Se você possui um xbox 360, modelo fat, slim ou super slim ( destravado ou não ) que estava lendo dvd’s de jogos perfeitamente, e de uma hora para outra começou a apresentar os seguintes erros de leitura no ínicio do jogo ou no meio do jogo:

impossivelerodisco

Não foi possível ler o Disco. Limpe – o com um pano macio e reinicie o console.

 

  • ” Não foi possível ler o Disco. Limpe – o com um pano macio e reinicie o console “
  • ” Erro Limpe o disco “
  • ” Não é possível ler o disco “
  • ” Impossível ler o disco “
  • ” Limpe o Disco “
  • ” Erro disco sujo “
  • ” Limpe o disco e reinicie o console “
  • ” Alerta! O Jogo foi reiniciado Devido a problemas técnicos com o dispositivo de armazenamento onde os dados do jogo foram instalados “.

Se você já fez de tudo e não conseguiu solucionar o problema, vou lhes mostrar a solução definitiva para esse maldito erro que deixa qualquer um com vontade de jogar o xbox 360 pela janela do décimo andar.

Atenção! Antes de prosseguir, gostaria de deixar bem claro que nós do umgênio.com.br, não nós responsabilizamos por danos causados pelos procedimentos abaixo,  faça por sua conta e risco. Para ter sucesso no reparo de seu console siga todas as instruções ao pé da letra ou…    Pare por aqui.

Após várias tentativas de fazer consoles voltarem a ler discos normalmente, acabamos descobrindo qual o verdadeiro vilão da história:  É a unidade ótica de leitura, ou o conhecido ” leitor ” ” laser “, ” canhão ”  que por algum motivo deixa de funcionar de maneira correta! E mesmo que o console seja novo, e tenha poucas horas de uso, não existe como escapar! O defeito pode acontecer.   Talvez por fadiga prematura dos componentes do leitor, não sei…  Talvez algum técnico experiente com estes problemas possa dar um parecer mais concreto.

Mais com nossa experiência descobrimos também que mesmo após substituir o leitor por um novo, o problema persiste, deixando a história toda mais confusa ainda.  Então decidimos que era hora de tentar algo novo, mesmo que fosse arriscado e resolvemos ajustar a potência do facho do laser do leitor, através dos trimpots que existem na placa dele e para nossa surpresa o procedimento funcionou! E os consoles em que fizemos isso já estão funcionando por mais de seis meses sem problema algum.  Ou seja o defeito foi totalmente sanado!

Mais agora chega de papo e vamos ao trabalho!

Em alguns casos não é necessário ajuste algum nem a troca de nenhum componente, baste somente desmontar a unidade de leitura, e limpar a face da lente com um cotonete úmido com álcool isopropílico.

limpar_lente

Se você quiser sanar o problema imediatamente sem ajustar nada, compre um laser novo e substitua o seu, e vai poupar tempo e aborrecimentos, mais se você é curioso e quer tentar concertar o seu, siga as dicas abaixo:
 

 
Se você está afim de realizar os ajustes em seu console, tome nota de que será necessário desmonta-lo por completo! Então se seu console ainda está na garantia nem pense em fazer isso pois a mesma será perdida no ato.  ( Se o video game estiver na garantia o melhor a se fazer é envia-lo a assistência ou pedir a troca por um novo ).  Observação:  para efetuar os ajustes com segurança é necessário o uso de um multímetro com escala de resistência em ohms.  Mais também é possível ajustar sem ele, a parte chata é que você vai ter que girar cerca de 1/4 de volta o trimpot de cada vez, e vai ter que montar tudo denovo pra testar se houve ou não uma melhora no comportamento do console.

Fique atento! Se você girar muito os trimpots você poderá queimar o laser, dai todo seu trabalho estará perdido, e seu video game só voltará a funcionar se você trocar o leitor!

Se você nunca desmontou um xbox 360, aqui vai uma lista com uns videos para ajuda-lo a entender como proceder:

Como abrir o xbox 360 slim ou mini slim / super slim :

Como abrir o xbox 360 FAT ( modelo antigo ) :

Depois de desmontado, desconecte cuidadosamente a unidade ótica e retire-a, em seguida retire o leitor como mostrado no video:

Observe que para cada marca e modelo de unidade ótica, nós temos valores de resistência diferentes que devem ser respeitados! Pois a resistência de unidade da marca liteon não se aplica a uma unidade da marca Lg por exemplo. Esteja atento a etiqueta da ” caixinha metálica da unidade, nela você confere a marca e modelo “, e esteja atento também a etiqueta presente no corpo do laser, nela você encontra o modelo específico do laser, e o numero de identificação dele que o diferencia dos outros modelos.

Para medir a resistência do trimpot com o multímetro coloque as pontas de prova encostadas nos terminais soldados na pequena placa:

liteoncalibrado

Resistência dos trimpots de cada leitor em particular:

LEITORXBOXHOP14XX141X LEITORXBOXH15XXR LEITORXBOXHOP5XXR

Dica:  Os leitores HOP 14XX – 141X – 1401 – Servem para os console FAT com drive LiteON ou Benq.
HOP 15XX – 5XXR – 151X – 150X – Servem, até o momento, em TODOS os drives de console SLIM.

Os valores numéricos das imagens, equivalem a kohms, então é necessário selecionar a escala aquequada em seu multímetro.

xbox_multimetro

Outra dica:  Em algumas unidades 141X mais novas o valor de resistência gira em torno de 1kohm, então basta incrementar para 1.3kohm ou um pouco mais e a leitura ficara perfeita.

Se você não dispor de um multímetro e quizer tentar ajustar assim mesmo, lembre-se de que é muito arriscado, e que os danos ao leitor são irreversíveis.  lembre-se de girar os trimpots no sentido anti horário, e nunca dar mais do que 1/4 de volta de cada vez.  Para facilitar sua vida tire uma foto da posição inicial ou marque-a, assim poderá experimentar torcer no sentido horário e anti horário para fazer testes.

trimpots

Existe ainda um outro recurso que em alguns casos se mostrou eficaz também!  O ajuste da mesa do leitor, observe que na parte mecânica do leitor existem trilhos por onde o laser se movimenta, em cada uma das extremidades desses trilhos existem parafusos que permitem um ajuste e alinhamento da mesa, caso queira tentar também ajustar a distância do laser da face do disco, então basta apertar os parafusos no sentido horário, mais cuidado!  nunca aperte mais do que 1/3 de volta, e certifique-se de apertar todos os parafusos na mesma proporção.

 

Bom, Esperamos ter ajudado de alguma forma! se tiver alguma dúvida, ou se quiser deixar seu agradecimento, comentário ou sugestão use o formulário de comentários abaixo!