No artigo de hoje vou lhes ensinar a ter controle parcial ou total de um computador, ou notebook, ambos com (Windows) usando seu celular com sistema operativo Android.

Bônus: Vou lhes ensinar também como controlar seu android a partir da tela de um computador!

Já existem pela internet milhares de aplicativos espalhados que prometem fazer tudo isso de graça, mais nem todos eles funcionam da maneira esperada ou simplesmente estão recheados de anúncios que acabam deixando a experiência de uso meio chata. Vou disponibilizar no artigo de hoje dois aplicativos gratuitos que foram testados por nós do UmGênio, e que cumprem o prometido!

Controle funções de seu computador a partir da tela de seu smartphone:

Para realizar tal procedimento como descrito acima, iremos usar uma variação gratuita do aplicativo Free RDP, que pode ser baixado a partir deste link:

Clique aqui para Download / Baixar

 

Lembramos que para instalar aplicativos baixados a partir da internet é preciso que você vá até a configuração de privacidade e segurança de seu android e selecione a opção permitir instalação de aplicativos de terceiros, fora da play store.

Após fazer o download e instalar o aplicativo, certifique-se de que seu computador e o smartphone esteja conectados a mesma rede local para que aplicativo funcione! Se você estiver conectado a mesma rede wifi que o computador, ou estiver usando o roteador interno de seu android para conectar os dois, já vai dar tudo certo.

No computador também será necessário adotar algumas medidas para que o seu celular obtenha permissões de acesso ao serviço Área de Trabalho Remota do Windows, ou seja você irá precisar de ir até Menu Iniciar> Painel de Controle> Sistema e Segurança> Sistema > Configurações avançadas do sistema> Clicar na Aba Remoto: e depois marcar a opção “Permitir conexão de computadores que estejam usando qualquer versão da área de trabalho remota do windows”. E por clicar em aplicar e Ok.

É válido lembrar também que para toda a mágica acontecer você precisa ter uma senha de usuário no windows. (muita gente nem sequer cria a senha de logon do windows).

Chega de falar vamos ao trabalho então! Depois de instalar o RDP client no seu celular, abra-o e você vera uma tela bem parecida com a imagem a seguir:

RDP android client

Selecione a opção RDP como na imagem, depois em RDP server coloque o endereço ip de seu computador na rede, (para descobrir o endereço ip de seu computador em uma rede local basta clicar la no cantinho direito da barra do iniciar no ícone da sua conexão de internet e depois clicar sobre o nome de sua conexão com o botão direito do mouse, em seguida clique em status, e clique em Detalhes, seu endereço ip estará em “endereço ipv4”.  e se você estiver usando o roteador do android ele será algo parecido com: “192.168.43.2”.

Em RDP username coloque seu nome de usuário no computador, e em RDP password coloque a sua senha de logon. Feito isso basta clicar em connect e pronto! Você já vai poder ver a sua área de trabalho na tela de seu celular.

Desktop Remoto no Celular

Lembrando que também da pra fazer isso remotamente a quilômetros de distância de seu computador, mais que para isso ele precisa estar adequadamente configurado pra isso! Mais este é assunto para outro artigo!

 

Bônus:  Aprenda a controlar seu smartphone a partir da tela de seu computador!

Para fazer o inverso do que ensinei no início do artigo basicamente você vai precisar que o computador e o smartphone em questão estejam conectados também a mesma rede local.

O primeiro passo é instalar no smartphone o VNC server,

Clique aqui para fazer o Download – Baixar.

Após fazer download e instalar o aplicativo basta clicar no botão ON/OFF OU START para liga-lo!

VNC server Android

Se preferir pode acionar a encriptação dos dados, e o login usando uma senha para proteger a conexão na aba Settings do aplicativo! É válido lembrar que é preciso ter root em seu android para que funcione corretamente!

O segundo passo a dar é instalar o VNC viewer a partir de seu computador e instala-lo normalmente:

Clique aqui para fazer Download – Baixar.

Depois de instalar o programa, abra-0 na área de trabalho de com um duplo clique. Uma tela como a da imagem a seguir irá ser carregada:

Vnc Viewer for Windows

Clique no campo VNC server, e coloque o endereço de ip de seu celular ou smartphone. Para descobrir qual o endereço ip de seu celular dentro da rede local basta consultar as configurações avançadas da rede wifi dele, ou então ir ate a opção “sobre o dispositivo” o ip estará listado lá.

O endereço também será mostrado na tela do celular dentro do aplicativo VNC,

E no campo Encryption deixe marcado “Let VNC Server Choose”. em seguida basta clicar em Connect, e aguardar a tela do celular ser mostrada em seu computador.