Olá visitantes!  Na postagem de hoje vou tentar explicar da forma mais clara possível a diferença entre a transmissão automática e a automatizada. O que muitos vendedores espertinhos de concessionárias e agências dizem ser a mesma coisa (o que não é verdade) só pra tentar enfiar um produto duvidoso no pobre consumidor desinformado.

Manopla de Câmbio Automático e Câmbio Automatizado

A alavanca de acionamento dos dois modelos de transmissão pode até ser igual, mais não se engane são câmbios totalmente diferentes!

Câmbio Automático:

 

Vista interna de um câmbio automático e seu complexo sistema de planetárias.

Vista interna de um câmbio automático e seu complexo sistema de planetárias.

 

É um tipo de transmissão que é totalmente diferente do sistema de câmbio manual que trabalha com engrenagens de tamanhos diferentes e engatadas individualmente, no câmbio automático utiliza-se o sistema de engrenagens planetárias, elas possuem tamanhos diferentes, mas todas elas estão sempre engatadas entre si, a relação da força é dada de acordo com pressão interna do óleo e a ordem que essas engrenagens estão conectadas.  Este sistema é conhecido por ser robusto é confiável, além de proporcionar uma troca de marchas suave praticamente imperceptível. Seu projeto é antigo data-se de 1938 e vem sendo aprimorado e melhorado a décadas. Saiba mais aqui.

 

Câmbio Automatizado:

 

Robô do câmbio Automatizado. este ai é o mecanismo que fica parafusado na caixa de câmbio, e que substitui o trambulador manual.

Robô do câmbio Automatizado. este ai é o mecanismo que fica parafusado na caixa de câmbio, e que substitui o trambulador manual.

 

Internamente ele é basicamente um câmbio manual normal como qualquer outro, Só que operado por um robô que por sua vez é comandado por um computador que controla além das trocas de marchas também o acionamento da embreagem ou do conjunto de embreagens no tempo correto, dessa maneira tornando as trocas de marchas totalmente automáticas. É uma tecnologia mais recente e ainda tem muito a amadurecer em termos de durabilidade, pois falhas mecânicas acontecem com frequência muito maior do que no modelo automático de verdade. Saiba mais aqui.

Resumindo, é muito importante prestar bem atenção antes de adquirir um carro novo ou semi novo com transmissão automática pois existem muitos vendedores e agências por ai que vendem os dois achando que são iguais. Só o que não explicam é que o câmbio automatizado sofre desgastes prematuros as vezes até por falhas de projeto, e não duram um tempo satisfatório apresentando com o tempo, falhas e defeitos cujas soluções podem sair por um preço bem pra lá de salgado.