Se seu carro está com o motor aquecendo e você não sabe mais o que fazer não se apavore!

No artigo de hoje vou deixar algumas dicas a respeito de como se diagnosticar falhas e defeitos no sistema de arrefecimento automotivo da maioria dos veículos nacionais e importados!

Motor aquecendo muito

Veja dicas para solucionar super aquecimento do motor de seu carro!

Como muitos já sabem, os carros modernos atualmente são equipados com sistema de arrefecimento que usa uma mistura de aditivos e água desmineralizada para refrigerar o motor, e todas as suas partes auxiliares.

De maneira geral a composição deste sistema é a seguinte:

Sistema de arrefecimento automotivo moderno

Como mostrado na ilustração acima os principais componentes do sistema de arrefecimento são os seguintes:

  • RadiadorSua função é basicamente efetuar a troca de calor com o ar que vem da frente do carro através da grade que existe abaixo do capô, e fica localizado atrás para choques dianteiro.
  • Eletro-ventilador:  ou também conhecido como ventoinha, é responsável por forçar a circulação do ar que vem da frente do veículo quando o mesmo se encontra parado ou em baixa velocidade e o fluxo de ar frio não é suficiente para uma troca perfeita de calor. Em veículos com ar condicionado podem haver mais de um eletro-ventilador, ou simplesmente um só grande com duas velocidades de operação, uma baixa e uma alta.
  • Tampa do Reservatório de expansão: Sua função é manter o sistema de arrefecimento pressurizado dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante para um bom funcionamento. Em caso de sobrecarga do sistema de arrefecimento, uma válvula de segurança se abre dentro da tampa e o sistema é despressurizado de forma automática para evitar uma possível explosão de uma mangueira ou da própria carcaça do radiador que é feita de plastico.
  • Bomba D’água: Como o próprio nome diz, tem o papel de bombear o liquido de arrefecimento pelo cabeço e bloco do motor, resfriar os componentes internos do motor e por fim leva-lo até o radiador para que seja resfriado em um ciclo constante enquanto o motor estiver em funcionamento.
  • Válvula Termostática: Sua função é fechar a passagem do liquido de arrefecimento enquanto o motor estiver frio, para que aconteça um aquecimento rápido e uniforme de todas as partes do motor. Evitando assim, desgaste prematuro das camisas de pistões do motor e exesso de emissões de gases de escapamento ( o motor consome mais combustível quando está frio, e em consequência disso polui mais também ). 
  • Reservatório de expansão: Permite acomodar o liquido de arrefecimento, tanto em fase fria do motor quanto em fase quente. ( O liquido de arrefecimento tem suas características alteradas <expande> conforme a temperatura se altera ).

Mais o que causa o aquecimento excessivo do motor do carro, afinal ?

Existem muitas causas para que o motor do carro deixe de ser refrigerado com eficiência, mais as mais comuns são causadas por:

Válvula termostática travada

Válvula termostatica travada, com sinais claros de oxidação.

Válvula termostática engripada, enferrujada, e consequentemente travada na posição fechada. Depois que o motor aquece, ela não abre ou abre pouco e o liquido de arrefecimento não circula causando o super-aquecimento e o resultado não precisa nem contar né?  Junta do cabeçote queimada, Pistões derretidos e talvez até motor fundido pois quando a temperatura sobe além do normal, o filme de óleo que protege as peças internas do motor é quebrado e começa um atrito infeliz que destrói tudo lá dentro.

Diagnóstico rápido:  Com o motor já quente, ( cuidado para não se queimar ein ) apalpe as mangueiras que entram e que saem do radiador,   por obrigação todas elas devem estar na mesma temperatura se houver um das mangueiras em uma temperatura mais baixa, pode ter certeza que a água não está circulando lá dentro. e os possíveis culpados são a bomba dágua, ou a valvula termostática está travada ou entupida…  e será necessário a troca de peças, prepare o bolso!

Bomba d'água quebrada

Bomba d’água com rotor trincado, quebrando ou gasto.

Bomba d’água com seu rotor travado, ou com as pás gastas quebradas, Novamente quando a bomba de água não está legal, o liquido de arrefecimento não circula e motor aquece muito!  Os resultados são infelizes para o bolso do proprietário do carro.

Diagnóstico rápido: É o mesmo diagnóstico que ensinei para verificar o mal funcionamento da valvula termostática. Atenção! A bomba d’água pode apresentar vazamentos, e isso é um sinal de que ela não está mais legal. Se você se deparar com vazamentos no motor próximos ali das correias e acessórios frontais pode ter certeza de que a bomba dágua de seu carro foi pro saco!

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Eletro-ventilador em curto, queimado, com pás quebradas ou simplesmente travando, observe o funcionamento do eletro-ventilador ou ventoinha quando o motor estiver quente, o mesmo deve ligar quando a temperatura chegar a aproximadamente 90 Graus, ou (se seu carro tiver) o indicador / marcador de temperatura do painel chegar mais ou menos ao meio… e ele deve desligar depois de no máximo 120 segundos com o carro parado e em regime de marcha lenta.  Um sinal de que o sistema de arrefecimento não vai bem, é o fato de a ventoinha ligar e não desligar em momento algum.  Observe também possíveis ruídos vindos do eletroventilador, se você perceber barulhos estranhos enquanto ele está funcionando leve seu carro ao mecânico pois ele pode parar a qualquer momento!

