Xbox Slim com luz vermelha imediata após ligar:  Solução fácil!

No artigo de hoje irei ajudar a solucionar um defeito intrigante que anda ocorrendo na maioria dos consoles xbox 360, modelo slim e super slim. Eu mesmo tenho um xbox slim, e fui vítima da falha e como a garantia do console já tinha acabado o levei até uma assitência técnica, e me disseram que se tratava de um defeito recorrente, e que eu gastaria 250 reais pra concerta-lo sem garantia alguma. Fiquei decepcionado com o que o técnico disse e então resolvi trazer o console de volta pra casa e eu mesmo tentar solucionar o problema usando ferramentas simples e conhecimento básico que tenho em eletrônica.

xbox slim erro luz vermelha

Xbox 360 slim com erro: uma luz vermelha acesa.

Se você também se encontra na mesma situação e quer solucionar o problema de seu console para poder aproveita-lo por mais algum tempo, então fique ligado nas dicas a seguir!

Em primeiro lugar vou relatar com detalhes o que estava acontecendo e vou explicar como conseguir recuperar o código de falha atráves do sistema de diagnóstico embutido no xbox.

Já havia um bom tempo que tinhamos o console em casa, e ele nunca havia dado problema algum e foi em um dia como qualquer outro que fui tentar liga-lo novamente e ele ligou e em seguida desligou repentinamente ficando apenas com uma luz vermelha no centro do botão touch screen que serve para ligar o aparelho.  Mesmo após vários procedimentos de tentar ligar o console, como conferir cabos, funcionamento da fonte de alimentação, troca da fonte, troca do cabo rca, o console não mais ligou, ficando sempre com a luz vermelha acesa.

Então decidi fazer o procedimento de recuperação do código de falhas que ensinam no site da microsoft que é o seguinte:

Ligar Xbox 360, aguardar até que o console desligue sozinho e a luz Vermelha em questão acenda, em seguida pressione o botão sync (que fica ao lado das portas usb frontais)  e o botão ejetar disco ao mesmo tempo rapidamente e tire o dedo de cima em seguida.

Pressione Eject + Sync para recuperar o código de falha.

Para Recuperar o código de falha de seu xbox slim ou super sim pressione ao mesmo tempo Ejetar + Sync.

As luzes vão acender e piscar para representar os algarismos que representam o código de falhas, será preciso repetir o processo de apertar o botão ejetar+sync 4 vezes para ter código de falhas completo!

  • 1 led (luz) verde piscando ou acesa = Representa o Número 1
  • 2 leds (luzes) verdes piscando ou acesas = Representam o Número 2
  • 3 leds (luzes) verdes piscando ou acesas = Representam o Número 3
  • 4 leds (luzes) verdes piscando ou acesas = Representam o Número 4

No meu caso o código de erro resultante que obtive foi: 0033

Ou seja: Na primeira tentativa de pressionar Eject+Sync obtive:  4 luzes verdes acesas,

Na segunda tentative obtive: 4 luzes verdes acesas,

Na terceira tentativa obtive: 3 luzes verdes acesas,

Na quarta e última tentativa obtive: 3 luzes verdes acesas.

Gerando assim o código de falha:  0033

Após uma curta pesquisa em alguns fórums da internet descobri que se trata de um defeito relacionado aos capacitores eletrolíticos da placa, que com o tempo tem suas propriedades alteradas, fazendo com que a linha de alimentação de +1.1 volts da placa fique inoperante. Gerando assim o defeito de desligar imediatamente após tentar ligar o console e ficar com a luz central acesa na cor vermelha.

Após conseguir informações sobre o problema criei coragem e desmontei o console cuidadosamente, para fazer uma avaliação visual, e também alguns testes com o uso de um multímetro e um capacímetro.

Xbox slim Erro 0033 : Capacitores 2,5 volts 821 uf

A solução foi trocar os capacitores de 2,5 volts e 821 uf, que existem em volta do processador do Xbox.

Após a desmontagem completa do console, não foi muito difícil encontrar o defeito após a inspeção visual, observei que ao redor do processador do xbox existem uma serie de capacitores, com especificação 2,5 volts e 821  microfarads (μF), percebi então que os mesmos se encontravam em sua maioria estufados, (gordinhos) inclusive um que fica próximo as portas usb do console. Então decidi testa-los com o capacímetro, na escala adequada, e acabei constatando que de 10 capacitores 5 estavam apresentando capacitância muito fora do esperado o que não foi nenhuma supresa, pois capacitor estufado sem sombra de dúvida é sinal de que ele não está mais funcionando conforme o esperado.

Capacitores com defeito Xbox 360

Os capacitores que devem ser trocados são os que se encontram em volta do processador do xbox 360.

Dai então resolvi dar uma volta na cidade onde moro para tentar encontrar os capacitores na especificação correta para efetuar a troca, moral da história: não encontrei! Acabei encontrando no site mercadolivre.com.br e efetuei a compra dos mesmos.  Aguardei a entrega dos correios e assim que chegaram dessoldei os antigos da placa, e ressoldei os novos e para minha surpresa ao tentar ligar o console o problema fora soluionado de uma vez por todas, e mesmo agora após sete meses o console continua funcionando perfeitamente.

Orçamento dado pela assistência foi de:        ” 250 Reais ” Sem Garantia.

Gasto que tive:

1 ferro de solda de 60 watts:                                        35 reais

1 Sugador de solda:                                                         17 reais

1 tubo de fio de solda + 1 fluxo:                                     28 Reais

1 Jogo de chaves Torkx:                                                 17 Reais

1 Pacote com 10 capacitores 2,5volts 821μF+Frete: 18 Reais

Total:                                                                                 115 Reais

Aprendizado: Não tem preço!

Em caso de alguma dúvida, ou se quizer deixar uma sugestão, use o formulário de comentários abaixo!  Até a próxima!