ficar sem dar partida 1 dia só no outro dia ele nao funciona. o que fazer. a bateria tem 1 ano.
Ou tem algo ai que está matando a bateria, alarme, som ou algum acessório mal instalado ou com defeito.
Ou a bateria simplesmente não está mais em bom estado, baterias mais baratas costumam apresentar estes problemas com um ano ou menos.
Fui com o carro no shopping e assim que estacionei reparei que a luz do painel estava fraca, fiquei coisa de 5 minutos e quase que o carro não pega. Depois que sai do shopping estacionei o carro e desliguei e religuei e quase que não pega denovo.
O que pode ser?
Se a bateria já tiver mais do que dois anos pode ser ela que não tá mais legal… e precisa ser trocada.
Meu carro descarrega a bateria durante dois dias ela ela já descarregou tudo vou fazer o teste obgd.
Faça lá Roberto!! Lembrando que Bateria que já está ruim armazena pouca carga, portanto descarrega mais rápido.
Tenho um Ford Ranger 2008 se eu ligar o meu rádio(rádio não é padrão da camionete) com o motor desligado de uma hora pra outra a bateria simplesmente zera então não posso ouvir música quando estou com o motor desligado oque pode ser ???
Talvez um defeito com o circuito regulador do rádio. ou simplesmente porque você possui um amplificador que consome muita energia e acaba fazendo com que a bateria descarregue rapidamente.
Minha bateria é nova, porém meu carro ficou muito tempo parado na oficina devido a um problema na caixa de marcha. Agora as vezes a bateria descarrega do nada. Não é uma coisa diária, mas pelo menos 1 vez na semana isso acontece e eu não sei o que pode ser. Será que uma carga na bateria resolveria o problema?
Baterias estragam se ficarem por muito tempo descarregadas.
No seu caso uma carga não iria resolver o problema.
A verdade é que talvez só uma bateria nova pode resolver.
Tenho um uno s 1.5 1991 e tou cm um. Problema q ta me deixando cm dor de cabeca. Que quando passa de um dia para outro vou dar partida no carro 2 partida a bateria arreia. Por favor se alguem me diagnosticar. Sobre isso. Preciso de alguem q me ajude sobre esse problema.
Amigo tem que fazer o teste indicado no artigo com auxilio de um multiteste para saber se não há um consumo elevado de carga quando o veículo está em repouso.
o consumo não deve ser maior que 250 / 300 miliamperes se não a bateria vai descarregar durante a noite.
se estiver tudo normal quanto ao consumo em repouso, será necessário fazer testes com o motor de partida de seu carro em bancada.
Talvez o motor de partida esteja com escovas ou buchas de apoio do eixo induzido muito gastas.
parabéns, perfeito fiz os testes e descobri o que estava errado no meu carro
Excelente karen!
Minha bateria tá descarregar de um dia para outro não tem alarme e desliguei o some mesmo assim descarrega e a bateria e nova
Ainda tem algo consumindo carga ai, isso não é normal.
Será necessário medir o consumo em repouso com aperimetro. leve o veículo a um eletricista.
que legal
Ótimo post, amei!
Deixei meu carro parado com alarme desligado por 15 dias e encontrei a bateria com 3,4 volts, não fiz o teste de corrente por não saber, claro o carro não ligou. Troquei a bateria a 13 meses e estava com zinabre nos polos. Mandei ele pra concessionária, poderia ter feito o teste antes e, quem sabe, poupar uma grana.
Meu carro descarrega bateria em marcha
lenta basta ligar as luzes. Alguem me ajuda?
Deve verificar a tensão de alimentação do alternador em marcha lenta. Nos terminais da bateria ela deve se manter em No mínimo 13,00 volts. Menos que isso é defeito no alternador, e ele deverá passar por uma revisão.
valeu amigo me ajudou de mais obrigado