Diagnóstico rápido:  Antes de que qualquer atitude a primeira coisa a se verificar quando a ventoinha não está funcionando com o motor do carro em regime quente, é preciso se verificar os fusíveis do carro, e se houver algum queimado troque-o por um fusível da mesma capacidade ou cor.  Alguns veículos mais antigos são equipados com interruptor termo-sensível ( o conhecido “cebolão” ) e em muitos casos quando a ventoinha não funciona a culpa é do “cebolão” que não não está funcionando mais.  Bastando troca-lo por um novo interruptor que funcione na mesma faixa de temperatura do original do carro. Para saber se o cebolão está queimado basta fazer uma ligação com um fio fino, ou um clique de papel / arame em seus terminais elétricos para constatar se ligando direto o eletro-ventilador funciona.  Feito isso a ventoinha ligar, então basta trocar o cebolão que o problema está resolvido.  Com o motor frio você pode tentar girar as pás do eletro-ventilador com a ponta de uma chave de fendas, e comprovar também se a ventoinha não está travada, ela deve girar com facilidade e sem fazer ruídos.  Em caso de travamentos ou se o mesmo estiver muito pesado, será necessário troca-lo.

Radiador entupido

Radiador entupido por ferrugem.

Radiador entupido, ou muito sujo:   Se o radiador estiver com suas canaletas entupidas ou muito sujas, ou amassadas ele também não vai fazer seu trabalho direito e no fim das contas o motor do carro também não vai esfriar de jeito nenhum.  É dificil saber  se um radiador está bom ou não, basicamente um dos sintomas de que o radiador não está legal é o fato de o motor do carro esquentar além do normal quando se está circulando dentro de centros urbanos e cidades, ou ao subir grandes subidas ou morros. outro detalhe:  geralmente quando o radiador não vai bem, a ventoinha não desliga em momento nenhum, ou demora muito tempo para desligar.

Diagnóstico rápido: Um teste a ser feito que geralmente entrega o vilão, é olhar diretamente para o radiador através das frestas e furos que existem no para-choques,  se perceber que existem ali, sujeiras, folhas secas, barro ou outras coisas que tapem os “furinhos” do radiador então você provavelmente encontrou o motivo porque seu carro está aquecendo.  Será necessário desmontar o radiador e efetuar uma boa limpeza para restaurar sua funcionalidade normal.

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Tampa do reservatório de expansão.

Tampa do reservatório de expansão com válvula de segurança danificada, travada, relaxada ou com guarnição de vedação corroída / rompida, Este é sem dúvida nenhuma um dos defeitos mais recorrentes e mais fáceis e baratos de se resolver, porém difíceis de se diagnosticar sem ferramentas adequadas.  Quando essa danadinha, está com problemas ela simplesmente deixa o sistema de arrefecimento com um comportamento maluco, hora funciona bem, hora ferve…  Pode até confundir um diagnóstico da ventoinha do radiador, porque quando a tampa está com problemas ela deixa a água expandir, e a condução de calor se torna difícil e por fim a ventoinha não liga de jeito nenhum mesmo com o motor bem quente.

Diagnóstico rápido: Verifique possíveis vazamentos na própria tampa, qualquer gotinha de água que escorrer pela tampa quando estiver apertada, e com o motor quente pode indicar que a tampa já não está mais em bom estado e precisa ser trocada!  Em geral a tampa também pode ser danificada se o carro já teve um histórico de super aquecimento por outros motivos anteriores.

Mangueiras e dutos.

Mangueiras e dutos.

Vazamentos em mangueiras, guarnições, abraçadeiras, vedações ou em qualquer parte do motor, e selos:  São também a causa de qualquer problema com aquecimento! , em sistemas de arrefecimento é válido lembrar que não devem existir vazamentos em lugar nenhum,  pois se houver qualquer vazamento o liquido de arrefecimento vai falhar em conduzir o calor e o motor vai aquecer além do normal!  Então fique ligado!  Água do radiador não se completa todos os dias não viu?  O normal é a cada 30 dias, ou mais. Se você tem notado que a água de seu carro anda sumindo então leve-o ao mecânico para uma avaliação. O sistema de ar quente do carro também pode falhar causando vazamento de água para o interior do veículo, portanto se perceber qualquer infiltração de água para dentro do carro vale revisar o sistema, para prevenir uma possível falha.

Cabeçote trincado.

Cabeçote trincado.

Cabeçote do motor trincado, empenado, e com a junta queimada….

Por fim chegamos na parte mais medonha da história,  quando o cabeçote do motor já foi afetado por outro problema posterior,  o motor nunca mais vai parar de aquecer mesmo que você troque todo o sistema de arrefecimento!   Cabeçote de motor danificado é resultado de insistir em andar com o carro com problemas de aquecimento extremo, e o valor do reparo pode deixar qualquer motorista assustado…

Diagnóstico rápido:

Geralmente quando existem problemas no cabeçote o motor pode ou não, perder sua força e rendimento, pode falhar, trepidar, tremer, e fazer barulhos estranhos, pode também começar a soltar uma fumaça branca pelo escapamento, a água do reservatório some com frequência, e motor fica  sempre aquecendo além do normal.

Junta do cabeçote queiamada

junta do cabeçote queimada por aquecimento excessivo do motor.

Retire a vareta de óleo do carro, e verifique se existem sinais de uma substância espessa que lembra uma pasta, cor de café com leite que pode ser ou não acompanhada de gotículas de água.  Retire também a tampa por onde se coloca óleo no motor, e qualquer sinal dessa substância estranha ao invés de óleo pare imediatamente seu carro e leve-o para o mecânico pois o estrago já está feito e insistir em andar assim poderá acarretar em perca total do motor de seu carro.

Mais qual o resultado de andar com o carro com motor aquecendo?

Ah você ainda não sabe?   Caso você tente, ou simplesmente precise fazer isso para chegar a um lugar onde exista assistência de um mecânico para consertar seu carro, saiba que os prejuízos vão ser altos porque o motor de seu carro vai FUNDIR!   Então sempre que for possível, pare e chame um guincho que a brincadeira vai sair mais barata.