Se a bateria de seu carro vive lhe deixando na mão e você está afim de resolver o problema de uma vez por todas, você veio ao lugar certo!  Hoje vou deixar algumas dicas simples de como diagnosticar possíveis fugas de corrente em sistemas elétricos automotivos de maneira simples e objetiva.

Fique Ligado!

Roubando carga da bateria, fuga de corrente, como testar.

Algo roubando carga da bateria do carro. Bateria descarregando.

Se seu carro começou a ter problemas de descarregar a bateria rapidamente após um reparo ou instalação de algum acessório como alarme, rastreador, central multimidia, DVD, Cd player, ou qualquer outra coisa então provavelmente o problema está por ai…

Más se isso começou do nada, e você não sabe por onde começar os testes não se apavore! siga as dicas com atenção que não vai ter erro.

Stand By – o vilão

Nos carros existem centenas de acessórios elétricos que mesmo quando a chave está desligada e o carro não está em uso, ficam por ali consumindo energia de forma discreta.  O grande problema é quando algum desses dispositivos sofre danos em seus circuitos elétricos com o tempo, seja por desgaste natural de seus componentes internos, má instalação, ou infiltrações de água e afins.

Quando um acessório tem seu circuito regulador de standby danificado ele pode consumir uma voltagem bem mais do que a normal e de repente a bateria do carro começa a descarregar em questão de minutos parado.

Os acessórios automotivos que mais enfrentam este tipo de problema são:

  • Primeiro lugar:   Módulos amplificadores de som / Capacitores de Graves
  • Segundo lugar:  Alarmes, e sistemas de bloqueio a distância / Rastreadores GPS
  • Terceiro lugar:  Tocadores de audio – Mp3 players – DVD / CD player – Centrais multimídia
  • Quarto lugar:   Acessórios originais do próprio carro, como luzes de cortesia, relês que comandam luzes das portas, luzes de porta – malas entre outros.

Chega de papo – Vamos aos testes práticos

Para chegar a uma conclusão concreta de onde é a raiz do problema você vai precisar de algumas ferramentas:

1: Você vai precisar de um multímetro digital ou analógico com amperímetro de pelo menos 1 ampere.

Multimetro com amperimetro 10a

Multimetro digital com amperimetro de 10 amperes.

2: Você vai precisar também de algumas chaves para afrouxar os terminais da bateria de seu carro, será preciso verificar qual a medida dos parafusos dos terminais da bateria de seu carro, podem ser 10, 13, 11 ou 12 mm.

 

O Teste:

Antes de realizar qualquer teste de descarga de bateria de seu carro, certifique-se de desligar todos os consumidores elétricos do veículo, como lanternas, luzes de cortesia, relógio do som, tudo o que encontrar pela frente, e se for possível deixe também o alarme no modo LIGADO isso mesmo, você não entendeu errado você vai tentar fazer o teste de consumo com o alarme em modo ligado só pra ter uma ideia de como está o consumo do alarme em espera.

Primeiro passo:  Desligue o terminal positivo da bateria do carro, e no polo da bateria coloque a ponteira vermelha do multímetro que em sua extremidade deve estar conectada a porta V / ma do multímetro.

Segundo passo:  Conecte o cabo preto do multímetro, na porta COM do aparelho, e a ponteira dele você deverá ligar no terminal que você desconectou da bateria.

Terceiro passo:  Coloque o multímetro na escala 200ma,  que significa duzentos miliamperes,  e observe sua variação de consumo de carga com tudo desligado.  O consumo de energia normalmente não deve passar de 150 miliamperes!  Se você encontrar um consumo mais do que 150, ou se o visor do multímetro mostrar somente o algarismo 1, você tem um consumo maior do que 200 miliamperes e deverá trocar a escala do multímetro para 10A ou dez amperes, e em seguida trocar o cabo vermelho da porta V do multímetro para a porta 10A / DC também.

Pronto! se o consumo de energia for superior a 200 miliamperes a bateria, você já pode considerar que existe uma fulga de corrente, e agora você deverá retirar fusível por fusível e observar os resultados na tela do multímetro, se após retirar um fusível qualquer o consumo de energia baixar basta então verificar qual componente o fusível protege, e você provavelmente vai encontrar o acessório que está ” roubando a carga da bateria de seu carro “.

Certifique-se de sempre colocar o fusível que você retirou, no lugar de onde ele estava.  Por isso verifique sempre um por um, e de preferência peça a ajuda de alguém para que possa observar a tela do multímetro pra você!

Luz do porta luvas robando carga.

Exemplo prático de fuga de corrente em carros: Luz do porta luvas ligada direto por defeito no interruptor.

Outro detalhe: Se mesmo após retirar todos os fusíveis possíveis o consumo de energia não baixar, então você vai precisar tomar atitudes mais drásticas e vai ter que desligar o conector do alarme, depois do som, do módulo amplicador se existir, e assim por diante.  Verifique com cuidado também se todas as portas estão fechadas, e porta malas também, para evitar que alguma luz de cortesia esteja acesa!

Boa sorte com seus testes.  Em caso de dúvidas, ou se precisar de ajuda entre em contato conosco pelo formulário de comentários!  Iremos responder o mais rápido possível!  Até a próxima.